Colocado por: nielskyCuriosidade, o técnico levou a placa antiga?
Colocado por: CarinaMSobre a desistência, claro que quero fazer tudo dentro das regras. Mas neste momento já comprei e paguei os equipamentos, e a loja já validou o vale. Já não depende só de mim. O ideal era obter auxílio do lado do programa acerca de como proceder, mas tenho pouca (zero) esperança de isso acontecer. Vou ver o que consigo fazer com a loja.
Colocado por: CarinaMOra então... eu informei-me sobre o programa E-Lar até à data da abertura. No dia em que abriu, sinceramente, já foi uma aventura conseguir submeter a candidatura — o site estava lento, dava erros e só conseguir completar aquilo já foi uma vitória. Fiz tudo de boa fé, mas é um facto que, naquele dia, não voltei a consultar nada novo. Até essa altura nunca vi referência nenhuma a que o programa fosse só para equipamentos a gás. Se tivesse visto, garanto que não perdia horas de vida a tentar submeter a candidatura.
O que mais vejo são pessoas a dizerem que contactaram o Fundo Ambiental por causa dos combos placa + forno, quando um é elétrico e o outro é a gás (ou vice-versa), e que lhes disseram que podiam candidatar-se com ambos. Claro que isso vale o que vale, é o que se lê na internet, mas mostra que, como é costume, o Fundo diz uma coisa e depois outra. E, de facto, a restrição “só gás” só aparece claramente nas FAQ que estão atualmente disponíveis e que datam de 16 de outubro. Nessa altura, eu já tinha o voucher emitido e tudo tratado com a loja.
Agora, se a validação das fotos é feita numa fase posterior, tudo bem, mas então as candidaturas deviam ser consideradas “pré-elegíveis” e não “elegíveis” logo à partida. É ridículo aprovarem um processo sem confirmar o que está nas fotos. E mais grave ainda: parece que estão a confiar nas lojas para fazer o controlo. Se é assim, bastava eu pôr uma foto do meu cão ou do meu pássaro e pronto, “elegível”. Depois chega o técnico para instalar e… vai pelo mesmo caminho. É surreal.
Quanto à antiguidade dos equipamentos (a minha placa tem 6 anos), não vejo que isso venha ao caso. Se alguém trocou uma placa a gás há dois meses e agora quer trocá-la outra vez, há alguma regra que o impeça? Não. Pelo que percebi, o objetivo era ajudar as pessoas a substituírem equipamentos antigos ou menos eficientes por outros mais eficientes, e a minha placa já não o era, portanto fazia sentido.
Sobre a desistência, claro que quero fazer tudo dentro das regras. Mas neste momento já comprei e paguei os equipamentos, e a loja já validou o vale. Já não depende só de mim. O ideal era obter auxílio do lado do programa acerca de como proceder, mas tenho pouca (zero) esperança de isso acontecer. Vou ver o que consigo fazer com a loja.
Colocado por: Casa da HortaAEG TN64IAOBIB
Colocado por: Casa da HortaAgora fora do programa E-lar, se puderem evitem a compra de uma placa igual à minha AEG TN64IAOBIB.
Uma desilusão! Funciona mas faz imenso barulho. Nunca pensei que uma placa de indução pudesse fazer tanto barulho. Fazer arroz branco para 4 já deu direito a disparar as ventoinhas! A partir da potência 7 o ruido é constante e progressivo! Que barrete, só vos digo. Habituado ao silêncio absoluto de uma Hotpoint com 13 anos, esta parece uma coisa mal feita do chinês! Optei por AEG/Eletrolux pela posição dos controlos do lado direito (supostamente deixa mais espaço livre para 2 tachos grandes à esq), mas se pudesse voltar atrás não o fazia.
Se não estivesse no programa devolvi-a, mas assim não vou andar com complicações. Vou habituar-me.
Colocado por: rpmmsantos
Tenho uma placa de indução AEG, modelo AEG TI64IB30FB, comprei nova em abril deste ano. Nunca ouvi qualquer barulho da placa… confirme se ficou tudo bem instalado ou se a placa tem defeito!
Colocado por: nielskyO mesmo vai se passar em tudo onde o estado criar regras.
Colocado por: rjmsilvaEstes programas têm apenas o objetivo de injetar dinheiro nos vendedores e instaladores.