Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Pereira_89Desde o primeiro dia que neste tópico diz-se que quem tiver gás natural mais vale estar quieto. Para quem tem gás de botija e tem tarifa social é uma óptima escolha. As pessoas também tem de fazer contas, não lhes pode cair a "papinha" toda do céu.

Um dos problemas mais graves em Portugal é a falta de "vontade" das pessoas para interpretar o que quer que seja. É tudo pelo que os outros dizem e não pelas contas que eu faço. Resultado, depois dá "merd*".

Eu já recebi o meu voucher ontem, para placa e forno. No meu caso não é grave, tenho 2 cozinhas com placa e forno, se não ficar contente só tenho de trocar entre cozinhas.

PS: Nunca percebi muito bem a diferença tão grande entre gás natural e gás de botija, e principalmente a diferença do IVA.

o Gas de botija tem composiçao quimica diferente do gas natural normalmente é um Gas Butano ou propano que tem custos de fabrico e transporte muito superiores, quanto ao iva politicas...
    • jsa4
    • 14 outubro 2025

# 82

Boa tarde será que dá para colocar bomba de calor em vez do termoacumulador e pagar a diferença?
  2.  # 83

Colocado por: jsa4Boa tarde será que dá para colocar bomba de calor em vez do termoacumulador e pagar a diferença?

Só da(va) para trocar pelos equipamentos indicados no programa.
  3.  # 84

Colocado por: jsa4Boa tarde será que dá para colocar bomba de calor em vez do termoacumulador e pagar a diferença

A resposta está nas FAQ do Programa Programa E-LAR (https://www.fundoambiental.pt/e-lar/documentacao/perguntas-e-respostas-29092025-pdf.aspx)

"P1.9 Pretendo adquirir um sistema de bomba de calor para aquecimento de águas sanitárias. A bomba de calor é elegível para apoio?

Resposta: Não. O equipamento elegível listado na Tipologia 1 para AQS é o Termoacumulador elétrico
    ".
    • eu
    • 14 outubro 2025

# 85

Não permitirem bombas de calor é simplesmente surreal.
    Concordam com este comentário: spoliv, larkhe
  4.  # 86

Boas,

Mais alguem recebeu isto?

Caro Beneficiário XXXXX,

Vimos, por este meio, informar que a sua candidatura a Beneficiário no âmbito do Programa E-LAR, foi rejeitada e transitada novamente para "Em Preenchimento" por já não haver montante para pagamentos no Grupo III.

Com os melhores cumprimentos,

Serviços de Gestão do Fundo Ambiental
  5.  # 87

Não há dinheiro, não há palhaço.
  6.  # 88

Colocado por: ScarfaceBoas,

Mais alguem recebeu isto?

Caro Beneficiário XXXXX,

Vimos, por este meio, informar que a sua candidatura a Beneficiário no âmbito do Programa E-LAR, foi rejeitada e transitada novamente para "Em Preenchimento" por já não haver montante para pagamentos no Grupo III.

Com os melhores cumprimentos,

Serviços de Gestão do Fundo Ambiental

Tem a resposta à sua pergunta na página anterior
  7.  # 89

Ando a pedir orçamentos para a placa de indução, que encontro à venda por €308 já com entrega.
    Já recebi duas propostas de fornecedores elegíveis, para a mesma placa: um de 420 e outro de 500 eur!

Preparem-se.
  8.  # 90

a worten tem os preços todos acima.
    Roubam ás claras
  9.  # 91

Eu estive a ver as lojas, no sábado vou dar uma volta aqui a 4 ou 5 lojas na zona. Se não conseguir bons preços vou optar pela MHR no Porto que fazem instalações em toda a zona Norte e os preços não estão assim tão inflacionados.
  10.  # 92

Colocado por: jpvnga worten tem os preços todos acima.
    Roubam ás claras

Muito acima , comprei ha dias uma maquina de lavar louça , que estive mesmo tentado a comprar na worten por 1100 euros e que tihna promoçao de 10% alem de uma uma campanha de dois dias com 15% em talão

Acabei por comprar no auchan a mesma maquina por 800 sem descontos e sem talões
  11.  # 93

Colocado por: VarejoteMuitos foram a correr buscar o subsídio E-Lar para trocar gás substituir por termoacumulador e placa de indução, depois sentem na pele o terem apenas 3.45kva de PMA.

Não sei porque, morava num T3 tudo eletrico, estores, alarme, indução, carro eletrico e sempre tive 3.45

Claro que tinha de ter algumas regras, mas era na boa, nunca me falhou a luz.
  12.  # 94

Colocado por: euNão permitirem bombas de calor é simplesmente surreal.
    Concordam com este comentário:spoliv,larkhe

Pois é, tenho um colega com botija de propano e esquentador. Gasta 1 botija de 6 em 6 meses.

Ia gastar mais dinheiro com a porcaria do termoacumulador, mais o investimento.
  13.  # 95

Colocado por: paulos

Não sei porque, morava num T3 tudo eletrico, estores, alarme, indução, carro eletrico e sempre tive 3.45

Claro que tinha de ter algumas regras, mas era na boa, nunca me falhou a luz.

Concordo com os dois , é preciso muita disciplina , além de que muitas placas de indução não dão para limitar a potencia e tem potencias absurdas.

A minha era de 4300w e estava limitada a 3000 w, mas grande parte delas hj em dia são com facilidade de 6 ou 7000w.
  14.  # 96

Colocado por: paulosPois é, tenho um colega com botija de propano e esquentador. Gasta 1 botija de 6 em 6 meses.

E está-se bem ao lado desse colega? Parece que não gosta de tomar banho... :)

Se nunca cozinhar e não tomar banho, até dura a vida toda.

Espero que ao menos se esteja a falar de botijas de 45kg (que corresponde a mais de 3 vezes uma botija normal, que é de 11 kg).
    Concordam com este comentário: larkhe, eu
  15.  # 97

Colocado por: ClioII

E está-se bem ao lado desse colega? Parece que não gosta de tomar banho... :)

Se nunca cozinhar e não tomar banho, até dura a vida toda.

Espero que ao menos se esteja a falar de botijas de 45kg (que corresponde a mais de 3 vezes uma botija normal, que é de 11 kg).
    Concordam com este comentário:larkhe

Mesmo uma de 45kg, 4 pessoas a gastar normalmente AQS diariamente, também não dá para 6 meses.

O meu carro de lazer também gasta pouco, só anda praticamente ao fim de semana e viagens.
  16.  # 98

Colocado por: VarejoteMesmo uma de 45kg, 4 pessoas a gastar normalmente AQS diariamente, também não dá para 6 meses.

Eu até estava a admitir que o colega do paulos vivia sozinho, para diminuir gastos. :)
  17.  # 99

Colocado por: ClioII

Eu até estava a admitir que o colega do paulos vivia sozinho, para diminuir gastos. :)

Pode ser eremita.😏
  18.  # 100

Colocado por: ClioIIE está-se bem ao lado desse colega? Parece que não gosta de tomar banho... :)

Lol

Sim são de 45kg, mas ele toma banho e vai fechando a agua enquanto se ensaboa.
    Já a mulher toma sempre banho de água fria seja verão seja inverno :)

Mas por exemplo na casa dos meus pais, são os 2 e uma botija das pequenas dura 2 a 2.5meses, só banhos.
    O velhinho junkers com mais de 20 anos não gasta muito.

0.0318 seg. NEW