Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Odisseia 2010 - aqui vamos nós!!! - projecto para comentar

Olá a todos,

Após quase um ano de reflexão decidimos avançar com a construção na nossa casa.

Tínhamos terreno e fomos procurar gabinetes de arquitectura. Falamos com cerca de meia dúzia, pedimos orçamentos e de acordo com regras mais ou menos objectivas fomos efectuando a selecção.
    Decidimos por um gabinete que não sendo o orçamento mais barato foi de encontro aos nossos gostos e com o qual tivemos uma empatia desde o inicio.
    nota: foi o único arquitecto que não nos pediu um único cêntimo até à data, apenas vamos pagar os primeiros 30% com a aprovação na Câmara.
    Após duas reuniões e uma visita ao terreno (demos um longo passeio a pé pelo lugar para que o arquitecto sentisse o lugar, foi onde nasci e onde sempre vivi) o arquitecto mostrou-nos um primeiro esboço e uma maqueta preliminar.
    É de dizer que ficamos logo apaixonados pelo que nos apresentou, compreendeu perfeitamente o que queríamos e aplicou o seu estilo na "nossa" casa.
    Fizemos algumas sugestões, ouvimos as suas explicações para o que concebeu e ficou em efectuar as alterações necessárias até nova reunião.
    Este fim de semana nova reunião e obtivemos novamente a maqueta e plantas depois de trabalhada e alterada.
    Coloco aqui as plantas para vossa apreciação e comentários.
    Requisitos apresentados ao arquitecto:
    - 3 quartos
    - garagem para dois carros
    - privilegiamos o jardim e não a estrada :-)
    - apenas um piso
    - orçamento 150mil euros

Obrigado
      ResChao.jpg
  2.  # 2

Mais uma imagem onde mostra mais a envolvente e que o arquitecto teve muito cuidado no enquadramento.
      cave2.jpg
  3.  # 3

Última imagem...
      reschao2.jpg
  4.  # 4

Vou só dizer com o que NÃO estou de acordo (ou que eu faria diferentemente), portanto não desmoralize com os meus comentários. :-)

1. Comecemos pelo fim: 150mil € é para construir o quê? Concerteza que não é para essa casa (toda)!

2. Não gosto da ligação hall-sala de jantar (e ter de atravessar a sala de jantar para ir para todas as outras zonas da casa).

3. Eu colocaria uma porta separando a zona de quartos da zona social.
    3'. E também não vejo uma porta a separar a cave de estacionamento do corredor dos quartos (Ah! Esperem! Está ali um tracinho que representa uma daquelas portas de correr QUE NÃO VEDAM NADA!!). :-)

4. É impressão minha ou o patim de entrada da escada (na cave) tem 6m de pé-direito?

5. Gostaria de ver uns cortes com as rampas, etc. Parece-me haver para ali uns precipiciozitos (não consigo ler as cotas).

6. Há o problema do costume (não cumpre a lei das acessibilidades...)

7. Pareceu-me ver um armário-roupeiro ao lado de 4 degraus (70cm de desnível !)... Giro!! :-)

8. Eu optaria por uma sala de estar maior que a sala de jantar (ou numa divisória mais flexível, permitindo ligá-las).

9. A cozinha tem uma excelente exposição solar. :-)

Há coisas que ainda não entendi. Se puder, coloque os alçados.
  5.  # 5

Ok ok, o primeiro a falar das acessibilidades tem direito a uma mine no almoço.
  6.  # 6

1. Comecemos pelo fim: 150mil € é para construir o quê? Concerteza que não é para essa casa (toda)!
    Sem dúvida que o valor pode não parecer realístico. Tenho questionado o arquitecto sobre essa questão e diz ser possível... Não é um arquitecto inexperiente, já tem muitos anos de trabalho e muitas obras à vista. Tenho de confiar no que me diz...
    Nota: piscina não incluida :-)

2. Não gosto da ligação hall-sala de jantar (e ter de atravessar a sala de jantar para ir para todas as outras zonas da casa).
    É um ponto que já referi ao arquitecto e ficou em estudar uma solução. Numa primeira abordagem tínhamos um corredor mas eram demasiadas ares de circulação.
    nota: as duas salas são "open space" apenas com lareira no centro e um desnível entre elas.

3. Eu colocaria uma porta separando a zona de quartos da zona social.
    Mais um ponto que estamos de acordo :-) já tinha pedido ao arquitecto para alterar.

3'. E também não vejo uma porta a separar a cave de estacionamento do corredor dos quartos (Ah! Esperem! Está ali um tracinho que representa uma daquelas portas de correr QUE NÃO VEDAM NADA!!). :-)
    Sim, tem uma porta de correr... Não vedam nada, que tipo de portas está a falar?

4. É impressão minha ou o patim de entrada da escada (na cave) tem 6m de pé-direito?
    O que é o patim?

5. Gostaria de ver uns cortes com as rampas, etc. Parece-me haver para ali uns precipiciozitos (não consigo ler as cotas).
    Estou à espera que me envio os mesmos, como nos deu uma maquete não nos forneceu na reunião os cortes. Já pedi e estou a aguardar.

6. Há o problema do costume (não cumpre a lei das acessibilidades...)
    Já referi isso ao arquitecto, segundo ele que foi hoje à câmara questionar sobre alguns aspectos do projecto não lhe foi apontado nada de relevante sobre as acessibilidades.

7. Pareceu-me ver um armário-roupeiro ao lado de 4 degraus (70cm de desnível !)... Giro!! :-)
    Essa tinha escapado :-(

8. Eu optaria por uma sala de estar maior que a sala de jantar (ou numa divisória mais flexível, permitindo ligá-las).
    É uma questão pertinente e que tenho estado a debater com a minha esposa. Não gostamos de sala de estar muito grande, gostamos de algo acolhedor... cosi... e a sala de jantar com uma mesa daquelas para uma familia de 3 é gigante, mas gostamos de boas jantaradas com muitos amigos :-(
    Ainda a ponderar nos tamanhos das salas...

9. A cozinha tem uma excelente exposição solar. :-)
    É verdade mas pouca vista...
  7.  # 7

Colocado por: LuisPereira1. Nota: piscina não incluida :-)
    Já tenho alguma razão (afinal não é para a casa «toda»).
    Se confia assim tanto no arquitecto, teste a confiança DELE. Ele que assine um documento comprometendo-se a pagar o excedente sobre os 150mil. (adoro esta "táctica" do PauloCorreia! LOL).

2. nota: as duas salas são "open space" apenas com lareira no centro e um desnível entre elas.
    Esse desnível não está marcado nas plantas, e eu sou contra degraus no meio das salas - que ainda por cima até nem são grandes (30 e 25m2, não é?).
    As pessoas de idade têm a mania de andar às arrecuas, e um degrau no meio da sala é um trambolhão garantido.

3'. Sim, tem uma porta de correr... Não vedam nada, que tipo de portas está a falar?
    As portas de correr, com rodinhas em cima ou com rodinhas em baixo, não vedam nada.
    Uma escada é uma chaminé. Apesar dos gases dos automóveis serem mais pesados que o ar, basta uma corrente de ar - e a casa até está na orientação mais "adequada" - para lhe entrar o cheiro a escape dentro dos quartos.
    Mas, claro, se os seus carros já são electricos, esqueça.

4. O que é o patim?
    O patim é onde se põem as pat..., digo, é a zona plana (que não tem degraus) da escada.

Essa tinha escapado :-(..
    Não fique triste. O arquitecto há-de arranjar uma alternativa qualquer (e mais vale dar com elas agora, antes do início da obra).

É pá!! Parece que ganhei uma mine para o almoço do Forum, no dia 1/Maio!! :-))
  8.  # 8

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: LuisPereira1. Nota: piscina não incluida :-)
    Já tenho alguma razão (afinal não é para a casa «toda»).
    Se confia assim tanto no arquitecto, teste a confiança DELE. Ele que assine um documento comprometendo-se a pagar o excedente sobre os 150mil. (adoro esta "táctica" do PauloCorreia! LOL).

Não é uma questão de "confiar tanto" ou não. Não tenho razão para desconfiar. Vou esperar pelos cadernos de encargos e autos de medição que me irá apresentar.
    Se nessa altura os valores forem superiores terei de "conversar" com o arquitecto :-)
    É notar que ainda não despendi um cêntimo pelo trabalho já realizado...

2. nota: as duas salas são "open space" apenas com lareira no centro e um desnível entre elas.
    Esse desnível não está marcado nas plantas, e eu sou contra degraus no meio das salas - que ainda por cima até nem são grandes (30 e 25m2, não é?).
    As pessoas de idade têm a mania de andar às arrecuas, e um degrau no meio da sala é um trambolhão garantido.

Não está marcado porque terá uma protecção, ou seja não terá uma parede até ao tecto mas será aberto, mas concordo, é um dos pontos a discutir na próxima reunião. Existem alguns aspectos práticos, como esse que vão em sentido contrário aos aspectos de design e gosto pois eu e a minha esposa gostamos do desnível criado entre as salas e terá protecção entre a lareira e a janela, a passagem será apenas na escada.

3'. Sim, tem uma porta de correr... Não vedam nada, que tipo de portas está a falar?
    As portas de correr, com rodinhas em cima ou com rodinhas em baixo, não vedam nada.
    Uma escada é uma chaminé. Apesar dos gases dos automóveis serem mais pesados que o ar, basta uma corrente de ar - e a casa até está na orientação mais "adequada" - para lhe entrar o cheiro a escape dentro dos quartos.

Não são eléctricos mas gostava que fossem. Não esqueça :-) que solução para efectuar essa "vedação", uma porta "normal"? não fica a travar o corredor?

4. O que é o patim?
    O patim é onde se põem as pat..., digo, é a zona plana (que não tem degraus) da escada.

O que está a referir é a largura da entrada da garagem?

Essa tinha escapado :-(..
    Não fique triste. O arquitecto há-de arranjar uma alternativa qualquer (e mais vale dar com elas agora, antes do início da obra).

Não estou triste :-) É para isso que coloquei aqui o trabalho do arquitecto, obter opiniões e sugestões, construtivas como é obvio.
  9.  # 9

Colocado por: Luis K. W.Vou só dizer com o que NÃO estou de acordo (ou que eu faria diferentemente), portanto não desmoralize com os meus comentários. :-)

E 150 mil não dá para construir esta casa porque razão? Já somaram as áreas por acaso? já tiveram acesso a mais informação, nomeadamente sobre os acabamentos que vão ser utilizados?
  10.  # 10

Colocado por: peter_pan__ E 150 mil não dá para construir esta casa porque razão? Já somaram as áreas por acaso?...

Nem foi preciso somar. Bastou-me olhar para as plantas.

Para já, já cortaram a piscina.

Depois, vão excluir os arranjos exteriores.

Aposto que ainda nos vão dizer que nem os 4 automóveis estão incluídos!
  11.  # 11

É uma pena!
    sinceramente que tentei.
    Tentei obter ajuda.
    Tentei com o meu exemplo ajudar.
    Aceitei comentários e sugestões construtivas e tentei ignorar outros em que dei o beneficio da dúvida e até pensei que eram com o intuito de "divertir".

Mas com comentários deste calibre não vale a pena continuar este tópico...

Comecemos pelo fim: 150mil € é para construir o quê? Concerteza que não é para essa casa (toda)!

E também não vejo uma porta a separar a cave de estacionamento do corredor dos quartos (Ah! Esperem! Está ali um tracinho que representa uma daquelas portas de correr QUE NÃO VEDAM NADA!!). :-)"

receu-me ver um armário-roupeiro ao lado de 4 degraus (70cm de desnível !)... Giro!! :-)

Aposto que ainda nos vão dizer que nem os 4 automóveis estão incluídos!
  12.  # 12

Caro LuisPereira,

É uma pena já estar a desistir... Você colocou o tópico há APENAS cerca de 4 horas.
    Não deu sequer tempo para que outros membros do Forum, alguns deles bem mais perspicazes (e mordazes) que eu, tenham dado a sua opinião.

Quanto tempo levou o seu arquitecto a desenhar o projecto? Hmmm?
    Levou esse tempo todo e desenhou-lhe um roupeiro ao longo de um corredor com um desnível de 70cm... E você VAI PAGAR-LHE!! :-)
    (não é razão para crucificá-lo, mas é daquelas que não deixa de ter piada - é que eu, que nem sou arquitecto, topei logo).

E sim, tem razão. Eu AQUI tendo a levar as coisas um bocado na brincadeira - o que não quer dizer que escreva mentiras.
    Quando é para levar 100% a sério, para além de envolver a minha responsabilidade profissional, PAGAM-ME para o fazer...
  13.  # 13

eu queria comentar o projecto e não há plantas...agradeço aos membros que moderem os seus comentários para não serem mal interpretados
    gostava de dar a minha opinião.
  14.  # 14

@ LuisPereira

Se não tem estômago para ouvir opiniões então não as peça, de certeza que as opiniões dadas não foram nenhum ataque pessoal, até porque aqui ninguém o conhece.
    E não se esqueça de que a brincar se dizem muitas verdades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  15.  # 15

... Luis.. tenho de concordar com o Fernando.... não havia neecessidade!?!...

O projecto não estava, comparativamente com outros apresentados no forum, com deficiencias significativas.. mas agora também já não me lembroquais... pois é, já não temos aqui as plantas.

Este tópico até prometia.. reflictam.
  16.  # 16

Caros foristas,

Se coloquei aqui o projecto foi para que pudessem opinar :-)
    Dos comentários apresentados concordei com a maioria deles e eu próprio já os tinha referido ao arquitecto.
    As reuniões que tenho tido com o arquitecto têm sido para isto mesmo, afinarmos os gostos pessoas, funcionalidades, estrutura, etc.
    O tipo de comentários que reportei penso serem excessivos e apenas com o intuito de ridicularizarem o trabalho de terceiros.
    Por exemplo: ao indicarem o possível problema dos gases da garagem que uma porta de correr pode não resolver o problema é uma forma construtiva de o fazerem, mas dizerem que não vou ter problema porque só terei carros eléctricos já é a ridicularizar.
    Irei colocar novamente as plantas pois entendo que as opiniões/sugestões são bem-vindas mas por favor não ridicularizem nem o trabalho das pessoas e muito menos o gosto de cada um.
    Sou uma pessoa muito sensível, sejam meigos :-)
  17.  # 17

Colocado por: rjmsilva@ LuisPereira

Se não tem estômago para ouvir opiniões então não as peça, de certeza que as opiniões dadas não foram nenhum ataque pessoal, até porque aqui ninguém o conhece.
    E não se esqueça de que a brincar se dizem muitas verdades.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Luis K. W.

Se notar os meus comentários a alguns comentários colocados verá que tenho estômago para isso e muito mais.
    Não posso aceitar é que gozem com o gosto das pessoas e com o trabalho delas.
  18.  # 18

Não tenho nada para comentar das plantas, até porque não as vejo. Nem todos estão capazes de aceitar criticas....

Mas um arquitecto que mete degraus no meio de uma sala, devia ser espancado com um pau de marmeleiro. Eu tenho na casa actual e é das piores coisas. Idosos e crianças, têm ali uma armadilha perigosa!!!

Coisas da Casa
  19.  # 19

Pronto, acalmem-se todos, que as plantas já voltaram!

O problema dos degraus no meio das salas é que as pessaos gostam porque fica "bonito". E fica, mas como é perigoso, reconheço que deveria ser o papel dos arquitectos dissuadir os clientes de tal opção.

Quanto às acessibilidades, eu acho que uma cadeira de rodas até entra perfeitamente na casa de banho que serve os dois quartos. Não sei é se consegue dar a volta no corredor, ou se não há degraus no acesso à casa (às vezes não consigo ler bem plantas)
  20.  # 20

Colocado por: AdrianoPNão tenho nada para comentar das plantas, até porque não as vejo. Nem todos estão capazes de aceitar criticas....

Mas um arquitecto que mete degraus no meio de uma sala, devia ser espancado com um pau de marmeleiro. Eu tenho na casa actual e é das piores coisas. Idosos e crianças, têm ali uma armadilha perigosa!!!

Coisas da Casa

Tenham calma... não é este o projecto final... ainda estamos a estudar o mesmo e o próprio arquitecto já disse que tinha que melhorar algumas coisas...
    Ao longo do tempo e com as reuniões ele vai alterando e trabalhando o projecto. Por exemplo o tal armário nas escadas... numa planta anterior não havia escada e a casa de banho era muito grande para o nosso gosto e pedimos para reduzir a casa de banho. Ele assim o fez com o armário no corredor. Entretanto colocou a escada por diversas razões e imagino que ainda não tenha trabalhado a parte do armário.

Quanto à escada na sala vou tentar explicar a nossa visão da coisa :-)
    A escada não está no meio da sala está ao lado. As duas salas têm um desnível entre elas, é verdade, que é "tapado" pela lareira e parede até à janela.
    Esta divisão das salas ainda está em estudo por parte do arquitecto para encontrarmos a melhor forma. Eu queria uma lareira com duas faces, uma para cada sala e não queria "fechar" com uma parede até ao tecto, para dar uma ideia de "open space".

0.0263 seg. NEW