Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: lobitoPronto, acalmem-se todos, que as plantas já voltaram!

O problema dos degraus no meio das salas é que as pessaos gostam porque fica "bonito". E fica, mas como é perigoso, reconheço que deveria ser o papel dos arquitectos dissuadir os clientes de tal opção.

Quanto às acessibilidades, eu acho que uma cadeira de rodas até entra perfeitamente na casa de banho que serve os dois quartos. Não sei é se consegue dar a volta no corredor, ou se não há degraus no acesso à casa (às vezes não consigo ler bem plantas)

Se "clicar" nas fotos elas aumentam de tamanho mas se necessário posso colocar aqui imagens maiores.
  2.  # 22

A escada não está no meio da sala está ao lado. As duas salas têm um desnível entre elas, é verdade, que é "tapado" pela lareira e parede até à janela.
    Esta divisão das salas ainda está em estudo por parte do arquitecto para encontrarmos a melhor forma. Eu queria uma lareira com duas faces, uma para cada sala e não queria "fechar" com uma parede até ao tecto, para dar uma ideia de "open space".

Luis

Um desnível de um degrau é facilmente corrigido. Esqueça esse degrau. Recuse ter a sala assim. É preferível ter um armário a 70cms de altura, do que um degrau de 12 cms (como tenho na sala).

Quando apanhar um susto valente com um idoso a cair na sala ou uma criança de 2 anos (como eu já apanhei) vai perceber a anormalidade que é, ter um degrau na sala!!! Não meta isso!!

O projecto, acho que está interessante e merece algumas pequenas reflexõs...

Eu eliminaria escadas interiores. Eu gosto de ter tudo no mesmo piso e tenho o meu quarto a 10 metros da cozinha (ainda não ouviu a critica do beber água durante a noite....eheheh ;) )

Coisas da Casa
  3.  # 23

à primeira vista, em planta parece-me bastante bem estruturado, bem desenvolto o programa
    atenção ao vizinho lado esquerdo, acho que tem de cumprir a empena toda, ou seja cobrir o alçado do vizinho todo.
    tenho duvidas na rapa e nos arranjos exteriores nessa parte(lado direito), o desenvolvimento da rampa pode-se tornar muito forte formalmente e não ter boa relação com a casa, como criar socalcos e paredes de suporte.
    gostaria de ver alçados e 3ds, em planta por mim passou bastante bem, agora falta o critico, juntar isso numa visão real"" 3d.

outra coisa a frisar tenho duvidas nos arranjos exteriores como estão como me parecem estar, mas queria ver 3d.
  4.  # 24

Colocado por: Pedro Barradas... Luis.. tenho de concordar com o Fernando....não havia neecessidade!?!...

O projecto não estava, comparativamente com outros apresentados no forum, com deficiencias significativas.. mas agora também já não me lembroquais... pois é, já não temos aqui as plantas.

Este tópico até prometia.. reflictam.

Sinceramente não vejo nada de mal nos comentários do Luís.
    Se fosse eu , gostaria de ter todo o tipo de comentários desde que bem formulados. O Luís nem é um leigo. É uma pessoa informada e sabe o que diz.

Claro que há certas coisas que partem do gosto pessoal. Eu também gosto de escadas numa casa terrea. Dizem que são perigosas, mas mais perigosas são as escadas para outros pisos e não vejo ninguém a dizer mal de casas com mais de 1 piso.
  5.  # 25

Colocado por: MartaDEu também gosto de escadas numa casa terrea. Dizem que são perigosas, mas mais perigosas são as escadas para outros pisos e não vejo ninguém a dizer mal de casas com mais de 1 piso.
    É verdade que escadas são SEMPRE perigosas e quanto mais altas pior.

O problema de uma "escada" com 1 ou 2 degraus no meio da sala é o facto de ser inesperada.

Colocado por: LuisPereiraPor exemplo: ao indicarem o possível problema dos gases da garagem que uma porta de correr pode não resolver o problema é uma forma construtiva de o fazerem, mas dizerem que não vou ter problema porque só terei carros eléctricos já é a ridicularizar.

Eu não queria insistir mas, neste caso (ao escrever(*): «Mas, claro, se os seus carros já são electricos, esqueça»), eu até estava a falar a sério!

Segundo consta, eles vão entrar no mercado no próximo ano (2011), e eu sou dos que espera ver os netos a rolar em automóveis não-poluentes, silenciosos e muito seguros.

(*)Está mal escrito. Devia ser «se os seus carros já FOREM electricos,...».
  6.  # 26

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: MartaDEu também gosto de escadas numa casa terrea. Dizem que são perigosas, mas mais perigosas são as escadas para outros pisos e não vejo ninguém a dizer mal de casas com mais de 1 piso.
    É verdade que escadas são SEMPRE perigosas e quanto mais altas pior.

O problema de uma "escada" com 1 ou 2 degraus no meio da sala é o facto de ser inesperada.

É inesperada? Mas quem mora na casa sabe que há lá degraus.
    A sala dos meus pais tem um degrau e é relativamente pequena. Nunca me esqueci que tinha lá um degrau. O meu filho nunca caiu lá. Não tenho memória que alguém tenha lá caído. Pelo contrário, já caí nas escadas que dão para os outros pisos. Com leite com chocolate na mão e tudo :)
    • lobito
    • 30 março 2010 editado

# 27

Colocado por: AdrianoPEu gosto de ter tudo no mesmo piso e tenho o meu quarto a 10 metros da cozinha (ainda não ouviu a critica do beber água durante a noite....eheheh ;) )

Coisas da Casa

Ah, por isso é que eu tenciono ter um mini-armário de cozinha ao lado do meu quarto! Não tanto por causa da sede a meio da noite (qualquer lavatório serve para uma pouca de água), mas por causa do meu café com leite ao saltar da cama, de preferência mesmo ao lado da varanda para ver o sol nascente e ouvir os passarinhos!
  7.  # 28

aparentemente parece que o projecto em planta está bem organizado embora não concorde nada nada mesmo com a separação da sala com a zona de comer ( neste caso especifico) está apenas a tirar força a todo aquele conjunto interior, cozinha / comer / estar. Meta o recuperador ( ou lareira ) na parede oposta ás janelas, a meu ver é ali que ficará bem neste caso. Vai ver que vai ficar com um living mais "espacial" e... grandioso. É que como está na planta, a sala mais parece o cantinho do castigo com uma janela ao lado.
  8.  # 29

Colocado por: Fernando Gabrielhá primeira vista, em planta parece-me bastante bem estruturado, bem desenvolto o programa
    atenção ao vizinho lado esquerdo, acho que tem de cumprir a empena toda, ou seja cobrir o alçado do vizinho todo.
    tenho duvidas na rapa e nos arranjos exteriores nessa parte(lado direito), o desenvolvimento da rampa pode-se tornar muito forte formalmente e não ter boa relação com a casa, como criar socalcos e paredes de suporte.
    gostaria de ver alçados e 3ds, em planta por mim passou bastante bem, agora falta o critico, juntar isso numa visão real"" 3d.

outra coisa a frisar tenho duvidas nos arranjos exteriores como estão como me parecem estar, mas queria ver 3d.

O vizinho do lado esquerdo é um "armazém ilegal" mas estamos a ter o cuidado de tapar a vista :-)
    Ao lado da rampa de acesso terá jardim em socalcos ou rampa tal como entre os anexos e a entrada da garagem, isto será para minimizar o impacto do desnível e para minimizar o custo de muros de suporte.
    Os arranjos exteriores estão a ser pensados e tem sido um ponto muito frisado pelo arquitecto e faz questão de o trabalhar.
    O 3D está a ser trabalhado, assim que o tiver coloco cá
  9.  # 30

Colocado por: marco1aparentemente parece que o projecto em planta está bem organizado embora não concorde nada nada mesmo com a separação da sala com a zona de comer ( neste caso especifico) está apenas a tirar força a todo aquele conjunto interior, cozinha / comer / estar. Meta o recuperador ( ou lareira ) na parede oposta ás janelas, a meu ver é ali que ficará bem neste caso. Vai ver que vai ficar com um living mais "espacial" e... grandioso. É que como está na planta, a sala mais parece o cantinho do castigo com uma janela ao lado.

Fez-me pensar um pouco ... mas quero ter uma sala de estar pequena e com 25m2 com portas de correr com 3,5m e uma vitrine com cerca de 2m é tudo menos um cantinho de castigo.
    Estou a pensar em reduzir o tamanho da sala de jantar e as janelas de 3,5m... em 3D ficam espectaculares mas devem custar uma pipa de massa :-(
  10.  # 31

Boas

Gosto muito deste projecto. É verdade que:

- não cumpre as acessibilidades e, embora leigo no assunto, parece-me que para cumprir vai ter de dar uma volta bem grande.
    - tem um armário quase inacessível
    - nada tem que impeça os gases de subirem da cave ao rés-do-chão

mas, em contrapartida:

- o arquitecto acompanhou os clientes num longo passeio a pé
    - ainda não pagou nada
    - a construção só vai custar 150 000 €
    - e, acima de tudo, foi feito por um arquitecto pelo que vai poupar os 500 € que um engenheiro levava para assinar caso fosse feito por um desenhador

Agora a sério:
    Será que os arquitectos aqui do fórum ensandeceram? Será que ninguém tem coragem de dizer ao LuísPereira que este projecto está uma m.....? Ou não querem criticar um colega?
    Proponho o seguinte exercício: façam de conta que foi um engenheiro ou um desenhador a fazer o projecto e comentem de novo.

Mais teria para dizer mas, respeitando o pedido aqui feito, vou moderar-me nos comentários não vá alguém fazer beicinho e amuar de novo.

cumps
    José Cardoso
  11.  # 32

j cardoso

não se trata de protecção,

acho isso dos gases tão fácilmente contornável que nem comentei,
    a dos armários idem aspas,
    a das acessibilidades idem aspas, qq das iS maiores é fácilmente adaptável e o acesso á porta de entrada...lá está depende da camara pois o carro vai até lá.
    Em suma até é um projecto que tira partido do declive e tem uma boa exposição solar.
    Como é evidente tudo pode ainda ser melhorado, penso.
  12.  # 33

Boas

Gosto muito deste projecto. É verdade que:

- não cumpre as acessibilidades e, embora leigo no assunto, parece-me que para cumprir vai ter de dar uma volta bem grande.

Pode dissertar mais sobre isto? O que é que a lei das acessibilidades obriga?

- tem um armário quase inacessível

Já me pronunciei e expliquei sobre este armário e a sua razão, por favor leia os comentários anteriores.
    - nada tem que impeça os gases de subirem da cave ao rés-do-chão

Já me pronunciei e expliquei sobre a porta de correr, por favor leia os comentários anteriores.
    mas, em contrapartida:

- o arquitecto acompanhou os clientes num longo passeio a pé

Ironias à parte, pode ter a certeza que foi importante para conhecer o local e a implantação da casa, há pormenores que pelas plantas não pode ver e serão importantes na construção da casa. E um passeio a pé sabe sempre bem.

- ainda não pagou nada

Pode ter a certeza que não, só mostra a confiança do arquitecto no trabalho que desenvolve.
    - a construção só vai custar 150 000 €

Aqui também tenho as minhas dúvidas que já as referi ao arquitecto!
    quanto ao restante da mensagem não me vou pronunciar por não conhecer a pessoa que escreveu e não quero tirar conclusões precipitadas como o fiz anteriormente.
    - e, acima de tudo, foi feito por um arquitecto pelo que vai poupar os 500 € que um engenheiro levava para assinar caso fosse feito por um desenhador

Agora a sério:
    Será que os arquitectos aqui do fórum ensandeceram? Será que ninguém tem coragem de dizer ao LuísPereira que este projecto está uma m.....? Ou não querem criticar um colega?
    Proponho o seguinte exercício: façam de conta que foi um engenheiro ou um desenhador a fazer o projecto e comentem de novo.

Mais teria para dizer mas, respeitando o pedido aqui feito, vou moderar-me nos comentários não vá alguém fazer beicinho e amuar de novo.

cumps
    José Cardoso
  13.  # 34

Boas

marco 1
    Acho a sua argumentação pertinente e não duvido que se possa dar a volta ao assunto, embora me pareça que a questão das acessibilidades vá obrigar a uma reformulação mais que ligeira, mas como sabe não é a minha área. O que acho na verdade estranhíssimo é o facto de um arquitecto chegar a este ponto do projecto ainda em incumprimento. Sem ironias, se fosse um desenhador ou engenheiro, estou como o outro ... até entendia. Agora um arquitecto? Acho muito estranho.
    Editado: Caro Luís Pereira, a negrito a razão principal da minha intervenção.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 35

j cardoso

"o mal" enferma todos, desenhadores engenheiros e arquitectos, ou seja o 163 ainda não entranhou.
    Mas este parece-me um caso em que com tanto espaço há espaço de manobra para resolver as acessibilidades.
    Por exemplo bastava ´pátio que dá acesso á cave ser a descer um pouco no sentido do passeio para a sua entrada, ou seja baixar a cota da cave e parte do r/c por cima e assim uniformizar mais as cotas do r/c e depois por exemplo a IS geral, meter a porta de correr ou a abrir para fora.
  15.  # 36

Acho que vou pedir ao FD que abra um tópico intitulado:

"Sim, construí uma casa e fi-la diferente (e melhor) graças aos comentários do Forum da Casa"
  16.  # 37

Também se pode fazer um intitulado:

"Sim, ia fazer uma casa, mas desisti graças aos comentários do Forum da Casa e comprei uma autocaravana, pode ter a casa de banho a dar para a cozinha e não cumpre com as acessibilidades, mas pelo menos não tive que decidir se o caixilho era alumínio ou PVC, se o aquecimento é piso radiante ou AC, se a cobertura é plana ou inclinada, se isolo por dentro ou por fora em XPS ou poliuretano projectado, não tive de aturar arquitectos, engenheiros, designers, técnicos de segurança, empreiteiros, fiscais, câmaras municipais... E tanto posso morar na Quinta da Marinha como na Buraca"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, marjoao, Luis K. W., lobito, mafgod, JdSoMo, marciamelo, pimpolha
  17.  # 38

Acham razoável eliminar a área exterior (anexo) e colocar a lavandaria e casa das máquinas na cave onde está agora marcada "Dispensa"?
  18.  # 39

eu não acho, pois essa cave está virada a norte e para a frente da casa e sendo assim perde a relação com o exterior propria de uma zona de tratamento de roupa ( jardim/ estendal). O que pode não dar jeito é no inverno sair ao exterior para a lavandaria mas nada de grave.
  19.  # 40

Colocado por: LuisPereiraAcham razoável eliminar a área exterior (anexo) e colocar a lavandaria e casa das máquinas na cave onde está agora marcada "Dispensa"?
    Já perguntou à cara metade o que ela prefere?
    Do meu ponto de vista, há prós e contras para passar para a despensa na cave.

Prós
    - menos gastos já que não vai construir cá fora esse anexo
    - não tem de ir para a rua para por/tirar a roupa da máquina

Contras
    - descer/subir escadas sempre que se tem de por/tirar roupa da máquina
    - se quiser estender ao sol, tem de subir as escadas ou por a rua a secar à entrada da garagem
    - se deixar a roupa em cestos na despensa, agora lavandaria, os cheiros de escape dos carros podem entranhar-se na roupa
    - se a lavandaria era para passar a ferro, agora irá passar a ferro numa cave, sem luz natural, nem janela....

Cabe a vocês os dois decidirem, é uma decisão pessoal.

Já agora, a despensa na garagem assim como está (sem possibilidades de renovar o ar com o exterior) pode ficar com cheiros.
    Tenha isso em atenção e preveja alguma maneira de minimizar (ventilação forçada por exemplo...)

0.0229 seg. NEW