Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: marco1eheheh

vão reforçar uma laje assente em paredes com linteis !!!
    depois diga como correu a demolição das paredes.

Como o vão fazer não sei. Mas acredito que é para isso que servem os profissionais, estudar hipóteses.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 62

ao demolir a parede mesmo que tenha feito um reforço da laje, ao partir o lintel no topo da parede vai danificar essa laje e tirar solidarização ao conjunto, a meu ver era :
    1.verificar estrutura/apoios do telhado
    2. reforçar paredes exteriores para possiveis apoios de estrutura secundária
    3. executar uma laje colaborante ( teto do rc)

possivelmente ficaria uma obra mais linear e como deve ser do que andar a reforçar aqui e ali, aproveita aqui e ali, remenda acoli,...
  3.  # 63

Colocado por: marco1ao demolir a parede mesmo que tenha feito um reforço da laje, ao partir o lintel no topo da parede vai danificar essa laje e tirar solidarização ao conjunto, a meu ver era :

possivelmente ficaria uma obra mais linear e como deve ser do que andar a reforçar aqui e ali, aproveita aqui e ali, remenda acoli,...

A minha ideia (de leigo) é não partir o lintel. Abrir só daí para baixo, e ser tudo tapado posteriormente com teto falso.
  4.  # 64

Colocado por: Xita5200

A minha ideia (de leigo) é não partir o lintel. Abrir só daí para baixo, e ser tudo tapado posteriormente com teto falso.

Um lintel não é uma viga.
    Tira lhe o suporte e isso só fica aí a fazer peso
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 65

eu bem tento mas,....
  6.  # 66

Colocado por: zedasilva
    Um lintel não é uma viga.
    Tira lhe o suporte e isso só fica aí a fazer peso
    Concordam com este comentário:marco1

Eu não tiro nada, quem lá for fazer o trabalho é que sabe. Mas nestes casos, se for feito um reforço com viga metálica, essa viga normalmente fica no lugar onde estava a parede ou ao lado?
  7.  # 67

Colocado por: marco1ao demolir a parede mesmo que tenha feito um reforço da laje, ao partir o lintel no topo da parede vai danificar essa laje e tirar solidarização ao conjunto, a meu ver era :

Isso parece-me uma obra para a qual não há orçamento. Se houver forma mais simples, é o ideal.
  8.  # 68

por vezes os remendos ficam mais caros do que comprar a tábua inteira
    cada um sabe de si
  9.  # 69

A forma mais simples é começar por perceber que tipo de estrutura a casa.
    Parece-me que se está a tentar encontrar solução avulso para um determinado problema sem pensar no global.
    Mesmo para uma construção dos anos 70 é perfeitamente possível identificar o tipo de estrutura.
    É por aqui que deve começar.
    Corre o risco de gastar dinheiro desnecessário em solução que não lhe resolvem o problema
  10.  # 70

Colocado por: marco1por vezes os remendos ficam mais caros do que comprar a tábua inteira
    cada um sabe de si

Claro que sim Marco, mas por vicissitudes da vida tive de mudar-me sozinho. Esta casa foi o que o orçamento me permitiu ficar sozinho a sustentar. Sobrou algum para melhoramentos, mas é limitado. Claro que tentarei optar pelo que o bolso permita (desde que não comprometa a segurança)
  11.  # 71

O lintel não é para cortar, no lintel não mexe, só no tijolo.
  12.  # 72

Colocado por: Varejote

O lintel não é para cortar, no lintel não mexe, só no tijolo.

Antes de cortar parede, tem de ser feito o reforço.

Só se remove parede depois do reforço concluído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xita5200
  13.  # 73

Colocado por: Xita5200 Claro que tentarei optar pelo que o bolso permita (desde que não comprometa a segurança)

Já vi algumas imagens de algumas remodelações desse tipo e é possível e até fica bonito e seguro.

https://atelienavila.wordpress.com/2016/07/22/estrutura-metalica-na-area/

https://www.archdaily.com.br/br/1007144/integrar-espacos-7-reformas-com-reforcos-estruturais-para-maiores-vaos

Pode é não ficar barato (ou estar fora do seu orçamento), mas isso bem calculado por quem perceba do assunto fica seguro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Xita5200
  14.  # 74

Varejote
    como é que reforça o lintel por baixo com a parede lá metida precisamente por baixo?
    por outro lado costuma-se fazer fazer um vigamento provisório precisamente ao lado para sustentar a laje e ai sim demolir a coisa, mas neste caso o que nos diz que o lintel não vem tambem por ai a baixo?
    No seu entender mesmo que consiga reforçar o lintel por baixo mas será que depois ao meter uma viga metálica não vai baixar muito o pe direito nesse local?
  15.  # 75

Colocado por: marco1Varejote
    como é que reforça o lintel por baixo com a parede lá metida precisamente por baixo?
    por outro lado costuma-se fazer fazer um vigamento provisório precisamente ao lado para sustentar a laje e ai sim demolir a coisa, mas neste caso o que nos diz que o lintel não vem tambem por ai a baixo?
    No seu entender mesmo que consiga reforçar o lintel por baixo mas será que depois ao meter uma viga metálica não vai baixar muito o pe direito nesse local?

Já tinha dito que por baixo do lintel não leva nada, porque se levar reforço por baixo, o pé direito fica muito baixo.

Não é necessário nenhum vigamento provisório, porque a parede só é retirada depois do reforço concluído.
  16.  # 76

como é que segura o lintel ?, não sei se está a ver o que é um lintel deste tipo executado por cima de uma parede
  17.  # 77

Colocado por: marco1como é que segura o lintel ?, não sei se está a ver o que é um lintel deste tipo executado por cima de uma parede

O lintel é em betão e tem armaduras, claro que não tem resistência para fazer função de viga, por isso o reforço estrutural tem de fazer a função da parede resistente.
  18.  # 78

e como ? mete uns ferrinhos por baixo do lintel para o segurar quando demolir a parede ?
    desculpe a insistência mas vai chegar á conclusão que aquele lintel minimamente mexido vai comprometer-se a ele proprio e á laje que a ele se fixou.
    mais vale acabar com o lintel e a parede e meter uma viga metálica esperando não danificar muito a laje.
    portanto é metida essa viga metálica ao lado do lintel e só depois se o remove assim como á parede.
  19.  # 79

Colocado por: marco1e como ? mete uns ferrinhos por baixo do lintel para o segurar quando demolir a parede ?
    desculpe a insistência mas vai chegar á conclusão que aquele lintel minimamente mexido vai comprometer-se a ele proprio e á laje que a ele se fixou.
    mais vale acabar com o lintel e a parede e meter uma viga metálica esperando não danificar muito a laje.
    portanto é metida essa viga metálica ao lado do lintel e só depois se o remove assim como á parede.

Mas como é que o lintel cai, se tem armadura como uma viga e foi betonado com o enchimento da Laje?

Claro que o lintel não tem resistência como uma viga dimensionada para suportar uma lage, por isso tem de levar reforço estrutural para substituir a parede de tijolo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 80

Colocado por: marco1e como ? mete uns ferrinhos por baixo do lintel para o segurar quando demolir a parede ?

Viva,

A vantagem da alvenaria é que distribui as cargas pelas zonas de maior rigidez. Com isto quero dizer que se fizer pequenos buracos para criar suportes temporários, a parede "redistribui as cargas" sem afetar a estabilidade, claro que este efeito é limitado às cargas e a capacidade resistente da parede.

Estes trabalhos são muito comuns no Reino Unido por exemplo onde praticamente não usam betão armado para construção de moradias.

Para criar aberturas em paredes que suportam cargas, um método usado é que está no link
    https://www.blackthornebuildingdesign.co.uk/structural-opening-bi-fold-doors-crosspool

Claro que tudo isto deve ser verificado por um engenheiro de estruturas, inclusive a redistribuição das cargas.

0.0297 seg. NEW