Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bons dias a todos!

Tenho acompanhado com alguma frequência este forum devido a um recente problema com a minha habitação nova. Este é o meu primeiro post e espero obter as respostas mais diretas possíveis às minhas duvidas.
    Como referi, adquiri recentemente uma habitação nova e o pavimento está uma lastima. É piso laminado flutuante, da Finsa Finfloor (Roble Cartago).

No inicio da construção, reparei que o piso nalgumas zonas estava a começar a levantar por um todo (parecia um colchão). O taqueiro foi lá passado uns dias cortar os cantos e o piso lá baixou. Infelizmente, com o passar do tempo, começou-se a notar que as juntas das peças estavam a começar a ficar salientes para fora. Parecia que as peças estavam a começar a inchar sobre si. O taqueiro tornou a ir novamente, mas o piso não estava a tocar nos cantos. Disse que era normal. Ao mesmo tempo, começou a estalar nalgumas zonas (umas mais incomodativas que outras, como é o caso do closet, onde passamos a maior parte do tempo antes de ir para a cama).

Lá fiz reclamação ao construtor e o piso foi levantado nas zonas com pior aspecto visual e onde estalava. Como havia falta de vontade do construtor em resolver assim como do taqueiro, meti mãos à obra e tentei melhorar a laje antes do taqueiro ir colocar novo piso:
    -Nalgumas zonas tinham alguns grumos e tive de os remover à espatula.
    -Os cantos por debaixo de rodapés estava tudo cheio de pedrinhas, ninguém se deu ao trabalho de limpar.
    -Numa zona notava-se que a laje fazia uma lomba. O rodapé não ficava nivelado. (Tive de usar uma rebarbadora com disco de pedra para alisar. Usei sempre regua de metal de 1metro para verificar o nivelamento. Escusado será dizer que a minha casa ficou toda cinzenta devido ao pó. Foi uma semana inteira a limpá-la varias vezes).
    -Num dos corredores o piso laminado abatia mais de 1cm por baixo do rodapé sempre que alguém passava por cima. Vi que a laje não ficou nivelada. Tinha uma depressão naquela zona ao longo do comprimento do corredor. Naquele momento não podia fazer muito. Estavamos no pico do Verão e o taqueiro ía entrar de ferias pelo que não tive tempo de resolver essa parte.
    -A zona do closet, reparei que estava mais alta em relação ao corredor e ao quarto, razão pela qual o piso estalava. As peças estavam sobre-pressão, as que vinham do quarto e do corredor.
    -No geral, não havia perfis de separação em lado nenhum (opção de escolha do construtor contrariamente à do taqueiro). A Finsa diz que não pode ter mais de 9m de comprimento, enquanto que o maximo que temos é de 14metros.
    -A camada isolante é uma espuma branca de cerca de 1mm.
    -A laje não tem autonivelante.
    -O maximo que encontrei de desnivel foi de 3mm por metro (excepto o closet que mais parece o Everest).

Após o taqueiro ter colocado novamente o piso, o resultado não foi muito promissor:
    -O closet onde nada fiz (rebarbar aquela zona está fora de questão, teria de tirar tudo o que está dentro de casa devido à poeirada) continua pessimo. Parece que estou a andar sobre chocapic.
    -Onde rebarbei ficou excelente. O rodapé já assenta na perfeição.
    -A zona do corredor onde abatia continua uma lastima. Tentou-se compensar o piso com cartão para não abater tanto, mas agora parece que o piso se está a partir quando andamos sobre ele (assumo esta situação, porque fui eu que disse ao taqueiro que tinhamos de arranajr uma solução naquele momento).
    -Foi colocado perfis de separação. As calhas e rodapésnão foram logo coladas e em menos de 1 semana, tive de recortar os cantos do piso 2 vezes. Como é que é possível um piso laminado crescer assim tanto em meia duzia de dias?
    -Reparei que o piso, entre peças, estava a começar a inchar novamente. Tive de comprar uma ventosa e com a ajuda de um martelo de borracha, movi peças para aliviá-las entre elas para que possam "inchar" mais à vontade.

Antes de me chatear de vez com o construtor (vias legais, porque a casa tem 5 anos de garantia), até porque por motivos eticos não me dá muito jeito visto que é uma pessoa bastante chegada à minha familia e ajudou-nos em várias coisas durante a construção, estou inclinado em fazer eu o trabalho. Para isso, tenho algumas duvidas:

-Começando pela laje, para dar o autonivelamento, o quão dificil/facil é? Fui ao Leroy e têm 2 marcas. A marca deles e uma que é cerca de 5€ mais cara. Não me apetece estar a poupar 5€ para no final ter de refazer tudo. Aquilo é dar primário deles, seguido de autonivelante e com a espatula ajudar a espalhar? E depois passar o rolo? E se o autonivelante não se espalhar direito e ficar com zonas mais altas? É facil de ser lixado?

-Em relação à camada isolante, já ouvi dizer que a espuma só irá fazer com que o piso estale. Estou inclinado para a corticite. É boa escolha? Onde se compra corticite?

-A corticite é mais dura que a espuma? Significa que o piso laminado não vai abater tantoe por sua vez não vai estalar tanto? Mas obriga a que a laje esteja 100% nivelada, certo?

-Em relação à corticite, necessito que esta tenha apenas 1mm. Existe? O ultimo degrau das escadas está assente sobre o piso laminado (metade do degrau pousa sobre o piso, enquanto que a outra metade está colada à escadaria). O espaço de folga é apenas 1mm da base isolante + espessura do piso laminado, pelo que não posso levantar mais o chão. Já para não falar das molduras das portas...

-Em relação ao piso laminado, é uma pergunta que para mim vale milhões: por que raio é que o piso incha sobre si prórpio em vez de se auto-empurrar para os cantos? Isto é normal? Aconteceu com as primeiras peças e está a acontecer novamente com estas. É suposto deixar espaço de menos de 1mm entre peças porque vão inchar? Em nenhum lado encontro isto...

-Alguma dica para facilitar a movimentação das peças? Vaselina entre elas? A Finsa foi lá a casa e só anotou a espuma isolante, que não é a indicada. O porquê de incharem sobre si, não disse nada.

Sou uma pessoa muito DIY. "Se queremos algo bem feito, temos de ser nós próprios a fazê-lo". O taqueiro é bastante sapateiro e estou com 0 vontade de ele ir lá novamente por ordem do construtor. Estou habituado a fazer um pouco de tudo pelo que o processo nao me parece algo muito dificil. Apenas quero evitar má escolha de materias ou aplicação para ter de refazer tudo.
    Agradeço desde já pela ajuda e resposta às minhas questões.
  2.  # 2

Basicamente, tem o pior dos dois mundos.
    Um péssimo material (laminado)
    Zero preparação de base com mais um “profissional” ao jeito do bota pra lá.

Solução definitiva não tem nenhuma que não a antítese do que teve até agora. Contratar uma equipa que vá ai fazer o que tem de ser feito sem medo de orçamentar o que tem de ser, escolher uma solução com qualidade em detrimento do laminado e de preferência, que seja colado e não aplicado em sistema flutuante.

Não deverá acontecer pois os valores envolvidos seriam brutais e a logística absolutamente infernal uma vez que terá forçosamente de esvaziar a casa, remover a totalidade dos rodapés, fazer uma preparação de base efectivamente profissional e de preferência, aplicar um revestimento em condições. E naturalmente, não pode estar a habitar a casa.
    All and all, é só mais uma dos muitos milhares espalhadas por este Pais fora que não se deve resolver nunca.

Quando chegar o Inverno, mesmo as zonas onde já rebarbou, apresentarão muito provavelmente patologias uma vez mais.

Enfim, mais do mesmo.

PS: não sugiro minimamente que faça o autonivelante sem ter experiência para tal. E muito menos que o faça com autonivelantes para bricolage…
    Concordam com este comentário: Dfm93
  3.  # 3

Colocado por: Joao DiasBasicamente, tem o pior dos dois mundos.
    Um péssimo material (laminado)
    Zero preparação de base com mais um “profissional” ao jeito do bota pra lá.

Solução definitiva não tem nenhuma que não a antítese do que teve até agora. Contratar uma equipa que vá ai fazer o que tem de ser feito sem medo de orçamentar o que tem de ser, escolher uma solução com qualidade em detrimento do laminado e de preferência, que seja colado e não aplicado em sistema flutuante.

Não deverá acontecer pois os valores envolvidos seriam brutais e a logística absolutamente infernal uma vez que terá forçosamente de esvaziar a casa, remover a totalidade dos rodapés, fazer uma preparação de base efectivamente profissional e de preferência, aplicar um revestimento em condições. E naturalmente, não pode estar a habitar a casa.
    All and all, é só mais uma dos muitos milhares espalhadas por este Pais fora que não se deve resolver nunca.

Quando chegar o Inverno, mesmo as zonas onde já rebarbou, apresentarão muito provavelmente patologias uma vez mais.

Enfim, mais do mesmo.

PS: não sugiro minimamente que faça o autonivelante sem ter experiência para tal. E muito menos que o faça com autonivelantes para bricolage…

Agradeço pela resposta!

Esvaziar a casa para já não é problema, visto que a casa é nova e não tem praticamente nada ainda. Descolar rodapés também foi feito na ultima "reparação", por isso, retirar novamente, não vejo problema.

Existe multicamada de 8mm? A distância da laje às molduras das portas é de cerca de 8mm. O ultimo degrau das escadas encosta no piso laminado, o que mais uma vez, perfaz os 8mm para a laje.

Se se optar por um multicamada colado, é necessário autonivelar, ou devido aos 8mm, torna-se perigoso nivelar com o risco de diminuir esta altura disponivel?

Em relação ao mercado, quais os valores por m2 do piso multicamada já com colocação?
  4.  # 4

Colocado por: Rafao95

Agradeço pela resposta!

Esvaziar a casa para já não é problema, visto que a casa é nova e não tem praticamente nada ainda. Descolar rodapés também foi feito na ultima "reparação", por isso, retirar novamente, não vejo problema.

Existe multicamada de 8mm? A distância da laje às molduras das portas é de cerca de 8mm. O ultimo degrau das escadas encosta no piso laminado, o que mais uma vez, perfaz os 8mm para a laje.

Se se optar por um multicamada colado, é necessário autonivelar, ou devido aos 8mm, torna-se perigoso nivelar com o risco de diminuir esta altura disponivel?

Em relação ao mercado, quais os valores por m2 do piso multicamada já com colocação?

Se só tem 8mm disponíveis, nunca vai conseguir fazer um trabalho em condições pois necessitaria sempre, no mínimo de 15mm para aplicar autonivelante, cola e um multicanadas de 9mm espessura que é coisa que eu pessoalmente não recomendo sequer.
    Concordam com este comentário: Dfm93
    • Dfm93
    • 20 outubro 2025 editado

# 5

Colocado por: Joao Dias
    Se só tem 8mm disponíveis, nunca vai conseguir fazer um trabalho em condições pois necessitaria sempre, no mínimo de 15mm para aplicar autonivelante, cola e um multicanadas de 9mm espessura que é coisa que eu pessoalmente não recomendo sequer.
    Concordam com este comentário:Dfm93

Acho que recorrer a uma empresa profissional que faça o nivelamento em condições e optar por aplicar piso cerâmico seria uma opção viável e não tão cara.
    Infelizmente o piso flutuante é uma dor de cabeça quando a base não está em condições.

O Sr. João por acaso não facultaria o contacto da sua empresa aqui pelo fórum?

Cumprimentos
  5.  # 6

Colocado por: Dfm93

Acho que recorrer a uma empresa profissional que faça o nivelamento em condições e optar por aplicar piso cerâmico seria uma opção viável e não tão cara.
    Infelizmente o piso flutuante é uma dor de cabeça quando a base não está em condições.

O Sr. João por acaso não facultaria o contacto da sua empresa aqui pelo fórum?

Cumprimentos

Envie email para [email protected] e eu vejo como posso ajudar

0.0096 seg. NEW