Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos, estou a começar uma construção e estou com duvidas em relação ao que fazer em relação á altura da cave. Já tenho a estrutura feita e era suposto ter 2.35m altura da cave o que era normal, sendo que na zona das vigas teria 2.10/2.15 portanto o normal.
    Sendo que fizeram mal o construtor anterior e essa é a altura que tenho atualmente desde o topo das sapatas mas ainda falta fazer a lage. o construtor propôs duas situações possíveis, que consegue fazer a lage e acabamento a rondar os 20cm e ficou com altura até aos pilares de 2 metros e 2.25 ao topo que me parece muito a conta pois tenho um salão grande de convívio na cave, ou fazer um lintel a volta das sapatas e acentar a lage ficando ao nível do topo das sapatas e fica os últimos 10cm de acabamento acima das sapatas mas fico comprometido no sentido que a caleira que vem junto às muralhas e tem que escovar a água para a caixa de ar não é possível e posso vir a ter problemas de infiltrações nas paredes. Não sei se me estou a explicar bem mas não sei o que fazer alguma ideia? Ou ganho pé direito e fico com os 2.35 e possívelmente posso vir a ter problemas de infiltrações ou fico com 2.25 que me parece demasiado baixo e já consegue passar as águas que vem das muralhas para a caixa em baixo da lage.
  2.  # 2

Deve decidir o que fazer com o director técnico de obra, com o diretor de fiscalização. Deve ainda incluir o coordenador de projectos, arquitecto e autor do projecto de estabilidade.
    Concordam com este comentário: marco1
  3.  # 3

E sinceramente veja essa opção de trazer aguas exteriores para debaixo da laje, o engenheiro do projeto de águas e esgotos deve arranjar outra solução.
  4.  # 4

Boa tarde, eu queria colocar aqui fotografia mas não consigo não sei porquê. O que acontece é que debaixo da lage da cave vai ter uma caixa onde vai haver sempre água pois passa ali um riacho e vai ter uma bomba ligada em permanência para enviar as águas fora. Daí as águas que vem junto a muralha vão para essa caixa que depois irão ser estradas pela bomba.
  5.  # 5

Boa noite gostaria de saber se podem dar alguma sugestão para esta situação, tenho uma cave com cerca de 100m2, quando fizeram a estrutura deixaram o pé direito baixo uma vez que neste momento tenho das sapatas de fundação ao topo da lage do RC 2.50m de altura, estava previsto 2.35 de pé direito mas com 15cm não é suficiente para fazer a lage mais o acabamento. O construtor sugere rasgar as sapatas entre 5 a 8 cm para assentar as vigotas e com isso conseguir ganhar mais uns cm....o que se traduz em sensivelmente 2m nas portas e nas zonas ontem tem as vigas no teto mais baixas e na restante área 2.20/2.25m. parece me muito baixo uma vez que vou ter uma área de lazer e uma lavandaria. Falamos na hipótese de fazer um lintel a volta das sapatas para baixar mais mas o construtor diz que vai dar problema pois a ideia era o topo da lage ficar ao nível do topo das sapatas e a caleira que vai fazer junto às muralhas depois fica acima da lage. Não sei se me estou a fazer entender mas vou colocar uma fotografia para ver se é mais fácil. Obrigado
  6.  # 6

Segue fotografia
      Screenshot_2025-12-04-22-01-01-994_com.miui.gallery.jpg
  7.  # 7

Segue fotografia
      Screenshot_2025-12-04-22-03-36-246_com.miui.gallery.jpg
  8.  # 8

Isso não precisa de vigotas para nada, regulariza o terreno, coloca geotêtil, enche com brita até ao nível das sapatas e depois laje armada com 12cm
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Boa noite tem que ficar uma caixa por baixo pois infelizmente passa um riacho por baixo e quando chove a água nasce por baixo onde se vê aí a terra, tem que ficar uma caixa de ar que vai ter uma bomba para puxar as águas para a rua
  10.  # 10

O meu problema aqui é altura do topo das sapatas ate a lage do teto são 2.50 neste momento o que sobra pouco com lage e acabamentos
  11.  # 11

Colocado por: lmcf2528Boa noite tem que ficar uma caixa por baixo pois infelizmente passa um riacho por baixo e quando chove a água nasce por baixo onde se vê aí a terra, tem que ficar uma caixa de ar que vai ter uma bomba para puxar as águas para a rua

Não precisa da caixa, coloca drenos e um poço de bombagem.
  12.  # 12

Colocado por: lmcf2528O meu problema aqui é altura do topo das sapatas ate a lage do teto são 2.50 neste momento o que sobra pouco com lage e acabamentos

2.5-0.13 = 2.37m de pé direito, não é mau. Na minha sala tenho 2.40m e acho bom.
  13.  # 13

Se assim fosse estava óptimo o pé direito. Não sei porque o construtor não propôs isso. Falaram me também na hipótese de lage colaborante mas mesmo sendo galvanizada tenho receio pelo contacto com a água.
  14.  # 14

Se não tiver de passar infraestruturas nesse piso, pode considerar pavimentos entre sapatas com uns 12 a 15cm , ficando dpeois no limpo, uns 3 cm acima dessas sapatas (vinílico LVT.). Faz o massame armado, incluindo a entrega/sobreposição de armaduradas nas sapatas e linteis com argamassas/ancoragens próprias.
    O problema da água terá sempre de o tentar resolver com o dreno previamente enterrado. Mas se essas fundações não foram devidamente impermeabilizadas, duvido que não venha a ter problemas seja qual for a solução.
  15.  # 15

Faça como aqui descrito.

Colocado por: PickaxeNão precisa da caixa, coloca drenos e um poço de bombagem.

Exato, faz um sistema de drenagem dentro do enrocamento e uma caixa de bombagem para assegurar que o nível freático não aumenta.

Colocado por: PickaxeIsso não precisa de vigotas para nada, regulariza o terreno, coloca geotêtil, enche com brita até ao nível das sapatas e depois laje armada com 12cm
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

E pode ainda, antes de executar o massame, aplicar uma manta de bentonite de forma a selar qq agua que se queira escapar para o piso e entre o massame armado e as paredes/ pilares.

PS: Não tem os projetistas para o ajudarem? isto não tem nada que saber (ou não deveria ter nada que saber)... Agora sugerir uma laje colaborante/ laje aligeirada, no seu caso, é puro desconhecimento.
  16.  # 16

Essas fundações assente numa piscina só lhe irá trazer problemas futuros.
    Como já referiram, deve pensar num sistema de drenagem e não num sistema de esconder o problema.
    Eu diria ainda mais
    Colocado por: Pedro BarradasNão tem os projetistas para o ajudarem?

Como é que é possivel que os DO sejam deixados assim sozinhos em situações desta gravidade?
  17.  # 17

As soluções apresentadas foram lage com vigas pré esforçadas e roçar as sapatas uns 5 a 8 Cm , lage colaborante, ou lage copulex foi a última apresentada. Ficaria sim esta caixa de ar mas com drenagem das águas com uma bomba e duas caixas sendo que uma ficaria mais funda que a outra para prevenir problemas. Ficaria também com um tubo para o exterior para ventilar essa mesma caixa de ar que vai ter sempre humidades pois nasce água por baixo. Nunca me foi apresentado esta situação de encher com brita e por os drenos. Na fotografia que envio agora vê se os drenos nas sapatas que foram deixados para a água passar de um lado para o outro das sapatas.
      Screenshot_2025-12-05-13-04-36-516_com.miui.gallery.jpg
  18.  # 18

A empresa de construção é grande e conhecida na minha zona já fez prédios e varias moradias e não entendo como não me apresentam uma solução destas
  19.  # 19

o principio não é andar a criar caixas de ar com drenos mas sim desviar as águas pelo exterior e drenar eventuais águas pelo interior. Isto com recurso a drenos. Depois é tentar impermeabilizar o possivel por fora e no piso terreo meter gravilha e forte impermeabilização, por exemplo manta bentonitica SOB um massame armado.
    quanto ao pé direito vive-se bem ai com uns 2.35 /2.40 mesmo que em zonas de vigas tenha 2.2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcf2528
  20.  # 20

Assim como as paredes da cave enterradas também estou reticente pois comprei a estrutura assim feita por fora somente foi colocando a tela pitonada que em alguns pontos está detiorada e vai ter de ser substituída mas a estrutura as terras já estão acabadas em maior parte dos sítios e o que dizem fazer e uma caleira por dentro para eventuais águas que desçam das muralhas e fazer uma parede de tijolo a volta para criar uma caixa de ar,sem nenhum tipo de isolamento o que me parece insuficiente. Já propus ser aplicado pelo interior as massas da secil ou equivalente como mostro da imagem seguinte. Também tem alguma alternativa que considerem positiva? Obrigado desde já pela vossa disponibilidade
      Screenshot_2025-12-04-23-20-39-558_com.android.chrome.jpg

0.0228 seg. NEW