Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Marco1

O problema é que nasce água pela terra em baixo pois passa um antigo riacho.

Eu penso que praticamente não escorre nada pelas muralhas somente onde tem as aberturas ainda que deixaram das saídas de fogos etc. E vai levar uma caleira pelo interior das muralhas para drenagem de águas que possam descer por ali. Pelo exterior não sei se foi deixado alguma drenagem mas pelo que tenho visto em três anos as águas não escorrem pelas paredes de betao
  2.  # 2

Comprou a casa já com a estrutura feita?
    Aqui nesta zona, aquela viga tem armaduras no interior que deveriam ser algo como o assinalado a AMARELO.
    Como é que deixaram ali uns negativos para a água passar
      Figura1.JPG
  3.  # 3

ZedaSilva

Sim comprei o terreno com a estrutura de betão já feita, pois honestamente não sei como foi feito mas deixaram esses tubos nas sapatas centrais nas que estão encostadas às muralhas não. Honestamente não sei como uma empresa de construção desta dimensão não me apresentam as soluções aqui apresentadas e dizem que 2.20 na cave vai estar óptimo quando na realidade não vai estar. Uma cave com mais de 100m2 e que não vai ser usada para estacionamento
  4.  # 4

Colocado por: zedasilvaComprou a casa já com a estrutura feita?
    Aqui nesta zona, aquela viga tem armaduras no interior que deveriam ser algo como o assinalado a AMARELO.
    Como é que deixaram ali uns negativos para a água passar
      Figura1.JPG
    Concordam com este comentário: zedasilva
      Figura12.JPG
  5.  # 5

Mas já está assim á mais de 10 anos com a estrutura feita e não vejo rachas nem problemas estruturais
  6.  # 6

O meu problema agora é chama los de incompetentes e apresentar a solução aqui apresentadas que me parece mais realista. Mas só sabem dizem que quando fizeram a estrutura calcularam mal a altura porque dizem que do topo das sapatas até ao teto está com 2.50m e é pouco. Enfim
  7.  # 7

Colocado por: lmcf2528O meu problema agora é chama los de incompetentes e apresentar a solução aqui apresentadas que me parece mais realista.

Antes de se meter em problemas convém analisar qual é a sua posição e força neste contexto todo.
    Comprou algo que já estava construído em que condições?
    Essa solução que a empresa está a dar advém de quê?
    Quem a vai pagar?
  8.  # 8

Comprei á sensivelmente três anos mas conheço pois o terreno e a estrutura eram de pessoas conhecidas que infelizmente não tiveram capacidade financeira para terminar. A empresa que contratei agora não é a mesma empresa que fez estes trabalhos Que foram feitos a mais de 10 anos. As soluções apresentadas foi tendo em conta o que lá está mas quem vai pagar tudo sou eu e fico reticente em perceber que responsáveis a quem estou a pagar para não me apresentarem uma solução como aqui foi apresentada, sabem tudo e não sabem nada. Dizerem que ficar com um pé direito na cave de 2.20m de altura numa cave com zona de estar e mais de 100m2 e que está bom é realmente de alguém que se não se preocupa com quem está a pagar para fazer. Nem sei o que pensar
  9.  # 9

Colocado por: lmcf2528A empresa que contratei agora não é a mesma empresa que fez estes trabalhos

Ótimo, nesse caso, em principio você tem alguma margem de manobra.
    Comprou uma casa inacabada, certamente que junto da câmara teve que fazer um qualquer procedimento para continuar com as obras. Nesse procedimento não tem um técnico que assumiu a fiscalização dos trabalhos?
    Esse técnico fez alguma análise prévia à estrutura?
    Já o contactou para opinar sobre este problema?
    No contrato de empreitada/orçamento que fez com o novo empreiteiro, o que é que ficou definido em relação à solução para este problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcf2528
  10.  # 10

Sim solicitei uma licença especial para obras inacabadas que a mesma já saiu. Sim o tecnico é o meu arquiteto e também autor do projeto e fiscal de obra. Não foi feita nenhuma análise á estrutura, no sentido em que foi ele que desenhou e a empresa de construção anterior fez a vários anos seguindo o que estava previsto no projeto. Ficou definido que iriam fazer uma lage de betão mas foram abertos a outra hipóteses como a lage colaborante ou está última lage cupolex que o arquiteto sugeriu que já tinha feito noutra obra, mas claro que o construtor referiu que tinha que ver os valores para ver se estavam dentro do mesmo orçamento da lage aligeirada que tinha previsto. Foi quando sugeriu para ganhar espaço roçar as sapatas para baixar a lage mas continua a referir que no máximo fico com 2.25m altura e não me agrada por isso venho aqui solicitar opiniões para ver se existem alternativas para o problema. Assim como o isolamento das paredes enterradas que referi a pouco que me parecem insuficientes o que pretende fazer o construtor e que não estou de acordo nem o fiscal
  11.  # 11

Colocado por: lmcf2528Sim o tecnico é o meu arquiteto e também autor do projeto e fiscal de obra.

O arquiteto, autor do projeto, não pode ser o fiscal de obra. Teria de ser um técnico independente.
  12.  # 12

Colocado por: lmcf2528autor do projeto e fiscal de obra

Não pode!
    Ou melhor, ninguém o proíbe mas enquanto técnico está obrigado a seguir um código deontológico e esse código é muito claro nisso.
    Autor de projeto e fiscalização são atividades incompatíveis.
    Colocado por: lmcf2528Não foi feita nenhuma análise á estrutura

Um erro de palmatória. Isso deveria ter sido a primeira coisa a fazer antes do primeiro risco.
    Colocado por: lmcf2528a empresa de construção anterior fez a vários anos seguindo o que estava previsto no projeto

Isso não é verdade. Há ali coisas que se vê perfeitamente que nunca poderiam estar nos projetos.
    Colocado por: lmcf2528Ficou definido que iriam fazer uma lage de betão

Fazer ali uma lage em betão é um erro que duvido que qualquer técnico com o mínimo de responsabilidade subscreva.
    Colocado por: lmcf2528roçar as sapatas para baixar a lage

Outro erro que qualquer técnico que o prescreve deveria ser queimado em praça publica
    Colocado por: lmcf2528venho aqui solicitar opiniões para ver se existem alternativas para o problema

Existem e já lhe deram aqui algumas.
    Outra que deveria implementar de imediato era despedir o seu pseudofiscal e contratar alguém que efetivamente saiba o que está a fazer e defenda os seu interesses
  13.  # 13

Para mim tudo isto é uma novidades e começo a ficar preocupado realmente porque ao final de tantos meses estou a entrar por um caminho que realmente parece me agora não ser o que deveria. Quando refere analisar a estrutura em que consiste mais propriamente? A lage de betão não sei se é o termo técnico mas seria colocar umas vigas pré esforçado e uma lage aligeirada com a caixa por baixo e drenagem para uma caixa onde teria uma bomba e enviava as águas para a caixa na rua. Não sei honestamente ao fim de quase 1 ano de programar as coisas e a uns dias de iniciar os trabalhos o que fazer
  14.  # 14

Quando digo fiscal de obra não é director de obra, pois o diretor pertence aos quadros da empresa de construção o meu fiscal é o meu arquiteto que fez o projeto á muitos anos
  15.  # 15

Colocado por: lmcf2528Quando refere analisar a estrutura em que consiste mais propriamente?

Analisar "com olhos de vêr" verificar como está a estrutura e o que é necessário fazer para que no futuro não tenha problemas.

Colocado por: lmcf2528seria colocar umas vigas pré esforçado e uma lage aligeirada

Solução desadequada para o seu caso.
    A solução que lhe deram é muito mais eficaz, barata e de fácil execução.

Colocado por: lmcf2528o meu fiscal é o meu arquiteto que fez o projeto á muitos anos

O código deontológico a que ele está obrigado diz que ele não pode assumir essas duas funções.

Colocado por: lmcf2528o diretor pertence aos quadros da empresa de construção

Que se for um técnico responsável terá a obrigação de alertar que andar a rapar as sapatas e vigas de fundação é algo que nunca deve ser feito
  16.  # 16

Colocado por: lmcf2528Quando digo fiscal de obra não é director de obra
    ninguém está a confundir

Colocado por: lmcf2528o meu fiscal é o meu arquiteto que fez o projeto á muitos anos
    não pode, a ordem dos arquitectos proibe isso pois há conflitos de interesse
  17.  # 17

Honestamente ainda bem que ainda não assinei contrato nenhum de empreitada, ia assinar para a semana mas estou a ver que não sei se vou avançar. Estou á quase 1 ano nisto e fico revoltado e desmotivado com algo assim. A diretora de obra não se opos a esta situação de roçar as sapatas de fundação e eu achei estranho tudo isto. E não entendo como várias empresas que lá foram de construção nenhuma me propôs a situação aqui descrita para fazer a lage da cave.
  18.  # 18

Ou ando com muito azar com a pessoas ou então não sei, escolhi uma empresa mais conhecida no mercado por sinal a mais cara dos orçamentos que recebi por conta de tanta vigarice que já ouvi e resulta que pelos vistos não foi a melhor escolha. Já não sei o que fazer, se tento orientar as coisas ou se vai tudo por água abaixo e tenho que começar a procurar outras empresas
  19.  # 19

Antes de mandar tudo às urtgas. Faça assim:
    Sugira a intervenção que propomos. e veja a reação do empreiteiro ( mas do diretor técnico de obra - O eng. do empreiterio)
    Não abdique da manta bentonitica, já que o espaço, pelo que entendo irá ser habitável.
    Sendo habitável, ninguem falou, deve dotar o pavimento de isolamento térmico, no minimo 50mm de XPS ( floormate) ou outra solução equivalente.
    Prever a devida drenagem das zonas que serão cheias com o enrocamento, o sistema de bombagem.

De resto. Nos elementos estruturais, não pode como é obvio andar a desbastar. Já basta os negativos de atravessamento das vigas de equilibrio/ fundação...
    Agora é lidar...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcf2528
  20.  # 20

Colocado por: lmcf2528ainda bem que ainda não assinei contrato nenhum de empreitada

Se ainda não assinou, reveza tudo e proponha alterações que lhe possam dar mais garantias de amanhã não ter problemas.

Colocado por: lmcf2528A diretora de obra não se opos a esta situação

Se é uma gaj.. senhora não será de bom tom ser queimada em praça pública. Mas pelo menos dois calduços seriam merecidos.

Colocado por: lmcf2528E não entendo como várias empresas que lá foram de construção nenhuma me propôs a situação aqui descrita para fazer a lage da cave.

O objetivo primeiro de uma empresa é faturar. É logico que lhe proponham as soluções que são mais benéficas a eles.

0.0247 seg. NEW