Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Para quem pensa construir uma habitação, "faz sentido" poderar um deste tipo de construções?
    Estve este fim de semana na exponor e obtive esta informação por catálogo sem dados em particular por profissionais da área.

    SISMO - www.sismo.eu
    Engiaço - www.engiaco.com

    Se poderem informar quanto a:

    Preço de um ou outro vs construção comum
    Durabildade da construção

    A engiaço parece ser soberbo, no entanto, prefiro ter feedback Vossa
    Obrigado
  2.  # 2

    Boa noite,

    Mais alguem tem experiencia com este metodo construtivo?

    Cumpriemntos
    • Lurgee
    • 7 outubro 2010 editado

     # 3

    Viva

    Sobre a Sismo não conheço o método de construção. Mas também passo a ter interesse pois estou em fase de decisão do método de construção:

    Actualmente tenho:
    - Tradicional
    - Betão pre-fabricado (vigobloco)
    - e agora Sismo :)

    Foram hipoteses:
    - LSF (pelo preço)
    - MadreMax Constalica (pela pouca vontade)


    No método LSF (engiaço), dou-lhe um conselho sério. Fuja dessa empresa. Fuja mesmo! Existem muitas outras.

    Sobre construção LSF tem o tópico: https://forumdacasa.com/discussion/180/construcao-em-acosteel-framing-light-steel-framing-lsf/

    abraço
  3.  # 4

    Bem, quanto a qualidade da engiaço de momento não sei, quando começou sua actividade fiz bastantes fundações par essa empresa e acompanhava de perto o sistema ( a única queixa da empresa era a mesquinhice do engenheiro, que queria trabalhar em betão ao milímetro hehe), e o que posso dizer é que numa delas que é revestida a blocos de granito vila real por fora, durante a sua execução ouve uma grua que caiu em cima de um canto da cobertura e para meu espanto os danos foram mínimos, posso dizer ate que fiquei bastante surpreendido. quanto ao ser melhor ou pior que outros sistemas, quando houver um sismo poderei responder
  4.  # 5

    O que disse não foi de ânimo leve, não íria fazer este comentário se não tivesse/conhecimento algo contra...
  5.  # 6

    Relativamente ao sistema SISMO.

    Liguei para lá para saber mais informações, porque passei a ser parte interessada também, e o que me disseram, é que eles não são construtores.

    Sismo é apenas um sistema de cofragem, e este é feito pelo construtor civil, "normal".

    O que eles fazem é o projecto de estrutura, fornecem o material e o construtor fornece a mão-de-obra, fazem formação e apoio técnico em obra.

    Disseram-me que se comparável com o material normal que se constrói, pode ser um pouco mais caro, mas que é recuperado na mão-de-obra, já que requer muito menos em quantidade e em tempo.

    Perguntei-lhes como é que pediria um orçamento a um construtor por este método, disseram-me que pedia apenas a mão-de-obra.

    Enviei para lá o meu projecto, vamos lá ver se vale a pena, e como irei (a ir por esta via) colocar um construtor a orçamentar e construir uma coisa que nunca fez.

    cumps
    • LMSC
    • 8 outubro 2010

     # 7

    Sim à partida está em vantagem em relação a mim, não sabia que se tivesse o projecto inicial em estrutura tradicional eles na fábrica fizessem a adaptação para o sistema deles. Mas depois se decidir por esse sistema, não terá que meter projecto de alterações na Câmara, visto o projecto de estabilidade deixar de ser igual à tradicional (penso eu)?
    Tenho conhecimento de uma construção de uma moradia em fase de acabamento, em Anobra (Condeixa-a-Nova), mas ainda não cheguei a encontrar o dono da obra para poder trocar ideias e saber o que o levou a optar por esse sistema.
    Vou construir na zona de Coimbra.
    Cumps.
  6.  # 8

    Sim, se optar por este sistema, terei que submeter/substituir o projecto de estrutura elaborado pela SISMO.

    Se conseguir contactar o dono dessa obra e partilhasse seria óptimo!

    cumps
    • LMSC
    • 8 outubro 2010

     # 9

    Concerteza que o farei, pois a informação é muito escassa. Já agora para ter uma ideia, a minha moradia tem 260m2 e só em painéis/módulos orçamentaram em 34000€+iva.
    Cumps.
    • LMSC
    • 8 outubro 2010

     # 10

    O tempo de construção também é essencial para mim, pois estou a pagar renda de um apartamento.
    Segundo estimativa da fábrica são precisas 205h para a mão de obra para paredes (horas homem);
    Para as lages 115h (horas homens);
    Após ter chegado este orçamento da fábrica, o Engº penso eu que me disse cerca de 22 dias úteis com uma equipa de 3 homens para efectuar os 3 pisos (tenho cave).
  7.  # 11

    22 dias úteis não me parece mau. E com a construção tradicional tem o prazo de execução para o mesmo trabalho, para comparar?
    • LMSC
    • 8 outubro 2010

     # 12

    Como o projecto desde inicio foi contemplado nesse sistema não tenho prazos para o método tradicional. Mas segundo a experiência de alguns colegas meus que construiram, (telhado em cima e reboco exterior) nada menos de 2/3meses, e tem de ter uma boa equipa a trabalhar todos os dias.
  8.  # 13

    Sou novo por aqui, mas acabei de comprar uma casa de pedra no Minho, em aparente estado de conservação. As obras necessárias prendem-se com a substituição do soalho (casa de dois pisos), telhado e redivisão. Pensei para isso usar o aço. Contactei a empresa ENGIAÇO, mas agora que vi o comentário do membro Lurgee gostaria de perguntar qual a experiência negativa que ele tem com esta empresa, pois ainda estou a tempo de me desviar dela. Não ficou claro, e assim parece mais um comentario no ar.
  9.  # 14

    Expus a situação em susurro


    Colocado por: nelson.silvaSou novo por aqui, mas acabei de comprar uma casa de pedra no Minho, em aparente estado de conservação. As obras necessárias prendem-se com a substituição do soalho (casa de dois pisos), telhado e redivisão. Pensei para isso usar o aço. Contactei a empresa ENGIAÇO, mas agora que vi o comentário do membro Lurgee gostaria de perguntar qual a experiência negativa que ele tem com esta empresa, pois ainda estou a tempo de me desviar dela. Não ficou claro, e assim parece mais um comentario no ar.
  10.  # 15

    Caros amigos:

    Na sequência das mensagens anteriores, informo que a Futureng, um gabinete de engenharia dedicado em exclusivo ao Light Steel Framing, possui um site em constante desenvolvimento que pretende ser uma Enciclopédia deste sistema construtivo. Lembro que não somos construtores, mas estamos disponíveis para esclarecer questões técnicas que nos queiram colocar. Por falta de tempo de verificar todos os fóruns onde se discute o LSF, sugerimos que nos deixem as eventuais questões no nosso site, aqui:
    http://futureng.wikidot.com

    Sugerimos ainda que sigam a nossa página no Facebook onde costumamos colocar notícias sobre as nossas actividades, bem como imagens de obras executadas em LSF:
    http://www.facebook.com/futureng
    • LSA
    • 19 dezembro 2010

     # 16

    bom dia,
    também eu sou novo nestas andanças, estou em processo de decidir uma construtora para renovação e amplação de uma moradia antiga em pedra. A engiaço pareceu-me uma alternativa bastante válida, mas apos o comentario do membro Lurgee fiquei preocupado. Será que me poderia as suas razoes para desaconselhar esta empresa?? obrigado
  11.  # 17

    Colocado por: LMSCConcerteza que o farei, pois a informação é muito escassa. Já agora para ter uma ideia, a minha moradia tem 260m2 e só em painéis/módulos orçamentaram em 34000€+iva.
    Cumps.


    Paredes interiores incluídas?
    E as paredes da cave também são neste painéis?
    • LMSC
    • 19 dezembro 2010

     # 18

    Navegas,
    sim claro, todas as paredes interior/exterior/cave são com os painéis, assim como as lajes dos pisos são neste sistema. Cumps.
  12.  # 19

    Como é que é feita a passagem de cabos electricos, fixação de louças, rede de águas, caixas de colector, etc...
    • LMSC
    • 19 dezembro 2010

     # 20

    Dê uma espreitadela em www.sismo.eu, veja o video de demonstração do método de construção.Cumps.
 
0.0276 seg. NEW