Iniciar sessão ou registar-se
    • gaps
    • 11 dezembro 2025

# 1

Boa tarde a todos.

Comprei uma moradia geminada há alguns anos, que tenho vindo muito lentamente a remodelar. Tomei recentemente a decisão de a habitar, mas deparei-me com um problema quanto ao CPE/contador da luz.

Esta moradia, ao contrário das restantes que possuem já um quadro interior, contador inteligente e portinhola exteriores, possui apenas um quadro e contador interior.

O que é necessário para proceder a essa "atualização"? Ando à procura de CPE, mas não tenho acesso a qualquer fatura de eletricidade, e o portal da E-Redes pede o número de 10 digitos que identifica o contador. O contador, neste caso, possui apenas 7.

Segue, em anexo, foto do contador.

Agradeço toda e qualquer orientação!
      20251211_122648-min.jpg
      20251211_122653-min.jpg
    • gaps
    • 11 dezembro 2025

# 2

Reparei agora na opção de procurar pela morada na E-REDES... e das 16 moradias geminadas da rua, esta é a única cujo número não aparece selecionável. Terei então de proceder com um pedido de ligação à rede? Obrigado.
  1.  # 3

Se o imóvel não tem CPE é um PLR novo, como se fosse uma moradia nova, instalação e certificação conforme regras técnicas em vigor.
    Concordam com este comentário: JCPL18
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gaps
    • gaps
    • 11 dezembro 2025

# 4

Colocado por: VarejoteSe o imóvel não tem CPE é um PLR novo, como se fosse uma moradia nova, instalação e certificação conforme regras técnicas em vigor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gaps

Obrigado pela intervenção aqui e nos restantes posts em que me foi útil!

Quanto a isto, resta-me esgotar as vias por onde poderia encontrar o CPE, correto?
    Como referido anteriormente, é o único número de polícia que não se encontra "selecionável" no portal da E-REDES.. ainda assim permitiu-me que o deixasse por escrito no formulário... conforme a resposta, confirma a existência ou ausência de CPE e prossigo de acordo, correto? Há outras alternativas que me possam ser úteis na procura do CPE? Obrigado.
    • gaps
    • 11 dezembro 2025

# 5

Tenho a certeza que esta moradia já teve eletricidade, visto estar inserida num bairro com cerca de 60 moradias, construído antes de 1951.. tem tomadas e interruptores da época. Das 8 que visitei até agora, é a única sem a portinhola e contador inteligente exterior... conta apenas com o contador analógico antigo junto de uns fusíveis cerâmicos.
  2.  # 6

E está sem contrato ativo há quanto tempo ?

Podem ter dado baixa do CPE.. é uma chatice abrir novo plr
  3.  # 7

Tenho vários casos de imóveis sem contrato há mais de 20 anos, com contador + DCP selados pela EDP, já não estão no sistema da eredes.

Quando querem fazer contrato, não existe no sistema.

Até casos desses em apartamentos/prédios.

Andou a fazer obras estes anos sem eletricidade?
    Concordam com este comentário: JCPL18
    • JCPL18
    • 11 dezembro 2025 editado

# 8

Boa noite.
    Trabalho no apoio ao cliente da e-redes.
    O site não está configurado para aceitar números de contador antigos, mas pode preencher um formulário de contacto no site (final da página) com as fotos, morada, coordenadas geográficas, nome/NIF do antigo titular.
    Com estes dados pode ser que se consiga encontrar ;) e sempre poupa uns €
    Também pode ligar para a linha 218100100 mas acaba por depender da boa vontade de quem atende...
    Como diz o varejote acima há muitos que acabam por ser apagados quando estão desligados há mais de 10 anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gaps
  4.  # 9

Pode partilhar o link onde procura pela morada?

Colocado por: gapsReparei agora na opção de procurar pela morada na E-REDES... e das 16 moradias geminadas da rua, esta é a única cujo número não aparece selecionável. Terei então de proceder com um pedido de ligação à rede? Obrigado.
    • gaps
    • 11 dezembro 2025

# 10

Colocado por: JCPL18Boa noite.
    Trabalho no apoio ao cliente da e-redes.
    O site não está configurado para aceitar números de contador antigos, mas pode preencher um formulário de contacto no site (final da página) com as fotos, morada, coordenadas geográficas, nome/NIF do antigo titular.
    Com estes dados pode ser que se consiga encontrar ;) e sempre poupa uns €
    Também pode ligar para a linha 218100100 mas acaba por depender da boa vontade de quem atende...
    Como diz o varejote acima há muitos que acabam por ser apagados quando estão desligados há mais de 10 anos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gaps

Agradeço a ajuda!

Ainda que não me permitisse selecionar números, deixei o número por escrito. Também preenchi outro formulário sobre o CPE, onde expliquei a situação, identifiquei a morada e etc. Vou procurar pelo formulário a que se refere também. Liguei para o 218100100, mas após 30 minutos de espera pedi que entrassem em contacto quando possível (marcando 1).

Muito obrigado.
  5.  # 11

Pode existir o CPE no imóvel, mas com uma morada antiga, no cadastro de eredes.

Os casos que falo são o que comprovadamente, (já)não existe CPE.
    • gaps
    • 11 dezembro 2025

# 12

Colocado por: BigmousePode partilhar o link onde procura pela morada?

É selecionar "Não" quando perguntam se tem o número do contador.
    https://balcaodigital.e-redes.pt/premises/request-cpe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Doncar
    • gaps
    • 11 dezembro 2025 editado

# 13

Colocado por: VarejoteTenho vários casos de imóveis sem contrato há mais de 20 anos, com contador + DCP selados pela EDP, já não estão no sistema da eredes.

Quando querem fazer contrato, não existe no sistema.

Até casos desses em apartamentos/prédios.

Andou a fazer obras estes anos sem eletricidade?
    Concordam com este comentário:JCPL18

Agradeço a ajuda.

Tenho mais moradias na mesma rua, quando preciso recorro a uma extensão de 50 metros.

Vou aguardar então pela resposta da E-Redes... se todas as outras 50+ moradias conseguiram modernizar a instalação, quero acreditar que tenha essa sorte... Obrigado.
    • gaps
    • 11 dezembro 2025

# 14

Colocado por: VarejotePode existir o CPE no imóvel, mas com uma morada antiga, no cadastro de eredes.

Os casos que falo são o que comprovadamente, (já)não existe CPE.

No caso da rua ter mudado de nome, por exemplo? O que seria uma morada antiga?

Nesses casos em que o CPE deixa de existir, obriga a um PLR novo? Quando a E-REDES afirma que não existe, o que recomenda?
    Faz-me confusão um PLR do zero se a eletricidade já chega até ao local designado...
  6.  # 15

Colocado por: gaps

No caso da rua ter mudado de nome, por exemplo? O que seria uma morada antiga?

Nesses casos em que o CPE deixa de existir, obriga a um PLR novo? Quando a E-REDES afirma que não existe, o que recomenda?
    Faz-me confusão um PLR do zero se a eletricidade já chega até ao local designado...

Muitas zonas mudam os nomes das ruas, urbanizações, lotes, etc.

O melhor é pedir ao vizinho do lado, que morada aparece nos dados do local, não na morada da correspondência da fatura.
    • gaps
    • 11 dezembro 2025

# 16

Colocado por: Varejote

Muitas zonas mudam os nomes das ruas, urbanizações, lotes, etc.

O melhor é pedir ao vizinho do lado, que morada aparece nos dados do local, não na morada da correspondência da fatura.

Compreendo, obrigado.

Nos dados do local noutros imóveis da mesma rua, cita a morada com que estou a tentar procurar. E no site da E-REDES todos os imóveis da rua aparecem selecionáveis para procura do CPE, excepto esta.
  7.  # 17

é este o link?

não consegui pesquisas o cpe pela morada!
    tenho mesmo interesse em saber

Colocado por: gaps

É selecionar "Não" quando perguntam se tem o número do contador.
    https://balcaodigital.e-redes.pt/premises/request-cpe
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Doncar
      Captura de ecrã 2025-12-15 161226.png
  8.  # 18

Gaps...

Pelo que sei,a linha de apoio, antes ainda conseguia procurar o contrato pelo número do contador. Veja se ainda é possível.

O resto já foi tudo dito pelo user JCPL18 e pelos restantes useres.
  9.  # 19

Colocado por: bluthunder82Gaps...

Pelo que sei,a linha de apoio, antes ainda conseguia procurar o contrato pelo número do contador. Veja se ainda é possível.

O resto já foi tudo dito pelo user JCPL18 e pelos restantes useres.

Conseguia pesquisar, se tivesse CPE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
    • gaps
    • 1 janeiro 2026

# 20

Colocado por: Bigmouseé este o link?

não consegui pesquisas o cpe pela morada!
    tenho mesmo interesse em saber

Captura de ecrã 2025-12-15 161226.png

Peço desculpa pela demora, que entretanto esqueci-me que tinha aberto este tópico.

Sim, o link é esse. Diga que não é titular de contrato de eletricidade e pretende saber CPE, preencha os seus dados no passo 2, e no último passo quando perguntar se sabe o número do seu contador, clique em "Não". Isso permitirá fazer uma pesquisa pela morada.

0.0255 seg. NEW