Colocado por: tiagodiafPode ligar com dois circuitos da mesma fase, não precisa de ligar os 2 neutros, 1 único é suficiente desde que tenha capacidade para o total dos dois circuitos por exemplo L1 e L2 em 2.5mm2 e o N em 4mm2
Colocado por: Pedro BarradasNão recomendo.( e o eletricista que aí foi que lhe disse?)
Tem de ligar em monofasico, presumo que tenha cabo de 2.5mm2 e deve proteger esse circuito por disjuntor 16A. inabilitar os restantes condutores.
Programara placa para limitar a potencia máxima abaixo dos 4000w.
PS: Arranje outro eletricista.
Colocado por: tiagodiafPode ligar com dois circuitos da mesma fase, não precisa de ligar os 2 neutros, 1 único é suficiente desde que tenha capacidade para o total dos dois circuitos por exemplo L1 e L2 em 2.5mm2 e o N em 4mm2 mas não use 2 condutores no neutro isso é irregular.
Colocado por: VarejoteEle diz que os condutores não mexem, o que o eletricista disse, era colocar 2 pretos a fazer de fase, azul e "castanho" a fazer de neutro.
Colocado por: Lusomeireles2Quando diz "ligar com dois circuitos da mesma fase" é ligar dois fios de 2.5mm no mesmo disjuntor?Não, cada um ao seu de 16A.
Colocado por: Lusomeireles2A minha questão é: posso ligar a placa com 2 fases separadas por disjuntor para não ficar limitado na potência da placa? E passaria a fase que sobra para neutro de modo a ficar com 2 neutros?
Colocado por: Lusomeireles2Não, pode ser 2 separados ou usar um bipolar, o que queria dizer com a mesma fase é que partilham a mesma entrada de corrente, imagino que seja monofásico logo isso é tudo a mesma fase, só nos trifásicos é que isto se complicava, sendo monofásico só tem de garantir que os dois condutores partilham o mesmo barramento de neutros se não isso vai dar asneira e disparar os diferenciais (se tiver mais que um, se só tiver um isto é não questão)Quando diz "ligar com dois circuitos da mesma fase" é ligar dois fios de 2.5mm no mesmo disjuntor?
Colocado por: euSim, claro que pode.e como resolve a questão do neutro, não pode colocar 2 condutores neutros em paralelo, não garantem repartição equilibrada da corrente. Pequenas diferenças de comprimento, aperto ou contacto fazem um conduzir mais corrente que o outro e podem resultar em sobreaquecimento, além que é contra as normas de segurança.
Não é a solução ideal, mas eletricamente não há problema.
Colocado por: tiagodiafe como resolve a questão do neutro, não pode colocar 2 condutores neutros em paralelo, não garantem repartição equilibrada da corrente. Pequenas diferenças de comprimento, aperto ou contacto fazem um conduzir mais corrente que o outro e podem resultar em sobreaquecimento, além que é contra as normas de segurança.
Não consegue fazer uma ligação nova mesmo que exterior?
Colocado por: Lusomeireles2Desde já agradeço pelas respostas!
Estou a ver que é dificil haver um consenso para esta situação! Vou tentar chamar outro eletrecista a ver se tem "mais" habilidade e consegue mudar os fios...
No entanto e respondendo ao tiagodiaf (ligação nova a vista não é opcão), estive analisar a rede eletrica e poderei ter outra solução!
A ligação quadro eletrico / placa, pode estar metade a vista e metade dentro da parede?
Tenho uma caixa de derivação em cima da porta da cozinha (tem uma ligação directa ao quadro eletrico) que depois deriva para a dispensa! São caixas onde andam os fios de iluminação e interruptores! Pelo que vi, tenho espaço para passar 3 fios de 6mm por esses tubos!
Tem problema dos fios da placa andarem nos mesmos tubos da iluminação/interruptores?
A partir da dispensa o fio da placa já ficaria a vista ate a zona da placa!
Colocado por: Varejote
Está a insistir nos 6mm porquê, 4mm disjuntor 20/25A chega e sobra.
Tenho 4mm e disjuntor de 20A, em 3 anos nunca disparou.
Colocado por: Lusomeireles2Além de ser o recomendado pela placa, aqui em casa usamos as 4 bocas em simultâneo várias vezes!
Colocado por: VarejoteBem, se quer 6mm, vai ter de arranjar maneira de os enfiar, porque 2 condutores de 2.5mm, não fazem 1 de 6mm.