Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Porque ninguém fala dos sistemas prh tipo minitec da uponor ou similares? Nao tem o mesmo rendimento?
  2.  # 2

porque são muito mais caros que os demais.

no mercado existem sistemas de radiante hidráulico desde os 25mm de espessura ja contando com o recobrimento em betonilha autonivelante ou 35mm com betonilha tradicional, além dos sistemas a seco que igualmente existem desde os 25mm.
    • PR10
    • 12 fevereiro 2026

# 3

O seu impreiteiro está a meter as unhas todas das mãos e pés nos orçamentos. Abra a pestana.
  3.  # 4

e não cumpre com os projetos, parece que ele é que manda, bolas cada caso.
  4.  # 5

Boa noite podem crer já esteve mais longe de ir de vela....o problema é na fase em que estamos fazer trocas não é de todo fácil, mais meses obra parada estou numa fase que nem sei o que faça mas já percebi que não posso confiar nos orçamentos que me passa. Pedi orçamentos e estou aguardar para saber o que consigo fazer em relação ao PRH, pois já estava a contabilizar a pré instalação do AC e como me disse que o PRH era uma fortuna já estava a optar por climatizar as IS com PRE mas se optar por PRH desisto dessa idea. Em termos de conforto imagino que não terá comparação com os AC.
  5.  # 6

o projeto previa o quê? piso radiante?
    ou apenas AC?
    é que essa casa vai levar VMC duplo fluxo fazia sentido ter piso radiante
    eu mandava parar os trabalhos que fossem possivel e reunia com projetistas e técnicos que eventualmente vão fornecer e aplicar a VMC e o piso radiante e punha isso tudo na ordem.
    fazer uma cobertura em laje de abobadilha e betão num caso destes e ainda por cima isola na inclinação num sotão sem pe direito para aproveitamento é um autetico disparate e quase lhe pagava o piso radiante , bastavam umas vigotas inclinadas e contra ripado e ripado para assentar a telha e isolava no pavimento do sotão, isso sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcf2528
  6.  # 7

Colocado por: marco1o projeto previa o quê? piso radiante?
    ou apenas AC?
    eu mandava parar os trabalhos que fossem possivel e reunia com projetistas e técnicos que eventualmente vão fornecer e aplicar a VMC e o piso radiante e punha isso tudo na ordem.
    fazer uma cobertura em laje de abobadilha e betão num caso destes e ainda por cima isola na inclinação num sotão sem pe direito para aproveitamento é um autetico disparate e quase lhe pagava o piso radiante , bastavam umas vigotas inclinadas e contra ripado e ripado para assentar a telha e isolava no pavimento do sotão, isso sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcf2528

Eu já comprei o terreno com a estrutura feita não foi este empreiteiro que fez, encheu mais foi para regularizar pois estava com desníveis grandes e teve de ser cheia alguns sítios com 20cm para ficar direita do mal que estava. Agora ando na dúvida o que faça em relação a cobertura. Tinha previsto telha preta penso que falei disso no grupo depois alterei para cobertura em zinco que ainda não foi aplicada, o problema foi agora a situação que falei ou faço uma caleira a roda a volta e tenho de fazer uma platibanda furar a toda a volta o betão para colocar ferros para puder levantar os 30cm para esconder e fazer a inclinação da caleira e preciso do xps para criar altura ou faço direto o zinco para fora com uma pingadeira, o problema é que tem 8 águas tinha de levar pelo menos uns 8 tubos de queda pois tem muitos cortes e tenho andado indeciso no que fazer....a platibanda é certo que não cai água direta nas varandas e no r/c a volta da casa mas necessita de manutenção para não entupir mas por outro lado todo o trabalho que terá que ser feito o custo e no fim não sei se ficará bem.....em relação ao PRH vou aguardar pelos orçamentos para tomar uma decisão mas preferia sem dúvida em relação ao AC
  7.  # 8

Colocado por: marco1o projeto previa o quê? piso radiante?
    ou apenas AC?
    desculpe esqueci me de referir, o projeto contemplava só AC e seria só pré instalação, depois optei por ver que compensa colocar o VMC duplo fluxo com recuperador de calor para ter uma melhor qualidade no ar da casa que o empreiteiro também dizia que não justificava fazer mas ainda assim insisti e vai ser colocado, agora só resta saber a situação do PRH que gostava mesmo de conseguir colocar.
  8.  # 9

para criar altua faz um enchimento no fim da inclinação do telhado já feito, até pode ficar parcialmente quase plano esse bocado que a água cai na mesma na caleira.
    enfim os seus projetistas tambem parece que andam a dormir.
  9.  # 10

Penso que dá para perceber
      Screenshot_2026-02-12-22-41-02-441_com.miui.gallery.jpg
      Screenshot_2026-02-12-22-41-21-685_com.miui.gallery.jpg
  10.  # 11

o projeto não podia comtemplar apenas AC, e a ventilação era o quê?
  11.  # 12

Há sim era as ditas grelhas de ventilação reguláveis nas caixas de estores
  12.  # 13

Colocado por: marco1para criar altua faz um enchimento no fim da inclinação do telhado já feito, até pode ficar parcialmente quase plano esse bocado que a água cai na mesma na caleira.
    enfim os seus projetistas tambem parece que andam a dormir.

Já estou cansado de toda esta situação, pagar a muita gente e ainda tenho de me preocupar com estas situações. O arquiteto sempre foi contra a colocar o xps por cima não por condensação ou outros problemas mas sim porque disse que era um disparate colocar xps numa cobertura inclinada que tem uma caixa de ar em baixo sem aproveitamento de sótão. Que devia colocar nos tetos falsos ou por cima da lage de esteira dentro da caixa de ar no chão , mas que como não apanhar em 2 pontos pois o telhado é inclinado e nesses sítios que são a volta de 8m2 não tem caixa de ar para colocar nesse sítios por cima do teto falso. Enfim nem sei se faço caleira ou se faço pingadeira direto ou que faça com o isolamento.... Nessa ultima foto é um dos pontos por cima das escadas do hall que não pode ter o isolamento dentro da caixa de ar pois é só placa, ou isolo por dentro ou por cima da lage...
  13.  # 14

geralmente nesses sitios no interior em que o teto é inclinado faz-se um pequeno teto falso inclinado a acompanhar com isolamento lá dentro
  14.  # 15

Colocado por: marco1geralmente nesses sitios no interior em que o teto é inclinado faz-se um pequeno teto falso inclinado a acompanhar com isolamento lá dentro

Sim exactamente era precisamente isso, e como é num hall e num teto de parte de um WC praticamente não passa lá tubagem. Pode levar o isolamento por dentro nesse sítios e no restantes por cima na laje de esteira. Foi o sugerido pelo arquiteto mas enfim está difícil. Antes prefiro abrandar a obra e tomar uma decisão bem ponderada do que fazer e depois ter chatices. Só não sei se faço a caleira ou direta com a pingadeira o que e certo é que pingadeira livro me de chatices de caleiras e manutenção e eventuais problemas com infiltrações mas tenho o inconveniente que vai a água toda a volta da casa direta e os aljerozes não gosto de todo mesmo e também requerem manutenções
  15.  # 16

Assuma os algerozes, escolha uns bem tradicionais e nao os feiosos modernos em pvc
  16.  # 17

A solução da platibanda seria algo deste género mas a caleira aqui é em zinco e o empreiteiro sugeriu fazer em tela...
      Screenshot_2026-02-12-23-31-43-277_com.miui.gallery.jpg
    • pkasa
    • 14 fevereiro 2026

# 18

Colocado por: lmcf2528Recomendam alguém entendido na matéria?

Entre em contacto com o Jorge Alves daqui do forum...
  17.  # 19

Mete piso radiante hidráulico e VMC, a bomba de calor se isso for T3 a moradia o mínimo que podes meter é 40l por pessoa (isto é para moradias) que dá 4 logo mínimo 160l e ver o que há de mais barato no mercado para cumprir os mínimos olímpicos. Para essa área bomba de calor para o piso radiante até 9/10 kW chega. Tem é que se ter muita atenção aos traçados da tubagem a saída dos coletores que é o mais importante, aconselho a pagar por um projeto de um fornecedor qualquer para não ser comido de cebolada pelo empreiteiro e seguir tudo a risca.

Esse empreiteiro não é de confiar.
  18.  # 20

Colocado por: EspalhaBrasasMete piso radiante hidráulico e VMC, a bomba de calor se isso for T3 a moradia o mínimo que podes meter é 40l por pessoa (isto é para moradias) que dá 4 logo mínimo 160l e ver o que há de mais barato no mercado para cumprir os mínimos olímpicos. Para essa área bomba de calor para o piso radiante até 9/10 kW chega. Tem é que se ter muita atenção aos traçados da tubagem a saída dos coletores que é o mais importante, aconselho a pagar por um projeto de um fornecedor qualquer para não ser comido de cebolada pelo empreiteiro e seguir tudo a risca.

Esse empreiteiro não é de confiar.

Estava previsto uma bomba de calor de 300lt, eu acho que mínimo terá que ser com essa capacidade para AQS e PRH. Já estou cansado de N situações com o empreiteiro mas infelizmente não é fácil trocar ainda para mais nesta fase....mas tudo o que puder contratar fora vou faze-lo e consultar sempre terceiros antes de tomar decisões pois já percebi que certas situações não posso confiar. Infelizmente não estou dentro da área senão sub-contratava eu pois a margem que coloca ao bolso eu conseguia poupar, mas bem sei que me iria dar muito mais dores de cabeça...

0.0272 seg. NEW