Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Estou na eminência de fazer algumas alterações em casa, no entanto, antes de me decidir necesito de alguns esclarecimentos:
    Tenho os quartos de casa com chão em parquet e estou a pensar mudar para chão flutuante, será que tenho vantagens, ou por outro lado o parquet é de melhor qualidade?
    Para colocar o chão flutuante é necessário arrancar o parquet?
    Como devo proceder para a aplicação?
    Agradeço os esclarecimentos possiveis :)
  2.  # 2

    Se o seu parquet está em condições de ser recuperado, é de madeira natural, aconselho a manter.

    PS: Não será em principio necessário arrancar o pavimento existente. poderá ter de cortar um pouco as portas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARRC
  3.  # 3

    Caro amigo(a) ARRC..

    Madeira é sempre madeira e deverá preservá-la enquanto gostar de a ver em sua casa.
    Caso queira manter a madeira é só chamar um taqueiro e pedir para afagar o parket e dar 3 demão de verniz próprio para soalho..
    Se já estiver cansado da tonalidade do parquet, dê uma velatura à cor pretendida (existe mais de 100 cores de velaturas) e vai ver que fica logo com uma “casa nova”..

    A grande diferença entre madeira e flutuantes é o seu desgaste.. O flutuante é mais resistente à abrasão, mas quando estiver deteriorado terá obrigatoriamente de substituí-lo. Enquanto a madeira não é necessário substituir, basta apenas afagar e voltar a envernizar. Estou a referir-me ao flutuante sintético e sei que também existe flutuante com a superfície em madeira mas é apenas 3mm de madeira nobre. Quando afagar este tipo de flutuante irá ficar logo com muito menos madeira..

    Quanto aos flutuantes sintéticos existem várias classificações, mas como é para habitação vou só falar de uma.. Se optar pelo flutuante compre um AC3 (classe de resistência) é suficiente para habitação e barato.. Quanto à aplicação é bastante fácil e você decerto conseguirá colocá-lo, mas se não quiser ter trabalho, um aplicador levará à volta dos 6€/m2..

    Pense nisto e boa escolha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARRC
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasSPS: Não será em principio necessário arrancar o pavimento existente. poderá ter de cortar um pouco as portas...


    E terá também de remover o rodapé ou em alternativa colocar uma meia cana com 1cm a rematar com o rodapé antigo. Caso tenha portas para varandas, terá de colocar um perfil em Z para rematar essa zona

    Colocado por: hellkkas
    Quanto aos flutuantes sintéticos existem várias classificações, mas como é para habitação vou só falar de uma.. Se optar pelo flutuante compre um AC3 (classe de resistência) é suficiente para habitação e barato.. Quanto à aplicação é bastante fácil e você decerto conseguirá colocá-lo, mas se não quiser ter trabalho, um aplicador levará à volta dos 6€/m2..
    Pense nisto e boa escolha

    Não arriscava um AC3. Embora se diga que é o indicado para habitação, colocava um AC4,

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ARRC
  5.  # 5

    hellkkas 3 Junho 2008 # 3
    Caro amigo(a) ARRC..

    Madeira é sempre madeira e deverá preservá-la enquanto gostar de a ver em sua casa.
    Caso queira manter a madeira é só chamar um taqueiro e pedir para afagar o parket e dar 3 demão de verniz próprio para soalho..
    Se já estiver cansado da tonalidade do parquet, dê uma velatura à cor pretendida (existe mais de 100 cores de velaturas) e vai ver que fica logo com uma “casa nova”..


    hellkkas, a minha dúvida é se realmente uma velatura é uma boa solução numa perspectiva de obter um pavimento durável e resistente.
    Eu possuo um imóvel (15 anos de idade) com 2 quartos de piso em tacos castanhos escuros, mas está com várias manchas. Pretendo aproveitar os tacos, pois os soalhos flutuantes não me inspiram confiança pelo seu tipo de qualidade, me por isso queria mudar para uma cor mais clara.
    Eu pergunto nas lojas de pavimentos flutuantes para me informar sobre velaturas, mas a unica coisa que a loja tenta fazer é descredibilizar a velatura e elogiar o "excelente" material que é o material flutuante. Não consigo obter informações concretas como fazer velaturas. Por isso, hellkkas, fala-me um pouco mais sobre a velatura.

    Obrigado
  6.  # 6

    Olá tugasboy..

    Peço desculpa mas só agora é que vi este post dirigido a mim..

    Nessa loja onde foi, pergunte se para restaurar móveis o que fazem... Será que forram a melamina?? Não me parece..
    O wengue está na moda e eu até gosto. A minha mesa de centro é de carvalho, mas quem for a minha casa diz que é wengue.. Não quero ofender as pessoas que percebem de madeiras, porque facilmente reconhecem que a mesa é de carvalho com velatura de wengue..

    As velaturas são boas apenas para escurecer a madeira.. No seu caso em concreto só dá para ficar à mesma cor natural ou escurecer.. Primeiro comece por lixar bem o taco, tem de tirar o verniz existente até chegar à madeira.. Depois, dê a velatura à sua côr pretendida para ela penetrar no poro da madeira.. Faça a mesma coisa ao verniz, isto é, escureça-o com a mesma velatura.. Convém que o afagamento seja feito com uma lixa fina..

    Se tiver mais alguma dúvida disponha..
  7.  # 7

    Ola boa noite..
    Eu adquiri uma casa nova e toda ela é de soalho flutuante há uma parte do hall de entrada perto de uma das casas de banho que já levantou pela terceira vez tendo sido arranjado mas mais uma vez eatá a levantar o que fazer para issto ficar bom de uma vez por todas?
    Além disso o chão está sempre sem brilho não parece novo será que ele deveria ter sido afagado ou qualquer coisa desse género?
    • kami
    • 24 fevereiro 2009

     # 8

    Boas

    o que fazer para issto ficar bom de uma vez por todas?


    Aplicá-lo como deve de ser...(folgas entre as extremidades para possibilitar a dilatação de Inverno) LOLOLOLOOL

    Cumps
  8.  # 9

    Estou a construir uma vivenda terrea e vou por chao flutuante em todas a casa (excepto cozinha e wc's). Estou a pensar por AC4 nos quartos e AC5 na sala, corredor e hall de entrada. Disseram-me que nas vivendas, especialmente se tivessem piscina (para já não é o casa, mas pensa fazer uma a curto prazo) era necessário colocar AC5, pensam ser necessário?
  9.  # 10

    Não têm nada a ver. O AC, são as classes de resistência ao desgaste, sendo o AC5 indicado para superfícies de elevado tráfego, o AC4 para zonas de médio tráfego e o CA3 para superfícies de pouco tráfego.

    Eu usaria sempre o AC4, os ac3 são demasiados fracos e mesmo alguns ac4 que por ai andam, sao ac3 mal classificados
  10.  # 11

    Então em principio não é necessário o AC5 na sala nem nos corredores, basta AC4 em toda a casa?
  11.  # 12

    Colocado por: josepauloEntão em principio não é necessário o AC5 na sala nem nos corredores, basta AC4 em toda a casa?
    Sim. Um AC4 custa por volta de 17€/m2.
    • kami
    • 1 março 2009

     # 13

    Boas

    Os pisos flutuantes com 1/2mm de madeira também são classificados por AC? Ou isso só se mete com os 100% sintéticos?

    Cumps
  12.  # 14

    Colocado por: kamiBoas

    Os pisos flutuantes com 1/2mm de madeira também são classificados por AC? Ou isso só se mete com os 100% sintéticos?

    Cumps

    Os de madeira nobre não são classificados por AC, porque a sua resistência ao desgaste é dada pela resistência da madeira e pela qualidade do verniz.
    • kami
    • 1 março 2009

     # 15

    Ok

    Percebido!

    Qual a equivalência mais aproximada para pisos com 1 ou 2mm de carvalho? AC3?

    Cumps
  13.  # 16

    Então AC4 é suficiente para toda a casa. E relativamente á espessura do mesmo, são todos da mesma, ou devo escolher um minimo ? que aconselham?
  14.  # 17

    Colocado por: kamiQual a equivalência mais aproximada para pisos com 1 ou 2mm de carvalho? AC3?

    Com um bom verniz? AC4 ou AC5

    Colocado por: josepauloEntão AC4 é suficiente para toda a casa. E relativamente á espessura do mesmo, são todos da mesma, ou devo escolher um minimo ? que aconselham?

    Nos termolaminados é mais ou menos tudo o mesmo, porque classe é dada pela resistência da superfície, não pela espessura
  15.  # 18

    bom dia.

    a diferença de ac3 para ac4 é mesmo a plicula que é aplicada por cima do flutuante porque o material é sempre o mesmo.

    eu vendo flutuantes e aplico e na maioria dos casos vendo ac3 e nunca tive problemas tb depende das marcas isso sim é importante, tanto na qualidade como no aspecto final que varia muito de marca para marca. quanto á aplicaçao é rapida e pode ser aplicado por cima do soalho antigo.

    qualquer esclarecimento; [email protected]
    cumps
  16.  # 19

    pedro
    Qual a sua zona?
  17.  # 20

    Sou de paredes "rota dos moveis"

    cumps; Pedro
 
0.0218 seg. NEW