Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Colocado por: N Miguel OliveiraNão deixa de ser curioso de que o mundo nunca esteve tão bem, nunca fomos tantos, nem a viver tantos anos, nem nunca foi tão fácil ter a profissão e vida que queremos...

O mundo? O mundo é bem maior que isso.
    • AMG1
    • 11 janeiro 2026

# 242

Colocado por: N Miguel Oliveira

Nós vs Eles...

O resultado tem sido "lindo"...
    Concordam com este comentário:eu,Jorge_Gonçalves,AMG1

O resultado final ainda está para vir e só pode ser muito feio.

Quando nos posicionamos nesse contexto do Nos vs. Eles, o caminho para o caos está aberto e vamos de certo percorre-lo. A questão é quanto tempo levamos a chegar lá.

No meio se tudo isto, ainda fica algum consolo, os primeiros a sofrerem as consequências também costumam ser os mais entusiastas. Tem sido sempre assim e desta vez também será.

Não desejo a ninguém o destino que parece esperar-nos, mas alguns merencem-no bem!
    Concordam com este comentário: eu
    • AMG1
    • 11 janeiro 2026

# 243

Colocado por: Malaico_EV

O mundo? O mundo é bem maior que isso.

O mundo é, de facto, muito grande e diverso. Pena que alguns não consigam ver mais do que a ponta do próprio nariz. Caso contrário talvez o mundo até fosse mais pequeno e mais justo para todos.
    • AMG1
    • 11 janeiro 2026

# 244

O Trump nunca disse que queria saber do mundo. MAGA não tem lá W nenhum de world.

Pois não mas tem um G de Great. Num mundo que se mede grandezas, a grandeza de uns quase sempre depende da pequenez imposta a outros.
    Os territórios, as materias primas e tudo o mais que o Trump quer, nem que seja pela força, só vão deixar outros mais pequenos e mais pobres.
  2.  # 245

Era o que o maduro estava a fazer ao povo, deixar todos na miseria
    • AMG1
    • 11 janeiro 2026

# 246

Colocado por: MoradiacoimbraEra o que o maduro estava a fazer ao povo, deixar todos na miseria

O corolário dessa ideia, só pode ser, afinal o Trump não quer a america grande, mas quer engrandecer e tornar mais rico o mundo todo. Isso seria uma ideia muito louvável, mas nesse caso o mote não seria invadir a Gronelândia, mas conquistar o planeta Marte, ou então uma coisa mais comezinha e que fizesse o mundo todo mais forte e mais rico, p.e. colocar os recursos dos USA na descoberta da cura de uma daquelas doenças que ameaçam mais humanos, ou num objectivo ainda mais comezinho, usar esses recursos para ao menos garantir água potável a todos os humanos, isso é que faria o mundo maior e mais feliz.
    Mesmo que ele pense só nos Venezuelanos, talvez não fosse má ideia começar por acabar com a ditadura do Maduro, nem que seja apenas porque já não há Maduro porque ele o foi buscar, provavelmente esqueceu-se de levar também a ditadura com ele. Isso também devia fazer os Venezuelanos mais fortes e felizes.
    Claro que ainda podia fazer algo de mais simples e igualmente bom para a maioria dos humanos, que era demitir-se e ir jogar golfe para a Flórida, que nem é particularmente longe mesmo para que os seus admiradores, talvez adoradores seja mais correto, incluindo os lusos, o possam visitar e privar com ele da forma que melhor entendendam, sem ser necessario azucrinar a cabeça ao resto da humanidade.
  3.  # 247

Colocado por: AMG1Os territórios, as materias primas e tudo o mais que o Trump quer, nem que seja pela força, só vão deixar outros mais pequenos e mais pobres.

Quem são esses outros?
    • Carvai
    • 11 janeiro 2026 editado

# 248

Quem são esses outros?

Rússia , China, Irão e Cuba, os pobrezinhos solidários.
    (escrito no buraco 19 de Vale de Lobo, Flórida)
    • AMG1
    • 11 janeiro 2026

# 249

Quem são esses outros?

Muito simples, quem ficar sem o que ele tomar contra a vontade de quem hoje os detém.
    Qual é mesmo a dificuldade em perceber isto?
    Se for assaltado e me levarem o que tenho em casa, eu fico mais pobre, você não?
    • AMG1
    • 11 janeiro 2026

# 250

Colocado por: AMG1

Muito simples, quem ficar sem o que ele tomar contra a vontade de quem hoje os detém.
    Se for assaltado e me levarem o que tenho em casa, eu fico mais pobre, você não?

Afinal já vi que o Carvai lhe respondeu e na verdade a resposta dele é mesmo a mais acertada para a sua pergunta.
    Eu diria mesmo que é perfeita, pergunta e resposta completam-se na perfeição!
  4.  # 251

Colocado por: AMG1

Não se iniba, diga lá quem são para ficarmos a perceber. Ilucide-nos com o seu intelecto superior.
  5.  # 252

Colocado por: AMG1O resultado final ainda está para vir e só pode ser muito feio.

Quando nos posicionamos nesse contexto do Nos vs. Eles, o caminho para o caos está aberto e vamos de certo percorre-lo. A questão é quanto tempo levamos a chegar lá.

No meio se tudo isto, ainda fica algum consolo, os primeiros a sofrerem as consequências também costumam ser os mais entusiastas. Tem sido sempre assim e desta vez também será.

Não desejo a ninguém o destino que parece esperar-nos, mas alguns merencem-no bem!

"A História não se repete, mas rima."

Que tristeza assistirmos a este nível de política... a este nível de argumentos... que vemos em personagens como o Trump e afins.
    • AMG1
    • 12 janeiro 2026

# 253

Não se iniba, diga lá quem são para ficarmos a perceber. Ilucide-nos com o seu intelecto superior.

Não acredito que a dimensão intelectual da resposta que lhe deu o Carvai não lhe chegue.
    Eu acho-a perfeitamente à altura da sua pergunta.
    • AMG1
    • 12 janeiro 2026

# 254

Colocado por: N Miguel Oliveira

"A História não se repete, mas rima."

Que tristeza assistirmos a este nível de política... a este nível de argumentos... que vemos em personagens como o Trump e afins.

A ideia da repetição da história embora a primeira vista pareça algo absurdo, na verdade, é algo que ocupou bastante algumas das mentes mais brilhantes dos ultimos dois séculos.
    Eu gosto particularmente da formulação de Nietzsche, que atribui a causa dessa repetição dos eventos históricos à manifestação dos mesmos impulsos humanos. Nesse sentido, o Trump e quejandos, não são nada de novo, apenas aprenderam a usar a enorme propensão para o comportamento de manada que hoje domina o espaço público. Onde os individuos abandonam a reflexão critica, com base nos seus principios morais e éticos, para seguir o comportamento do grupo, o que é recorrente em diversos periodos históricos.
    Sempre houve quem visse a disputa ideológica como uma espécie de tudo ou nada, em que ou se tem toda a razão (nós) ou não se tem razão nenhuma (os outros). Hoje, este pensamente absolutamente adverso da liberdade individual de pensamento e acção, ameaça tornar-se maioritário e com isso fazer sucumbir muito do que, erradamente, tinhamos por adquirido. Se isso chegar a acontecer, os Trumps deste mundo ficam com a porta aberta para fazerem o que quiserem, porque ninguém se lhes vai opor e quem ousar fazê-lo, acabará triturado às mãos da populaça que não aceitará essa afronta ao lider do grupo.
    Noutros momentos do passado, o vizinho denunciava e traía o vizinho, o amigo denunciava e traía o amigo e até o filho denunciava e traía o pai e agora também será assim. Porque como diria Nietzsche, não passa da repetição dos mesmos impulsos humanos de sempre.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 255

Colocado por: AMG1Noutros momentos do passado, o vizinho denunciava e traía o vizinho, o amigo denunciava e traía o amigo e até o filho denunciava e traía o pai e agora também será assim.

Isto do ICE, em 2026, actuar do modo que actua... está noutro nível.
    Não é prender por se ter uma opinião ou ser contra o regime... é algo mais insano... prender alguém por ter sotaque ou ser moreno.

Se algo assim não me surpreenderia nalgumas ditaduras do médio oriente ou em África por exemplo... já me custa a entender isso numa sociedade ocidental, onde o valor democracia e o convívio entre gentes diferentes são parte da essência dos USA. Isto acontecendo na América é bastante anti-natura.
  7.  # 256

Até me parecia tarde a vontade de comer nãp se juntar á fome :)

Colocado por: N Miguel OliveiraIsto do ICE, em 2026, actuar do modo que actua... está noutro nível.
    Não é prender por se ter uma opinião ou ser contra o regime... é algo mais insano... prender alguém por ter sotaque ou ser moreno.

Não sei o que assusta mais, se a intervenção bruta do ICE ou as constantes forças de apoio a comportamentos desordeiros e criminosos contra as autoridades.
  8.  # 257

Colocado por: Malaico_EVAté me parecia tarde a vontade de comer nãp se juntar á fome :)

Não sei o que assusta mais, se a intervenção bruta do ICE ou as constantes forças de apoio a comportamentos desordeiros e criminosos contra as autoridades.

Quando mataram o george floyd? A populacao partiu tudo.

Mataram a irina zarutska, alguem se importou?

O ice esta a fazer um belo trabalho.
    Que venham para portugal fazer igual.
  9.  # 258

• SrR
    • 12 janeiro 2026

# 259

Mais coisas que o artista anda a postar entre outras, já não há vergonha na cara!
      2a1f2c2ae567451a.jpg
  10.  # 260

Na minha opinião o Trump vai continuar a fazer o que “quer” sem que para já ninguém lhe irá fazer frente até porque poucos ou quase nenhuns o podem fazer. Acho que o verdadeiro perigo e onde a coisa vai ficar feia a sério e em breve será no Médio Oriente e aí sim provavelmente iremos ter um conflito a sério com as ditas grandes potências.
    Até lá vamos vendo as notícias e esperar que a coisa não azede a sério.

0.0654 seg. NEW