Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: CarvaiEm termos formais os USA limitaram-se a prender um alegado narcotraficante com um mandato de captura emitido por um Tribunal

Em "termos formais" caíram as ligações ao Cartel de Los Soles e respetivo narcotrâfico... agora no julgamento em NYC.

Fica por provar que droga venezuelana chega afinal aos USA...

São meras desculpas... não há melhor solução para esta epidemia das drogas, que simplesmente deixar de consumir. Adivinhe lá quem é o maior consumidor de drogas por ali?

Acabar com a droga na origem é uma boa ideia sim, mas só termina num resultado, a que há em circulação fica mais cara, ressaca, confrontos, etc... Ninguém melhor que os americanos entendem a relação da procura e da oferta.

Acabem com a procura... só depende deles... não precisam de invadir país nenhum...

Em Washington bem sabem disso...
  2.  # 2

Colocado por: N Miguel OliveiraAcabem com a procura... só depende deles... não precisam de invadir país nenhum...

Parece o discurso das misses, só queremos a paz no mundo.
    Quando tiver filhos ou netos vai gostar de ver os traficantes á porta das escolas.
    Tal como as armas, elas são inócuas, o problema é de quem as dispara. Nos USA toda a gente pode ter uma, no Brasil só os bandidos. Não sei qual a melhor solução.
  3.  # 3

Colocado por: euNão vale a pena chatearem-se. É normal termos opiniões diferentes, e na realidade nunca sabemos quem é que está certo.
    Concordam com este comentário:Carvai

Verdade, mas até dá gosto de ler aqueles comentários pseudo-Romanticointelectuais
    • AMG1
    • 12 janeiro 2026

# 4

Colocado por: N Miguel Oliveira
    ...
    Apesar de compreender o modo como se organiza políticamente o país... não deixa de ser complicado quando estados isolados e pequenos valem o mesmo em termos políticos que estados muitíssimo maiores... Termina por ser algo injusto.
    Concordam com este comentário:AMG1

O Trump está, de facto, a abrir feridas imensas entre os americanos e algumas não vão ser faceis de sarar. Estragar é muito fácil e rápido, reparar e sempre dificil e levar muito tempo. O legado do Trumpismo, mesmo que não venha a ter sucessores vai marcar a politica interna nos USA durante alguns anos, mesmo depois dele desaparecer.
    Mesmos os putativos sucessores conhecidos são muito diferentes entre si. O Marco Rubio p.e. ainda representa uma larga franja do partido republicano tradicional, que não se revê completamente no trumpismo, já o Vance precisa da base Maga para se impor, mas ele não é Trump, embora tenha por trás os meios financeiros para se eleger. A esta altura, eu apostaria que eles vão acabar por se anular mutuamente e acabará por imergir outro, mas tudo isto e muito volátil.
    Agora, a forma como as posições politicas entre os americanos e até entre as instituições estão extremedas e a insistência do Trump em levar esse expremismo ao limite, até pode acabar por, estranhamente, ter alguns efeitos positivos, nomeadamente sobre o sistema de atribuição de votos no colégio eleitoral. há anos que existe um movimento onde estão alguns estados relevantes, o "National Popular Vote Interstate Compact", que pretendem alterar o sistema para que os votos no colégio eleitoral sejam atribuidos ao candidato que ganhe no voto popular nacional, o que acabaria por ser uma espécie de eleição directa, embora de forma indirecta. Para que esse pacto entre em vigor é necessaria a adesão dos estados que representem pelo menos 270 votos no colégio eleitoral e até agora apenas aderiram cerca de 20 estados que representam, salvo erro, 210 votos. Entre os que já estão em processo de adesao há pelo menos um (Pensilvânia) que representa 19 votos, mas ha outros onde esta questão nunca se tinha colocado, mas onde os métodos do Trump estão a dar uma ajuda aos promotores deste pacto.
    Até pode acontecer que o pacto não chegue a ser concluido, mas o movimento está hoje com uma força que nunca teve e mesmo que não mude tudo, certamente que ao colocar em causa o sistema desta forma pode levar a alterações, nem que seja apenas alguns desses estados passarem a atribuir os votos no colegio eleitoral de forma proporcional aos vencedores de cada distrito, como já acontece p.e. no Maine e no Nebrasca.
    O evento Trump, ao pressionar os limites do consenso institucional existente, até pode acabar por trazer mudanças positivas, o que não deixaria de ter a sua dose de ironia.
  4.  # 5

Colocado por: CarvaiParece o discurso das misses, só queremos a paz no mundo.
    Quando tiver filhos ou netos vai gostar de ver os traficantes á porta das escolas.
    Tal como as armas, elas são inócuas, o problema é de quem as dispara. Nos USA toda a gente pode ter uma, no Brasil só os bandidos. Não sei qual a melhor solução.

Há mais chamadas telefónicas onde há mais telemóveis. É fácil de entender, certo?

Haverá mais mortes a tiro numa situação trivial e quotidiana onde há mais armas. A razão é a mesma da dos telemóveis.

Eu sinceramente não sei se me sentiria mais inseguro no Brasil ou nalgumas partes dos USA... um dia que lá viva, virei aqui relatar-lhe a experiência. Porque de momento, nada me diz que assim fosse.

Discurso de misses vejo e leio eu todos os dias, a almejar um mundo utópico que não existe nem existirá... muito menos, quando o método é a repressão e censura.
    • AMG1
    • 12 janeiro 2026

# 6

Colocado por: Malaico_EV

Verdade, mas até dá gosto de ler aqueles comentários pseudo-Romanticointelectuais

A si dá-lhe gosto ler e a mim dá-me prazer em satisfazer esse seu gosto por comentários "pseudo-romanticointelectuais" só é pena que eu não saiba bem o que isso é, mas você certamente que ha-de fazer o favor de explicar. Como também nos devia explicar quem é "a fome" e a "vontade de comer", ou pelo menos, qual deles é o epíteto que me é dirigido, porque não são a mesma coisa.
    A "fome" resulta de uma necessidade real do organismo, enquanto a "vontade de comer" é normalmente descrita como uma espécie de impulso, um desejo que não corresponde a nenhuma necessidade biológica.
    E pronto, assim não só teve "gosto em ler", como aprendeu mais uma coisa e talvez não volte a usar as duas expressões como se fossem sinónimos, quando não o são de facto.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 7

Colocado por: AMG1

A si dá-lhe gosto ler e a mim dá-me prazer em satisfazer esse seu gosto por comentários "pseudo-romanticointelectuais" só é pena que eu não saiba bem o que isso é, mas você certamente que ha-de fazer o favor de explicar. Como também nos devia explicar quem é "a fome" e a "vontade de comer", ou pelo menos, qual deles é o epíteto que me é dirigido, porque não são a mesma coisa.
    A "fome" resulta de uma necessidade real do organismo, enquanto a "vontade de comer" é normalmente descrita como uma espécie de impulso, um desejo que não corresponde a nenhuma necessidade biológica.
    E pronto, assim não só teve "gosto em ler", como aprendeu mais uma coisa e talvez não volte a usar as duas expressões como se fossem sinónimos, quando não o são de facto.

Não sabe nem vai saber. A não compreensão dessas coisas é outro dos sintomas, assim como ter a necessidade de fazer discursos grandes bonitis mas sem nada de relevante.
    O melhor é mesmo aceitar a condição, é uma patologia complicada....
    • AMG1
    • 13 janeiro 2026

# 8

Não sabe nem vai saber. A não compreensão dessas coisas é outro dos sintomas, assim como ter a necessidade de fazer discursos grandes bonitis mas sem nada de relevante.
    O melhor é mesmo aceitar a condição, é uma patologia complicada....

Uma resposta onde o insulto substitui o argumento. Como você diria: tipico!
    Concordam com este comentário: fagulhas, desofiapedro
  6.  # 9

Colocado por: AMG1Até pode acontecer que o pacto não chegue a ser concluido, mas o movimento está hoje com uma força que nunca teve e mesmo que não mude tudo, certamente que ao colocar em causa o sistema desta forma pode levar a alterações, nem que seja apenas alguns desses estados passarem a atribuir os votos no colegio eleitoral de forma proporcional aos vencedores de cada distrito, como já acontece p.e. no Maine e no Nebrasca.
    O evento Trump, ao pressionar os limites do consenso institucional existente, até pode acabar por trazer mudanças positivas, o que não deixaria de ter a sua dose de ironia.

Pois. A Alemanha também resurgiu com outros valores e outra força, depois da desgraça nazí. Em poucos anos... o dano foi tanto... que levou a décadas de recuperação. E não me refiro aos edifícios e infraestrutura, mas sim há mentalidade e empatia com o outro, que naquele caso era diferente na religião...

Neste caso, nos USA, há certa cegueira face à autoridade do "querido líder"... em que quem pratica actos reprováveis se sente desculpado e desresponsabilizado por Washington. Veremos quanto tempo isto dura, pois a sociedade tampouco é de ficar muito tempo de braços cruzados por aquelas bandas...
    Concordam com este comentário: AMG1
    • AMG1
    • 13 janeiro 2026

# 10

Colocado por: N Miguel Oliveira
    ...

Neste caso, nos USA, há certa cegueira face à autoridade do "querido líder"... em que quem pratica actos reprováveis se sente desculpado e desresponsabilizado por Washington. Veremos quanto tempo isto dura, pois a sociedade tampouco é de ficar muito tempo de braços cruzados por aquelas bandas...

Vai ser preciso acender o rastilho que pode despoletar uma reacção. A imprevisibidade e completa.
    Mas também pode ser que tudo acalme. Se ele perder as duas camaras, ou pelo menos a casa do representantes em Novembro próximo, na prática, a sua acção fica muito limitada e pode optar por passar mais tempo na Flórida a jogar golfe, em vez de vir para enfadonhas reuniões em Washington. Se isso não acontecer, tenho serias dúvidas que o mandato possa chegar ao fim sem um sarilho dos grandes, ou até com um interno e outro no exterior. Espero que não!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7.  # 11

Uma resposta onde o insulto substitui o argumento. Como você diria: tipico!

Como não há duas sem três, esse também entra directo na lista de sintomas. Fazer-se de inocente seguido de vitimismo bonito...

Só os génios e os palermas acertam sempre, eu não sou nem uma coisa nem outra, mas suspeito que você será uma delas.
    Concordam com este comentário:Jorge_Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro
    • AMG1
    • 13 janeiro 2026

# 12

Como não há duas sem três, esse também entra directo na lista de sintomas. Fazer-se de inocente seguido de vitimismo bonito...

Muito obrigado pelo diagnóstico. Devo-lhe alguma coisa ou a consulta foi de borla?
  8.  # 13

Muito obrigado pelo diagnóstico. Devo-lhe alguma coisa ou a consulta foi de borla?

Acho que já não há borlas nas consultas. A sôdotora do tópico do SNS já não está de escala há alguns dias...
  9.  # 14

Cortesia da casa.
  10.  # 15

Onde andam os flotilheiros da Liberdade e pelos direitos das mulheres amigos de Maduro?

https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/justica-iraniana-anuncia-julgamentos-sumarios-e-execucoes-para-manifestantes-detidos
  11.  # 16

Colocado por: Malaico_EVOnde andam os flotilheiros da Liberdade e pelos direitos das mulheres amigos de Maduro?

https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/justica-iraniana-anuncia-julgamentos-sumarios-e-execucoes-para-manifestantes-detidos

Devem andar a ressacar da coca
    Que nem se lembram das causas humanitarias
  12.  # 17

Acho que o Putin não vai gostar disto. Esse dinheiro estava destinado a "tratar da Saúde" aos ucranianos.
    https://sapo.pt/artigo/presidente-interina-da-venezuela-afirma-que-receitas-do-petroleo-estao-destinadas-ao-sistema-de-saude-69675cba444af89fe902bf20
  13.  # 18

O dinheiro vai para o sistema se saúde, vai... Os venezuelanos acreditam todos nisso...
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 19

Colocado por: CarvaiAcho que o Putin não vai gostar disto. Esse dinheiro estava destinado a "tratar da Saúde" aos ucranianos.
    https://sapo.pt/artigo/presidente-interina-da-venezuela-afirma-que-receitas-do-petroleo-estao-destinadas-ao-sistema-de-saude-69675cba444af89fe902bf20

E logo ela que está casada com um Libanês que fez fortuna a vender materiais para o sistema de saúde venezuelano. Ahah só rir.
  15.  # 20

Colocado por: ClioIIO dinheiro vai para o sistema se saúde, vai... Os venezuelanos acreditam todos nisso...

Pode não ir directamente, mas é canalizado para a promoção de saúde dos venezuelanos a começar pelo combate á obesidade :)

0.0230 seg. NEW