Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Só que ele era preto e a casca tinha-a na cabeça
  2.  # 2

Agradecendo os insultos pessoais vou continuando a chatear o pessoal com o meu amigo (não o pato) Donald.
    Agora sobre a Groenlândia uma colónia da Dinamarca mas que a segurança era assegurada desde sempre pelos USA e como aquilo só dava despesa ninguém ligava nada assunto. Só que agora descobriram que aquilo pode ter recursos naturais interessantes o negociante Trump lembrou-se de exigir que só dá segurança se pagarem como fez com a Ucrânia. Claro que os europeus que também diziam que a Rússia era muito fofinha e nunca iria invadir a Ucrânia achavam que os USA tinham que manter a base que eles nestas coisas não se metiam.
    E para mostrar uma enorme coragem que mais uma vez na Ucrânia piraram-se logo que a Rússia fez a 1ª ameaça, aqui enviaram um grupo excursionista militar em ferias de inverno. Defender uma colónia algures no Ártico, é uma questão de segurança europeia, defender a soberania de um vizinho isso não, que aleija.
  3.  # 3

Não vale bujardas.
    • AMG1
    • 16 janeiro 2026

# 4

Colocado por: CarvaiAgradecendo os insultos pessoais vou continuando a chatear o pessoal com o meu amigo (não o pato) Donald.
    Agora sobre a Groenlândia uma colónia da Dinamarca mas que a segurança era assegurada desde sempre pelos USA e como aquilo só dava despesa ninguém ligava nada assunto. Só que agora descobriram que aquilo pode ter recursos naturais interessantes o negociante Trump lembrou-se de exigir que só dá segurança se pagarem como fez com a Ucrânia. Claro que os europeus que também diziam que a Rússia era muito fofinha e nunca iria invadir a Ucrânia achavam que os USA tinham que manter a base que eles nestas coisas não se metiam.
    E para mostrar uma enorme coragem que mais uma vez na Ucrânia piraram-se logo que a Rússia fez a 1ª ameaça, aqui enviaram um grupo excursionista militar em ferias de inverno. Defender uma colónia algures no Ártico, é uma questão de segurança europeia, defender a soberania de um vizinho isso não, que aleija.

O homem, não se sinta insultado porque não foi essa a intenção, nem o pode retirar do que escrevi. Será que agora também lhe deu para a vitimizacao?
    Eu apenas quiz assinalar o que já aqui referi em varias ocasiões: a quase enternecedora proximidade e acérrima defesa de tudo o que o seu amigo Donald faz, por mais "esquisita" (digamos assim para não ofender ninguém) que ela seja.
    Basta ver este seu texto para perceber isso mesmo. Ninguém defendeu as posições dos europeus quer na Ucrânia, quer na Gronelândia, o que se critica é o comportamento e ideario do Trump e o Carvai faz exactamente o oposto, como é seu direito e a que eu acrescentaria também dever para com os seus amigos.
    Ja agora, o que esta em causa quer na Ucrania ou na Gronelandia, antes de tudo o resto, é o que querem os respectivos povos. O que os "americanos" ou os "europeus" querem, isso é completamente secundário. Da mesma forma que os ucranianos devem ser ajudados contra a invasão russa, também os gronelandeses devem ser ajudados contra uma invasão dos USA, ou da permanencia como "colonia" da dinamarca se essa não for a sua vontade.
    É evidente que chamar a Gronelândia uma colónia da Dinamarca será bem forcado, mas nem isso é relevante, a não ser para quem ache que eles devem continuar colonizados.

Ps. Va lá não se irrite, isto é só laracha e sem si a coisa fica bem mais pobre e desinteressante.
    • AMG1
    • 16 janeiro 2026

# 5

Colocado por: taunusSó que ele era preto e a casca tinha-a na cabeça

E para ver como a memória nos atraiçoa. A verdade é que já em miudo não era grande apreciador desses "desenhos animados", como se dizia no meu tempo
  4.  # 6

Colocado por: AMG1O homem, não se sinta insultado porque não foi essa a intenção, nem o pode retirar do que escrevi. Será que agora também lhe deu para a vitimizacao?

Onde será que já vi isto.....hummmmm!!!

Colocado por: AMG1Uma resposta onde o insulto substitui o argumento. Como você diria: tipico!

Colocado por: Malaico_EVComo não há duas sem três, esse também entra directo na lista de sintomas. Fazer-se de inocente seguido de vitimismo bonito...
  5.  # 7

Colocado por: Malaico_EVOnde será que já vi isto.....hummmmm!!!

Depois de velho e de já ter ouvido de tudo na vida isso até me diverte.
    Mas sobretudo o que me dá gozo é ter uma visão diferente de 95% do pessoal aqui do Fórum e dos mais de 50 comentadeiros da TV. Porque se fosse para abanar a cabeça e concordar com eles já tinha mudado para um Fórum de pescadores...
  6.  # 8

Colocado por: Carvai
    Depois de velho e de já ter ouvido de tudo na vida isso até me diverte.
    Mas sobretudo o que me dá gozo é ter uma visão diferente de 95% do pessoal aqui do Fórum e dos mais de 50 comentadeiros da TV. Porque se fosse para abanar a cabeça e concordar com eles já tinha mudado para um Fórum de pescadores...

Normalmente estou nos seus 5%
    Mas ainda falta muito para chegarmos ao nível de cumplicidade do cheio de fome e o vontade de comer.
    Temos de começar a dar mais likes :)
  7.  # 9

Mas não são já mais de 20% e a crescer?
  8.  # 10

Colocado por: CarvaiMas sobretudo o que me dá gozo é ter uma visão diferente de 95% do pessoal aqui do Fórum

A sua não é diferente. Só é polarizada. Ou preto ou branco. Não vê os cinzas. O que nem é mau de todo... pois concorda metade das vezes. Isto não é um crítica. É só uma constatação do que vou lendo.

Não há necessidade de escolher um bando, um clube, um dos lados da trincheira... Naturalmente pode fazê-lo, mas ninguém o obriga.

Parece que em qualquer questão, primeiro define em que lado quer ficar, e depois o resto não é mais que uma justificação para a decisão que tomou. Não precisa de ser assim. O contraditório faz falta, a dúvida, a hesitação... é o que leva a pensar um bocado.

No limite, até pode ser neutro ou simplesmente não prestar nenhuma opinião. Não há nenhum mal nisso...
  9.  # 11

Colocado por: Jorge_GonçalvesMas não são já mais de 20% e a crescer?

Não façam confusão com o Chega que nem gosto muito do Ventura, porque eu só começo a gostar de alguém quando fazem alguma coisa de util. Embora não ligue muito ao tipo de linguagem, eu só os vou avaliar quando fizerem algo de diferente e até hoje não vi nada. Ainda tive esperança que nas autárquicas tivessem essa oportunidade, mas ficaram-se pelos mínimos. E o pouco que têm feito no Parlamento não foi nada exemplar.
  10.  # 12

Colocado por: N Miguel OliveiraSó é polarizada. Ou preto ou branco. Não vê os cinzas.

Sim é verdade (não estou a ser irónico) nunca gostei de cinzentos. Quando trabalhava aprendi a engolir sapos pois a minha vida financeira e familiar dependia disso. Mas em compensação desenvolvi uma actividade paralela de nível mundial, mas não remunerada, o que me permitia fazer exatamente o que me apetecia. Uns gostaram outros odiaram, fiz obra que entretanto foi quase destruída. Mas dei-me ao luxo de quando estava no auge bater com a porta e dedicar-me ao golfe.
  11.  # 13

Colocado por: CarvaiSim é verdade (não estou a ser irónico) nunca gostei de cinzentos. Quando trabalhava aprendi a engolir sapos pois a minha vida financeira e familiar dependia disso. Mas em compensação desenvolvi uma actividade paralela de nível mundial, mas não remunerada, o que me permitia fazer exatamente o que me apetecia. Uns gostaram outros odiaram, fiz obra que entretanto foi quase destruída. Mas dei-me ao luxo de quando estava no auge bater com a porta e dedicar-me ao golfe.

Sim, e como disse, não há mal nisso por sí só. Nem muito menos é algo exclusivo desses 5%. Não é nenhuma crítica, nem seria eu capaz de julgá-lo por nada, quando nem o conheço. E mesmo conhecendo-o, não teria eu nenhuma razão para fazê-lo.

Do mesmo modo, pensar diferente dos outros 95%, não faz de sí melhor. Nem pior. E por vezes sem sequer há essa diferença toda que julga ter. Apenas há uma linguagem mais binária, polarizada, do 0 e do 1, do on & off, do dia e da noite, do verão e do inverno...

Não tem mal nenhum... mas há tanta coisa boa nas manhãs de Privamera e dos fins de tarde de Outono... que vai perdendo pelo caminho nestas argumentações...

A alternativa a uma ideia não deve ser imediatamente o seu contrário. Uma boa solução pode estar algures no meio...

Tanto o Hitler como o Gandhi deveriam fazer parte desses 5% diferentes... Isto nada nos diz sobre ser bom ou mau, melhor ou pior. Mas se ao menos isso lhe dá gozo, fico feliz por sí. Como ficaria por aqueles que se sentem integrados na manada dos 95%...

Uma andorinha não faz a Primavera, nem todos os norte-americanos são como o Trump, nem todos os venezuelanos como o Maduro ou a Delcy ou a Corina... a resposta a alguma crítica para com o Trump, não deve ser seguida de um "se não gosta vá para Cuba ou para a Coreia do Norte"...

Não é assim que funciona. Desde há muito que temos cinzas, e agora até temos TV a cores veja lá...

Podemos perfeitamente ver que o Trump tem razão nalgumas coisas... e está completamente errado noutras. Não se lhe exige nenhum tipo de filiação quando comenta, não se preocupe... Nem o Sr. Laranja anda aqui a ler o que escrevemos.
    • SrR
    • 17 janeiro 2026

# 14

.
      FB_IMG_1768677804877.jpg
  12.  # 15

Na realidade não tem como aplicar tarifas a países da EU individualmente. Nem legalmente nem na prática.
    • AMG1
    • 17 janeiro 2026

# 16

Colocado por: hangasNa realidade não tem como aplicar tarifas a países da EU individualmente. Nem legalmente nem na prática.

É certo que ele não o pode fazer, de acordo com os acordos existentes, mas se não os respeitar, como tem acontecido com os acordos sob o "chapeu" da OMC, nada o impede de aplicar as tarifas que quiser. Aliás, quando começou a saga tarifária com a UE, que acabou num acordo humilhante para a UE, o que ele queria era aplicar tarifas diferenciadas por país, beneficiando p.e. a Hungria e a Itália.
    Eu não acredito que ele vá aplicar tarifa nemhuma, mas se o fizer, o que isto demonstra é que quem se põe de cócoras perante o Trump acaba sempre mal.
    Pelo que percebi, o UK e a Noruega, também estao no rol, o que significa que o objectivo não é a UE, mas a NATO.
    O Trump quer mostrar ao mundo, de forma inequívoca, que a NATO já não existe, ou que pelo menos está suspensa. Até que ponto isto constitui um convite ao cavalheiro que vive na praça vermelha em moscovo, é o que saberemos dentro de algum tempo.
    As declarações de um dos seus mais influentes conselheiros (Stephen Miller) sobre este assunto não deixa duvidas. Para a administração Trump não há aliados, apenas vassalos ou inimigos.
    Não acredito que o Trump possa usar a forca para tomar a Gronelândia, nem sequer que possa manter por muito tempo esta pressão sobre a Dinamarca e a NATO. O velho GOP parece ter acordado com este tema e se for a a "serio" o Trump não tem força para lhe fazer frente. Neste momento está na Dinamarca uma delegação do Congresso para sossegar o governo dinamarquês. Essa delegação tem 11 membros dos quais 6 são senadores, dois deles republicanos. Alguma coisa parece estar finalmente a acordar aquelas alminhas.
    Concordam com este comentário: eu
  13.  # 17

Posso viver sem:
    Computador Mac
    MacDonald's
    Coca-Cola
    Todos os sistemas operativos e redes sociais podem ser substituídos por software europeu. Não é a mesma coisa, mas podemo-nos adaptar.

Eles não são donos do mundo.
    Não são nossos donos.
    É preciso dizer NÃO.
    Concordam com este comentário: argo
  14.  # 18

Colocado por: PalhavaTodos os sistemas operativos e redes sociais podem ser substituídos por software europeu. Não é a mesma coisa, mas podemo-nos adaptar.

Não podem, até porque x86 só temos os americanos.

Colocado por: PalhavaEles não são donos do mundo.

São sim. Venderam-lhes o mundo depois da segunda guerra mundial.
  15.  # 19

As nossas Forças Armadas irem defender uma colónia da Dinamarca seria algo irónico. Há pouco mais de 50 anos a Dinamarca era um daqueles países fofinhos que apoiava grupos terroristas controlados pela URSS e China e que mataram milhares de militares portugueses.
    Não sei se as minas que semeavam nas picadas funcionam bem na neve.
  16.  # 20

Colocado por: CarvaiChina

Já financiava ou ajudava em África?
    Agora estão a colher os frutos.
    Estão a depredar as riquezas por tuta e meia.

--------

Taywan é a próxima.

0.0852 seg. NEW