Iniciar sessão ou registar-se
    • pced
    • 3 abril 2010 editado

# 1

Boa noite,
    Estou na fase de pedir orçamentos para começar a construção de uma moradia.
    O que me aconselham? Com ou sem chave na mão?
  1.  # 2

Tudo depende do tempo disponível eu cá prefiro fazer por fazes.
  2.  # 3

O meu arquitecto recomendou por empreitada. Temos mais algum controlo de custos do que se vai fazendo, mas isto é porque ele me vai assegurar o acompanhamento da obra e ajudar nos orçamentos.
  3.  # 4

Vou fazer de empreitada, penso ser a melhor solução se bem que existe a desvantagem de o valor final das despesas ser mais avultado!
  4.  # 5

de empreitada é tudo para o mesmo empreiteiro ? nao sei se fica mais caro, consoante os projectos
  5.  # 6

Colocado por: dunio9Vou fazer de empreitada, penso ser a melhor solução se bem que existe a desvantagem de o valor final das despesas ser mais avultado!

De empreitada não seria supostamente mais barato? Por que diz que tem mais despesas?

Fazendo por empreitada, no caso de recorrer a crédito bancário, como é que se faz a gestão?
  6.  # 7

Quando referi por empreitada queria referir empreiteiros diferentes :-)
    Pedreiro, trolha, carpinteiro, serralheiro, picheleiro, eletricista, etc, podendo assim negociar com cada um deles e procurar o que mais gosto.
    a outra solução é entregar a um só e ele arranja todas as especialidades.
  7.  # 8

Pensei que pedir esses orçamentos todos separados (empreitadas) ficava mais barato....

Ao pedir tudo separado como é que se formaliza em termos de alvará de construção?
    E encarregado de obra, segurança e fiscalização de obra?
    Trata você de tudo isso?
  8.  # 9

Boas

Quando referi por empreitada queria referir empreiteiros diferentes :-)
    Pedreiro, trolha, carpinteiro, serralheiro, picheleiro, eletricista, etc, podendo assim negociar com cada um deles e procurar o que mais gosto.

E quem vai assegurar a coordenação dos trabalhos das várias artes?
    E quem vai assegurar a garantia da obra?

cumps
    José Cardoso
    • eu
    • 4 abril 2010

# 10

Eu estou a fazer a minha num método misto: tenho um empreiteiro que faz quase tudo, mas algumas empreitadas e materiais são à parte.

Após todo o tempo que perdi e as situações que tive que resolver, o meu conselho é o seguinte: façam chave na mão.
  9.  # 11

Após todo o tempo que perdi e as situações que tive que resolver, o meu conselho é o seguinte: façam chave na mão.

Nem mais!!! Ainda por cima ir inventar num negócio desconhecido para mim e tão conhecido para quem lá anda...

O meu arquitecto recomendou por empreitada. Temos mais algum controlo de custos do que se vai fazendo, mas isto é porque ele me vai assegurar o acompanhamento da obra e ajudar nos orçamentos.

Isso é o que ele diz. Ele que escreva isso num documento, notário, junto com 2 orçamentos e se comprometa a pagar o excedente. Quando toca a dinheiro é que se vêem logo as "certezas".....

Coisas da Casa
    •  
      bio
    • 5 abril 2010 editado

# 12

Eu optei por adjudicar tudo menos:

- Móveis de cozinha, misturadoras, bancadas, electrodomésticos
    - Churrasqueira
    - Janelas em PVC
    - Portadas em alumínio
    - Focos de luz interiores e exteriores
    - Aparelhagem eléctrica e de telecomunicações
    - Roupeiros (interior e portas) e sua aplicação.
    - Sistema de vídeo porteiro
    - Portas de correr
    - Sistema de alarme
    - Sistema de aquecimento de águas sanitárias, painéis solares térmicos
    - Sistema de aquecimento central
    - Pedras e cantarias
    - Revestimentos de chão e paredes
    - Motor para portão de acessode viatura
    - Sistema de rega automática de relvado
    - Loiças, autoclismos, bancadas, misturadoras, chuveiros e espelhos

Se vai sair mais caro é muito possível que sim, mas já tinha tudo decidido antes de iniciar a construção, com orçamentos e tudo. Só tive que ajustar determinados materiais. Preferi desta maneira.

Bio
  10.  # 13

Colocado por: pcedBoa noite,

No meu entender, construir por empreitada, não é para "qualquer um".
    Ou está, de certa forma, metido no negócio e tem conhecimentos de causa ou então esqueça, com as dores de cabeça que a construção dá, o que vai poupar em orçamento vai ter de gastar na farmácia.

Chave na mão pode até sair um pouco mais caro, o que duvido, pois depende de muita coisa, mas tem a vantagem de manter a sua saúde mental apenas má (na empreitada essa mesma saúde mental é aniquilada por completo) :)
  11.  # 14

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: eufaçam chave na mão.

eu sou de opinião contrária!!!

Porquê?
    • eu
    • 5 abril 2010

# 15

Não duvido, mas você trabalha na área, o que torna tudo diferente.
  12.  # 16

Colocado por: eufaçam chave na mão.

É natural, caro "aprendiz2" (realço as ASPAS em aprendiz2). ;-)
    Você percebe mais de construção, de materiais, e de preços que a maioria dos participantes deste Fórum... :-)
  13.  # 17

No meu caso solicitei um primeiro orçamento para realização da estrutura, alvenarias interiores e exteriores e reboco exterior da casa, após a execução destes trabalhos vou solicitar orçamentos para execução dos restantes trabalhos e decidir se entrego tudo ao mesmo empreiteiro ou se vou adjudicar por empreitadas.

Se estou a fazer bem ou mal não sei, mas foi uma forma de poder controlar os custos numa 1ª fase para depois com calma e sem empreiteiros a pressionar decisões, poder olhar para a casa, para os projectos, para os preços de outros empreiteiros e para a conta bancária para decidir uma forma de terminar a construção.
  14.  # 18

Colocado por: pcedBoa noite,

Aconselho chave na mão...a não ser que tenha tempo para gerir os contratempos, as equipas e muitos conhecimentos no meio (amigos, materiais, descontos, etc). No entanto, nenhum destes sistemas lhe garante por si só que tudo corra bem. É preciso tb sorte para encontrar "gente boa" , caso contrário não há contrato que nos valha...

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pimpolha
  15.  # 19

Colocado por: yuri No meu caso solicitei um primeiro orçamento para realização da estrutura, alvenarias interiores e exteriores e reboco exterior da casa, após a execução destes trabalhos vou solicitar orçamentos para execução dos restantes trabalhos e decidir se entrego tudo ao mesmo empreiteiro ou se vou adjudicar por empreitadas.
    Se estou a fazer bem ou mal não sei, mas foi uma forma de poder controlar os custos numa 1ª fase para depois com calma e sem empreiteiros a pressionar decisões, poder olhar para a casa, para os projectos, para os preços de outros empreiteiros e para a conta bancária para decidir uma forma de terminar a construção.

A melhor forma de controlar os custos de TODA a obra, não é parando-a a meio para ver como estão as coisas, ou dividindo-a e somando as partes.

É tendo TUDO bem definido ANTES de a iniciar, com um bom projecto de execução, um bom mapa de medições e uma proposta de orçamento com os preços unitários bem claros.
  16.  # 20

Boas

aprendiz2 disse:

Pois, mas você tem conhecimento do ramo. Para alguém que não tem conhecimento é um grande risco:

1 - Se houver problemas o trolha diz que a culpa é do pedreiro, o carpinteiro diz que é do trolha e por aí além. Vão funcionar na base do "quem vier atrás que feche a porta".

2 - Torno a colocar a questão: no fim quem assume a garantia da obra?

Além destas questões, há outras:
    Imagine este cenário: tem um problema com a instalação eléctrica ou com a rede de água. Legalmente a responsabilidade é do empreiteiro geral, mas não foi ele que fez essa instalação e nega a responsabilidade. Você vai a tribunal e sabe o que pode acontecer? O empreiteiro até assume a responsabilidade mas alega que você ainda não lhe pagou essa instalação e, já agora, não lhe pagou a serralharia, a pintura, etc, etc (todos os trabalhos que não foram feitos por ele). Como você não os pagou porque não foi ele que os fez, o tribunal pode perfeitamente considerar considerar que você está em dívida. Nada adianta alegar - até com a apresentação de documentos - que você pagou a quem os fez: por lei, os trabalhos são da responsabilidade do empreiteiro geral e todas as subempreitadas devem passar por ele. Não sei se expliquei com exactidão a questão mas posso dizer que me estou a referir a um dado concreto julgado em tribunal há bem pouco tempo. Para além destes problemas todos o empreiteiro alegou inclusivamente que o cliente lhe devia até aquelas parcelas que tinham sido pagas por baixo da mesa (sem IVA). E ganhou a questão.

Um abraço do camarada (mas não advogado de defesa)
    José Cardoso

0.0224 seg. NEW