Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Para AQS tenho um sistema de Termossifão com resistência.

No inverno, especialmente em dias frios (abaixo dos 12/13 graus), com ou sem sol, a água sai tépida nas torneiras o que me leva a concluir que este sistema de apoio não é grande coisa.

Acho estranho que, mesmo em dias de sol (e vivo no Algarve), a temperatura nas torneiras esteja longe da ideal: a minha mulher diz fria, eu digo morna. É mesmo assim? Acho estranho tantas perdas na tubagem num sistema com temperaturas a rondar os 70 graus no tanque...

Dito isto, estou quase convencido a instalar um sistema de apoio alternativo, provavelmente uma bomba de calor. Será a melhor solução? Já pus de parte o esquentador por dificuldades de instalação.

Obrigado desde já!
  2.  # 2

Qauntos anos tem o TS? qual é a marca/ modelo? quantos Litros?
    pode simplesmente intercalar com um Termoacumulador eletrico e desligar a resistência do termosifão ( presumo que a tenha ligada no inverno)
    • SrR
    • 30 janeiro 2026

# 3

N tem uma misturadora termostática?
  3.  # 4

Qauntos anos tem o TS? qual é a marca/ modelo? quantos Litros?

4 anos / BAXI / 300 Litros

N tem uma misturadora termostática?

Nem sei o que isso é...
  4.  # 5

Colocado por: SrRuma misturadora termostática?

Faz a mistura da agua quente do deposito com a agua fria da rede. Essa agua misturada, por exemplo a 50ºC, é a sua água quente sanitária que aparece nas suas torneiras.
  5.  # 6

E para que serve? Estará instalada no Tanque? Poderá ser a razão pela qual não tenho água muito quente no inverno? É que de verão sai fervendo!!
  6.  # 7

Expliquei acima.
    Está normalmente junto do TS.
    Tem realizado as manutenções anuais?
  7.  # 8

Tem a resistência a trabalhar?
  8.  # 9

Tem a resistência a trabalhar?

Ligo apenas quando os dias são encobertos.

Tem realizado as manutenções anuais?

Sim. Herdei um contrato de manutenção dos antigos donos.
  9.  # 10

Portanto... termoacumulador será a melhor solução?
  10.  # 11

Fale com a empresa de manutenção. Isso não é normal. Com a resistência ligada umas 3h antes de tomar banho teria água bem quente.
  11.  # 12

UPDATE!

A empresa de manutenção esteve em minha casa a realizar a manutenção anual. Ainda antes de trocar fosse o que fosse, o técnico mediu a temperatura da água no tanque que estava perto dos 60 graus. Na torneira da casa de banho mediu... 36 graus!! Ele disse-me que 3 ou 4 graus, é normal perderem-se desde a misturadora até à torneira mas 20?!

Infelizmente tive de me ausentar e quando cheguei a casa ele já tinha saído. À minha mulher, ele não disse nada de relevante para este problema, mas disse que trocou a misturadora. Passado um dia, mesmo com a resistência ligada, a água sai na mesma tépida. Não tenho termómetro mas acredito que deve estar perto do valor medido ontem (não sinto diferença na sensação de temperatura de ontem para hoje).

Alguém consegue explicar este fenómeno? E qual a solução?

Obrigado!
  12.  # 13

Colocado por: _Nutty_E qual a solução?
    eu diria que a misturadora se foi trocada está mal regulada.
    • SrR
    • 15 março 2026

# 14

Ou tem por ai alguma ligação parasita
    Concordam com este comentário: jorgealves, _Nutty_
  13.  # 15

eu diria que a misturadora se foi trocada está mal regulada.

Não acredito porque o comportamento é o mesmo que anteriormente com a misturadora de origem e essa estava para 55 graus. De qualquer forma vou confirmar.

Ou tem por ai alguma ligação parasita

Esse é o meu receio...! Cá pra mim, há uma ligação da tubagem da água fria à tubagem da água quente! Não me admirava porque já encontrei outros problemas de construção na casa... :(
    Como faço esse despiste (se é que é possível)? O ChatoGPT diz que há profissionais que fazem esse despiste. Será verdade?

E não sendo possível fazer esse despiste, o que posso fazer para solucionar ou minimizar o problema?
  14.  # 16

Colocado por: _Nutty_O ChatoGPT diz que há profissionais que fazem esse despiste. Será verdade?

Sim. Um canalizador!
  15.  # 17

para despistar é somente fechar agua ao termosifão e verificar se continua ater caudal na agua quente.
    Concordam com este comentário: Paramonte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: _Nutty_
    • SrR
    • 16 março 2026

# 18

Tem sistema de retorno?
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  16.  # 19

O SrR tem razão, o problema pode estar no sistema de recirculação.
  17.  # 20

Sim. Tem bomba de recirculação mas o disjuntor está desligado. Quase nunca ligo...

0.0148 seg. NEW