Colocado por: antonylemoscontacte uma serração e encomenda a madeira às medidas que quer.
qualquer serração corta madeira à medida.
Colocado por: gil.alvesOra bem vindo aqui à chafarica.
Então o que quer fazer em wood frame mesmo?
E é você que quer fazer?
Há vigas gl24 de qq medida que precisar.
Há umas carpintarias que também o podem fazer. CarpiGandra é a de minha confiança.
Depois temos Nogueira Fernandes, Portilame… Que constroem o que tiver projectado.
Agora… há projecto? Pensado e calculado para timber frame?
A construir e precisar de Crédito Habitação tenha atenção às condições.
No que puder ajudar… apite.
Abr.
Colocado por: Neconstrutor
Sim, mas como supostamente a madeira tem que ser certificada C24, e as serrações que contactei até agora não fazem ideia nem sabem como conseguir isso, provavelmente vai ter que ser algo falado com o engenheiro de obra quando for a fase do projecto de estabilidade.
Colocado por: marcocarFaça o projeto para montante estrutura em 45*145, se não conseguir cá a medida, encomenda em frança que até nos Leroy Merlin tem essa medida e manda vir.
O problema que vai ter em timber frame,vai ser com o calor no verão, porque não vai ter inércia nenhuma.
Só se usar fermacell nas paredes interiores e isolamento tipo celulose ou cânhamo que dão inércia a este tipo de construção. Ou então fazer um parede em tijolo burro ou pedra para revestir o exterior para ajudar a absorver o calor no verão.
No inverno não tera problemas demais
Se não tiver atençao nisso vai ter um forno de verao
Colocado por: jorgealvesisolamento excessivo num construção de baixissima inercia vai puxar muito pela climatização no verão.
Colocado por: Neconstrutormétodo construtivo com mais viabilidade para executar sozinhohmmm….
Exactamente o que estava a pensar, centro a centro 600, 45x145. Depois ia usar a parede de instalação interior na horizontal 45x45, isolamento cruzado para reduzir as pontes térmicas, e ainda isolamento externo, 60mm de la mineral densa para proteger a parede externa OSB de condensação interna. No total uns 160 a 180 mm de isolamento interno em la mineral, e uns 50 a 80 mm de isolamento externo em la mineral densa. Provavelmente overkill.
Queria evitar importar madeira e tentar fazer o máximo com material português e o mais barato possível sem comprometer a qualidade mínima aceitável.
Colocado por: gil.alveshmmm….
Sózinho? A construção?
Em Portugal infelizmente não é assim tão linear fazer isso…
Veja se não se mete em trabalhos!…
Quem vai fazer os projectos tem que projectar para wood frame.
Quem fizer as especialidades tem de calcular tudo para wood frame.
Já tem isso optimizado para ser wood frame?
Atenção aos isolamentos leves por causa da inércia.
Onde é a contenda?
Abr.
Colocado por: marcocar
A madeira em portugal, mesmo em pinho tratado é muito mais cara que fora daí a sugestão.
Isso é muito isolamento, dessa maneira a casa vai parecer um forno de pizza no verão..
Aposte em menos isolamento mas com melhor inércia, cortiça celulose,palha, isolamento naturais tipo lá de ovelha etc.
Por ter vivido em frança conheço muitas pessoas que tiveram esse problema daí este conselhos e a minha casa era uma construção em barrotes de madeira de 5cm,de 1974, com lá de vidro (5cm) entre barrotes. Mas por fora tinha parede em tijolo burro. No inverno mesmo com semanas a -10/-15 aquecia 170m2 com uma salamandra de 9kw, e no verão em comparação com conhecidos que tinham casas com montantes de 145, e somente madeira por fora,a minha com a parede de tijolo burro era muito mais agradável,sem recurso a climatização
Evite Pladur e use fermacell, isole somente entre montantes e aposte numa parede pesada por fora para minimizar o aquecimento no verão.
Como dito antes, o seu problema não é o inverno, é o verão 😉
Terei ajuda na fundação, mas o framing posso fazer sozinho, assim como a aplicação de OSB, gesso cartonado, isolamento e interiores. Tudo o que é mais técnico apenas vou fazer preparação e o básico, de resto deixo para quem sabe.
Sim está tudo a ser preparado para wood frame com o arquiteto, daí a minha urgencia em garantir que consigo as madeiras com as secções que preciso, para quando o projeto entrar no municipio já ter bem definido as dimensões de paredes e o perfil construtivo. Claro que o projeto de estabilidade fica pelo dobro do que se fosse em alvenaria, e os custos de material também sao superiores, mas o que poupo em mão de obra e velocidade de construção compensa largamente.
Quanto ao problema da inércia no Verão, é algo que ainda não tenho claro, e o arquiteto está a tratar disso, o objetivo é colocar apenas isolamento suficiente para que a casa seja eficiente, mas não demais até porque não fica barato, seria muito mais fácil construir sem isolamento externo, mas aqui em Penafiel existe muito humidade, e isolamento externo impede condensação na parede estrutural de OSB, o que pode aumentar a vida da casa em décadas, aliás nos EUA já começa a ser obrigatório em muitos estados. O isolamento externo também cria uma parede sem pontes térmicas o que ajuda a manter fresco no verão e quente no inverno, ou pelo menos é assim que entendo. A parede de instalação com isolamento cruzado também reduz drasticamente pontes térmicas. A casa também vai ter poucas janelas, e fachada e teto ventilado.
Colocado por: marcocar
Por quem já passou pelos mesmos problemas para construir eu próprio, aqui em Portugal não pode.
Tem que ter um alvará ( com base na estimativa que o arquiteto lhe der ao projeto) tem que ter seguros, engenheiro responsável da obra, fiscal de obra ( uma estupidez porque mesmo construindo para si próprio é obrigado)... Enfim prepare se, eu também queria ter feito em madeira mas esqueci isso depressa devido aos valores e dificuldade em obter madeiras de qualidade certificada. Nas serrações ninguém lhe dará garantia de uma madeira como pretende e seca como deve ser. E os grandes como a portilame, carmowood ETc, tem a qualidade e o preço a condizer.
Só para ter uma ideia, para um simples telhado, 200barrotes 70*70, 20 vigas 225*7*4m e ripado pedem mais ou menos 5mil€ já com iva, no meu fornecedor que tinha em França ficaria por 2400... Pouca diferença... Simplesmente o dobro...