Colocado por: gil.alvesNeo... Penafiel!... onde? :)
Temos de tomar café!...
Acho que está se calhar um bocadinho verde essa ideia de construir sozinho...
E que o Arquitecto vai "resolver" alguma coisa e que a CM se interessa como vai construir! - O banco vai intererar-se e muito e os seguros podem ser "matreiros" para a construção.
Diga alguma coisa e tomamos um café se quiser.
Colocado por: marcocarTem que ter alvará de classe correspondente ao valor estimado no projeto. Seu o de alguém que empreste apesar de ser proibido
Colocado por: gil.alvesAcho que se calhar estarás mesmo a subestimar um bocadinho a complexidade do processo no geral... O marco já te levantou o véu um bocadinho... Não é legal "emprestar" alvarás e até tudo flores até correr mal!
Aos fins de semana (mais Domingo) apareço por PNF com regularidade. Se for por Famalicão, praticamente qualquer dia à noite consigo orientar qq coisa. Tens o meu email no perfil se quiseres.
Abr.
Colocado por: Neconstrutor
Pelo que me informei desde que a obra não supere os 200.000 euros (ou algo assim), qualquer trabalhador independente consegue o alvará, é uma casa pequena, estimativa não deve sequer passar os 100.000 euros.
Mas vou informar-me melhor para não haver surpresas!
Colocado por: NeconstrutorMas vou informar-me melhor
Colocado por: zedasilva
O problema não é o alvará, isso consegue fácil.
O problema é seguro de AT e de RC serviços de HST contabilidade e faturação
O problema não é o alvará, isso consegue fácil.
O problema é seguro de AT e de RC serviços de HST contabilidade e faturação
Colocado por: marcocarVão fazer com fundos próprios?
Se sim,e como no meu caso,os contabilistas que consultei aconselharam para durante pelo menos a estrutura ter uma sociedade unipessoal, você é empregado da sua empresa. Paga a segurança social etc, e assim não tem problemas com as finanças, iva' e tudo mais.
Colocado por: marcocarÉ possível fechar a empresa e por me como trabalhador a recibos verdes para não ter de pagar contabilista, etc?
Colocado por: marcocarA nível de alvará para a câmara, tratando se apenas de acabamentos, a classe dele tem que ser na mesma consoante a estimativa do arquiteto ou já pode ser um simples certificado.
Colocado por: Neconstrutoro que me aconselharam foi mesmo inscrever-me como trabalhador independente e pagar os impostos sobre a percentagem fiscal associada ao meu trabalho.
Foi a sua empresa que assumiu a execução da obra? Se sim, se fechar a empresa necessita de junto da câmara apresentar novo alvaré e novo diretor técnico.
tem que ser de acordo com a estimativa do arquiteto.
Colocado por: NeconstrutorFinalmente consegui alguns orçamentos e preços para madeira estrutural C24. Os preços são sem duvida bastante altos, mas razoavelmente inferiores a Light Steel Framing, e, razoavelmente superiores a alvenaria, mas como alvenaria para mim é bastante mais complicado em quase todos os aspectos, principalmente velocidade de execução, o que pago a mais com LTF compensa.
Colocado por: NeconstrutorFinalmente consegui alguns orçamentos e preços para madeira estrutural C24. Os preços são sem duvida bastante altos, mas razoavelmente inferiores a Light Steel Framing, e, razoavelmente superiores a alvenaria, mas como alvenaria para mim é bastante mais complicado em quase todos os aspectos, principalmente velocidade de execução, o que pago a mais com LTF compensa.
Colocado por: PickaxeComo é que fez esse comparativo?
Colocado por: Pedro Barradas
Como o OP está contar usar mão de obra própria, faz com que à partida pense que o Timber frame é mais económico...