Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: gil.alvesNeo... Penafiel!... onde? :)
    Temos de tomar café!...

Acho que está se calhar um bocadinho verde essa ideia de construir sozinho...
    E que o Arquitecto vai "resolver" alguma coisa e que a CM se interessa como vai construir! - O banco vai intererar-se e muito e os seguros podem ser "matreiros" para a construção.

Diga alguma coisa e tomamos um café se quiser.

Em termos de construção por si só, está bastante madura a ideia, não é rocket science mas tenho humildade suficiente para aceitar que não vai ser fácil, mas acho que também muitas vezes as pessoas subestimam as suas capacidades, ficam com medo, não tem tempo para estudar nem para executar, e desistem.

Uma casa em light wood frame é bastante simples em conceito, até porque o projeto está a ser feito para ser muito simples, basicamente um retângulo com aproveitamento do sótão, sinto que tenho capacidade para executar quase toda a obra.

Em termos de burocracias se calhar ainda está um pouco verde a ideia, mas como será tudo financiado com capital proprio, sem bancos á mistura, sinto que conseguirei ultrapassar os obstáculos que surgirem.

Sim podemos tomar um café um dia destes, este fim de semana não dá mas para a semana podia ser. Vivo em Penafiel, mas vou algumas vezes a Famalicão.
  2.  # 2

Acho que se calhar estarás mesmo a subestimar um bocadinho a complexidade do processo no geral... O marco já te levantou o véu um bocadinho... Não é legal "emprestar" alvarás e até tudo flores até correr mal!
    Aos fins de semana (mais Domingo) apareço por PNF com regularidade. Se for por Famalicão, praticamente qualquer dia à noite consigo orientar qq coisa. Tens o meu email no perfil se quiseres.

Abr.
  3.  # 3

Colocado por: marcocarTem que ter alvará de classe correspondente ao valor estimado no projeto. Seu o de alguém que empreste apesar de ser proibido

Pelo que me informei desde que a obra não supere os 200.000 euros (ou algo assim), qualquer trabalhador independente consegue o alvará, é uma casa pequena, estimativa não deve sequer passar os 100.000 euros.

Mas vou informar-me melhor para não haver surpresas!
  4.  # 4

Colocado por: gil.alvesAcho que se calhar estarás mesmo a subestimar um bocadinho a complexidade do processo no geral... O marco já te levantou o véu um bocadinho... Não é legal "emprestar" alvarás e até tudo flores até correr mal!
    Aos fins de semana (mais Domingo) apareço por PNF com regularidade. Se for por Famalicão, praticamente qualquer dia à noite consigo orientar qq coisa. Tens o meu email no perfil se quiseres.

Abr.

Boa, vou ver como vai ser a minha vida esta semana e entretanto digo algo.
    Abr
  5.  # 5

Colocado por: Neconstrutor

Pelo que me informei desde que a obra não supere os 200.000 euros (ou algo assim), qualquer trabalhador independente consegue o alvará, é uma casa pequena, estimativa não deve sequer passar os 100.000 euros.

Mas vou informar-me melhor para não haver surpresas!

O problema não é o alvará, isso consegue fácil.
    O problema é seguro de AT e de RC serviços de HST contabilidade e faturação
  6.  # 6

Colocado por: NeconstrutorMas vou informar-me melhor

É melhor.
  7.  # 7

Colocado por: zedasilva

O seguro de AT é obrigatório, não deve ser complicado, todos os trabalhadores independentes tem que o ter, não vejo razoes pela qual nao consiga.

Responsabilidade Civil e serviços de contabilidade tanto quanto sei não é obrigatório, mas vou investigar.
  8.  # 8

Vão fazer com fundos próprios?
    Se sim,e como no meu caso,os contabilistas que consultei aconselharam para durante pelo menos a estrutura ter uma sociedade unipessoal, você é empregado da sua empresa. Paga a segurança social etc, e assim não tem problemas com as finanças, iva' e tudo mais.

Aproveito sr zédasilva,
    Tenho unipessoal lda, agora acabei estutura e telhado, só falta caixilharias e acabamentos interiores.
    É possível fechar a empresa e por me como trabalhador a recibos verdes para não ter de pagar contabilista, etc?
    A nível de alvará para a câmara, tratando se apenas de acabamentos, a classe dele tem que ser na mesma consoante a estimativa do arquiteto ou já pode ser um simples certificado.
    Se me puder ajudar, ficaria muito agradecido, porque quando comecei a casa a contabilista disse que era possível, agora diz que não, mas penso que não quer é perder os 150 por mês para me tratar de 6 faturas por trimestre
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Neconstrutor
  9.  # 9

Colocado por: marcocarVão fazer com fundos próprios?
    Se sim,e como no meu caso,os contabilistas que consultei aconselharam para durante pelo menos a estrutura ter uma sociedade unipessoal, você é empregado da sua empresa. Paga a segurança social etc, e assim não tem problemas com as finanças, iva' e tudo mais.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Neconstrutor

Sim, fundos proprios, é uma casa pequena e simples, cerca de 12 por 8 metros, com sótão alto, duas águas.

Queria evitar meter ao barulho contabilistas e burocracias de empresas, aliás, para o tamanho deste projeto o que me aconselharam foi mesmo inscrever-me como trabalhador independente e pagar os impostos sobre a percentagem fiscal associada ao meu trabalho.
  10.  # 10

Colocado por: marcocarÉ possível fechar a empresa e por me como trabalhador a recibos verdes para não ter de pagar contabilista, etc?

Foi a sua empresa que assumiu a execução da obra? Se sim, se fechar a empresa necessita de junto da câmara apresentar novo alvaré e novo diretor técnico.

Colocado por: marcocarA nível de alvará para a câmara, tratando se apenas de acabamentos, a classe dele tem que ser na mesma consoante a estimativa do arquiteto ou já pode ser um simples certificado.

tem que ser de acordo com a estimativa do arquiteto.
  11.  # 11

Colocado por: Neconstrutoro que me aconselharam foi mesmo inscrever-me como trabalhador independente e pagar os impostos sobre a percentagem fiscal associada ao meu trabalho.

Foi mal aconselhado.
    Isso não é viável para a sua situação.
    Infelizmente a grande maioria dos contabilista não domina estes assuntos e por vezes mete os seus clientes em problemas
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Neconstrutor
  12.  # 12

Foi a sua empresa que assumiu a execução da obra? Se sim, se fechar a empresa necessita de junto da câmara apresentar novo alvaré e novo diretor técnico.

tem que ser de acordo com a estimativa do arquiteto.

Sim, a minha empresa é que está na câmara.
    Pensei que podia poupar uns trocos mas já me lixei 😅
    Obrigado 👍
  13.  # 13

finalmente uma thread interessante, a acompanhar!
  14.  # 14

Finalmente consegui alguns orçamentos e preços para madeira estrutural C24. Os preços são sem duvida bastante altos, mas razoavelmente inferiores a Light Steel Framing, e, razoavelmente superiores a alvenaria, mas como alvenaria para mim é bastante mais complicado em quase todos os aspectos, principalmente velocidade de execução, o que pago a mais com LTF compensa.
  15.  # 15

admira-me que a madeira esteja mais barata que o LSF
    vi um orçamento para LSF de uma empresa na zona de Leiria e até achei bem em conta
    como aferiu essa comparação do LSF em relação á madeira?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

Colocado por: NeconstrutorFinalmente consegui alguns orçamentos e preços para madeira estrutural C24. Os preços são sem duvida bastante altos, mas razoavelmente inferiores a Light Steel Framing, e, razoavelmente superiores a alvenaria, mas como alvenaria para mim é bastante mais complicado em quase todos os aspectos, principalmente velocidade de execução, o que pago a mais com LTF compensa.

Como é que fez esse comparativo? Tem projetos para as 3 soluções?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

Colocado por: NeconstrutorFinalmente consegui alguns orçamentos e preços para madeira estrutural C24. Os preços são sem duvida bastante altos, mas razoavelmente inferiores a Light Steel Framing, e, razoavelmente superiores a alvenaria, mas como alvenaria para mim é bastante mais complicado em quase todos os aspectos, principalmente velocidade de execução, o que pago a mais com LTF compensa.

esta seria a minha questão inicial, o sistema parece muito parecido com o LSF mas em vez de usar aço usa madeira, e nunca vi madeira dessa aqui à venda

já vi preços de LSF chave na mão a rondar os 1500/m2 e noutro sítio os 1000s/m2 (só casa)

tmb acredito que consiga preços desses de alvenaria aqui
  18.  # 18

Colocado por: PickaxeComo é que fez esse comparativo?

Como o OP está contar usar mão de obra própria, faz com que à partida pense que o Timber frame é mais económico...
  19.  # 19

Colocado por: Pedro Barradas
    Como o OP está contar usar mão de obra própria, faz com que à partida pense que o Timber frame é mais económico...

Sim basicamente é essa a diferença, não estou a comparar os preços de construção "chave na mão", mas sim o preço do material.

Vou tentar explicar o meu raciocinio e porque escolhi em madeira estrutural.

Uma casa em alvenaria construída por mim, ficaria sem duvida mais barata, mas a complexidade da obra, o material necessário, pesos envolvidos, ia ter que contratar alguém para trabalhar comigo durante toda ou grande parte da obra, e penso que iria demorar muito tempo a levantar a casa.

Uma casa em LSF, seria muito rápida a levantar, mas tal como em alvenaria, é algo que me parece impossível de fazer sozinho, provavelmente necessitaria de ajuda durante boa parte da obra de alguém familiar com o método construtivo, além disso o material é mais caro e necessitaria de uma fundação em sapata ou laje aligeirada.

Em LTF é perfeitamente possível fazer a grande maioria da casa sem qualquer ajuda, o material é ligeiramente mais barato que LSF e fácil de manusear e conectar, erros sao relativamente fáceis de corrigir, além disso a fundação pode ser perimetral, e o proprio piso em madeira, o tempo de construção é bem mais rápido que em alvenaria, e provavelmente pouco mais lento do que em LSF.

O contexto de ser eu proprio a construir faz toda a diferença, porque se alguém fizer por mim, não faz lá muita diferença que método construtivo ia usar em termos de preço final, mas como o orçamento é limitado, e quero ter a casa pronta o mais rápido possível, madeira estrutural parece me de longe a melhor opção.
  20.  # 20

o que eu acho é que as próprias câmaras deviam apoiar estas iniciativas e ter protocolos de agilização neste casos
    a nossa maquina burocrática pesa e pesa muito quando tudo podia ser bem mais simples,
    Esta casa não é não algo para para meter no mercado dai que o dedo das finanças/ economia/ impostos podia ficar de fora, talvez se ao facilitar se pudesse meter um ônus qualquer tipo que teria que ser durante x tempo para residência própria e não transacionável.
    de resto era apenas verificar se o projeto não transgredia alguma norma regulamentar e deixar o proprietário imediatamente meter por conta própria mãos á obra.

0.0240 seg. NEW