Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Tyrande
    • 9 fevereiro 2026 editado

# 1

Boas pessoal

Uma das minhas chaminés caiu na tempestade e agora obviamente tenho de a reconstruir.
    Está muito difícil de arranjar sequer uma empresa com disponibilidade para ir ver o serviço lá a casa.
    A perita dos seguros que foi lá (que por acaso era engenheira civil) mencionou que ao invés de reconstruir a chaminé em alvenaria (e correr o risco de acontecer o mesmo e cair numa futura tempestade) poderia optar por uma solução em metal, com um chapéu em "H".

Esta solução é complicada de instalar? Pode ser feita por um "zé da carrinha"? Estariamos a falar de que valores, aproximadamente?
    Conhecem alguma empresa que possa fazer isto na zona da Marinha Grande?
      chaminé.png
  1.  # 2

A chaminé é para cozinha ou lareira?
  2.  # 3

Colocado por: nielskyA chaminé é para cozinha ou lareira?

Lareira.
  3.  # 4

se fosse para a cozinha ainda comprendia a ideia da chamine em H, agora para a lareira é melhor reconstruir a chamine.

pela foto que parece que partiu foi a cobertura da chaminé e não a chaminé. Ou a chaminé era mais alta?
  4.  # 5

Colocado por: pauloagsantosse fosse para a cozinha ainda comprendia a ideia da chamine em H, agora para a lareira é melhor reconstruir a chamine.

pela foto que parece que partiu foi a cobertura da chaminé e não a chaminé. Ou a chaminé era mais alta?

A chaminé era bem mais alta.
    Talvez cerca de meio metro mais alta.
  5.  # 6

Colocado por: TyrandeLareira

Faz em alvenaria.
    Pode fazer reforçada para garantir que aguenta uma proxima tempestade.
    Dá para fazer DIY, pelos seus posts acredito que consiga fazer.
  6.  # 7

Colocado por: nielsky
    Faz em alvenaria.
    Pode fazer reforçada para garantir que aguenta uma proxima tempestade.
    Dá para fazer DIY, pelos seus posts acredito que consiga fazer.

Acho que não.
    Confio nas minhas habilidades como carpinteira-amadora.
    As minhas habilidades como pedreira são mto mto básicas XD

O que seria alvenaria reforçada? Tijolo cruzado?
  7.  # 8

Colocado por: Tyrande
    O que seria alvenaria reforçada? Tijolo cruzado?

Eu colocaria também ferro para travar e garantir a rigidez necessária.
  8.  # 9

Já não percebo nada.
    Consegui falar com 2 pedreiros lá da terrinha, mostrei a foto e perguntei quando tinham disponibilidade para lá ir. Claro que estão apinhados de trabalho até o Carnaval de 2029, mas à parte disso, feedback do primeiro:

- ponha um chapéu metálico nisso. Se fizer em alvenaria vai voltar a cair porque a chaminé fica fraca na união.

Feedback do segundo:

- volte a fazer em alvenaria que fica melhor...

Eu: -_-
  9.  # 10

Ironic mode on
    Faz um misto.
    Chaminé em alvenaria e chapéu em inox.
    Inonico mode off

Eu levantava a Chaminé em alvenaria e reforçava com varas de ferro.
    A Chaminé faria com telhas.
    Mesmo que não fique um trabalho 100% perfeito há de ficar funcional e com o tempo melhora.
    • eu
    • 14 fevereiro 2026

# 11

Solução DIY

Faça em alvenaria, com tijolos ao alto, e com ferros por dentro, e preencha os buracos com argamassa forte.

Mas fixe bem os ferros na parte de baixo, na estrutura da casa.

Nunca mais cai
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 12

Colocado por: Tyrandeoderia optar por uma solução em metal, com um chapéu em "H".

que coisa linda que aí ficava! :(
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  11.  # 13

Colocado por: nielskyIronic mode on
    Faz um misto.
    Chaminé em alvenaria e chapéu em inox.
    Inonico mode off

Eu levantava a Chaminé em alvenaria e reforçava com varas de ferro.
    A Chaminé faria com telhas.
    Mesmo que não fique um trabalho 100% perfeito há de ficar funcional e com o tempo melhora.

Eram...irónico ou não, foi exatamente o que o meu vizinho fez!!!

Offtopic um pouco.
    A fraude aos seguros que ando a ver à minha volta é de bradar aos céus. Este mesmo vizinho contratou o empreiteiro que é genro para lhe consertar o telhado. Danos que ele tinha: uma chaminé caída, prai umas 50 telhas danificadas e um bocadinho da cumieira que tinha perdido telhas tbem.
    K.
    Disse que a reparo ficou em 15k.

Estiveram lá 4 homens a trabalhar durante 2 dias. No primeiro dia removeram escombros e instalaram nova chaminé. No segundo dia foi repor as telhas/arranjar cumieira.
    Tinham um veículo com escada e apenas um andaime montado.

Terreno plano, moradia individual com bons acessos. E querem me convencer que custou 15k?!?!

Ou isto é pura especulação de preços que aqui vai, ou alguém vai dizer ao seguro que custou 15k, apresentar fatura de 15k, depois paga uns 5k ao empreiteiro e embolsa os outros 10k.
  12.  # 14

Bem vinda a Portugal
    Concordam com este comentário: nielsky
  13.  # 15

Mais uma da série, temos políticos corruptos, mas praticamente toda a gente, quando pode, também faz umas habilidades.
    Concordam com este comentário: Dias12, desofiapedro
  14.  # 16

Colocado por: VarejoteMais uma da série, temos políticos corruptos, mas praticamente toda a gente, quando pode, também faz umas habilidades.
    Concordam com este comentário:Dias12

Esse é o pior argumento, e não serve de qualquer desculpa para a corrupção dos políticos.
  15.  # 17

Colocado por: jorgemlflorencio
    Esse é o pior argumento, e não serve de qualquer desculpa para a corrupção dos políticos.

Os políticos não são mais do que o reflexo da sociedade.
    Concordam com este comentário: Dias12, nunogouveia, desofiapedro
  16.  # 18

Continua a não ser desculpa.
  17.  # 19

Não é desculpa, é a realidade infelizmente…. Se nós como povo somos sim (genericamente claro), porque haveríamos de ter políticos diferentes disso? É claro que existem uma % da sociedade que é integra, tal como existe uma % de políticos que também o são….
    Concordam com este comentário: nunogouveia, desofiapedro
  18.  # 20

Os políticos veem do povo, boa parte deles são como a Linda de Suza, vieram para "Lisboa" com a mala de cartão e voltam de bolso cheio.

0.0216 seg. NEW