Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Deparei-me no reddit no outro dia com este site de simulação de orçamentos oempreiteiro.pt , e gostava de saber se alguém já o utilizou e se os valores parecem ser realistas ou é mais um daqueles site de IA em que nada tem a ver com a realidade.

Obrigado.
  2.  # 2

3.  # 3

experimentei agora por curiosidade, simples
    orçamento pintura de um quarto 4x3 paredes e tetos, reparações pontuais , uma demão primário, duas demãos de tinta.

deu algo como 1600€... nao sei se me enganei em alguma coisa =D
  4.  # 4

Boa tarde a todos, sou o criador do site!
    Há muito tempo que sigo o forumdacasa, até contratei pessoas para a minha moradia (que está em construção) por aqui!

Este projecto sai de uma frustração própria que senti nos últimos anos e de notar uma inaptidão surreal dos empreiteiros da minha zona em fazer orçamentos que façam sentido.
    Até já me chegaram a perguntar se o cliente era "inglês", como se isso fosse ter alguma influência no preço final.. enfim.

Qualquer pergunta, feedback, sugestão, etc, estão à vontade.
    A minha ideia é que este projecto se torne uma referência para orçamentos e para isso preciso da ajuda de todos, engenheiros, empreiteiros, técnicos, clientes, etc.

Um abraço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves, tigoncal, alexpr, jorgemlflorencio, OliveiroS/N, RaphaelRico-const., Neconstrutor
    • hangas
    • 11 fevereiro 2026 editado

# 5

Interessante. Experimentei agora. Isto parece estar suportado em AI.

Pedi um orçamento a preço justo para um muro rebocado a uma face 10mx1.2m em blocos de betão 50x20 e deu-me ~1400Eur, 400de material e 1000 de MO.

Como nunca tive um ze da carrinha a responder sequer a um orçamento, não tenho base de comparação.. mas na volta está certo.

1000 paus, são duas pessoas a 100Eur/dia uma semana.. não me parece descabido.
  5.  # 6

Parece-me que o rácio está em 40% para material e 60% para mão de obra para os orçamentos que testei.
    • PR10
    • 13 fevereiro 2026

# 7

Estive a colocar os valores de orçamento ( os variados itens da obra) para a minha moradia e não bate certo e sempre mais 50% a 60% e em alguns casos 100% a mais. Obrigado na mesma mas como está é muito enganador para os DOs. Para o impreiteiro meter a unha está optimo.
  6.  # 8

bem pintar 3 quartos por 2400 €....pinto eu :)
    Concordam com este comentário: PR10, Neconstrutor, pribeiro
  7.  # 9

3500€ por 3 quartos, com 25% de margem lucro calculada para o empreiteiro... Tb vou eu pintar as minhas divisões...
    Demão primario + 3 demãos!?
  8.  # 10

Quem quer faz, quem não quer manda.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 11

São não mais de 500€ em material... No máximo 5 dias de trabalho. vá, 1500€
    Concordam com este comentário: PR10
  10.  # 12

Como cliente já tive algumas experiências com pinturas. Na casa onde vivo sempre que pintava algo aproveitava para fazer outras intervenções tipo roços para pontos de luz, tv's etc. Para além disso pintar uma casa habitada é muitas vezes uma carga de trabalhos com deslocação e proteção de mobílias, etc.
    Por outro lado pintar outra casa alugada sem mobílias e sem "já agora's" teve custos completamente diferentes. E tintas escolhia sempre as recomendadas pelos pintoras, só ía á loja escolher a cor.
    Daí que duvide um pouco da fiabilidade de orçamentos via IA...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 13

Todos os preços vão sofrer revisão (para algo mais acertado) durante este fim-de-semana. Os mais de 1300 orçamentos depositados são uma fonte de dados muito boa. Farei um post quando essa actualização for feita!

Não se esqueçam que quanto mais detalhe no que pedirem, melhor.

Obrigado pelo feedback!
  12.  # 14

Colocado por: PR10Estive a colocar os valores de orçamento ( os variados itens da obra) para a minha moradia e não bate certo e sempre mais 50% a 60% e em alguns casos 100% a mais. Obrigado na mesma mas como está é muito enganador para os DOs. Para o impreiteiro meter a unha está optimo.

Se me quiser enviar o que escreveu no pedido (parte chega), terei todo o gosto em verificar.
  13.  # 15

Colocado por: CarvaiComo cliente já tive algumas experiências com pinturas. Na casa onde vivo sempre que pintava algo aproveitava para fazer outras intervenções tipo roços para pontos de luz, tv's etc. Para além disso pintar uma casa habitada é muitas vezes uma carga de trabalhos com deslocação e proteção de mobílias, etc.
    Por outro lado pintar outra casa alugada sem mobílias e sem "já agora's" teve custos completamente diferentes. E tintas escolhia sempre as recomendadas pelos pintoras, só ía á loja escolher a cor.
    Daí que duvide um pouco da fiabilidade de orçamentos via IA...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Atenção que a dependência de IA neste projecto é cada vez menos a cada actualização.
  14.  # 16

É ambicioso.
    Tornar-se referência no sector é ambicioso.
    A venda do zaask deu origem a outros projetos assumidamente comerciais.
    O portalpro.pt é um deles ( com investidores), o fixando e até aquele criado pelos brasucas que postavam em todos os grupos de discussão no FB para angariar gente.
    Irei testar oportunamente também.
  15.  # 17

Mencionado acima
    https://www.publico.pt/2025/12/11/publico-brasil/noticia/brasileiros-criam-startup-ja-reune-10-mil-prestadores-servicos-2157759
    Faziam Spam à força toda em todo o lado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gomes
  16.  # 18

Honestamente tenho dúvidas em relação a tanto prestador de serviços e especialmente em relação à sua qualidade, ainda assim, não é nessa área que quero actuar.

Colocado por: oempreiteiro.pt

Atenção que a dependência de IA neste projecto é cada vez menos a cada actualização.

Em relação a isto nas próximas horas sai a segunda actualização e doravante são diárias. OEmpreiteiro tem agora um sistema contínuo que vai melhorando automaticamente cada vez que obtem mais informação.

Aparte disto e graças a um contacto com uma empresa bem grande no sector de grandes obras públicas, já obtive dados-tipo de cerca de 5000 ações em obra, algo muito granular que vou tratar primeiro e introduzir depois. Pouco a pouco isto vai ficando mais robusto.

Contactos do sector privado também já apareceram, vamos ver onde levam. Não quero tornar isto numa plataforma de spam e publicidade invasiva.

O objectivo principal d'oempreiteiro.pt é que um DO que pouco percebe, tenha ideia de quanto vai gastar seja numa obra pequena ou numa obra grande e que tenha um intervalo honesto que lhe permita tomar as decisões certas.
    Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gil.alves, fagulhas, NGC, DAC
  17.  # 19

Colocado por: marco1bem pintar 3 quartos por 2400 €....pinto eu :)
    Concordam com este comentário:PR10,Neconstrutor

Remodelar um quarto 12000 EUR... ui... tenho que emigrar.
  18.  # 20

Colocado por: pribeiro

Remodelar um quarto 12000 EUR... ui... tenho que emigrar.

Não é necessário emigrar, basta mudar de ramo, em vez de cliente, passa a prestador. Win win

0.0214 seg. NEW