Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Neconstrutorbruxelas

Não fiscaliza para onde vai o dinheiro 💰💰💰💰???
  2.  # 2

Obrigado mas não, já pago demasiados impostos.
    Além disso sá sei qual seria o destinno final dessas casas.
    Concordam com este comentário: Neconstrutor
    • jg231
    • 13 fevereiro 2026

# 3

Colocado por: palmstrokeJá existiu o programa do Porta65, não sei se ainda existe. Há coisa de 15 anos fui beneficiário por dois anos. Pagava uma renda de 400€ por um t0+1 na Graça e o Porta65 subsidiava-me 25% salvo erro.

Honestamente é um bom programa porque necessita de menos recursos humanos do Estado:
    - não tem de construir;
    - não tem de atribuir casas;
    - quem controlava se pago ou não a renda era o senhorio, e se não pagasse quem fica a arder é também o senhorio;
    - não tem de fazer despejos porque no fim do beneficio é apenas deixar de pagar o subsídio.
    Quando discutimos políticas públicas, o mais importante é ter o mínimo possível de trabalho humano e cabeças a ter que pensar no Estado!

Em quanto à discussão de se o Estado deve ou não apoiar, eu acho que sim, porque também é decisão dos governantes meter travões na construção, penalizar senhorios, promover turismo, e dar visa a toda a estrangeirada e "expats".
    Aliás quem tem mais interesse em manter o preço alto nos imóveis são os governantes, a começar pelo primeiro ministro e pelo novo presidente que nas suas declarações de patrimonio são ambos (!!) socios de empresas que gerem imóveis (e que sendo empresas até dá jeito para fazer aquelas engenharias fiscais). Os nossos governantes podem ser muita coisa mas não são burros lol. Mas claro, apoiar necessita do contrapeso de cobrar mais impostos a quem é um pouco mais burro.

é um programa horrível, está literalmente a subsidiar as rendas e impedir que caiam mais

tanto de mercado livre, e depois é só intervenção atrás de intervenção, mas só para o lado mais fácil
    • eu
    • 13 fevereiro 2026

# 4

Colocado por: jg231é um programa horrível, está literalmente a subsidiar as rendas e impedir que caiam mais

tanto de mercado livre, e depois é só intervenção atrás de intervenção, mas só para o lado mais fácil

Sem dúvida.

A intervenção do estado deveria ser focada no aumento da oferta. Paralelamente, devia ser dada mais proteção aos senhorios no caso de incumprimento por parte dos inquilinos. Muitas pessoas não têm casas no mercado porque têm receio dos "okupas" profissionais.
    Concordam com este comentário: fabsil, Neconstrutor
  3.  # 5

Boas

Existe um grande problema... maior parte das pessoas que vivem na casa dos pais, o primeiro crédito que fazem é o crédito automovel para 10 anos

Por isso nunca vao conseguir juntar dinheiro.......
    Concordam com este comentário: fabsil, Cláudia11, Malaico_EV
  4.  # 6

Colocado por: Palhava
    Não fiscaliza para onde vai o dinheiro 💰💰💰💰???

Fiscaliza se for para os bolsos errados, os bolsos do povo.

O que eles querem é concentração de poder, quanto mais estiver na mão de menos, mais fácil é para eles controlar tudo.
    Reminiscente de ideologias politicas dum passado relativamente recente, que deu origem a muitas variantes e que foram aparentemente derrotadas uns 80 anos atrás, mas que, infelizmente, parece ainda bastante entranhado na psique de demasiada gente, principalmente na classe politica europeia.

Versão moderna 2.0, removeram o ultra-nacionalismo e substituíram por catch-phrases bonitas.
  5.  # 7

Colocado por: lissopovalprimeiro crédito que fazem é o crédito automovel para 10 anos

10 anos!!!? Se acho que 60 meses é muito.... Comprando carro novo não se deve fazer creditos acima do prazo de garantia do veículo
    Se for um chaço velho, ainda menos...
    Concordam com este comentário: Iko
  6.  # 8

Colocado por: PickaxeO estado faz, mas quem paga somos nós, e eu não estou disponível para isso.

Se é por aí, eu também não estou disponível para financiar o Comboio de alta Velocidade, pelo menos enquanto as restantes vias ferroviárias do país estiverem no estado lastimoso em que estão, incluindo algumas capitais de distrito que não têm sequer comboio (Viseu, Bragança e Vila Real, que me lembre, e Portalegre, Évora e Beja é quase como se não tivessem, de tão mau que é o serviço), e no entanto ele, aparentemente, vai mesmo ser construído (foi dada luz verde para a compra dos primeiros comboios do CAV há pouco tempo: https://postal.pt/nacional/governo-deixa-cp-comprar-comboios-alta-velocidade/). E quem diz o CAV diz tantas coisas inúteis que o estado constrói ou manda construir, enquanto ao mesmo tempo adia obras fundamentais (estou a lembrar-me do hospital de Évora, por exemplo).
  7.  # 9

Colocado por: Palhava
    Pedro Nuno Santos?

Sim, ele defendia a construção de habitação pública usando para tal os lucros da cgd.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  8.  # 10

Colocado por: antonylemos
    tiveste esta ideia sozinho ou foi com ajuda de mais alguém?

Inspirei-me um bocado no livro "Utopia" de Thomas More. Conhece? Se não conhece, podia lê-lo, poderia ajudá-lo um bocadinho a alargar horizontes.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  9.  # 11

Colocado por: coelhinho78Excelente ideia, paga voce?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava,zemvpferreira
      Captura de ecrã 2026-02-11 173709.png

Penso que para construir um simples T1 com kitchenette e uma casa de banho (são duas divisões, vá), sem elevador (para que é que os jovens precisam de elevador? Nota: as pessoas com incapacidade/deficiência ficariam nos andares térreos), não são necessários 400 mil euros.
  10.  # 12

Aproveito para deixar aqui uma ideia que ouvi alguém na rádio exprimir (ou seja, a ideia não é minha, é dessa pessoa, aparentemente): podiam ser usados os campos de futebol públicos abandonados que existem em muitas localidades (já são terrenos do estado, não seria preciso comprá-los). Esta pessoa referia-se a usar esses campos para construção de habitação pública, não à minha ideia, obviamente.
  11.  # 13

Colocado por: telhaduasaguaspodiam ser usados os campos de futebol públicos abandonados que existem em muitas localidades (já são terrenos do estado, não seria preciso comprá-los)

Já são do estado???
    Associações não são entidades estatais.
    Muitos desses terrenos pertencem a associações e coletividades e não do estado.
    • eu
    • 13 fevereiro 2026

# 14

Nos sítios onde há campos de futebol abandonados não faltam terrenos para construção.
    • jg231
    • 14 fevereiro 2026

# 15

fds, para uma ideia de como isto é feito para apanhar o minimo possível, nunca tive direito ao irs jovem segundo as regras antigas

apanhei os 25% de reducao, pedi à entidade patronal, achei eu "está feito"

nos outros anos que nao tinha direito recebia um pop up a dizer que podia ter direito, este ano que passou que efetivamente tenho direito nao recebi pop up nenhum, por acaso estava agora a ler outro forum e apercebi-me que tinha que dizer que pretendia usufruir do IRS jovem LOL, que loucura, como é que isto não é automático? espetacular, para receber nunca é automatico
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte, desofiapedro
  12.  # 16

Colocado por: telhaduasaguas

Sim, ele defendia a construção de habitação pública usando para tal os lucros da cgd.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

Mas isso era o que devia ter sido feito com a EDP, para pagar as reformas da caixa de aposentações!!!
    Em vez de terem privatizado.
  13.  # 17

Colocado por: jg231fds, para uma ideia de como isto é feito para apanhar o minimo possível, nunca tive direito ao irs jovem segundo as regras antigas

apanhei os 25% de reducao, pedi à entidade patronal, achei eu "está feito"

nos outros anos que nao tinha direito recebia um pop up a dizer que podia ter direito, este ano que passou que efetivamente tenho direito nao recebi pop up nenhum, por acaso estava agora a ler outro forum e apercebi-me que tinha que dizer que pretendia usufruir do IRS jovem LOL, que loucura, como é que isto não é automático? espetacular, para receber nunca é automatico
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte

Isso é para baixar a percentagem de retenção na fonte.
    O IRS jovem agora é automático aquando o apuramento do imposto em Abril do ano seguinte.
    Como descontou normalmente no ano passado, irá receber muito quando fizer o apuramento do irs em abril.
  14.  # 18

Boa tarde,

Antes de mais, quero agradecer todas as participações no tópico, tanto as mais como as menos construtivas.

Tive em consideração a maior parte dos comentários, e decidi reformular a minha ideia: tendo em conta que o acesso a estas habitações apenas a menores de 33 anos poderia configurar uma forma de idadismo, o mesmo seria então alargado a todas as idades, incluindo a jovens entre os 16 e os 18 anos, com a condição de terem concluído a escolaridade obrigatória ou estarem matriculados no ensino secundário.

Haveria duas configurações, T0 e T1, e uma renda mensal de 100 e 200 euros, respectivamente. Esta serviria para pagar a manutenção dos edifícios, além de incutir nos beneficiários um sentido de responsabilidade.

A construção seria uniformizada, ou seja, em todo o país as construções seriam iguais, por forma a reduzir custos, tendo o apartamento T0 a configuração semelhante àquele apartamento de que falei na mensagem inicial, ou seja, um simples rectângulo de 5x4m com uma kitchenette e uma pequena casa-de-banho anexa, e o T1 seria praticamente igual, mas com um quarto da mesma dimensão (ou seja, a área total seria aproximadamente o dobro da do T0).

Na construção seriam utilizados, na medida do possível, materiais reciclados (ouvi há poucos dias na rádio que uma equipa de uma universidade, agora não me lembro qual, mas julgo que do norte do país), está a estudar a possível incorporação, por exemplo, de resíduos de tijolos e telhas na construção). No telhado dos edifícios poderiam ser instalados painéis solares fotovoltaicos e de aquecimento de água. No caso dos fotovoltaicos, até se poderia estudar uma possível parceria com empresas de electricidade, em que estas alugavam os telhados para lá instalarem painéis e esse dinheiro também contribuía para a manutenção dos edifícios.

Por último, eu sei que isto nunca vai acontecer, mas sonhar é bonito, não é?
  15.  # 19

Colocado por: telhaduasaguasO que acham desta ideia?

Olá.
    Péssima.
    Pois todo o país seria chamado a pagar casas para uns, enquanto eles próprios têm que pagar pela sua em paralelo...
    • jg231
    • 15 fevereiro 2026

# 20

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Olá.
    Péssima.
    Pois todo o país seria chamado a pagar casas para uns, enquanto eles próprios têm que pagar pela sua em paralelo...

ahahahahahhahaha

mas para pagar as "reformas do pai" ja nao ha problema

mas para baixar as rendas ja nao ha problema, é uma "ajuda aos inquilinos"

ahahahahahahahahahha

pensei que era o pais todo a subsidiar as rendas mas parece que ando enganado...

se cai no bolso de um é uma ideia excelente, se cai no bolso do outro ai mau maria

0.0283 seg. NEW