Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas tardes estou a construir a minha moradia e gostava da vosso opinião para uma situação que me esta a deixar perturbado.

Decidi colocar caixilharia marca navarra serie 18000 de "chapar" nas minhas janelas, gostei do acabamento interior.

Mas tenho alguns problemas.

Aqui vai ...

Uma vez que a janela e colocada de dentro para fora não coloquei batente "resalto" na pedra, tendo em conta que a janela é aplicada diretamente contra o estuque.

Agora a questão é que a janela ganha uma enorme condensação e a moradia ainda não está habitada.

Sendo a serie de rotura térmica não deveria mais difícil de acontecer esta situação ?

Problema o meu estuque fica todo molhado aos cantos !!!

O que aconselham a fazer ?
      WhatsApp Image 2026-02-23 at 13.52.18.jpeg
      WhatsApp Image 2026-02-23 at 13.52.19.jpeg
      WhatsApp Image 2026-02-23 at 13.52.19 (1).jpeg
  2.  # 2

Tem ETICS? o Isolamento termico dobre e encosta ao caixilho?
    como é a soleira? o isolamento termico exterior topa contra o caixilho?
  3.  # 3

boa tarde
    esta conforme o detalhe que lhe envio na foto em anexo.
      aa.PNG
  4.  # 4

Essa imagem não é detalhe construtivo... é um esquema...
    Ai no desenho, a cota dos 30mm... se representar a pedra de soleira... atravessa a parede toda de fora a dentro e topa contra o batente/ aro do caixilho... Se a construção estiver assim é obvio que tenha este tipo de patologias... mas a culpa não é do caixilho.
  5.  # 5

sim os 30mm representa a soleira.
    também acredito que a culpa não seja do caixilho, parece-bem bem montado, só não percebo o porque de tanta condensação.
    será que uma vez que o caixilho fica tão dentro fica uma caixa de ar grande entre o estore e o caixilho.
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasAi no desenho, a cota dos 30mm... se representar a pedra de soleira... atravessa a parede toda de fora a dentro e topa contra o batente/ aro do caixilho... Se a construção estiver assim é obvio que tenha este tipo de patologias...

Colocado por: jclaudinosó não percebo o porque de tanta condensação.
  7.  # 7

Isso não é condensação mas sim infiltrações resultantes da má opção para o pormenor de execução das soleiras.
    Se o empreiteiro cumpriu o projeto não poderá ser responsabilizado por nada.
    Trata-se de uma má opção do pormenor construtivo.
    É um erro de projeto?
    Sim e não.
    Em teoria a solução deveria funcionar.
    A prática diz-nos que nem sempre é assim.
  8.  # 8

Para precaver esta situação solicitei previamente ao instalador da caixilharia que colocasse uma borracha para não ficar só com o silicone do lado de fora.
    conforme foto.
    A borracha foi instalada na transição do estuque para a pedra, na zona da poliamida do corte térmico.
    O silicone do lado exterior foi muito bem dado esta impecavel.
    Não percebo o porquê de tanta humidade dentro do caixilho.
      WhatsApp Image 2026-02-24 at 08.09.22.jpeg
  9.  # 9

aqui
      WhatsApp Image 2026-02-24 at 08.09.23.jpeg
  10.  # 10

As infiltrações devem ter como origem a pedra da soleira.
    A base de assentamento da pedra não foi impermeabilizada e deve ser por ai que está a entrar a água
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

acredito que possa ser um dos problemas, mas a questão e que o caixilho fica todo molhado em volta não é apenas por baixo.
    depois escorre e como não tem saída do lado interior embora as esquadrias tenham ficado coladas acaba por passar agua para o estuque.

eu não não ando a procura do culpados queria tentar identificar o problema e encontrar uma solução.

independente de ser o arquiteto, construtor ou o instalador do caixilho ou o que quer que seja.
  12.  # 12

Se o caixilho fica molhado deve ser a ponte térmica existente na parede e soleira
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Obrigado pela observação, como acha que posso resolver esta situação.
    Com sugere devo eu criar essa ponte térmica ?
  14.  # 14

Se a construção é nova, supostamente teve correção das pontes térmicas nos peitoris.

Tanta correção e acabam por dar os mesmos problemas das que não têm correção nenhuma.
  15.  # 15

Colocado por: VarejoteSe a construção é nova, supostamente teve correção das pontes térmicas nos peitoris.

Tanta correção e acabam por dar os mesmos problemas das que não têm correção nenhuma.

A correção das pontes térmicas é algo que continua a ser desprezado mesmo nas construções recentes.
    Concordam com este comentário: marcocar, gil.alves, Pedro Barradas
  16.  # 16

Aqui na zona, soleiras de pedra de fora a dentro é o pão nosso de cada dia.
    O capoto vem topar por baixo da soleira e leva cola e veda a volta... 😅
  17.  # 17

Colocado por: marcocarAqui na zona, soleiras de pedra de fora a dentro é o pão nosso de cada dia.
    O capoto vem topar por baixo da soleira e leva cola e veda a volta... 😅

Os nossos projetos continuam apenas focados na arquitetura.
    Especialidades são somente um conjunto de fotocópias que pouco mais servem que saber quantos pilares leva a casa
  18.  # 18

Mas se a casa é nova e não está habitada, deve ter excesso de humidade, por isso tb o excesso de condensado na janela. Arejar sempre que possível e colocar desumidificadores e trabalhar, de preferência antes das carpintarias.
  19.  # 19

Quando é que foi aplicado o estuque?Não será do estuque estar a secar?
  20.  # 20

Sim a casa é nova, esta foto é uma janela do primeiro andar.
    Tenho arejado dentro do possível, passou quase 2 meses que não deu.
    Não tenho a borracha de vedação do lado interior do caixilho uma vês que o pladur e o estuque ainda vão ser pintados ... para a goma da borracha não ficar com o pó todo colado, optamos por colocar apenas depois de passar o pintor.
    também não esta pintado por fora, o excesso foi muito ...

Agora o que será que justifica esta agua toda?

0.0203 seg. NEW