Colocado por: plt120
O problema da desumificação mantem se mesmo com VMC?
Colocado por: jfsmoreiraTem muitos vidros?
Colocado por: jfsmoreiraNão consegues arrefecer para temperaturas razoáveis uma casa cheia de vidros e com baixa inercia termica num ambiente por natureza humido!
Colocado por: jfsmoreiraOnde fica a casa? Que tipo de casa é? Tem muitos vidros?
Colocado por: brunoaUma casa com boa inércia térmica e PRH elimina essas oscilações de temperatura
Colocado por: jfsmoreira
A VMC tem tabuleiro de condensados para alguma coisa...
O PRH tem de ter cuidados na temperatura para não condensar...ou então comprar um boa central de desumidificação....
Atenção: o PRH até funciona em arrefecimento, mas não é tão eficaz como um VC ou um AC.
Se continuar com a ideia de colocar PRH, eu recomendava no mínimo colocar a preinstalação de AC mural em cada divisão. Esse valor é irrisório face ao que vai gastar na casa e pelo menos asseguraria que caso estivesse arrependido tinha sempre uma solução extra para arrefecimento
PS: Hoje nem sei se colocaria PRH nem VC.... muito provavelmente colocaria AC em conduta em toda a casa (incluindo WCs)
Colocado por: plt120
Antes de mais agradeço todas as dicas
Para a casa, está previsto pre instalação de AC para o caso de ser necessário complementar o PRH
Neste momento dependendo da diferença de preço, poderei optar por VC mural em vez de AC
Colocado por: jfsmoreiraUma casa "moderna" cheia de vidros não tem nem nunca terá boa inercia térmica!!!!!
Colocado por: HFSFO que tem haver vidro com inércia?
Colocado por: HFSFNada que me trouxesse problemas reais de humidade em paredes atenção.
Mais área de vidro -> menos área de parede - menos inércia térmica
Hoje em dia, é normal:
- Tetos de pladur (lá se foi a inércia)
- Paredes interiores em pladur (lá se foi a inércia)
- Fachadas em vidro (lás se foi a inércia)
Ou seja, a inércia é só a do piso… que às vezes até faz mais mal do que bem ao conforto. Basta o chão ter passado a noite toda a aquecer numa noite gelada e, no dia seguinte, aparecer um daqueles lindos dias de primavera, com o sol todo contente a entrar pelas nossas fantásticas e soberbas janelas panorâmicas… e pronto: num instante deixamos de estar numa sala acolhedora e passamos a sentir que fomos teletransportados para as dunas de Merzouga em pleno agosto, sem direito a camelo nem chá de menta.
Colocado por: jfsmoreiraMas atenção...eu também tenho PRH e pela 2ª vez... mas sinceramente, o valor investido não se justifica!
Colocado por: brunoaQq domotica básica resolve esse problema.
Colocado por: VarejoteBlasfémia, isso por aqui é sagrado
Acendam a fogueira!
Colocado por: jfsmoreiraBasta o chão
Colocado por: jfsmoreiraHoje em dia, é normal:
- Tetos de pladur (lá se foi a inércia)
- Paredes interiores em pladur (lá se foi a inércia)
- Fachadas em vidro (lás se foi a inércia)
PS: Tenho domótica com controlo PID das válvulas do PRH, e nem assim consigo "enganar" o sistema, porque simplesmente é imprevisível!!!
Colocado por: jfsmoreiraPS: Tenho domótica com controlo PID das válvulas do PRH, e nem assim consigo "enganar" o sistema, porque simplesmente é imprevisível!!!não é bem assim pois sendo um imóvel de baixa inercia torna-se muito reativo dispensando antecipação e para piorar optou por um sistema de aquecimento que tem muita inercia,
Colocado por: brunoaCurva Climática na BC e domótica a controlar.o foco aqui estará na curva climatica que não é linear demorando um bom tempo até ter o resultado esperado.