Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: plt120
    O problema da desumificação mantem se mesmo com VMC?

A VMC tem tabuleiro de condensados para alguma coisa...
    O PRH tem de ter cuidados na temperatura para não condensar...ou então comprar um boa central de desumidificação....

Atenção: o PRH até funciona em arrefecimento, mas não é tão eficaz como um VC ou um AC.

Se continuar com a ideia de colocar PRH, eu recomendava no mínimo colocar a preinstalação de AC mural em cada divisão. Esse valor é irrisório face ao que vai gastar na casa e pelo menos asseguraria que caso estivesse arrependido tinha sempre uma solução extra para arrefecimento

PS: Hoje nem sei se colocaria PRH nem VC.... muito provavelmente colocaria AC em conduta em toda a casa (incluindo WCs)
  2.  # 2

Sei que não tem nada a ver (arrefecimento em VC com aquecimento em PRH), mas aqui fica o consumo da minha BC nos meses de verão e agora.
    Em azul - arrefecimento em VC
    Em vermelho - Aquecimento com PRH
      aquec.jpeg
  3.  # 3

Uma casa com boa inércia térmica e PRH elimina essas oscilações de temperatura. Aqui em Braga em dias em que ocorrem essa variações, a casa permanece estável.
  4.  # 4

Colocado por: jfsmoreiraTem muitos vidros?

Colocado por: jfsmoreiraNão consegues arrefecer para temperaturas razoáveis uma casa cheia de vidros e com baixa inercia termica num ambiente por natureza humido!

Colocado por: jfsmoreiraOnde fica a casa? Que tipo de casa é? Tem muitos vidros?

Colocado por: brunoaUma casa com boa inércia térmica e PRH elimina essas oscilações de temperatura

Respondidp
  5.  # 5

Uma casa "moderna" cheia de vidros não tem nem nunca terá boa inercia térmica!!!!!
    Cada vez mais, me convenço de uma antiga frase:
    " O tradicional é o conjunto dos sucessos ao longo do tempo!!""
  6.  # 6

Colocado por: jfsmoreira

A VMC tem tabuleiro de condensados para alguma coisa...
    O PRH tem de ter cuidados na temperatura para não condensar...ou então comprar um boa central de desumidificação....

Atenção: o PRH até funciona em arrefecimento, mas não é tão eficaz como um VC ou um AC.

Se continuar com a ideia de colocar PRH, eu recomendava no mínimo colocar a preinstalação de AC mural em cada divisão. Esse valor é irrisório face ao que vai gastar na casa e pelo menos asseguraria que caso estivesse arrependido tinha sempre uma solução extra para arrefecimento

PS: Hoje nem sei se colocaria PRH nem VC.... muito provavelmente colocaria AC em conduta em toda a casa (incluindo WCs)

Antes de mais agradeço todas as dicas

Para a casa, está previsto pre instalação de AC para o caso de ser necessário complementar o PRH
    Neste momento dependendo da diferença de preço, poderei optar por VC mural em vez de AC
  7.  # 7

Colocado por: plt120
    Antes de mais agradeço todas as dicas

Para a casa, está previsto pre instalação de AC para o caso de ser necessário complementar o PRH
    Neste momento dependendo da diferença de preço, poderei optar por VC mural em vez de AC

Essa foi uma das minha opções, mas o "já agora" fizeram-me seguir o passo da instalação em obra!! Ficou mais caro, é certo, mas ficou logo feito!
    De qualquer forma, essa sua opção é uma opção acertada!
    • HFSF
    • 25 fevereiro 2026

# 8

Colocado por: jfsmoreiraUma casa "moderna" cheia de vidros não tem nem nunca terá boa inercia térmica!!!!!

O que tem haver vidro com inércia?

Posso dar-lhe a minha experiência. Tenho PRH, em Barcelos encostado a esposende.

Não sinto necessidade de mais do que prh para arrefecimento.

A humidade relativa sobre realmente, porque não há nada a retirar a humidade em excesso. Não há como contrariar a física, baixa a temperatura sobe a humidade relativa. Nada que me trouxesse problemas reais de humidade em paredes atenção.

Como em tudo, quanto mais dinheiro atirar ao problema em princípio fica com uma melhor solução. Se quiser meter prh e VC e ainda AC em princípio fica melhor servido.
  8.  # 9

Colocado por: HFSFO que tem haver vidro com inércia?

Mais área de vidro -> menos área de parede - menos inércia térmica

Hoje em dia, é normal:
    - Tetos de pladur (lá se foi a inércia)
    - Paredes interiores em pladur (lá se foi a inércia)
    - Fachadas em vidro (lás se foi a inércia)

Ou seja, a inércia é só a do piso… que às vezes até faz mais mal do que bem ao conforto. Basta o chão ter passado a noite toda a aquecer numa noite gelada e, no dia seguinte, aparecer um daqueles lindos dias de primavera, com o sol todo contente a entrar pelas nossas fantásticas e soberbas janelas panorâmicas… e pronto: num instante deixamos de estar numa sala acolhedora e passamos a sentir que fomos teletransportados para as dunas de Merzouga em pleno agosto, sem direito a camelo nem chá de menta.
    Concordam com este comentário: nunorocha
  9.  # 10

Colocado por: HFSFNada que me trouxesse problemas reais de humidade em paredes atenção.

As tubagens estão no pavimento, não nas paredes!!

Mas atenção...eu também tenho PRH e pela 2ª vez... mas sinceramente, o valor investido não se justifica!

AC é mais barato na instalação e na utilização!
  10.  # 11

Mais área de vidro -> menos área de parede - menos inércia térmica

Hoje em dia, é normal:

Ou seja, a inércia é só a do piso… que às vezes até faz mais mal do que bem ao conforto. Basta o chão ter passado a noite toda a aquecer numa noite gelada e, no dia seguinte, aparecer um daqueles lindos dias de primavera, com o sol todo contente a entrar pelas nossas fantásticas e soberbas janelas panorâmicas… e pronto: num instante deixamos de estar numa sala acolhedora e passamos a sentir que fomos teletransportados para as dunas de Merzouga em pleno agosto, sem direito a camelo nem chá de menta.
    Concordam com este comentário:nunorocha

É exatamente o problema que tenho em minha casa. Na zona da sala, que tem uma exposição solar muito grande com a inercia do piso e o sol, fica muito desconfortável.

A solução que encontrei para minimizar isso é ir regulando a temperatura da bomba de calor conforme as necessidades ao longo do ano.

Outra solução foi colocar valores de temperatura para os circuitos fecharem diferentes. Na sala tenho 4 circuitos, 2 estão regulados para 20 graus os outros 2 estão regulados para 22 graus.

O ultimo recurso é ligar o ar condicionado.

No inicio foi um bocado complicado de regular os circuitos do PRH por causa da inercia e da casa ser 80% em vidro.
    Mas ao terceiro ano funciona 5 estrelas.
  11.  # 12

Qq domotica básica resolve esse problema.
  12.  # 13

Colocado por: jfsmoreiraMas atenção...eu também tenho PRH e pela 2ª vez... mas sinceramente, o valor investido não se justifica!

Blasfémia, isso por aqui é sagrado
    Acendam a fogueira!
  13.  # 14

Colocado por: brunoaQq domotica básica resolve esse problema.

sim sim.... só se a domótica souber adivinhar o tempo!!! Nem os gajos do IPMA acertam!!

PS: Tenho domótica com controlo PID das válvulas do PRH, e nem assim consigo "enganar" o sistema, porque simplesmente é imprevisível!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  14.  # 15

Colocado por: VarejoteBlasfémia, isso por aqui é sagrado
    Acendam a fogueira!

Boa!!!
  15.  # 16

Colocado por: jfsmoreiraBasta o chão

Quantos cm de betonilha tem acima dos circuitos do PRH? Sabe?
    • HFSF
    • 26 fevereiro 2026

# 17

Colocado por: jfsmoreiraHoje em dia, é normal:

Mas repare, o que está a enumerar (as janelas é bastante relativo) pioram a inercia termica. Sabendo de tudo isso foi fazer o mesmo?

Eu só dei o meu feedback, a minha casa não precisa de mais do que PRH para arrefecer.

Tenho um amigo que fez casa a 20km de mim ao mesmo tempo que eu, não quis meter estores porque estragavam a estetica, retirou o isolamento de uma parede porque queria colar pedra, não tem proteção solar em parte nenhuma da casa (palas).
    1 ano depois de viver na casa estava a meter um AC na sala.

Para mim é impensável não controlar os ganhos térmicos, só porque vou passar uma vida a pagar eletricidade para os arrefecer, seja com PRH, AC, VC ou um bufador qualquer.
    Para ele era importante manter aquela arquitetura e pronto. Eu fiquei contente com a minha e ele com a dele.

PS: Tenho domótica com controlo PID das válvulas do PRH, e nem assim consigo "enganar" o sistema, porque simplesmente é imprevisível!!!

Já fui nesse caminho, agora é tudo aberto e curva climatica na BC. Simples e eficaz
  16.  # 18

Curva Climática na BC e domótica a controlar. Óbvio que se tiver a casa sem proteção solar indefinidamente a levar com sol, não há milagres. Aí meta AC, mas do meu ponto de vista não há nada mais absurdo do que não salvaguardar a proteção solar e depois combater o calor com AC...
  17.  # 19

Colocado por: jfsmoreiraPS: Tenho domótica com controlo PID das válvulas do PRH, e nem assim consigo "enganar" o sistema, porque simplesmente é imprevisível!!!
    não é bem assim pois sendo um imóvel de baixa inercia torna-se muito reativo dispensando antecipação e para piorar optou por um sistema de aquecimento que tem muita inercia,

dois erros básicos e crassos.

perdeu tempo e dinheiro em sistemas completamente desajustados da sua exigencia\vivencia, a culpa do mau desempenho não foi dos sistemas mas sim da sua inadequação para o imóvel, agravou brutalmente o custo inicial, o custo de exploração e manutenção sem qualquer vantagem.

muitas vezes mais é menos, uma solução equilibrada devidamente ajustada custaria muito menos e teria resultados muito diferentes custando uma fracção do que gastou.
    Concordam com este comentário: gil.alves, HideCode
  18.  # 20

Colocado por: brunoaCurva Climática na BC e domótica a controlar.
    o foco aqui estará na curva climatica que não é linear demorando um bom tempo até ter o resultado esperado.

0.0228 seg. NEW