Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Hélio PintoMas a casa encontra-se classificada pela DGPC? Em caso afirmativo, até para pintar necessita de licenciamento.
    deve aparecer classificada como património arqº nas plantas do PDM
  2.  # 2

Colocado por: antonylemosdeve aparecer classificada como património arqº nas plantas do PDM

Com os dados da casa facilmente se consegue aferir no site da DGPC.
  3.  # 3

Colocado por: Hélio PintoCom os dados da casa facilmente se consegue aferir no site da DGPC.

Pode estar classificada apenas como imóvel de interesse municipal e ter alguns requisitos só ao nível do PDM ou PU
    Concordam com este comentário: marco1
  4.  # 4

Colocado por: Hélio Pinto
    Com os dados da casa facilmente se consegue aferir no site da DGPC.

Estive a pesquisar e não consegui encontrar nada.

Não sei porque mas não consigo fazer download do PDM de Aveiro ... Mas na plataforma

http://smiga.cm-aveiro.pt/PMOT

Vejo a imagem em anexo.
    Reparem que a propriedade em causa não tem números atribuídos.
    Mas devem ser o 62, 64 e 66.

Não vejo nenhuma classificação nenhuma, onde estará essa informação?, e por exemplo o nº 55 que fica quase em frente é a Junta de Freguesia e onde era imóvel do Conselheiro Nunes da Silva ....
  5.  # 5

Colocado por: zedasilva
    Pode estar classificada apenas como imóvel de interesse municipal e ter alguns requisitos só ao nível do PDM ou PU
  6.  # 6

Será que só indo a camara é que poderei saber mais informações sobre o imóvel? Ou terei essa informação online?
  7.  # 7

Aqui há tempos também vi essa casa, cheguei à conclusão que entre comprar, renovar e mudar-me ia exigir tempo e dinheiro que não estou disposto a dar. Mas tem muito charme.

Em tempos, em Aveiro, tive um colega de trabalho madeirense que dava pelo nome A. Richard. Às tantas era você... :)
  8.  # 8

Colocado por: arichardSerá que só indo a camara é que poderei saber mais informações sobre o imóvel? Ou terei essa informação online?
    devia haver algures no menu dos condicionantes do PDM alguma indicação de património arquitectónico e arqueologico. senão ligas para CM a perguntar onde encontrar a informação
  9.  # 9

Colocado por: arichard

Estive a pesquisar e não consegui encontrar nada.

Não sei porque mas não consigo fazer download do PDM de Aveiro ... Mas na plataforma

http://smiga.cm-aveiro.pt/PMOT

Vejo a imagem em anexo.
    Reparem que a propriedade em causa não tem números atribuídos.
    Mas devem ser o 62, 64 e 66.

Não vejo nenhuma classificação nenhuma, onde estará essa informação?, e por exemplo o nº 55 que fica quase em frente é a Junta de Freguesia e onde era imóvel do Conselheiro Nunes da Silva ....

Já vi as plantas de ordenamento e condicionantes.
    Prédio em zona EH3 - Espaços habitacionais tipo 3
    Não tem qualquer tipo de condicionante...o único imóvel com interesse municipal na zona, é a capela do Espirito Santo a norte da rua identificada na imagem com o numero 74.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arichard
      cacia.JPG
  10.  # 10

Colocado por: Hélio PintoJá vi as plantas de ordenamento e condicionantes.

As vantagens e as dores de cabeça que um DO se livre de ter ao seu lado alguém que domina os assuntos.
  11.  # 11

Colocado por: ClioIIAqui há tempos também vi essa casa, cheguei à conclusão que entre comprar, renovar e mudar-me ia exigir tempo e dinheiro que não estou disposto a dar. Mas tem muito charme.

Em tempos, em Aveiro, tive um colega de trabalho madeirense que dava pelo nome A. Richard. Às tantas era você... :)

As tantas sou eu ...
    Mas pelo nick não estou a ver quem é ...
  12.  # 12

Colocado por: Hélio Pinto
    Já vi as plantas de ordenamento e condicionantes.
    Prédio em zona EH3 - Espaços habitacionais tipo 3
    Não tem qualquer tipo de condicionante...o único imóvel com interesse municipal na zona, é a capela do Espirito Santo a norte da rua identificada na imagem com o numero 74.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arichard
      cacia.JPG

E como chego a esses dados?
    Estava no site correcto?
    Se me pudesse dar uma ajuda agradecia.
  13.  # 13

Colocado por: ClioIIAqui há tempos também vi essa casa, cheguei à conclusão que entre comprar, renovar e mudar-me ia exigir tempo e dinheiro que não estou disposto a dar. Mas tem muito charme.

Eu para já ainda estou a avaliar se vale a pena meter-me nisso ...
    No entanto, eu sou conhecido por meter-me em projectos desafiantes ...
    Mas para já quero ver se vou com 2/3 engenheiros de empresas diferentes para perceber onde me vou meter ...

No entanto vejo que a diferença entre comprar casa e restaurar ou comprar terreno e construir de raíz é cada vez mais pequena ... Esta casa só mesmo pelo valor arquitectónico ... que não sendo nada do outro mundo ... tem a sua beleza inerente ...
  14.  # 14

E como chego a esses dados?
    Estava no site correcto?
    Se me pudesse dar uma ajuda agradecia.

Tem aqui o link: http://smiga.cm-aveiro.pt/EPL
    Deve preencher os dados solicitados e identificar o prédio com um polígono.
  15.  # 15

Fui hoje dar uma vista de olhos novamente a casa, com olhos de ver e de facto a madeira toda da casa não serve ... está cheia de bicho ...
    Não vimos a estrutura mas quem viu disse que se está no soalho está na estrutura ...
    Depois deu-me um orçamento de me deixar de pé atrás 300K para remodelar por completo a casa ...
    • AMG1
    • 19 março 2026

# 16

Tenho lido este tópico, mas só agora vou intervir., porque me parece que anda um "bocado as aranhas". Desculpe-me se não for assim.
    A meu ver, nesta fase devia esqueça os orçamentos, ou melhor, os palpites dados por empreiteiros.
    Peça conselhos a técnicos habilitados a perceberem o que será necessario fazer e só depois se preocupe com o que isso vai custar.
    Ainda assim, para uma remodelação profunda, numa casa dessa dimensão, os 300k não são nenhum disparate e provavelmente até pecam por defeito.
    Mas o mais importante é saber o que vai comprar, porque sem saber isso nunca vai conseguir saber o que lhe vai custar.
    Não é necessáriamente verdade que recuperar seja mais caro, ou até igual a fazer de novo, mas tudo depende do que se está a recuperar e que tipo de recuperação se pretende e/ou pode fazer. Uma coisa e resolver eventuais problemas, outra é escondê-los de forma a não serem vistos. Uma casa dessas vai sempre trazer-lhe muitas surpresas e nem todas serão agradáveis.
    A maior satisfação que vai ter é que no final terá uma coisa única, mas isso tem um valor que nem sempre é reconhecido em euros.
    Não se surpreenda, mas é bem possivel que se comprar a casa e a recuperar, possa acontecer que no final desse processo tenha gasto mais dinheiro do que o mercado esta disposto a oferecer-lhe. Isto acontece porque terá de aparecer quem veja na casa o mesmo que você viu e esteja disposto a pagar por isso.
    Pegar numa casa, onde já viverem 3, 4 ou mais gerações, por vezes com modos de vida e necessidades muito diferentes das actuais e dar-lhe uma nova vida, não é só ter uma casa é também viver num espaço com história, com uma ligação única ao envolvente e onde nada é igual ao novo, mas fruto de decisões e gostos de muita gente. Se é isso que procura e tem os meios necessários para o conseguir, parece ter aí um bom desafio, se não, o melhor é esquecer e partir para outra.
    Mais uma vez, desculpe a franqueza, mas acho que é melhor agora do que depois.
  16.  # 17

Colocado por: AMG1Tenho lido este tópico, mas só agora vou intervir., porque me parece que anda um "bocado as aranhas". Desculpe-me se não for assim.
    A meu ver, nesta fase devia esqueça os orçamentos, ou melhor, os palpites dados por empreiteiros.
    Peça conselhos a técnicos habilitados a perceberem o que será necessario fazer e só depois se preocupe com o que isso vai custar.
    Ainda assim, para uma remodelação profunda, numa casa dessa dimensão, os 300k não são nenhum disparate e provavelmente até pecam por defeito.
    Mas o mais importante é saber o que vai comprar, porque sem saber isso nunca vai conseguir saber o que lhe vai custar.
    Não é necessáriamente verdade que recuperar seja mais caro, ou até igual a fazer de novo, mas tudo depende do que se está a recuperar e que tipo de recuperação se pretende e/ou pode fazer. Uma coisa e resolver eventuais problemas, outra é escondê-los de forma a não serem vistos. Uma casa dessas vai sempre trazer-lhe muitas surpresas e nem todas serão agradáveis.
    A maior satisfação que vai ter é que no final terá uma coisa única, mas isso tem um valor que nem sempre é reconhecido em euros.
    Não se surpreenda, mas é bem possivel que se comprar a casa e a recuperar, possa acontecer que no final desse processo tenha gasto mais dinheiro do que o mercado esta disposto a oferecer-lhe. Isto acontece porque terá de aparecer quem veja na casa o mesmo que você viu e esteja disposto a pagar por isso.
    Pegar numa casa, onde já viverem 3, 4 ou mais gerações, por vezes com modos de vida e necessidades muito diferentes das actuais e dar-lhe uma nova vida, não é só ter uma casa é também viver num espaço com história, com uma ligação única ao envolvente e onde nada é igual ao novo, mas fruto de decisões e gostos de muita gente. Se é isso que procura e tem os meios necessários para o conseguir, parece ter aí um bom desafio, se não, o melhor é esquecer e partir para outra.
    Mais uma vez, desculpe a franqueza, mas acho que é melhor agora do que depois.

É um facto que não gosto muito destes empresarios que lançam estes valores sem sequer termos conversados sobre especificações e acabamentos.
    E não gosto destas empreitadas, gosto que façam um projecto, mas que depois seja eu a encontrar o melhor fornecedor para cada uma das empreitadas separadamente.
    Claro que este valor nãp foi vinculativo, mas é claramente superior ao que eu estava disposto a gastar.
    E depois coloca-se aqui uma questão: do charme desta casa o que conseguirei manter? Basicamente a fachada, janelas e alguns porticos interiores ... e mesmo assim a estrutura externa da casa é antiga e mais tarde ou mais cedo vai dar problemas ..

Percebo o seu comentário e aprecio, mas como aqui já foi dito temos que analisar friamente os números, era bonito restaurar esta casa? Era!!
    E o valor é só para a casa, não entra a reformulação dos anexos ...
    Mas se para isso vou gastar mais do que construir uma de raíz então para mim é para esquecer ... Se for para cometer loucuras existem outros imóveis com mais história e com muito mais potencial ...

E do que tenho visto muitas vendedores com moradias devolutas onde nada se aproveitam inflacionam os preços de tal forma que para mim cada vez mais compensa comprar um terreno e constuir um projecto de raiz com tudo a nossa maneira ...

Mas já agora deixo uma outra "casa" (na realidade um palacete) próximo desta casa, essa sim com um charme fora do normal ... Não fui fazer visita, mas para esta talvez sejam necessário uns 700K para ficar impecável ...

https://supercasa.pt/venda-quintas-e-casas-rusticas-t11-aveiro/i2061457
  17.  # 18

Colocado por: AMG1

Não foi nenhum empreiteiro mas sim um engenheiro que foi visitar a casa e para ele a opinião foi:
    Não há danos estruturais nas paredes exteriores
    No interior toda a madeira está com bicho (o engenheiro inferiu que estando o soalho com bicho a estrutura também estará com bicho)
    Refazer TODA a estrutura interior.
    Telhado totalmente novo
    Retirar telhado de amianto dos anexos.

Portanto estou a pagar um valor (a meu ver) excessivo por um terreno, uma estrutura externa da casa, a demolição de todo o interior da casa, estar sujeito a ter que adaptar a disposição das divisões à estrutura da casa (janelas e portas) sem saber se consigo adaptar e uma série de anexos onde metade são para demolir e retirar telhados de amianto ...

E tudo isto numa localização que apesar de ter bons acessos e transportes, tem uma "fama" que nada abona a seu favor devido a fabrica de celulose e seu cheiro (que não afecta esta zona na grande maioria do tempo devido aos ventos predominantes serem no sentido contrário), ma mesmo assim existe esse handicap ...

Ahhh, e o Engenheiro mesmo assim avalia a casa no actual estado em que está no dobro do valor que eu acho que ela vale ...

A mim só me apetece dizer: anda mas é tudo doido
  18.  # 19

Colocado por: arichardE não gosto destas empreitadas, gosto que façam um projecto, mas que depois seja eu a encontrar o melhor fornecedor para cada uma das empreitadas separadamente.
    então no caminho errado: deve falr com uma equipa de projetistas e somente depois de tudo verificado, avaliado e quantificado é que vai pedir cotação a executantes.
  19.  # 20

As tantas sou eu ...
    Mas pelo nick não estou a ver quem é ...

Se vc gostava de ouvir o My Immortals dos Evanescence várias vezes por dia, então bate certo! :)

0.0348 seg. NEW