Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há muitas maneiras de fazer as coisas. Pessoalmente acho que comprar uma casa destas só vale a pena se for fazer uma intervenção mínima: não tocar numa parede, deixar as janelas de madeira, praticamente nem pintar. Não é para todos, claro. Nem pensava em restaurar, propriamente. Não é possível fazer com que as contas batam certo. É trocar o mínimo e aceitar o gentil declínio dos materiais. Um bichinho da madeira não tem mal nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arichard
  2.  # 2

Colocado por: zemvpferreiraUm bichinho da madeira não tem mal nenhum.

Manutenção preventiva e verificar se não está a afetar integridade estrutural. (efetuar sondagens pontuais, ou mesmo remover o soalho e voltar a aplicar)
    Também deve efetuar o espurgo do edificio. Não é barato, mas pode compensar.
  3.  # 3

Colocado por: zemvpferreiraHá muitas maneiras de fazer as coisas. Pessoalmente acho que comprar uma casa destas só vale a pena se for fazer uma intervenção mínima: não tocar numa parede, deixar as janelas de madeira, praticamente nem pintar. Não é para todos, claro. Nem pensava em restaurar, propriamente. Não é possível fazer com que as contas batam certo. É trocar o mínimo e aceitar o gentil declínio dos materiais. Um bichinho da madeira não tem mal nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arichard

Concordo plenamente.
    Mas a disposição dos espaços não é viável para a vida de hoje em dia ... na minha modesta opinião ...
    Quanto ao bichinho ... nota-se de facto cedências e inclinação no soalho do piso superior ...
    A nível de estrutura, não sei qual o estado mas o engenheiro inferiu que estando no saolho está na estrutura ...
    Restaurar uma casa destas não é para qualquer um ...
  4.  # 4

Tenho o privilégio/chatice de cuidar de uma série de edifícios em Lisboa com bastante mais de 100 anos. Alguns precedem o terramoto. Na minha experiência os xilófagos vão e vêm. Aliás, nas dezenas ou centenas de estruturas que já devo ter examinado na capital, não vi uma que não tivesse indícios da passagem de bichos. E a larga maioria estava a funcionar bem que chegue. O que as mata (novamente na minha experiência limitada) são as infiltrações e as obras de curiosos que mandam paredes abaixo sem rei nem roque. Se o bichnho da madeira fosse uma sentença de morte não havia um edifício pombalino de pé. Uma substituição pontual e está a andar.

Há 30 mil coisas que se podem fazer para tentar corrigir os vícios de uma casa antiga e a maioria pura e simplesmente não vale a pena. Claro que um soalho a abater não se pode ignorar, mas uma leve inclinação que se ****. Se o cavalheiro/senhora quer viver numa casa moderna, uma casa moderna deve construir de raiz e deixar esse berbicacho para outra pessoa. Talvez um estrangeiro com mais dinheiro do que juízo e apetência pelo desconforto lhe pegue.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, AMG1, arichard
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, arichard

0.0159 seg. NEW