Iniciar sessão ou registar-se
    • TMQ
    • 31 março 2026

# 1

Bom dia,

Projeto acustico: 6 + 16 + 13mm
    Mapa de acabamentos/orçamento: 6mm + 16 + 5mm
    Instalado: Planitherm 4s: 6mm + 16 + 4mm

Estaria bem com a solução instalada, não fosse o fato de se ouvir bastante barulho exterior pelas janelas. Digo que é pelas janelas pq: as caixas de estore estão bem isoladas, foi aplicado ETICS de 80mm e fachada ventilada em parte da casa.

O que posso fazer e posso exigir algo ao empreiteiro por não cumprir com o projeto?
    Ou este vai alegar que adjudiquei a solução instalada e a culpa é minha?
    É que nunca fui alertado para estes fatos, só depois de experienciar o barulho é que consultei o projeto acústico e vi que a diferença para o que foi aplicado é substancial e passível de fazer a diferença no que toca ao ruído exterior.
  1.  # 2

Colocado por: TMQProjeto acustico: 6 + 16 + 13mm

Isso está certo!?
    Concordam com este comentário: Ruikode
  2.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasIsso está certo!?

Também achei estranho.
    Pode ser um laminado, mas com uma descrição incorreta...
    • TMQ
    • 31 março 2026

# 4

Colocado por: Pedro Barradas
    Isso está certo!?
    Concordam com este comentário:Ruikode

é o que consigo ler no projeto acustico. Deixo print:
      Print_Prj_ACUSTICO.png
  3.  # 5

O que está no projeto acústico está mal.
    O empreiteiro só é obrigado a executar o que está no orçamento que forneceu.
    Não foram efetuados ensaios acústicos?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • TMQ
    • 31 março 2026

# 6

Colocado por: PickaxeO que está no projeto acústico está mal.
    O empreiteiro só é obrigado a executar o que está no orçamento que forneceu.
    Não foram efetuados ensaios acústicos?

Vou perguntar. Esses ensaios acústicos são obrigatorios e fazem parte de algum procedimento de certificação a ser efetuado por entidade externa ou são opcionais?

No projeto acústico está isto:
    " Introdução:
    O presente estudo é um projecto de condicionamento acústico, sobre o impacto ambiental do
    nível de ruído suportado por uma habitação unifamiliar, assim como o isolamento desta em
    relação ao exterior...
    ...Trata-se de uma moradia unifamiliar, composta por um único piso, de r/chão, e de qualidade
    corrente.
    Os materiais e revestimentos usados são os descritos no projecto de arquitetura e no presente
    projecto de acústica. "
  4.  # 7

relativamente à questão acustica, julgo que o problema não deve estar no vidro...
    esse vidro tem este desempenho acustico:
      Screenshot-2026-03-31_15.42.15.png
  5.  # 8

O empreiteiro foi quem lhe vendeu a casa?
    O que diz o projeto de térmica em relação ao vidros?
  6.  # 9

... portanto é superior ao definido em projeto acustico

estamos a falar de que medidas de janelas??
  7.  # 10

Colocado por: TMQEsses ensaios acústicos são obrigatorios

São.
    • TMQ
    • 1 abril 2026

# 11

Colocado por: zedasilvaO empreiteiro foi quem lhe vendeu a casa?
    O que diz o projeto de térmica em relação ao vidros?

" 1) Envidraçados verticais com proteção solar exterior opaca, persiana de réguas
    metálicas (cor escura) (todos os vãos exceto J6, J9 e J10):
    i) Características dos envidraçados: - caixilharia simples, metálica com corte térmico; - classificação de permeabilidade ao ar = classe 3, - vidro duplo incolor de 6mm + incolor laminado de 13mm e lâmina de ar de 16mm, - dispositivos de oclusão noturna exterior, constituídos por: proteção solar exterior
    opaca, persiana de réguas metálicas, de cor escura, - valores de “U” obtidos do ITE 50: U = 2.1 "
    • TMQ
    • 1 abril 2026

# 12

Colocado por: fernandoFerreira... portanto é superior ao definido em projeto acustico

estamos a falar de que medidas de janelas??

As janelas viradas para a rua têm 1,80 x 2.20m e as a tardoz têm 2/2.20 x 2.20m.
  8.  # 13

Colocado por: TMQAs janelas viradas para a rua têm 1,80 x 2.20m e as a tardoz têm 2/2.20 x 2.20m.

E qual é a tipologia de caixilho instalado? De correr, batente, oscilo-batente?, etc...
    • TMQ
    • 1 abril 2026

# 14

Colocado por: Pedro Barradas
    E qual é a tipologia de caixilho instalado? De correr, batente, oscilo-batente?, etc...

rua - 1 oscilo batente + 1 fixo
    tardoz - correr
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
  9.  # 15

10.  # 16

E que série estava orçamentada/adjudicada e qual o colocado?
  11.  # 17

Colocado por: PR10Não sei desde 2016 as regras já mudaram.

Não sabe, mas sei eu, agora é apenas necessário um termo de responsabilidade, mas ninguém pode passar esse termo sem os ensaios acústicos.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • PR10
    • 2 abril 2026 editado

# 18

Colocado por: Pickaxe
    Não sabe, mas sei eu, agora é apenas necessário um termo de responsabilidade, mas ninguém pode passar esse termo sem os ensaios acústicos.

A Câmara pede o comprovativo do ensaio? Ou só basta enviar o TR?
    •  
      marco1
    • 2 abril 2026 editado

# 19

penso que a camara pode ir á obra e se o ensaio não existir é um bico de obra, assim como outro qualquer projeto ou documento regulamentar.
    de qualquer forma tambem penso que não é preciso ensaio mas sim projeto acustico ( comparativo de valores) face aos niveis na carta de ordenamento da camara e termo de reponsabilidade.
    o seu engenheiro que tratou das especialidades ou o coordenador de projeto deveria saber isso.
  12.  # 20

Colocado por: Pickaxeninguém pode
    vou corrigir .. ninguém deve
    Concordam com este comentário: PR10, Pickaxe, fernandoFerreira

0.0202 seg. NEW