Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a estudar a instalação de um sistema fotovoltaico, já a pensar numa futura bomba de calor e num veículo elétrico, mas com foco muito específico no desempenho no inverno, e gostava de ouvir opiniões de quem já tenha experiência prática.
    Tenho uma moradia de 2007, localizada no norte de Viseu, onde os invernos são frios, com temperaturas negativas durante a noite e madrugada. A casa tem cerca de 160 m² de área a aquecer e atualmente o sistema é um recuperador de calor com caldeira, ligado a radiadores. No total tenho cerca de 110 elementos, sendo que normalmente estão em funcionamento entre 70 a 90 elementos em simultâneo. Toda a casa funciona a eletricidade (termoacumulador, placa, bomba de água, portões, etc.), não tenho gás.
    Os consumos atuais rondam os 600 a 700 kWh/mês no inverno e 400 a 500 kWh/mês no verão. Mas gastamos mais de 10 m3 de lenha por Inverno (e paga, não temos lenha própria), o que tem rondado os 700 ! 800 euros por ano (com tendência de subida).
    Trabalhamos a partir de casa (2 computadores e impressora), portanto existe consumo constante durante o dia. Temos 3 crianças pequenas (0–5 anos), pelo que é expectável que o consumo aumente nos próximos anos.
    Daqui a 2–3 anos pretendo adquirir um veículo elétrico, com uma utilização estimada de cerca de 2.000 km/mês (300–350 kWh/mês), sendo o objetivo carregar o máximo possível com produção solar.
    A ideia para o aquecimento passa por instalar uma bomba de calor de alta temperatura, mas com uma lógica de funcionamento específica: trabalhar entre as 06h e as 18h (idealmente alimentada por produção solar), e a partir das 18h até cerca da 01h ficar o recuperador de calor responsável pelo aquecimento. Durante a madrugada, contaria com a inércia térmica da casa. O objetivo é claro: usar ao máximo a produção solar direta para alimentar a bomba de calor e reduzir o consumo da rede no inverno.
    Relativamente ao sistema fotovoltaico, estou indeciso entre instalar algo na ordem dos 5–6 kWp (8–10 painéis) ou avançar já para cerca de 9–10 kWp (≈16 painéis). Também estou a ponderar a eventual instalação de bateria, entre 5 kWh e 15 kWh.
    As minhas principais dúvidas são as seguintes: faz sentido sobredimensionar já o sistema (na ordem dos 9–10 kWp) a pensar na bomba de calor no inverno, ou mesmo assim a produção nessa altura será sempre limitada e não compensa o investimento adicional? Em relação à bateria, uma solução de 5 kWh terá utilidade real neste cenário, ou será demasiado curta, e passar para 15 kWh traria ganhos significativos no inverno, ou acaba por não se justificar dado que o consumo será maioritariamente durante o dia?
    Outra questão prende-se com o inversor: existe obrigatoriedade de limitar a potência a 4 kW mesmo não havendo intenção de injetar energia na rede, ou isso apenas se aplica a determinados regimes? E quais são as implicações práticas de instalar acima desse valor?
    Por fim, relativamente à expansão do sistema: é fácil começar com 8 painéis e mais tarde aumentar para 16, ou isso implica trocar inversor e alterar significativamente a instalação? Não será mais sensato instalar logo o sistema completo, caso o inversor já seja dimensionado para isso?
    O objetivo global é maximizar o autoconsumo, reduzir ao máximo o consumo da rede no inverno e preparar a casa para a futura bomba de calor e veículo elétrico, evitando ao mesmo tempo investimentos duplicados ou mal dimensionados.
    Agradeço desde já qualquer feedback, especialmente de quem tenha soluções semelhantes ou experiência com bomba de calor + fotovoltaico em zonas frias.

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Beira Interior Powera pensar na bomba de calor no inverno,

Colocado por: Beira Interior Powera produção nessa altura será sempre limitada e não compensa o investimento adicional
    já respondeu a sua questão, mesmo com as novas gerações de bombas de calor vai ter sempre um consumo elevado derivado á baixa inercia dos radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beira Interior Power
    • eu
    • 5 abril 2026

# 3

Tendo espaço, eu diria que deveria avançar para o máximo de painéis que puder, aliados a uma bateria de capacidade a condizer.
    Concordam com este comentário: hangas
  3.  # 4

Colocado por: jorgealves

já respondeu a sua questão, mesmo com as novas gerações de bombas de calor vai ter sempre um consumo elevado derivado á baixa inercia dos radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Beira Interior Power

Pois... mas que outra solução tenho?

Sei que bomba de calor para radiadores de alta tempuratura não é o mais eficiente, mas que alternativa tenho?
    A minha melhor hipótese é forrar o telhado a paíneis solares e garantir que, ao menos, boa parte dos Kwh para a bomba de calor naqueles meses de Dezembro a Fevereiro fiquem por conta do sol e que nos meses mistos, Outubro, Março e Abril já consiga que seja o sol a sustentar a bomba de calor.
    Até porque verdade é que nos dias mais frios (temperaturas de 5 ou 6 graus durante o meio-dia) normalmente até são dias de sol pleno.
  4.  # 5

Colocado por: euTendo espaço, eu diria que deveria avançar para o máximo de painéis que puder, aliados a uma bateria de capacidade a condizer.
    Concordam com este comentário:hangas

Tenho telhado de quatro aguas, cada uma virada a um ponto cardeal... a zona central de cada água tem mais de 40 m2, só com sombreamento da chaminé na agua virada a Norte.
    Dá para fazer umas coisas interessantes
  5.  # 6

Colocado por: Beira Interior Powerbomba de calor para radiadores de alta tempuratura não é o mais eficiente, mas que alternativa tenho?

Dependendo do diâmetro da tubagem de instalação e disponibilidade de espaço, pode aumentar aos radiadores para poder ter menos temperatura a circular, o que diminui bastante o consumo.
    Outra hipótese é a substituição de radiadores por ventiloconvectores (que se utilizar também para arrefecer precisa de saída de condensados)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Beira Interior Power
    • eu
    • 5 abril 2026

# 7

Colocado por: Beira Interior Power

Tenho telhado de quatro aguas, cada uma virada a um ponto cardeal... a zona central de cada água tem mais de 40 m2, só com sombreamento da chaminé na agua virada a Norte.
    Dá para fazer umas coisas interessantes

Ao preço a que estão os painéis, é forrar esse telhado com o máximo que puder.

Mesmo no inverno há muitos dias de sol, e se tiver muitos painéis, vai reduzir bastante a fatura energética.

Entre Março e Outubro a sua fatura passará praticamente a zero, se tiver uma bateria de grande capacidade.

Hoje em dia, é uma decisão no-brainer, como dizem os americanos.
    Concordam com este comentário: hangas, Dias12
  6.  # 8

Colocado por: Beira Interior Powermas que outra solução tenho?
    trocar por convectores e colocaer o maximo de paineis que puder
  7.  # 9

Colocado por: euzero, se tiver uma bateria de grande capacidade.

e a questão do inversor limitado aos 4KW? no inverno pode n ser problema e no verão?
    • eu
    • 5 abril 2026

# 10

Colocado por: nhenriques

e a questão do inversor limitado aos 4KW? no inverno pode n ser problema e no verão?

Poe o contador e não fica limitado a 4 kw
  8.  # 11

Colocado por: nhenriquese a questão do inversor limitado aos 4KW? no inverno pode n ser problema e no verão?

Se no verão precisa de menos energia que no inverno, também não vai ser problema.

A questão é se mesmo num dia bom de inverno 20kWh chegam para as necessidades do OP
    20kWh é o que consegue com um inversor de 4kW e 8kWp de painéis (oversizing de 200%) num dia de inverno com céu limpo.
  9.  # 12

Colocado por: LrLisboa

Dependendo do diâmetro da tubagem de instalação e disponibilidade de espaço, pode aumentar aos radiadores para poder ter menos temperatura a circular, o que diminui bastante o consumo.
    Outra hipótese é a substituição de radiadores por ventiloconvectores (que se utilizar também para arrefecer precisa de saída de condensados)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Beira Interior Power

Penso que já tenho os elementos bem dimensionados para os espaços habitaconais. Por exemplo, na sala/hall tenho cerca de 60 m2 com 38 elementos, cozinha com 22 m2 com 14 elementos (é a única divisão com janela virada a Norte). Para além disso, forrada a bloco de granito (14 cm de espessura), EPS de 10 cm por debaixo da telha e irei colocar lã de rocha (20 cm) por cima da placa do sótão.

Quanto aos ventiloconvectores são boa ideia mas teria de gastar uma boa nota para substituir todos os radiadores por ventiloconvectores e ainda por cima criar ligações eléctricas para cada um e um sistema de drenagem para poder aproveitar o sistema a frio... não é algo que me veja a fazer.
  10.  # 13

Colocado por: eu
    Ao preço a que estão os painéis, é forrar esse telhado com o máximo que puder.

Mesmo no inverno há muitos dias de sol, e se tiver muitos painéis, vai reduzir bastante a fatura energética.

Entre Março e Outubro a sua fatura passará praticamente a zero, se tiver uma bateria de grande capacidade.

Hoje em dia, é uma decisão no-brainer, como dizem os americanos.
    Concordam com este comentário:hangas,Dias12

Pois, é exactamente isso que pensei. Especialmente, ao adicionar um VE em 12 a 24 meses.

Mas confesso que, enquanto não adquirir um VE, estou a contar que nesses dias de sol invernais, os PV acabem por auxiliar os consumos diurnos da Bomba de calor. Pelo que tenho visto, estas bombas de alta temperatura, para estarem ligadas grande parte do dia acabam por ter um consumo energético bastante elevado, especialmente, nestes Invernos rigorosos em que o COP não é muito famoso.

Actualmente não acho que tenha um custo de electricidade muito elevado porque ando sempre a acompanhar o mercado. Mas com a bomba de calor, especialmente nos meses de Inverno, já sei que os meus khw vão disparar para mais do dobro...
  11.  # 14

Colocado por: jorgealvestrocar por convectores e colocaer o maximo de paineis que puder

Convectores ou ventiloconvectores? É que o sistema de aquecimento está fundamentalmente no recuperador de calor com caldeira e esse será sempre para manter (embora se pretenda reduzir o seu uso horário para apenas a fase nocturna). Colocar aquecedores eléctricos é que não me parece solução, especialmente para a fase nocturna...

O máximo de paineis, a Sul, Poente e Nascente seria algo como 50 ou mais :) Mas sinceramente não vejo grande vantagem em ser tão abusivo para depois ter um inversor limitado a 4kw...
  12.  # 15

Colocado por: eu

Poe o contador e não fica limitado a 4 kw

Pois, colocar contador é que não me parece... até porque obriga a ter um GSM e por cá temos grandes problemas de rede. Além do mais, quanto menos DGEG tiver em cima de mim, melhor...
  13.  # 16

Colocado por: hangas

Se no verão precisa de menos energia que no inverno, também não vai ser problema.

A questão é se mesmo num dia bom de inverno 20kWh chegam para as necessidades do OP
    20kWh é o que consegue com um inversor de 4kW e 8kWp de painéis (oversizing de 200%) num dia de inverno com céu limpo.

Nunca vai ser suficiente, nem preciso que seja. Mas se ajudar a reduzir o consumo da bomba de calor a metade, já ajuda bastante. Não esquecer que pretendo ter a bomba de calor em período diurno (das 6h às 18h) aproveitando ali a janela com maior produção solar e que o COP é sempre mais elevado durante o dia que a noite. Mas como disse, se nesses 3 meses já suportar metade do gasto energético da casa com a bomba de calor, já é muito bom. Mesmo assim, sei que terei um absurdo de excesso de produção de Junho a Agosto mas posso bem com isso (o inversor vai estar na capacidade máxima, durante várias horas).
  14.  # 17

Colocado por: hangas

Por acaso tenho a dúvida quanto ao inversor. Até estou para meter um de 6kw mas limitado a 4 kw. Será que depois de fazer o registo da DGEG dá para retirar esse limite e fazer produção zero para a rede?
  15.  # 18

Colocado por: Beira Interior PowerConvectores
    convectores para permitir funcionar com temperaturas mais baixas e assim aumentar diminuir a temperatura de impulsão da bomba de calor.

ps: pod ee dev instalar o maximo de paineis, adiciona 15 a 20Kw de baterias e coloca inversor com somente 4Kw de saida AC preferencialmente com injecção zero, assim fica dento dos limites do mero autoconsumo sem ter que colocar contador dedicado com os respectivos custos e inconvenientes.
  16.  # 19

Colocado por: Beira Interior PowerAté estou para meter um de 6kw mas limitado a 4 kw. Será que depois de fazer o registo da DGEG dá para retirar esse limite e fazer produção zero para a rede?

Se calhar nem precisa dessas artimanhas.. O limite dos 4kW é na conversão instantânea para AC. Não quer dizer que não possa ter muito mais em paineis e aproveitrar a produção em DC para carregar baterias.

Por exemplo, no comum inversor da Huawei de 4kW, pode ter facilmente 10kWp de paineis, e muito embora apenas 4kW possam ser convertidos para AC para consumo das cargas a cada momento, o inversor suporta mandar até mais 5kW para as baterias.

Da mesma forma, com um sistema Victron, pode ir para um inversor de 5000VA (4kW @0.8pF) e ter por exemplo 3 MPPTs (um para cada string nas aguas, Norte, Sul, Oeste) para capturar toda a produção para a bateria. Sabendo que apenas pode converter 4kW instantâneos para AC.

Colocado por: Beira Interior PowerMesmo assim, sei que terei um absurdo de excesso de produção de Junho a Agosto mas posso bem com isso (o inversor vai estar na capacidade máxima, durante várias horas).

Mas se não precisar dessa energia, o facto de fazer clipping não lhe faz diferença nenhuma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  17.  # 20

Colocado por: Beira Interior Powersei que terei um absurdo de excesso de produção de Junho a Agosto mas posso bem com isso

E nem é preciso chegar a Junho, possivelmente já terá clipping mesmo Março/Abril.
    Abaixo, sistema com inversor Huawei 4kW, com ~8000Wp de PV. em Janeiro e Abril. Em Junho o clipping deve começar as 7h30 da manhã e durar até as 20h :)

É também um sistema dimensionado para o inverno (tudo elétrico, 2EVs e Ar-Condicionado) - Consumos de ~1MWh de Dezembro a Fevereiro
      Screenshot 2026-04-06 at 09.30.39.png
      Screenshot 2026-04-06 at 09.30.54.png

0.0189 seg. NEW