Colocado por: Beira Interior Powera pensar na bomba de calor no inverno,
Colocado por: Beira Interior Powera produção nessa altura será sempre limitada e não compensa o investimento adicionaljá respondeu a sua questão, mesmo com as novas gerações de bombas de calor vai ter sempre um consumo elevado derivado á baixa inercia dos radiadores.
Colocado por: jorgealves
já respondeu a sua questão, mesmo com as novas gerações de bombas de calor vai ter sempre um consumo elevado derivado á baixa inercia dos radiadores.
Colocado por: euTendo espaço, eu diria que deveria avançar para o máximo de painéis que puder, aliados a uma bateria de capacidade a condizer.
Colocado por: Beira Interior Powerbomba de calor para radiadores de alta tempuratura não é o mais eficiente, mas que alternativa tenho?
Colocado por: Beira Interior Power
Tenho telhado de quatro aguas, cada uma virada a um ponto cardeal... a zona central de cada água tem mais de 40 m2, só com sombreamento da chaminé na agua virada a Norte.
Dá para fazer umas coisas interessantes
Colocado por: Beira Interior Powermas que outra solução tenho?trocar por convectores e colocaer o maximo de paineis que puder
Colocado por: euzero, se tiver uma bateria de grande capacidade.
Colocado por: nhenriques
e a questão do inversor limitado aos 4KW? no inverno pode n ser problema e no verão?
Colocado por: nhenriquese a questão do inversor limitado aos 4KW? no inverno pode n ser problema e no verão?
Colocado por: LrLisboa
Dependendo do diâmetro da tubagem de instalação e disponibilidade de espaço, pode aumentar aos radiadores para poder ter menos temperatura a circular, o que diminui bastante o consumo.
Outra hipótese é a substituição de radiadores por ventiloconvectores (que se utilizar também para arrefecer precisa de saída de condensados)
Colocado por: eu
Ao preço a que estão os painéis, é forrar esse telhado com o máximo que puder.
Mesmo no inverno há muitos dias de sol, e se tiver muitos painéis, vai reduzir bastante a fatura energética.
Entre Março e Outubro a sua fatura passará praticamente a zero, se tiver uma bateria de grande capacidade.
Hoje em dia, é uma decisão no-brainer, como dizem os americanos.
Colocado por: jorgealvestrocar por convectores e colocaer o maximo de paineis que puder
Colocado por: eu
Poe o contador e não fica limitado a 4 kw
Colocado por: hangas
Se no verão precisa de menos energia que no inverno, também não vai ser problema.
A questão é se mesmo num dia bom de inverno 20kWh chegam para as necessidades do OP
20kWh é o que consegue com um inversor de 4kW e 8kWp de painéis (oversizing de 200%) num dia de inverno com céu limpo.
Colocado por: hangas
Se no verão precisa de menos energia que no inverno, também não vai ser problema.
A questão é se mesmo num dia bom de inverno 20kWh chegam para as necessidades do OP
20kWh é o que consegue com um inversor de 4kW e 8kWp de painéis (oversizing de 200%) num dia de inverno com céu limpo.
Colocado por: Beira Interior PowerConvectoresconvectores para permitir funcionar com temperaturas mais baixas e assim aumentar diminuir a temperatura de impulsão da bomba de calor.
Colocado por: Beira Interior PowerAté estou para meter um de 6kw mas limitado a 4 kw. Será que depois de fazer o registo da DGEG dá para retirar esse limite e fazer produção zero para a rede?
Colocado por: Beira Interior PowerMesmo assim, sei que terei um absurdo de excesso de produção de Junho a Agosto mas posso bem com isso (o inversor vai estar na capacidade máxima, durante várias horas).
Colocado por: Beira Interior Powersei que terei um absurdo de excesso de produção de Junho a Agosto mas posso bem com isso