Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.
    Estou em fase de analise de possibilidade de reabilitação de ruina com ampliação em que no total pretendo ficar entre os 115m2 e os 125m2 (sendo que a reabilitação da ruina tem cerca de 57m2). Tenho pedido orcamentos em LSF contudo não tem sido fácil dado que as empresas que tenho encontrado são todas de outras áreas geográficas do país. O que gostaria de saber é qual seria o preço medio por metro quadrado para a construção na solução de LSF.
    • PR10
    • 18 abril 2026 editado

# 2

Isso é muito dificil de lhe darem um preço por m2, depende de varios fatores, tipo arquitetura, especialidades, material dos acabamentos q vai aplicar, etc. Mas conte pelo menos 1800 Euros m2 já com IVA com acabamentos medianos. O LSF actualmente está mais caro que fazer em alvenaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AndreCatarino
  2.  # 3

Está o lsf mais caro por que razão, se é mais rápido e com custos operacionais bastante mais baixos? Ah espera lá o aço leve é banhado a ouro, talvez..
  3.  # 4

Colocado por: carlosj39Está o lsf mais caro por que razão, se é mais rápido e com custos operacionais bastante mais baixos?

De certeza que o preço não está inflacionado porque quem constrói é sério e não gosta de se aproveitar da moda e da ilusão dessas técnicas de construção.
    Possivelmente será mesmo o banho de ouro... ou será banha da cobra?
  4.  # 5

Colocado por: carlosj39com custos operacionais bastante mais baixos?

O que é que isto quer dizer?
  5.  # 6

Quer dizer que para a mesma empreitada, se a operação for em lsf tem custos mais baixos do que se essa operação for em alvenaria, por ex. menos tempo de aluguer de andaimes, etc etc
  6.  # 7

Contudo, o barato pode sair caro.. basta que o artista seja biscateiro para a obra de lsf ficar..um bico de obra para o futuro do desgraçado dono da casa.
  7.  # 8

Colocado por: carlosj39Quer dizer que para a mesma empreitada, se a operação for em lsf tem custos mais baixos do que se essa operação for em alvenaria, por ex. menos tempo de aluguer de andaimes, etc etc

Continuo sem perceber, o custo com andaimes é o mesmo seja LSF ou alvenaria.
  8.  # 9

Pickaxe o custo pode ser o mesmo mas o tempo não e o tempo tambem tem custo é isso que o carlosj39 quis dizer.
  9.  # 10

Colocado por: marco1Pickaxe o custo pode ser o mesmo mas o tempo não e o tempo tambem tem custo é isso que o carlosj39 quis dizer.
    sim, mas isto é somente um argumento de venda pois o que se comprova no terreno não é assim tão diferente com a agravante que se calhar um artista vai ser difícil convencer alguém a concluir a empreitada independentemente do custo financeiro.
  10.  # 11

Colocado por: AndreCatarinoBoa tarde a todos.
    Estou em fase de analise de possibilidade de reabilitação de ruina com ampliação em que no total pretendo ficar entre os 115m2 e os 125m2 (sendo que a reabilitação da ruina tem cerca de 57m2). Tenho pedido orcamentos em LSF contudo não tem sido fácil dado que as empresas que tenho encontrado são todas de outras áreas geográficas do país. O que gostaria de saber é qual seria o preço medio por metro quadrado para a construção na solução de LSF.

Eu também sou do Algarve, fiz a casa pelo método tradicional, está acabada faz uns 18 meses. Quando estava na fase como ia fazer a casa ainda pensei em LSF mas desisti da ideia.
    Porque na minha zona do Algarve não havia ninguém que fizesse em LSF, tinha que ser empresa do centro ou Norte. E só por aí já não é bom, o construtor deve ser próximo. Para resolver rapidamente qualquer situação que possa surgir, até mesmo depois da obra acabada. Ainda este fim de semana esteve o construtor com o canalizador para fazer a ligação do contador de rega. Depois os arranjos exteriores, aterro, escavação, muros, pavimento exterior, piscina, etc, tem que ser outro construtor, já vai ter que entregar a sua obra a duas pessoas. Quando algo correr mal a culpa é sempre do outro.
    O projeto tem que ser dimensionado para LSF, na minha zona não conheci nenhum engenheiro que o fizesse. E na altura o custo de fazer em LSF não ficava mais barato, apenas mais rápido.
  11.  # 12

1
  12.  # 13

Andre
    não sei se ainda não tem projetos mas o que devia fazer era encontrar um bom gabinete de projetos e eles o orientarem da melhor forma face ao contexto nessa zona.
    Concordam com este comentário: AndreCatarino
  13.  # 14

Colocado por: alexpr

Eu também sou do Algarve, fiz a casa pelo método tradicional, está acabada faz uns 18 meses. Quando estava na fase como ia fazer a casa ainda pensei em LSF mas desisti da ideia.
    Porque na minha zona do Algarve não havia ninguém que fizesse em LSF, tinha que ser empresa do centro ou Norte. E só por aí já não é bom, o construtor deve ser próximo. Para resolver rapidamente qualquer situação que possa surgir, até mesmo depois da obra acabada. Ainda este fim de semana esteve o construtor com o canalizador para fazer a ligação do contador de rega. Depois os arranjos exteriores, aterro, escavação, muros, pavimento exterior, piscina, etc, tem que ser outro construtor, já vai ter que entregar a sua obra a duas pessoas. Quando algo correr mal a culpa é sempre do outro.
    O projeto tem que ser dimensionado para LSF, na minha zona não conheci nenhum engenheiro que o fizesse. E na altura o custo de fazer em LSF não ficava mais barato, apenas mais rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AndreCatarino

Em que zona do Algarve construiu?

Sim essas também têm sido as minhas questões! Poderia dar mais ou menos uma ideia dos valores praticados em Alvenaria para a sua construção? Sei que eventualmente os valores já estão desfazados dado os meses que passaram desde que recebeu orçamentos.
    Os 18 meses foram o tempo planeado ou sentiu que houveram atrasos?
    Na altura chegou a ter uma ideia de quanto lhe custaria proporcionalmente o projecto em LSF.
  14.  # 15

Colocado por: marco1Andre
    não sei se ainda não tem projetos mas o que devia fazer era encontrar um bom gabinete de projetos e eles o orientarem da melhor forma face ao contexto nessa zona.
    Concordam com este comentário:AndreCatarino
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AndreCatarino

Ainda não temos projecto.
    Sim, essa é a conclusão a que chegamos.
    Estamos na fase de procurar o gabinete que nos transmita segurança e nos guie no processo.
    • alexpr
    • 21 abril 2026 editado

# 16

Colocado por: AndreCatarino

Em que zona do Algarve construiu?

Sim essas também têm sido as minhas questões! Poderia dar mais ou menos uma ideia dos valores praticados em Alvenaria para a sua construção? Sei que eventualmente os valores já estão desfazados dado os meses que passaram desde que recebeu orçamentos.
    Os 18 meses foram o tempo planeado ou sentiu que houveram atrasos?
    Na altura chegou a ter uma ideia de quanto lhe custaria proporcionalmente o projecto em LSF.

Foi feito entre São Brás de Alportel e Tavira. Quis dizer que a casa está finalizada há 18 meses. Mas curiosamente também demorou 18 meses, mas a culpa foi minha, demorou mais tempo a vender-se o apartamento e com esse dinheiro finalizar a obra.Tive imensa sorte com o construtor, pessoa séria e justa. Foi o único que deu orcamentos, mais ninguém quis dar, estavam cheios de trabalho. Para uma casa de 248 m2, dois pisos, com 3 quartos com WC privativo, garagem aberta, pavimento exterior, muros exteriores, piscina deu orçamento de 300 mil mais iva.
    O que me deu mais stress foi a câmara municipal aprovar os projetos, telas finais, diversas revisões, tudo muito lento. E a EDP para as ligações, fui eu que tratei. Ponha no contrato da obra que o construtor fica responsável por tratar da ligação eléctrica com a EDP, vá cobrando e peça comprovativos do progresso junto do electricista. Para eles está tudo tratado mas nada resolvido mas depois quem se prejudica somos nós.
    Concordam com este comentário: AndreCatarino
  15.  # 17

A sério que não entendo o "fascínio" com o LSF...
    Num clima (e zona) de alta amplitude térmica. Num país que tem matéria prima mas parada há 30 anos! Num mercado especializado (de projectitas a executantes) com falta de mão de obra capaz.
    e para quê??... Mais barato? treta... ou marginal. Muito marginal. Tempo... Negligênciável. 2 meses numa obra de 18 meses?...

e no fim... é tudo para tapar pois está claro!...

é que se fosse, "é bonito, vamos assumir o ferro como material primário e deixar à vista"... Ok. válido e até tem a sua beleza.
    Agora o DO "escolher" ou "definir" que quer LSF pq viu montes de publicidade no tiktok e facebook...
    A sério que não entendo...
    Concordam com este comentário: DR1982, Pedro Barradas, Ruikode, Pickaxe
  16.  # 18

Entao e as caves, fazem em LSF?
  17.  # 19

Não querendo parecer fundamentalista, até porque acredito que diferentes métodos construtivos podem ser igualmente bons desde que executados corretamente, parece-me que existe na argumentação de algumas pessoas muita falta de entendimento sobre a realidade da construção.
    Essas justificações como o tempo de construção mais reduzido (que depois muitas vezes nem é assim) ou obra mais limpa, etc., não me parecem suficientes. Dados técnicos completos, cálculos demonstrativos de superioridade de um ou outro sistema serão mais importantes (desde que sejam válidos, honestos).
    E parece existir uma espécie de estigma relativamente à construção tradicional, por parte de algumas pessoas, possivelmente mais jovens com pouco conhecimento prático de construção mas com muita experiência em pesquisa online, motores de IA e redes sociais (tendências), ao que se junta a lógica do que se faz nos outros países é que é bom e por cá ficamos parados no tempo e o que se faz está obsoleto. Sim, há muita coisa mal feita, mas não acredito que o sistema mais tradicional está morto, desde que adequado ás técnicas e materiais atuais.
    É como aquela história da telha VS cobertura plana - qual é melhor? Os dois, se executados corretamente. Parede dupla ou capoto? Bem executada, qualquer uma das soluções deverá atingir o efeito pretendido.
    • PR10
    • 21 abril 2026

# 20

Colocado por: alexpr
    E a EDP para as ligações, fui eu que tratei. , vá cobrando e peça comprovativos do progresso junto do electricista. Para eles está tudo tratado mas nada resolvido mas depois quem se prejudica somos nós.

Acho que nemhum empreiteiro vai concordar! Água e electricidade para a obra é com o DO. Quem pede á E-redes é o DO e a E-redes só aceita o pedido de quem tem o nome na Licença de construção. Depois de ter o orçamento da E-redes tem que se contactar a empresa que vai construir o ramal ( uma autorizada pela E-Redes) já pode ser o construtor a pedir mas sempre no nome do DO e este assinar.

0.0185 seg. NEW