Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Mais uma vez precisava dos vossos conhecimentos de causa...

    O meu empreiteiro perguntou-me se não queria em vez de poliuretano projectado aplicar placas de 12cm de leca na cobertura para depois aplicar as telhas.
    Os argumentos foram que com a leca o telhado fica mais certo e o mais importante o sótão não fica tão quente.

    Não sei se interessa mas eu vou aplicar XPS na lage de tecto pelo interior.


    Como não percebo nada de materiais qual devo optar?

    cump,
  2.  # 2

    Deve optar pelo que vem no projecto RCCTE. Se achar que não é a melhor solução, discuta o assunto com o projectista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Buxexas
  3.  # 3

    Há aqui qualquer coisa que não funciona, como é que o empreiteiro vai aplicar leca na cobertura? não será na laje de esteira? a cobertura é inclinada certo? Então a leca não se segurava.
    Como alguem já sugerui, deve seguir o projecto de térmica. Mas não deve aplicar o isolamento pelo interior mas sim pelo exterior da laje, assim a laje não vai aquecer tanto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Buxexas
  4.  # 4

    Obrigado pelos comentários...

    Já falei com o projectista e ficou decidido que realmente o isolamento será pelo exterior da laje.
    Quanto á leca, pelo que eu percebi são placas de 12cm onde depois é aplicado o ripado para colocar as telhas. Quando tiver amostras eu coloco aqui.
  5.  # 5

    .. Deve estar a referir-se a blocos aligeirados para lajes com 12 cm de espessura.?

    Se quer o sotão com condições de habitabilidade, isso não vai ser suficiente, terá que colocar mais uma camada de isolamento XPS sobre a laje inclinada, ripado e depois a telha.
    • vmgl
    • 10 abril 2010

     # 6

    Desculpe mas o seu empreiteiro não sabe o que diz, a leca é um dos melhores retentores de humidade, no verão funciona mas no inverno é uma desgraça...

    Valha-nos a santa ignorancia....
    • vmgl
    • 10 abril 2010

     # 7

    Colocado por: francisco2Há aqui qualquer coisa que não funciona, como é que o empreiteiro vai aplicar leca na cobertura? não será na laje de esteira? a cobertura é inclinada certo? Então a leca não se segurava.
    Como alguem já sugerui, deve seguir o projecto de térmica. Mas não deve aplicar o isolamento pelo interior mas sim pelo exterior da laje, assim a laje não vai aquecer tanto.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Buxexas



    A ideia deveria ser utilizar uma cofragem e depois fazer uma massame de leca, possivelmente....
  6.  # 8

    Quanto ao poliuretano projectado, já tivemos uma discussão aqui no Forum.

    Quando é para aplicar em coberturas (e fica debaixo de betonilha), não me parece lá grande coisa. Ver aqui.
  7.  # 9

    Eu não vou habitar o sotão pois só tem +-1,20 de altura.

    Ainda não sei ao certo como vai ser feita a cobertura, o empreiteiro só me falou em trocar o poliuretano projectado por leca.
    Vai levar placas XPS 4cm por cima da laje de tecto ou seja no chão do sotão.
    Quando souber mais alguma coisa eu coloco aqui.
  8.  # 10

    Então faça o seguinte, em vez dos 4 coloque 6cm de XPS sobre a laje de esteira e deixe o sotão com o desvão ventilado.
    sobre o XPS, pode colocar alguma coisa para protecção (dos ultravioletas que poderão passar por entre as frinchas das telhas) e "compressão"do XPS, pode ser leca solta com cerca de 4/5cm de espessura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Buxexas
 
0.0151 seg. NEW