Colocado por: Mar SilvaMas o laminado Artureon, achavam mesmo ser a melhor opção, resistente, durável, mesmo com a humidade que possa haver de uma habitação em pedra que passará muitos dias fechada.
Colocado por: vascoooolDeixo a minha experiência com piso vinílico flutuante.
Na minha obra, o empreiteiro não colocou o filme plástico nem brita por baixo dele, foi betão direto na terra. Instalou piso vinílico flutuante sem uma barreira de vapor sobre aquela betonilha em final de 2023. Betonilha também cheia de irregularidades, buracos, poeiras e detritos. Não levou autonivelante.
Hoje o vinílico está todo empenado, levantou nas juntas todas, está completamente irrecuperável, faz U. Com o tempo os encaixes das tábuas foram-se partindo e continuam se partindo de cada vez mais. Certas zonas ao caminhar ouvem-se estalos dos encaixes partidos. Quase desde a instalação que oiço clicks deste vinilico. O fabricante diz que é normal ouvir algums clicks, só que eu oiço praticamente a cada passo. Estes clicks parecem-me advir da irregularidade da betonilha e detritos por baixo do vinílico.
Para além da betonilha que não estava preparada para levar o vinilico (falta do autonivelante), parece-me que a humidade teve um papel importante para a rápida deformação do vinílico. Ao retirar algumas tábuas, senti o cheiro de humidade por baixo. Ainda será necessário medir com um higrómetro a humidade ascendente na betonilha para ter a certeza. Pareceu-me sempre que nos dias mais húmidos e mais chuvosos que o piso tendia a querer levantar mais, e nos dias mais secos de verão tendia a relaxar.
A solução: retirar todo o vinilico para o lixo e aplicar um verniz isolante em duas demãos cruzadas sobre a betonilha, aplicar autonivelante e depois sim aplicar novo revestimento. Hoje estou a pensar em linóleo ou algum cerâmico. São revestimentos totalmente diferentes, vai depender do que conseguir encontrar.
Colocado por: Joao Diasveja bem a questão da preparação de base porque estou cá desconfiado que ainda não é desta que vai acertar. Espero estar enganado mas…
Colocado por: vascoooolJoão Dias, ao orçamento a que se refere que achou barato na altura, é de quem viria para corrigir isto. Ainda não foi executado. Seriam eles que vinham tratar da base: duas demãos cruzadas de verniz isolante, aplicação de autonivelante e por fim assentamento do piso vinílico flutuante allura da forbo (no caso do orçamento) ou outro revestimento.
Acha que a preparação que refiro neste comentário não será suficiente? Em que está a pensar, se puder saber agradeço a orientação.
Colocado por: vascoooolObrigado pela ajuda, João Dias.
Estou na ilha Terceira. O orçamento não incluí a remoção do vinílico existente nem rodapés, tenho de ser eu, e também não incluí o verniz isolante. O verniz é aplicado nos casos em que há humidade na betonilha, como no meu caso em princípio.
Mesmo assim acha por aquele valor que vai correr mal? Supostamente é uma empresa com boa reputação e dá garantia se correr mal.
A húmidade relativa da base (betonilha) nunca poderá exceder os 2,5% de
humidade, medida no Higrómetro CM– Gerät. No caso de possíveis infiltrações de
humidades deverá ser aplicado verniz isolante em duas demãos cruzadas (Preço
€14,50/m2) ou a tela Sarlibase TE (Preço €15,50/m2).
Colocado por: vascoooolEsse produto acresce o valor:
Colocado por: Pedro BarradasMeu conselho:
Mosaico vidrado, porcelânico, pedra natural, tijoleira natural... nos pisos em contato com o solo.
Não meta plásticos, e se puder, não aplique também mosaicos vidrados, ou porcelânicos... pois apresentam pouca permeabilidade ao vapor de água. Prefira materiais mais "porosos".