Iniciar sessão ou registar-se
    • xoana
    • 8 abril 2010 editado

     # 1

    Boa noite!
    Estamos a pensar utilizar na nossa cozinha, entre a bancada e os armários, um painel em vidro/acrilico. O vidro seria temperado e anti-risco. Em relação ao acrílico já ouvimos opiniões menos boas, nomeadamente no que diz respeito a riscos.Será que me podem ajudar em termos de vantagens/desvantagens destes dois materiais?
    O resto das paredes terão de ser de tintas apropriadas para este tipo de divisão, correcto?
    Gostávamos também de uma bancada clara, para equilibrar com os armários wengue, que fosse resistente a riscos e nódoas...será abusar dos requisitos?! Silestone, é uma opção vantajosa?
    Obrigada
    • kami
    • 9 abril 2010 editado

     # 2

    Boas

    E esse vidro nas bancadas branco não se risca com facilidade?

    Têm por aí algumas fotos com esses vidros brancos?

    E preços em relação ao granito zimbabue e silestone ou similar?

    Cumps
  1.  # 3

    Em relação ao vidro vs acrílico não posso ajudar, mas no que diz respeito ao silestone, com armários wengé, optaria pelo branco zeus (é o que eu tenho) ou similar. O granito é mais barato, mas o zimbawé com armários escuros não me parece que resulte muito bem. Sobre o silestone, pode consultar uma discussão relativamente recente (e muito completa)!
  2.  # 4

    Obrigado pelos comentários.
    Bancadas em vidro....não me parece muito resistente....até porque vi recentemente portas de armários de uma cozinha em vidro (ou similar) e, apesar de relativamente novas, já se encontravam lascadas em determinadas zonas.
    Mas na parede entre as bancadas e os armários parece-me bem... quanto ao acrilico ninguém tem uma experiência que me possa ajudar?
  3.  # 5

    e já agora...quem tiver fotos destas situações, agradecia! :)
  4.  # 6

    Acrilico, não recomendo. Risca-se rapidamente com as limpezas frequentes, perto de zonas de calor também começa a alterar as suas propriedades (deformação, alterações da cor e textura)
  5.  # 7

    Eu tambem estava a pensar usar vidro para a pareder entre a bancada e os moveis superiores, assim como atras da chamine do exaustor...
    vejo uma grande vantagem! é facil de limpar...

    alguem têm fotos de cozinhas com vidro?
  6.  # 8

    Pois o acrílico é praticamente carta fora do baralho :)
    E em relação ao vidro, exitem muitas caracteristicas diferentes suponho....para além de ser temperado e anti-risco, será que existe algum tipo especifico para este efeito? E preços, alguém faz ideia? E os cortes para tomadas, por exemplo, não poderão ser um problema? Receio que possa estalar facilmente a partir daí. Ou não tem nada a ver?!
    Obrigado
  7.  # 9

    Boas

    Becas... como tem sido a sua experiencia com o branco zeus?

    Mancha com comida... tipo uma garrafa de vinho tinto que escorre um bocado e fica esquecida na bancada... fica lá uma rodela? Um molho que escorre e só se limpa passadas umas horas... etc...etc...

    Calor aguenta? Tipo.... uma panela que acabamos de tirar do lume... e que muitas vezes eu em granito coloco em cima e sem problemas... acontece o mesmo com o silestone?

    Já teve alguns problemas? Conseguiu resolver? Como?

    Cumps
  8.  # 10

    Até agora (quase um ano de uso), nenhum problema com o silestone branco zeus. Às vezes mancha, mas no dia seguinte está impecável (não me perguntem porquê...). Já aconteceu ficar tingido de azul com um saco do Modelo e na primeira passagem do pano não saiu - fiquei em pânico! Umas horas depois nem se notava... Restos de comida que ficam de um dia para outro é frequente (preguiça...quando vem a empregada no dia seguinte...).
    Quanto a quentes, poiso constantemente a panela de pressão na bancada para passar a sopa e não há nenhum problema com isso.
  9.  # 11

    Para quem queria fotos de cozinhas com vidro, cá fica a minha, quando ainda estava um pouco vazia:

    https://forumdacasa.com/discussion/10548/azulejo-ou-tinta-nas-paredes-da-cozinha , comentário 24 e 25.
  10.  # 12

    Zezinha é linda a sua cozinha! obrigado.
    Além disso, também vi que as suas portas eram brancas lacadas, algo que eu gosto muito mas que tem sido alvo de muitos conselhos contra!!! Da sua experiência, como tem corrido? São mesmo chatas, porque se notam sempre as marcas das mãos, riscam-se mesmo com muita facilidade....enfim, a sua beleza não compensa as desvantagens?? mais uma vez, obrigado!
  11.  # 13

    Boa tarde.

    xoana:

    Ora bem, como tudo na vida, há soluções que, de forma alguma, podem ser aconselhadas. Outras, podem claramente sê-lo. A sua durabilidade e aspecto, dependem depois do cuidado que lhes é dado. As dedadas, por exemplo, não me afligem, nem tão-pouco ainda tive desses problemas; mas também não ando às "mãozadas às portas"! Haverá quem lhe diga que deve ter azulejos em toda a cozinha e de preferência móveis até ao tecto e num material escuro ou mais neutro à sujidade. Haverá também quem lhe diga que casa com portas lacadas, sobretudo se num tom claro, são um suplício. Como em tudo na vida, são opções que dependem de quem vive na casa, de como a estima e quais os seus hábitos. A partir daí, é não ter medo de se escolher o que se gosta. E ir mudando ao sabor das vontades, porque também faz bem ao ego ;).
  12.  # 14

    Boa Tarde,

    Vidro entre moveis inferiores e superiores?? Não aconselho de todo.
    Infelizmente cometi esse erro e ando a procura de uma solução para o substituir.
    1º ou tem muita sorte na pessoa que lhe coloca o vidro ou a possibilidade de ser enganada é grande. Há três anos decidi colocar vidro laminado temperado na minha cozinha. quando tentaram aparafusar a torneira do gás o vidro rachou. o vidro temperado não racha. quando tem de partir fica aos bocadinhos(como os dos carros). na altura ninguém quis arcar com as culpas e o resultado é eu estar ainda com o vidro partido na cozinha.
    2º vê-se a sujidade toda(dedada, marcas de limpeza, vapores de cozinhar, salpicos de comida,...), principalmente quando bate o sol. fica muito feio
  13.  # 15

    a culpa não foi do vidro, mas sim de quem o colocou e me enganou.

    Quanto a limpeza eu estou a falar com experiência no assunto.

    No fim de cozinhar o normal é limpar a superfície em frente ao fogão com um pano molhado e um detergente. neste caso tem de ser sempre com um limpa vidros e depois secar com um papel absorvente.
    Mas cada um tem a sua opinião como é lógico.

    eu assim que puder mudo para silestone igual a bancada.
  14.  # 16

    Colocado por: zezinha
    Ora bem, como tudo na vida, há soluções que, de forma alguma, podem ser aconselhadas. Outras, podem claramente sê-lo. A sua durabilidade e aspecto, dependem depois do cuidado que lhes é dado. As dedadas, por exemplo, não me afligem, nem tão-pouco ainda tive desses problemas; mas também não ando às "mãozadas às portas"! Haverá quem lhe diga que deve ter azulejos em toda a cozinha e de preferência móveis até ao tecto e num material escuro ou mais neutro à sujidade. Haverá também quem lhe diga que casa com portas lacadas, sobretudo se num tom claro, são um suplício. Como em tudo na vida, são opções que dependem de quem vive na casa, de como a estima e quais os seus hábitos. A partir daí, é não ter medo de se escolher o que se gosta. E ir mudando ao sabor das vontades, porque também faz bem ao ego ;).


    diga-me uma coisa, as portas até ao tecto, são de que marca? isolam bem a nível térmico e acústico?
  15.  # 17

    Marca não lhe sei dizer mesmo, porque foi tudo tratado por intermédio do construtor. Eu só disse que queria portas lacadas a branco.

    Em termo de isolamento, tenho que esperar por ir para lá viver :)
  16.  # 18

    Colocado por: zezinhaMarca não lhe sei dizer mesmo, porque foi tudo tratado por intermédio do construtor. Eu só disse que queria portas lacadas a branco.

    Em termo de isolamento, tenho que esperar por ir para lá viver :)


    Pensei que já lá vivesse! :)
  17.  # 19

    Há sempre atrasos nas obras... e depois é a decoração... e as ideias dos decoradores... e os móveis que vêm não sei de onde e o papel também demora não sei quanto... e quando dou por mim, sou eu que estou ocupada para me mudar!
  18.  # 20

    Colocado por: karla.sophiaa culpa não foi do vidro, mas sim de quem o colocou e me enganou.

    Quanto a limpeza eu estou a falar com experiência no assunto.

    No fim de cozinhar o normal é limpar a superfície em frente ao fogão com um pano molhado e um detergente. neste caso tem de ser sempre com um limpa vidros e depois secar com um papel absorvente.
    Mas cada um tem a sua opinião como é lógico.

    eu assim que puder mudo para silestone igual a bancada.



    eu agradeço desde já este comentário... estava a pensar colocar vidro na parede entre as duas linhas de moveis... confesso que fica bastante bonito mas eu nao tenho muita paciencia para andar sempre a limpar os salpicos da agua... tenho de ponderar na escolha... a bancada será silestone branco zeus, que também nao estou a ver na parede... possivelmente vou voltar á primeira opção cerâmica!
 
0.0254 seg. NEW