Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boas tenho a seguinte duvida: ao fazer um muro de suporte na extrema de um lote com cerca de 1.5 m de altura em relação ao vizinho portanto a cota do vizinho irá ficar mais alta esses 1.5 m, devo fazer a drenagem do lado do vizinho ? posso digamos fazer essa "invasão" na parte do vizinho? de referir que o lote do vizinho neste momento não tem qualquer construção.
    obrigado
  2.  # 2

Fale om o vizinho e explique-lhe o que pretende fazer.
    E para onde irá drenar a água que venha a recolher no geodreno ou na solução que pensou ?
  3.  # 3

Colocado por: marco1posso digamos fazer essa "invasão" na parte do vizinho?

E se um dia mais tarde, por exemplo, o vizinho pretender levantar um muro dele, encostado? Possivelmente a drenagem iria "colidir" com a sapata do novo muro. Pode nunca acontecer, claro. Ou nesse caso até já ficava adiantado o serviço de cavar a vala...
    Concordo com o Nuno, exponha a questão ao proprietário vizinho.
  4.  # 4

Colocado por: RuikodeConcordo com o Nuno, exponha a questão ao proprietário vizinho.

O vizinho hoje é o fulano A que até é um gajo porreiro.
    Amanhã é o fulano B que quer fazer um muro e descobre que ...
  5.  # 5

Colocado por: marco1boas tenho a seguinte duvida: ao fazer um muro de suporte na extrema de um lote com cerca de 1.5 m de altura em relação ao vizinho portanto a cota do vizinho irá ficar mais alta esses 1.5 m, devo fazer a drenagem do lado do vizinho ? posso digamos fazer essa "invasão" na parte do vizinho? de referir que o lote do vizinho neste momento não tem qualquer construção.
    obrigado

Eu faria uma sapata em "T" invertido e colocaria um geodreno na base por cima da aba da sapata do lado do vizinho. Após o muro concluído enchia de brita até ao topo com geotêxtil do lado da terra.

Ou uma solução deste tipo:
    https://www.doerken.com/global/en/products/membranes/dimpled-drainage-water-storage-membranes/drainage-system/delta-ms-drain
  6.  # 6

Colocado por: T2.VNGsapata do lado do vizinho.

A aba da sapata não pode estar do lado do vizinho
  7.  # 7

Não é "no" lado do vizinho.
  8.  # 8

T2

não posso desperdiçar espaço por isso o muro tem de ser executada mesmo na extrema, e não posso fazer sapata para o lado dele, assim
    talvez o que vou fazer, analisando bem, como apenas vou ter que conter apenas a altura do que vou escavar para o meu lado, é fazer um muro com sapata em L, meter tela pitonada entre o muro e o lote do vizinho e do meu lado meter um geodreno por cima da minha sapata em L, esse geodreno irá ligar á rede de geodreno que está prevista á volta da cave.
  9.  # 9

E se colocar já esse tubo geodreno do lado de lá? Qual é mesmo o problema?
    Tanto podem construir amanhã como daqui a 20 anos e ao menos tem um muro seguro e sem problemas de humidade durante esse tempo.
    Se depois o vizinho quiser estragar isso tudo, olhe... resolvem depois entre os 2.
  10.  # 10

a situação é esta
      corte-muro tardoz.png
  11.  # 11

Impermeabilização pelo exterior com tela asfáltica.

Na zona da piscina fazer a parede da mesma com a largura toda necessária, 50cm,60cm..tudo em betão armado. Ou seja debaixo do boneco é tudo betão armado, sapata única, isso de duas sapatas assim dá asneira

E nascer muro acima cota terreno, e não fazer transição para alvenaria

Fica isso tudo impermeável, a drenagem mete no fundo de tudo se tiver problemas e necessitar rebaixar algumas águas freáticas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
    •  
      marco1
    • há 3 dias editado

# 12

RicardoPorto

a piscina tem um desenvolvimento de 7.2 m, não será excessivo fazer o muro da piscina desse lado com uma largura ( espessura) de 83 cm?
    quando diz meter drenagem no fundo será por baixo da sapata? a laje de fundo da piscina é um ensoleiramento.
    a minha ideia seria fazer um desaterro total do logradouro tardoz á cota da base da piscina, executar o muro de vedação e depois fazer o tanque da piscina.
    a ideia de ter 80 cm de passagem ali será por um lado para afastar um pouco a superficie de água do muro para não ter tanta sombra e por outro fazer ali passagem desse lado da piscina. e ainda que a altura do muro tem a ver com a altura dos muros existentes nos lotes vizinhos.
  12.  # 13

Eu pessoalmente preferia assim, são uns 15m3 nada demais em custo, fazendo bem as contas até deve ficar mais barato que outras soluções
  13.  # 14

pois talvez, o eng terá que avaliar bem isso, até que ponto é ou não melhor o muro e o tanque "trabalharem" de forma independente
    já agora assim muito por alto quanto poderá ficar escavar 400 m3 de terra na zona de Lisboa?
  14.  # 15

Colocado por: T2.VNGEu faria uma sapata em "T" invertido e colocaria um geodreno na base por cima da aba da sapata do lado do vizinho.

No caso de fazer essa sapara em T sem invadir o lote do vizinho, como é que o vizinho posteriormente construiria no seu lote?
    Como é que ele sabe que há ali qualquer coisa e que não pode encostar ao muro do vizinho?
    Acho estranho isso ser sequer uma solução porque o vizinho a respeitar isso vai ter de fazer um muro para segurar os 20/30 cm de terra que você deixou do lado dele.

Alguém já passou por casos deste tipo?

0.0177 seg. NEW