Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu comprei um lote de terreno mas as áreas não estão bem.
    O que preciso de fazer para corrigir a situação?

---

Eu comprei o lote 20, numa rua com cinco lotes: 16, 17, 18, 19 e 20.
    Todos este lotes é suposto serem iguais e com 500 m² de acordo com o Alvará de Loteamento.
    O meu lote está registado na Caderneta Predial e no Registo Predial como tendo 420 m².
    Finalmente, o espaço ainda disponível para os lotes 19 e 20 soma mais de 2x 420 m².

Um dos arquitectos com que «entrevistei» para realização de projecto disse-me que não posso construir com esta disparidade entre o alvará e o registo predial (foi o único que me disse tal coisa).

---

Os lotes 16, 17 e 18 já estão construídos, portanto não há nada a fazer com eles, certo?
    Mas do espaço ainda não construído, dedicado aos lotes 19 e 20, é suposto dividirmos o espaço disponível, certo?

O que é que eu tenho que fazer para corrigir as áreas?
      Screenshot from 2026-07-09 15-53-13.png
  2.  # 2

Colocado por: PauloAugustoEu comprei um lote de terreno mas as áreas não estão bem.

E porque comprou sabendo que as áreas não estavam bem?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaE porque comprou sabendo que as áreas não estavam bem?

Não sei se percebo a pergunta...

Se eu tivesse comprado uma casa com algum defeito e depois perguntado aqui como consertar o defeito,
    Iria alguém perguntar porque comprei a casa sabendo que tinha um defeito..? o_0
  4.  # 4

Colocado por: PauloAugustoO meu lote está registado na Caderneta Predial e no Registo Predial como tendo 420 m².

Isto é o que conta e não as suposições.
    Para saber o porquê do lote não corresponder ao previsto é consultar o processo todo do loteamento.
  5.  # 5

Paulo
    esse arquiteto....
    ora se a certidão que tem diz 420, então é a oficial "saida" do registo do loteamento logo está tudo bem legalmente e pode avançar com o projeto e considerar que tem disponiveis 420
    o que pode é tentar saber porque o loteamento foi projetado para o lote ter 500 e depois o registo do lote ter sido feito com 420
  6.  # 6

Colocado por: marco1pode avançar com o projeto e considerar que tem disponiveis 420
    e esperar que não sja mt diferente do levantamento
  7.  # 7

Colocado por: PauloAugustoo espaço ainda disponível para os lotes 19 e 20 soma mais de 2x 420 m².

esta frase é que me baralha um pouco
    ou seja, o espaço disponivel ainda , é 2X 420 ou é mais ?
  8.  # 8

Colocado por: marco1
    esta frase é que me baralha um pouco

> (2×420)
    Ou seja
    > 840

Ele só não disse o resto da informação.

O que ele procura é validação das ideias dele baseado em supostos e pouca informação.
  9.  # 9

Colocado por: nielskyO que ele procura é validação das ideias dele baseado em supostos e pouca informação.

E já agora queres clarificar essa conclusão?
    Procuro validação de que ideias?
    Que ideias é que eu passei, para além das perguntas que fiz?
    E que informação óbvia que eu deveria ter colocado aqui é que deixei em falta?
  10.  # 10

Colocado por: marco1esta frase é que me baralha um pouco

Os espaço dos lotes 19 e o 20 não está construídos e não está delimitado com, por exemplo, muros. Daí estar a referir-me a esse pedaço de terreno como "espaço disponível" para os dois lotes.

Esse "espaço disponível" soma 961m², medido no Google Earth a contar com o passeio (mesmo medindo sem o espaço reservado para os passeios fica mais de 840m² - não sei se os passeios é suposto estarem contabilizados no RegistoPredial).

E de acordo com o desenho do levantamento topográfico, o espaço que fica para o lote 19 (496,14m²) é maior do que o espaço do lote 20 (419,96m²), conforme medi com o programa Gimp.
  11.  # 11

tem de ver iessa questão com o arquitecto e o topógrafo quando tratar do levantamento
    Concordam com este comentário: marco1
  12.  # 12

Paulo
    estas coisas não não medem a olho ( google)
    a área do lote é sem passeios
    resumindo e concluindo, faça o levantamento de toda essa área ainda disponivel e divida por dois É O CORRETO a fazer
  13.  # 13

Colocado por: marco1Paulo
    estas coisas não não medem a olho ( google)
    a área do lote é sem passeios
    resumindo e concluindo, faça o levantamento de toda essa área ainda disponivel e divida por dois É O CORRETO a fazer

E se o lote 19 estiver registado como 500m2?
    Não é assim tão linear como parece.
  14.  # 14

não sabemos
  15.  # 15

Se a certidão do registo predial refere 420,00m2, são 420,00 m2 que são da sua propriedade.
    O alvará de loteamento está averbado na certidão?

Pode ir à camara consultar o processo desse loteamento.
    Contrate um topografo que ajude a delimitar o seu lote, partindo dos confinantes, especialmente do já construído.
  16.  # 16

Colocado por: ADROatelierSe a certidão do registo predial refere 420,00m2, são 420,00 m2 que são da sua propriedade.
    nim.

é quando é.. mas a maior parte das vezes não é. neste caso em concreto o Paulo Augusto podia ocupar os 420m2 que vem nos documentos porque os dois lotes ao lado está por ocupar... eles depois que se entendam com as sobras. mas se estivesse já encravado ou houvesse construção de um dos lados e se houver implantação sobre o levantamento a história pode mudar
  17.  # 17

Colocado por: marco1estas coisas não não medem a olho ( google)

Sim, verdade. Usei o Google Earth e o Gimp em cima do levantamento topográfico somente para ter uma ideia de se as coisas pareciam bater certo ou não. Ambas as medições informais pareceram concordar que não...

Colocado por: ADROatelierContrate um topografo que ajude a delimitar o seu lote, partindo dos confinantes, especialmente do já construído.

Pois... Não tenho qualquer confinante construído excepto a estrada a sul. Só conseguimos saber os 2 cantos do lado Oeste por alinhamento com os muros já construídos a Sul e Este.

Acho que terei mesmo é que:
    Colocado por: antonylemosver iessa questão com o arquitecto e o topógrafo quando tratar do levantamento

É só que um dos arquitectos que entrevistei tinha-me dito que a questão das áreas no RegistoPredial tinha que ser lidado exclusivamente pelo proprietário, que o arquitecto só lidava com questões do alvará de loteamento. Mas lá está, o que um arquitecto diz, outro diz diferente - pode ser que eu acabe por escolher um arquitecto que me ajude com o processo todo.
  18.  # 18

Havendo um alvará de loteamento aprovado e comunicado à Conservatória do Registo Predial... nada havendo murado ou construído... dificilmente será mais do que 420,00m2.

Colocado por: antonylemosnim.

é quando é.. mas a maior parte das vezes não é. neste caso em concreto o Paulo Augusto podia ocupar os 420m2 que vem nos documentos porque os dois lotes ao lado está por ocupar... eles depois que se entendam com as sobras. mas se estivesse já encravado ou houvesse construção de um dos lados e se houver implantação sobre o levantamento a história pode mudar
  19.  # 19

Tem a via publica, os lotes já construídos e murados, bem como a planta de síntese do loteamento.
    Topografia e marcar tudo.

Colocado por: PauloAugusto
    Pois... Não tenho qualquer confinante construído excepto a estrada a sul. Só conseguimos saber os 2 cantos do lado Oeste por alinhamento com os muros já construídos a Sul e Este.
  20.  # 20

Colocado por: ADROateliernada havendo murado ou construído..
    concordo contigo.. pode não ser mais, pode até ser menos.. eu não conheço este caso concreto. por isso também estamos todos a generalizar. mas já tive de tudo nos loteamentos, desde ser o ultimo a construir e por má implantação de quem implantou primeiro termos 75m2 acima do que era devido como ter área a menos por ser o último e estar no meio.

sendo o primeiro naquele lado a construir o Paulo pode perfeitamente pegar nos seus 420m2 e não pensar mais no assunto. Convém é o topógrafo fazer bem o seu trabalho e não errar na implantação
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0214 seg. NEW