Iniciar sessão ou registar-se
    • Sabino
    • 12 abril 2010 editado

# 1

Boa tarde
    Primeiramente queria dizer que sou novo nestas andanças dos fóruns por isso peço desde já desculpa se não corresponder à expectativa de alguns utilizadores.
    Vou começar a remodelar daqui a uns dias a casa dos meus pais e como não queria gastar muito dinheiro resolvi fazer todo o trabalho (que não é muito, basicamente pintura), e na preparação para o mesmo surgiu a seguinte questão:
    É viável e possível retirar tinta plástica já com 15 anos usando um decapante ou o trabalho tem de ser feito manualmente?
    O problema coloca-se pois pretendo utilizar tintas à base de água para pintar e a tinta existente que tenho de retirar é daquelas tintas plásticas com um efeito ondulado algo pronunciado e além disso existem espaços onde o cimento já está à mostra dada uma infiltração de água já reparada pelo decidi que o melhor é mesmo retirar a tinta antiga.
    Consultei alguns amigos que "entendem" um pouco de pintura mas uns dizem que é possível e que existem muitos produtos no mercado para retirar tintas e outros dizem que não é viável, que o melhor a fazer é muita argamassa e posteriormente pintar.
    Dadas estas opiniões não sei em que ficar pelo que agradecia a vossa ajuda.
    Cumprimentos
  1.  # 2

O efeito ondulado, presumo que seja um revestimento tipo KERAPAS. Onde é aplicado uma massa e depois um esquema de pintura com recurso a tinta de esmalte.

O kerapas.. vai ser dificl de raspar, com decapante não deve ir longe. possivelmente o melhor é compar um soprador de ar quente e utilizar uma espátula.
    O efeito ondulado só remove, se descascar tudo e sanear o revestimento existente,
    ou então
    ,aplicar um barramento superficial, sem remover o KERAPAS.
  2.  # 3

Boas!

Não conheço a massa Kerapas mas pelo que entendi aplica-se e passa-se com o rolo... (http://www.antonioperes.pt/acessorios/Rolo%20Borracha.JPG) Para ficar as ondas.

Pelo que percebi a tinta plástica foi aplicada em cima. Se assim for (não sou nenhuma entendida) a opção de fazer argamassa por cima é uma má ideia. Na tinta plástica talvez não agarre.
    Tenho tinta plástica nas portas de madeira e estou a tira-la com pistola de ar quente e espátula. Não faça o erro de olhar para o contador da luz como eu fiz que até fiquei mal disposta! :s Que sejam então duas pessoas para ser mais rápido e diminuir a conta. Uma com a pistola e outra com a espátula. Luvas! Só um toque super rápido no bucal e abre logo ferida!
    Se a tinta for muito antiga e estiver queimada como tenho na sala... Não empola com o calor...
    Decapante: não usei porque li aqui a experiência da AnaT em decapar portas (https://forumdacasa.com/discussion/5545/decapar-com-pistola-ou-com-decapante-acabamento-com-veio-a-vista-ou-com-esmalte/)
    (Obrigada!) e achei um trabalho muito porco.
    Fica um vídeo exemplo do decapante em madeiras: http://www.youtube.com/watch?v=3xpvtOvKGCo

Fica o que tenho a dizer. Espero que ajude.
    Antes de mais... Tem que ver o problema da humidade/infiltração! Porque se é para não gastar muito dinheiro se calhar é melhor gastar um pouco mais mas menos vezes...

Cumprimentos
  3.  # 4

isabelladedra... depende da massa de barramento, eu tenho um corredor que tinha um lambril em KERAPAS, foi barrado com tinta de agarre para gesso cartonado, depois levou massa de acabamento, lixado e está 5*, nem uma patologia, tem 7 anos.

PS: O KERAPAS; é aquele revestimento que se vê muito em zonas de circulação de hospitais, centro e saúde e escolas... antes de andarmos a gastar rios de dinheiros em equipamentos novos com soluções de revestimentos carissimas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabino
  4.  # 5

Colocado por: Pedro Barradasisabelladedra... depende da massa de barramento, eu tenho um corredor que tinha um lambril em KERAPAS, foi barrado com tinta de agarre para gesso cartonado, depois levou massa de acabamento, lixado e está 5*, nem uma patologia, tem 7 anos.

Fiquei toda baralhada...
    Lambril em Kerapas? Então lambril não é "tabuinha" e Kerapas massa? Estive a ler um bocadinho e pelo que percebi Kerapas não é só um produto mas mais uma técnica, não?
    Gesso cartonado? Pladur? (Sei que Pladur é uma marca registada mas isso a palavra para definir o produto generalizado.)

Colocado por: Pedro BarradasPS: O KERAPAS; é aquele revestimento que se vê muito em zonas de circulação de hospitais, centro e saúde e escolas... antes de andarmos a gastar rios de dinheiros em equipamentos novos com soluções de revestimentos carissimas...

Quer dizer que estou a usar alguma dessas caras? :s
  5.  # 6

LOLOL...
    O Kerapas não é caro.. comparativamente a soluções de lambril em apainelados técnicos, revestimentos em pedra, inox, etc...

O lambril , é uma faixa de parede, compreendida entre o pavimento e uma altura pré-definida (sem ir até ao tecto) . O Lambril pode ser executado em pintura, mosaico, forra de madeira, pvc, pedra, etc, etc...
    O sistema em KERAPAS era, e é utilizado no revestimento/constituição de LAMBRIS.

O barramento, para tornar a superfíce lisa do lambril e fazê-lo desaparecer, foi através de argamassas para sistemas de gesso cartonado (vulgo PLADUR)...
  6.  # 7

Boas.
    Antes de mais queria agradecer pelos comentários
    Relativamente ao tipo de tinta posso dizer que não sei realmente como se chama mas tal como o Pedro Barradas referiu é igual ou muito parecida à que se encontra em algumas escolas e hospitais. A tinta que me refiro é aplicada em cima de uma outra camada de uma outra tinta que me parece servir para efeitos de aderência da camada final.
    Já havia pensado na solução da pistola de ar quente mas o problema é que a área a decapar é algo grande, cerca de 50 m2, pelo que preferia o decapante e além disso tal como disse a Isabellededra a tinta já é antiga e está um pouco queimada pelo que pode não funcionar.
    O facto do decapante ser facilmente aplicado torna-o mais atractivo mas pelo que recolhi da opinião de algumas pessoas este não funciona muito bem neste tipo de tintas.
    Pesquisei os produtos disponíveis no mercado mas encontrei poucos e como seria de esperar todos os que encontrei prometem que são eficazes mas estou algo desconfiado. A maioria deles são decapantes universais pelo que numa tinta algo difícil com esta não sei se funcionará. Se alguém conhecer algum produto que seja mais específico para este tipo de tinta, agradecia que mo indicassem.
    Para testar a dificuldade em retirar a tinta experimentei apenas com uma espátula e confesso que a tinta sai com menor dificuldade do que estava à espera mas ainda assim se tentar retirar tudo a espátula demorarei uma eternidade.
  7.  # 8

Sr sabino para decapar tintas como o próprio indica é com decapantes. se ainda por cima é ondulado imagine a a trabalheira para remover a tinta. Vá a uma loja da especialidade e explique a situação. Se o o revestimento é ondulado provavelmente é tinta de areia.
    A massa de karapas normalmente não se usa em habitações mas sim em zonas comuns dos edificios. Quando se aplica karapas posteriormente aplica-se tinta de esmalte e a superfície tem um aspecto brillante e lavável. A tinta de areia tem um aspecto mais baço.
    Neste caso depois de aplicar o decapante e esperar cerca de 15 a 30 minutos, esfregue com uma escova para decapar, já que com espátula não é viável.
  8.  # 9

Boa Tarde.
    Estou com o mesmo problema que o Sabino.
    Comprei uma moradia de 1982 e o corredor da mesma tem esta tinta com essa textura.
    Alguma dica para retirar a mesma?

0.0155 seg. NEW