Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,
    Nós e outro casal amigo estamos à procura de casa. Ambos temos apartamentos que queremos vender antes da casa nova estar pronta. Como a construção de duas moradias fica sensivelmente mais barata e encontramos uma urbanização com lotes à venda, pensámos em comprar ali os 2 lotes.

    A imobiliária já nos reuniu com o promotor imobiliário (dono da urbanização). com o arquitecto para se adequar a casa aos nossos gostos e características e dar mais ou menos um orçamento final para a casa. Parecem-me todos extremamente profissionais e todos os documentos que solicitamos são prontamente apresentados.

    O problema é que os lotes são extremamente caros e nós pensávamos que era possível, pagar as casas só no final de estarem prontas. Ou seja que o promotor imobiliário nos poderia vender as casas já construídas, fazendo nós um contrato de compra e venda para lhes garantir que ficaríamos com as casas.

    Da forma que eles querem, temos de manter o empréstimo do apartamento e fazer um novo para o terreno o que para nós é financeiramente impossível.

    Será que não existem empresas de construção interessadas em comprar os lotes por nós, fazer as casas e depois venderem-nas ao preço pré-acordado? É que por um lado era bom para a empresa porque sabia que construía e tinha a certeza de vender e por nós também porque apenas tínhamos de fazer novo empréstimo para a nova casa, obviamente durante esse tempo poupando mais algum dinheiro.

    Que solução me recomendam?

    JP
    •  
      FD
    • 13 abril 2010

     # 2

    Colocado por: paionenseQue solução me recomendam?

    Carência de capital.

    Paga os dois empréstimos ao mesmo tempo mas, num deles (o já existente) apenas paga juros e não amortiza durante o período em que a casa está a ser construída.
    Ou seja, quando paga a sua prestação mensalmente ao banco, parte dela é juros e parte é amortização. O que acontece com a "carência de capital" é que só paga os juros, ficando a dever sempre o mesmo ao banco, durante um período de tempo (que o banco define consigo).
    A diferença será tanto maior quanto o tempo já decorrido do crédito. No início de um crédito à habitação quase só se paga juros e, no final quase só se amortiza.
    Logo, se por exemplo vai a meio do tempo do crédito (15 anos em 30), a actual prestação poderá ser cortada para metade.

    Por outro lado, na casa nova, apenas pagará juros sobre o capital já avançado e não sobre a totalidade do crédito.

    Desta forma, consegue pagar os dois créditos mais ou menos ao mesmo tempo porque ambas as prestações ficam mais baixas. Mas, ficará a pagar mais tempo e gastará mais dinheiro porque vai "adiar" o pagamento do dinheiro em dívida. Ou seja, se pedir carência de capital durante 2 anos e o seu empréstimo de 30 anos vai passar a 32 anos.

    Quanto a encontrar um construtor que construa com o próprio dinheiro, existem. O preço é que pode não ser o melhor e as condições também não, é uma questão de procurar.
  2.  # 3

    Muito obrigado pela sua resposta. Sempre é mais uma solução que desconhecia.

    Neste momento também acaba por ser uma boa altura para fazer isso uma vez que os juros também estão baixos, certo? Digo isto, porque no extracto do meu banco aparece discriminado o que é juros e o que é capital amortizado e no mes passado apenas paguei 70 e poucos euros de juros.

    JP
  3.  # 4

    E tem de ter em atenção, que os bancos só lhe aprovam a carência de capital colocando a pior das hipóteses, isto é quando tiver a casa nova pronta e ainda não vendeu o apartamento consegue pagar os 2.

    Venda o apartamento, alugue um e construa, deve ser a melhor opção.
    •  
      FD
    • 14 abril 2010

     # 5

    Colocado por: Asilvamachadoque os bancos só lhe aprovam a carência de capital colocando a pior das hipóteses

    Alguns produtos já prevêem a carência de capital, que pode ser pedida sem grandes chatices.

    Colocado por: paionenseNeste momento também acaba por ser uma boa altura para fazer isso uma vez que os juros também estão baixos, certo?

    Certo.

    Muito cuidado é com esses contratos de empreitada, veja aqui o que aconteceu a alguém: Ajuda, o que fazer - construção de moradia em atraso com sinal de 100.000€ já entregue...
  4.  # 6

    Colocado por: FD
    Colocado por: Asilvamachadoque os bancos só lhe aprovam a carência de capital colocando a pior das hipóteses

    Algunsprodutos já prevêem a carência de capital, que pode ser pedida sem grandes chatices....


    A aprovação desses produtos ( agora ) é que são alvo de analise e se existe ou não a possibilidade de aguentar as duas prestações, depois de aprovados não existem chatices.
 
0.0076 seg. NEW