Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas

    Esta é uma dúvida mais dirigida para uma determinada especialidade, mas convido todos a dizer de vossa justiça.

    Ora cá vai:
    O arquitecto com quem estou a trabalhar, e com cujo trabalho estou satisfeito levantou um problema quanto às acessibilidades. Ora segundo ele as dimensões das portas interiores são OBRIGATORIAMENTE de 90 cm, todas... Ora para mim leigo isso parece-me um pequeno (grande) absurdo. Haverá alguma interpretação errada da Lei? Serei de facto obrigado a colocar portas de 90cm em todas as divisões?
    Não deixarei de o questionar a ele sobre isso, aliás tenho uma reunião amanhã sobre o tema. Agradeço no entanto qualquer contributo vosso para meu (e nosso) esclarecimento.

    cump,

    David
  2.  # 2

    Aqui tem a legislação.

    Artigo 9
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  3.  # 3

    Obrigado Eduardo!

    encontrei isto, que me parece que seja o aplicável:
    Secção 4.9 - Portas:
    4.9.1 - Os vãos de porta devem possuir uma largura útil não inferior a 0,77 m,
    medida entre a face da folha da porta quando aberta e o batente ou guarnição do
    lado oposto; se a porta for de batente ou pivotante, deve considerar-se a porta
    na posição aberta a 90º.

    Mas isto deve aplicar-se a todas as portas de todas as divisões de uma habitação?
    E esta largura util de 77cm equivale às portas de 90cms?
  4.  # 4

    As portas com 90cm são para situacoes pontuais - é uma recomendação.
    num lar de idosos por exemplo, se o dono de obra quiser poupar dinheiro e meter portas com os 77cm, a camara terá (e quanto a mim com razão) direito a solicitar ao tecnico que justifique muito bem o uso de portas de 77cm em vez de 90.

    agora em habitações as camaras nao têm por habito perguntar porque não metem portas de 90 pois parece-me que a razão é obvia.

    77cm é a largura das portas convencionais - veja a globldis por exemplo
  5.  # 5

    Pois mas neste caso é uma moradia unifamiliar... e o projecto tem 90cm em todas as portas

    isto so tem uma resposta ou certo ou errado... qual o veredicto?
    • eu
    • 18 abril 2010

     # 6

    90 cm em todas as portas é claramente um exagero. O habitual no interior são portas de 80.
  6.  # 7

    Relativamente á dimensão das portas, a largura de 900, poderá inicalmente ser exagerado, mas pense no futuro.
    E se alguém, lá em casa precisar de uma cadeira de rodas no futuro?
    Quanto maior a largura das portas melhor!
  7.  # 8

    Em habitação antigamente em geral era tudo em 70cm, depois passaram para 75cm e agora a medida que se começa a utilizar mais frequentemente é 80cm
    Neste momento estou a montar a carpintaria de um lar de 3ª idade e as portas são na generalidade 80cm e as cadeiras de rodas passam perfeitamente (o dono testou os vãos sentado numa).
    Já fiz outro lar de 3ª idade e clínicas e centros de saúde e a generalidade também foram de 80cm.
    As medidas das cadeiras de rodas são a partir de 60cm de largura (pode procurar as medidas na net)
    Portas de 90 numa casa é um exagero. Quanto mais largas mais difíceis de abrir ou fechar. Pode colocar portas de 85 que são em média ao mesmo preço das 80.
  8.  # 9

    Obrigado pelos vossos contributos!


    Colocado por: eu90 cm em todas as portas é claramente um exagero. O habitual no interior são portas de 80.

    Nem mais, o problema é que o arquitecto disse é passa a ser obrigatório esta medida com a Lei das acessibilidades.


    Colocado por: pedro3mE se alguém, lá em casa precisar de uma cadeira de rodas no futuro?

    Também já haviamos comentado isso, mas o que interessa ter isso em todas as divisões? que um quarto térreo e a respectiva IS tissem essa obrigação, ainda vai!


    Colocado por: tcamponesPode colocar portas de 85 que são em média ao mesmo preço das 80.

    Pois ainda acresce isso o preço dessa obrigação...

    Depreendo, pelos vossos comentários que ninguém conhece esta obrigação?
    • P+V
    • 18 abril 2010 editado

     # 10

    Colocado por: moraisddObrigado pelos vossos contributos!


    Colocado por: eu90 cm em todas as portas é claramente um exagero. O habitual no interior são portas de 80.

    Nem mais, o problema é que o arquitecto disse é passa a ser obrigatório esta medida com a Lei das acessibilidades.


    Colocado por: pedro3mE se alguém, lá em casa precisar de uma cadeira de rodas no futuro?

    Também já haviamos comentado isso, mas o que interessa ter isso em todas as divisões? que um quarto térreo e a respectiva IS tissem essa obrigação, ainda vai!


    Colocado por: tcamponesPode colocar portas de 85 que são em média ao mesmo preço das 80.

    Pois ainda acresce isso o preço dessa obrigação...

    Depreendo, pelos vossos comentários que ninguém conhece esta obrigação?


    O seu arquitecto disse mal e está a fazer figura de parvo. O 163/06 refere que, num percurso acessível, as portas tem que ter uma largura útil mínima de 77cm; uma porta com folha de 80cm "normalmente" não cumpre (por exemplo as da Vicaima/Globaldis, por causa da espessura do aro); já uma porta com folha de 85cm cumpre com os 77cm úteis. A porta de acesso ao fogo tem que ter outra largura, mas não é isso que está em causa.
  9.  # 11

    eu não ainda não ouvi falar nada acerca da obrigação das portas de 90, mas estou sempre a aprender.
  10.  # 12

    A minha que está em construção ficaram todas com 80cm. Neste momento em grosso acho que têm 90cm (ou 85cm, não tenho a certeza)
    Só se o arquitecto estiver a falar em 90cm no desenho sem a casa estar pronta... :)
  11.  # 13

    uma porta com folha de 80cm "normalmente" não cumpre (por exemplo as da Vicaima/Globaldis, por causa da espessura do aro); já uma porta com folha de 85cm cumpre com os 77cm úteis.

    Acho que a questão não é a espessura do aro, mas sim o batente no aro.
    Ex: Porta normal de 80cm= espaço livre 78cm
    Porta tipo vicaima(batente) 83cm parte mais larga =espaço livre 80cm (acho que não me enganei)
    A estes dois exemplos tem de se contar o da porta não abrir a 180º, se abrir a 90º fica a cobrir cerca de 2cm ao espaço livre da porta (porta normal 80=76cm). Se abrir 95º ou 100º já é diferente.

    Se está com duvidas coloque portas de 85cm, dá sempre e ficam muito mais baratas do as de 90cm.
    Consulte o seguinte link, bastante esclarecedor com imagens muito boas (portas a partir pag.183)
    http://www.inr.pt/uploads/docs/acessibilidade/GuiaAcessEmobi.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd
  12.  # 14

    Obrigado a todos

    Amanhã esclareço a situação e ponho aqui a sua conclusão!
  13.  # 15

    90cm, só se o seu arquitecto for mesmo, mesmo muito previsto e quiser dar-lhe a possibilidade de andar de maca na sua casa. Nunca se sabe o que o futuro nos reserva! ;-)
  14.  # 16

    O que o exige para Hab,. unifamiliar são 77cm, folha de 80cm, para portas integradas no percurso interior acessível.
    A porta de entrada do fogo, deverá ter 90cm.

    Já agora para quem anda a colocar portas de 90, nos lares, os quartos com ocupação de pessoas acamadas ou com a mobilidade e percepção reduzida , (local de risco D, com lotação inferior a 3 pessoas), a exigência mínima é de 1,10m ( Decorrente da leitura do Regulamento técnico de SCIE)
  15.  # 17

    Realmente, a minha história da maca era uma brincadeira porque ainda há pouco estive num hospital e reparei numa porta excepcionalmente larga (maior do que as outras que eram seguramente de 90cm) e devia ser os tais 1,10cm para uma maca.

    Já agora, devo dizer que tenho uma casa com um porta de correr para a cozinha (enfiada na parede!) de 72-73cm de abertura livre e, por via das dúvidas, comprei uma cadeira de rodas de "jovem adulto" que mede menos de 60cm. Mas, claro, nem sempre se pode escolher...
    • P+V
    • 19 abril 2010

     # 18

    Colocado por: tcampones
    uma porta com folha de 80cm "normalmente" não cumpre (por exemplo as da Vicaima/Globaldis, por causa da espessura do aro); já uma porta com folha de 85cm cumpre com os 77cm úteis.

    Acho que a questão não é a espessura do aro, mas sim o batente no aro.
    Ex: Porta normal de 80cm= espaço livre 78cm
    Porta tipo vicaima(batente) 83cm parte mais larga =espaço livre 80cm (acho que não me enganei)
    A estes dois exemplos tem de se contar o da porta não abrir a 180º, se abrir a 90º fica a cobrir cerca de 2cm ao espaço livre da porta (porta normal 80=76cm). Se abrir 95º ou 100º já é diferente.

    Se está com duvidas coloque portas de 85cm, dá sempre e ficam muito mais baratas do as de 90cm.
    Consulte o seguinte link, bastante esclarecedor com imagens muito boas (portas a partir pag.183)
    http://www.inr.pt/uploads/docs/acessibilidade/GuiaAcessEmobi.pdf


    Uma porta Vicaima com 80 cm de folha e sistema Portato, quando aberta a 90º, deixa 75cm de passagem livre. Se alguém se lembrar de ir lá medir à fita, não cumpre. A mesma porta com folha de 85cm deixa livres 79,6cm. É só consultar os desenhos técnicos.
  16.  # 19

    Obrigado a todos pelas vossas participações

    Ora parece que afinal o cliente tem sempre razão, (sobretudo quando há umas almas caridosas que o ajudam), o desenho (planta) tem 90 cm de porta e inicialmente o arquitecto e engenheiro insistiram nessa medida. Mas devolvi eu, pedindo que confirmassem o que estava de facto escrito na Lei.

    Depois de ler, acabaram de anuir nos 77cm de largura util. (pudera...)

    Colocado por: P+V ARQUma porta Vicaima com 80 cm de folha e sistema Portato, quando aberta a 90º, deixa 75cm de passagem livre. Se alguém se lembrar de ir lá medir à fita, não cumpre. A mesma porta com folha de 85cm deixa livres 79,6cm. É só consultar os desenhos técnicos.

    Acho que vou pesquisar um pouco mais e ver preços para perceber a diferença de 80 para 85. Se de facto for pouco prefiro 85 e fico "legal".
  17.  # 20

    O lar que ando agora a fazer tem portas de abrir a 90cm e não a 80cm, com escrevi. As de correr é que tem 80cm.
    Mas já fiz outros que as portas são de 80cm.
    O pessoal que fez as leis não se lembrou mas foi do puxador (não digam a ninguém) apesar de existirem puxadores embutidos/ocultos nas portas.

    Existem sistemas que misturam portas de abrir com o sistema pivotante, que permitem que uma porta larga tenha um raio de abertura consideravelmente inferior, indicado para lares e unidades de saúde.

    É tudo bom!
 
0.0234 seg. NEW