Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 21 abril 2010

     # 21

    Acho que aqui ninguém está a dizer que nessas situações não se tem razão ou que não há solução. O que aqui estou a tentar dizer é para não facilitar.
    O recurso à justiça é moroso, caro, esgotante e eu, pessoalmente, não quero nada com tribunais.
    Toda a razão do mundo, incluindo a dada pela lei, pode estar do vosso lado mas, se têm que recorrer aos tribunais para a fazer valer já tiveram prejuízo.

    Por isso mesmo, prefiro precaver situações desagradáveis a confiar numa suposta razão e fundamento na lei, a ser executada pelos tribunais.
    Entre dar o sinal antes da aprovação do crédito e dar depois, eu não facilitaria e daria depois a não ser que, como já disse, existam indícios claros de boa fé, o sinal seja reduzido e o negócio muito atraente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mikit
  1.  # 22

    Colocado por: FDAcho que aqui ninguém está a dizer que nessas situações não se tem razão ou que não há solução. O que aqui estou a tentar dizer é para não facilitar. O recurso à justiça é moroso, caro, esgotante e eu, pessoalmente, não quero nada com tribunais. Toda a razão do mundo, incluindo a dada pela lei, pode estar do vosso lado mas, se têm que recorrer aos tribunais para a fazer valer já tiveramprejuízo.



    Por isso mesmo, prefiro precaver situações desagradáveis a confiar numa suposta razão e fundamento na lei, a ser executada pelos tribunais. Entre dar o sinal antes da aprovação do crédito e dar depois,eu não facilitariae daria depois a não ser que, como já disse, existam indícios claros de boa fé, o sinal seja reduzido e o negócio muito atraente.


    Qualquer contrato implica um risco. Iniciar um processo de compra, sem CPCV, também. Com o CPCV redigido com as devidas precauções, tem uma garantia: a casa só não é sua se não quiser.
  2.  # 23



    Qualquer contrato implica um risco. Iniciar um processo de compra, sem CPCV, também. Com o CPCV redigido com as devidas precauções, tem uma garantia: a casa só não é sua se não quiser.


    Boa tarde... CPCV são todos uma treta e têm tanta validade jurídica como papel higiénico....

    Estou num processo em que eu tb fui pseudo-burlado...construtor entrou em insolvência.

    Fiz CPCV dei uma boa entrada, e no fim de dois anos não tenho nada!!!

    A imobiliária deixou sequer de falar comigo, o construtor só chora...e eu fiquei sem casa e sem dinheiro.

    Neste momento a casa tem N penhoras em cima, além da hipoteca do banco. Pior isso mm que eu a quisesse comprar pelo valor da divida ao banco não poderia porque ainda tinha de pagar o valor das penhoras...

    Coloquei num advogado, que me deu tantas esperanças de receber o dinheiro como de ver um porco a andar de bicicleta.

    Responsabilizar a imobiliária é praticamente impossível, segundo o advogado. Esperar pela insolvência, não irá dar em nada pois os bens da empresa não cobrem as dividas. Resolver as coisas a bem...também não dá pois o construtor diz que não tem nada para me dar em troca do dinheiro. (entretanto já se divorciou, e agora anda de num carro novo e tudo)

    Entretanto somos um casal novo...vamos casar...sem casa...sem dinheiro...graças a deus ainda temos a ajuda dos nossos pais e temos saúde para continuar a trabalhar e um dia voltar à guerra.

    Imobiliárias (são completamente ilegais)...

    Desde já aconselho a consultarem um advogado antes de efectuarem uma compra e não confiem em ninguém as pessoas de hoje em dia não fazem por merecer a confiança.

    Se quiserem dar valores de entrada, dêem um valor simbólico, tipo 100€ - 500€.

    Ps: esta sociedade de modo geral está podre, e as pessoas já não tem vergonha nenhuma...mereciam que lhes acontece algo de grave, mas não vai ser pela via judicial que isso alguma vez vai acontecer, desculpem o desabafo mas estou completamente desacreditado em todas as pessoas que se dizem agir de boa fé.

    Boa sorte,

    E cuidado com os negócios...
  3.  # 24

    kem fala assim não é gago! mas acho k tocou nos pontos chave. eu tambem não daria o sinal sem ter as certezas k só o banco lhe pode dar.
  4.  # 25

    Boa tarde... CPCV são todos uma treta e têm tanta validade jurídica como papel higiénico.... Estou num processo em que eu tb fui pseudo-burlado...construtor entrou em insolvência. Fiz CPCV dei uma boa entrada, e no fim de dois anos não tenho nada!!!


    Desculpe, mas está errado. Está a generalizar a partir do seu exemplo, esquecendo os erros que cometeu. Começando pelo começo: só se assina um contrato, de qualquer natureza, depois de verificado por advogado experiente.

    Imobiliárias (são completamente ilegais)...
    De novo, uma generalização ridícula.
  5.  # 26

    Boa tarde a todos,
    Sou seguidora assídua deste fórum,mais para me preparar para o que me espera pois também eu pretendo construir(num futuro,espero eu,próximo).
    Mas no caso da Cookie penso poder ajudar.
    1º-Não faça CPCV sem ter o crédito aprovado e avaliação ok,se eles estão de boa fé vão com certeza esperar +- 15 dias para saber se o seu crédito é aprovado ou não.
    2º-Pode fazer depois CPCV com prazo de 30/60/120 dias depende do que ambas as partes acordarem
    3º-depois do cpcv o vendedor tem de dar conhecimento da venda ao banco onde tem a hipoteca e pedir o destracto da hipoteca,que conforme o banco pode variar de 15/30dias,o destracto da dívida acompanha o funcionário do banco no dia da escritura para que esta possa ser feita.
    4º-Vá a um balcão CASA PRONTA,poderá informar-se se a casa tem dívidas/penhoras,para além de ser mais fácil de tratar das papeladas
    5º-Atenção ao valor pedido ao banco,por causa das avaliações,muitas vezes não cobrem o valor necessário pq o banco empresta 80/90%do valor da avaliação
  6.  # 27

    Como já disseram atrás o cheque visado é um meio válido de pagamento,muito seguro,porque quem emite o cheque é o banco e para isso o cliente tem que lá ter o montante, que fica cativo no momento em que o cheque é emitido.Por isso têm sempre cobertura,são muito usados nas escrituras.
  7.  # 28

    agradeço a todos as importantes opiniões e sugestões que me estão a dar.

    confesso que chegamos a pensar que poderíamos estar a querer algo de errado, ou demais, mas parece que não, o que já é um alívio.
  8.  # 29

    Colocado por: patriciaepedroComo já disseram atrás o cheque visado é um meio válido de pagamento,muito seguro,porque quem emite o cheque é o banco e para isso o cliente tem que lá ter o montante, que fica cativo no momento em que o cheque é emitido.Por isso têm sempre cobertura,são muito usados nas escrituras.


    Um cheque bancário é mais seguro. Não é um cheque normal, tem que ser pedido ao balcão do banco. Tem exactamente a mesma utilizade, é aceite aquando das escrituras e fica muitíssimo mais barato. Modesta opinião de quem precisou de fazer isso o ano passado.
    • altar
    • 21 abril 2010 editado

     # 30

    Colocado por: staticx

    ...

    Se quiserem dar valores de entrada, dêem um valor simbólico, tipo 100€ - 500€.

    Ps: esta sociedade de modo geral está podre, e as pessoas já não tem vergonha nenhuma...mereciam que lhes acontece algo de grave, mas não vai ser pela via judicial que isso alguma vez vai acontecer, desculpem o desabafo mas estou completamente desacreditado em todas as pessoas que se dizem agir de boa fé.

    Boa sorte,

    E cuidado com os negócios...



    Isso não é bem assim

    Nestes negócios de imobiliário há sempre muito dinheiro envolvido, e quando alguém está em insolvência seja particular ou empresa existem sempre sinais aos quais uma pessoa deve estar atenta

    Por exemplo eu alertei para o facto dos divorciados venderem casas é um sinal a ter em conta, veja-se o triste caso deste casal :

    http://foruns.clix.pt/geral/printthread.php?Cat=&Board=actualidade&main=628139&type=thread

    mas agora vamos desconfiar de todos os divorciados ?! obviamente que não, mas uma pessoa deve estar atenta e tomar mais precauções quando existem sinais nesse sentido

    Sinais :

    Numa casa usada :

    1) casas à venda abaixo do preço de mercado, consulte-se outras casas dentro do mesmo género na mesma zona

    ninguém oferece nada a ninguém, ora se um vendedor vende abaixo do valor de mercado e aceita descontos fabulosos.....é de desconfiar, provavelmente deve estar com a corda ao pescoço

    porque não perguntar a um vendedor porque é que está a vender a casa sendo ela boa e a baixo preço ?

    2) Divorciados, desempregados é outro sinal preocupante porque pode indiciar insolvência e deixarem de pagar as prestações ao banco.

    porque não perguntar se as contas da casa estão em dia e obter comprovativos disso ?

    Numa casa nova :

    1) comprar casa ainda em planta e em construção era vulgar há uns anos atrás

    é demasiado arriscado, a empresa pode ir à falência e um gajo ficar sem nada

    2) o empreiteiro aceita descontos fabulosos ?

    é porque muito provavelmente tem empréstimos bancários e está bem aflito com os juros que paga

    3) a casa tem fracos acabamentos, está numa zona que é muito barata e pobre

    muito mais arriscado é comprar a esse empreiteiro porque ele vai ter mais dificuldade em escoar as casas


    pá, uma pessoa basta estar atento, basta olhar aos sinais e ter sempre em mente que ninguém dá nada a ninguém

    agora também dar uma boa entrada a um construtor também é uma forma de obter um maior desconto

    a um particular também

    mas é preciso estudar bem e pensar bem caso a caso, estar atento a sinais
  9.  # 31

    O CPCV funciona. Basta seguir regras básicas. Saber com quem contratamos; saber o que contratamos; prever as situações que podem correr mal e redigir o contrato em conformidade. Podem estar a tratar de crédito e avaliações e depois de tudo resolvido, casa de grilo que os proprietários já a venderam a quem não necessitou de crédito?!
    Porque insistir em sinal se uma Cláusula Penal serviria ambas as partes? Assegura o negócio para ambas as partes....mas ....consultem um Advogado...

    No que toca a empreiteiros, os CPCV pode ser registados na Conservatória do Registro Predial, garantindo a posição face ao imóvel....
  10.  # 32

    Na minha situação especifica o CPCV não me valeu de nada nem vale...pura e simplesmente porque eu fico sempre atrás de todos os outros credores, mesmo registando na conservatória muito provavelmente os credores com facturas vão ter prioridade porque essas facturas deverão ser anteriores ao contrato. E depois tens os credores como finanças e Segurança social que passam à frente de todos para não falar dos bancos que detém as hipotecas.

    Os CPCV são uteis em casos em que não seja extremos, tipo insolvências porque se for insolvências não nos vale de muito. Isto foi-me dito pelo meu advogado.

    Sei que generalizei um pouco, mas no que toca a imobiliárias maior parte das vendas elas só prestam o serviço de encontrar o vendedor para o comprador porque de resto pouco valem...a meu ver, o dinheiro que dei passou pela imobiliária e a imobiliária não assume responsabilidade nenhuma nem tem...

    Por fim:

    1º empreiteiro em questão não me fez nenhum desconto;

    2º não comprei em planta, a casa estava em fase de acabamentos (faltava por o chão e WC's);

    3º foi a ultima de uma série de 4 casas todas iguais todas com excelentes acabamentos em que os proprietários vivem felizes da vida e sem problemas e sem uma única palavra para dizer de mal sobre o empreiteiro. (zona de moradias num sitio excelente)

    Eu acho que só com os cuidados que tenho agora é que descobria se estava a fazer um mau negócio ou não...esses cuidados são investigar a empresa nas finanças e no banco de Portugal para ver o seu estado.
  11.  # 33

    Isso faz parte do "Saber com quem contratamos" !!!!!!
    Lamento a sua situação. As imobiliárias têm o dever de, por todos os meios possíveis, analisar a viabilidade para a perfeita conclusão do negócio, antes de aconselhar contratar. Fizeram isso antes do CPCV?
  12.  # 34

    Colocado por: Mpcosta
    Porque insistir em sinal se uma Cláusula Penal serviria ambas as partes? Assegura o negócio para ambas as partes....mas ....consultem um Advogado...


    não fazia ideia que tal era possível... já alguém recorreu a esta solução? quer contar a experiência?

    estamos mesmo a ponderar consultar um advogado para salvaguardar todos os aspectos (somos novatos nisto e enfim, mais vale prevenir do que remediar). apenas esperamos receber a proposta de CPCV que nos vão enviar para nossa concordância (ou não).
    • cookie
    • 24 abril 2010 editado

     # 35

    bom dia a todos.
    recupero o tópico pois continuamos a precisar da ajuda de todos e enquanto não vamos a um advogado, sempre ficamos a conhecer um pouco mais das designações e expressões legais...

    o que significa isto? ("mim não entender" o que significa "liquidação antecipada"" - significa que o cheque que vamos entregar com o valor da venda da casa será usado para a liquidação do empréstimo contraído pelos actuais proprietários e que o remanescente dividem (não importa como) entre eles??)
    "A parte restante do preço, ou seja, a quantia de ________ euros, será paga no acto da escritura, por cheque visado e sob liquidação antecipada de empréstimo bancário a que o imóvel supra descrito se encontra onerado."

    e é possível manter esta redacção nestas duas outras cláusulas? a cláusula 5ª não deveria conter uma alínea a indicar a excepção que integra a cláusula 6ª?

    "5ª
    Em caso de incumprimento de qualquer das obrigações assumidas neste contrato, os outorgantes não faltosos acordam na execução específica do presente contrato nos termos do artigo 830º do Código Civil.


    1. O presente contrato, bem como as prestações nele previstas, fica expressamente condicionado à concessão de empréstimo bancário que os terceiros outorgantes irão requerer junto de uma instituição bancária."

    já lemos aqui situações de bradar aos céus! e a possibilidade de alguém não comparecer no dia da escritura é, efectivamente, uma realidade... por isso, queremos dar o menos possível e limitar ao máximo os buracos no CPCV.

    também achamos que devemos incluir no CPCV algo do género:
    "(...) prometem vender aos terceiros outorgantes, livre de ónus e qualquer outro encargo, que, por sua vez, prometem comprar àqueles, a fracção identificada na cláusula anterior (...)".

    obrigada a todos pela ajuda.
  13.  # 36

    Bom tenho uma amiga que é consultora imobiliaria e ela é que me ajudou no processo de compra da minha casa. Deixo o contacto dela para ajudar na dúvida de qualquer questão principalmente em relação aos documentos necessários- 968900288 Carla
  14.  # 37

    Ponto n.º1 - Já sabem quanto é que o casal deve da Casa ao banco?
    Ponto n.º2 - Entre estes dias todos ainda não têm o crédito Aprovado Financeiramente?
    Ponto n.º 3 - Assusta-me o facto de estarem a tentar montar um contrato de promessa de compra e venda nestes termos. Isso não deve ser feito.
    Já consultaram a Conservatória do Registro Predial ? http://www.predialonline.pt/PredialOnline/ Custa apenas 6 € pedir uma certidão !!!!!!! e saber se num dado instante têm mais ónus.
  15.  # 38

    Voltarei a este assunto amanhã com mais informações........................
  16.  # 39

    boa noite.

    infelizmente não vamos comprar a casa. surgiu uma proposta mais elevada e não a podemos cobrir. a situação será confirmada entre amanhã e terça mas até ver, nada feito.

    de qualquer forma, tudo o que foi aqui escrito foi muito esclarecedor mesmo! e por isso agradeço as sugestões de todos.
  17.  # 40

    Mais uma razão para terem assinado contrato.....................
 
0.0236 seg. NEW