Iniciar sessão ou registar-se
    • aiar
    • 22 abril 2010

# 1

Bom dia,

Gostaria que alguém me possa ajudar na seguinte questão:
    Em 2006 comprei casa, ficando como fiadores a minha irmã e cunhado, simultaneamente a minha irmã e cunhado também compraram casa e fiquei eu como fiadora deles. Tudo isto no mesmo banco e balcão (CGD)
    Acontece que de alguns meses para cá, por diversos motivos económicos, deixei de pagar a minha casa, e irá para tribunal segundo carta de um advogado recebida pela minha irmã.
    Gostaria de saber até que ponto esta situação de ser fiador dos próprios fiadores é legal, poderão penhorar bens dos meus fiadores?
    Obrigada
    aiar
  1.  # 2

No caso de incumprimento das suas obrigações o seu fiador passará a assumir essa obrigação. Se eles não pagarem correm o risco de ver os seus bens penhorados como por exemplo o vencimento.
  2.  # 3

:-D
    Ah penhorarão concerteza! E se por acaso a sua irmã e o seu cunhado fizerem o mesmo, penhoram-na a si!
  3.  # 4

Colocado por: Karura:-D
    Ah penhorarão concerteza! E se por acaso a sua irmã e o seu cunhado fizerem o mesmo, penhoram-na a si!

Pois, mas se eles já deixaram de pagar a casa looool penhoram o quê? ahahahahahaha
  4.  # 5

Colocado por: maria carolina
    Colocado por: Karura:-D

Pois, mas se eles já deixaram de pagar a casa looool penhoram o quê? ahahahahahaha

Ordenados, por exemplo. É muito divertido.
  5.  # 6

luisvv é é. Divertidíssimo.
    • eu
    • 22 abril 2010

# 7

É impressão minha ou nos últimos tempos multiplicam-se os casos de incumprimento dos pagamentos de empréstimos habitação?

Pelo menos aqui no fórum, são cada vez mais...

É um mau indicador... muito mau!
    •  
      FD
    • 22 abril 2010 editado

# 8

Colocado por: euÉ impressão minha ou nos últimos tempos multiplicam-se os casos de incumprimento dos pagamentos de empréstimos habitação?

Eu não percebo é como é que as pessoas se deixam "arrastar" até chegar ao incumprimento.
    Percebo que haja desemprego e seja difícil encontrar trabalho mas, deixar de pagar a prestação parece-me ser uma decisão muito pouco ponderada.
    As pessoas ainda não perceberam que o banco venderá a casa por um preço muito baixo (50) e continuarão em dívida... se calhar para toda a vida, com os vencimentos penhorados, como já disseram.
    Não será preferível vender a um preço baixo (75) antes de deixar de pagar a prestação, sair para uma casa arrendada e ficar com alguma esperança para o resto da vida?
    É que ao entrarem em incumprimento estão-se a enterrar ainda mais...
  6.  # 9

tambem já tenho reparado eu !! é muito mau sinal e diz muito dos momentos k a nossa sociedade está a viver......

sonhos.
  7.  # 10

E ainda estamos com os juros a um nível incrivelmente baixo. Daqui a 1 ano, a coisa vai doer a sério.
  8.  # 11

Colocado por: luisvvE ainda estamos com os juros a um nível incrivelmente baixo. Daqui a 1 ano, a coisa vai doer a sério.

Sim, é verdade.
    Os restantes paises europeus já estão a "arrancar" e a deixar a crise para trás, quando a alemanha arrancar a sério a euribor vai subir e subir.
    Os nossos salários vão manter-se durante no mínimo mais 2 anos.

Resultado... Vamos perder poder de compra!

E daqui a 2/3 anos? PIOR
    Acabam os fundos comunitários, as obras públicas diminuem no mínimo uns 40% e vai ser espectacular. :(

O que vai salvar um pouco a coisa? O aeroporto e o TGV se conseguirmos começar a executá-los.
    Precisamos deles ? Não interessa!
    Estamos a ficar como aquelas empresas que têm de trabalhar sempre, nem que seja a perder dinheiro.
    Parar é morrer. Não parar é morrer na mesma, mas mais tarde, pode ser que nos salvem a nós depois de salvarem a Grécia.
  9.  # 12

Colocado por: PBarata
    Colocado por: luisvvE ainda estamos com os juros a um nível incrivelmente baixo. Daqui a 1 ano, a coisa vai doer a sério.

Sim, é verdade.
    Os restantes paises europeus já estão a "arrancar" e a deixar a crise para trás, quando a alemanha arrancar a sério a euribor vai subir e subir.
    Os nossos salários vão manter-se durante no mínimo mais 2 anos.

Resultado... Vamos perder poder de compra!

E daqui a 2/3 anos? PIOR
    Acabam os fundos comunitários, as obras públicas diminuem no mínimo uns 40% e vai ser espectacular. :(

O que vai salvar um pouco a coisa? O aeroporto e o TGV se conseguirmos começar a executá-los.
    Precisamos deles ? Não interessa!
    Estamos a ficar como aquelas empresas que têm de trabalhar sempre, nem que seja a perder dinheiro.
    Parar é morrer. Não parar é morrer na mesma, mas mais tarde, pode ser que nos salvem a nós depois de salvarem a Grécia.

e mais nada!!!! aqui está um resumo do futuro!!
  10.  # 13

Colocado por: PBarataResultado... Vamos perder poder de compra!

E novidades há?
  11.  # 14

Colocado por: aiarBom dia,
    Gostaria de saber até que ponto esta situação de ser fiador dos próprios fiadores é legal, poderão penhorar bens dos meus fiadores?

Não só é legal, como é o próprio conceito de fiador.
  12.  # 15

Eu até consigo compreender a situação. Imagino que seja uma coisa tipo, isto vai melhorar, isto vai melhorar, isto vai melhorar.
    Mas não melhora.
    Há sentimentos contraditórios, e nao podemos dizer "desta água nao beberei".
    Por exemplo, se ao 1º sinal desistirmos dos nossos sonhos, neste caso, nossas casas, somos cobardes. porque os 1ºs a abandonar o barco sao os ratos. mas qd temos esperança, ... enfim, eu tenho medo mt medo da EURIBOR, é a minha maior amiga neste momento, e receio bem que se torne a minha maior inimiga!

Como ouvi dizer há mt pco tempo atrás: " crise, qual crise? eu vejo os espectáculos cheios, com bilhetes a custarem 50 ou + euros, vejo os shoppings cheios, e os supermercados. "
    E lá está e o sentimento contraditório: "só vemos a crise, qd o desemprego nos bate a porta."
    e com 10 % de desemprego, é bem provavel que cada um de nós conheça alguem nessa situação...
  13.  # 16

Pois, só que com tanto que já se tem falado sobre casos idênticos, as pessoas ainda pensam nisto com esta "leveza"...
  14.  # 17

Acho que importa clarificar o seguinte, a fiança é uma garantia, tal como a hipoteca. A hipoteca assume garantia real.

Assim, se deixar de pagar, o Banco pode pedir ao Tribunal que:
    1) Converta a hipoteca em penhora e em algum tempo este ordena a venda da casa (o que faltar no que respeita ao preço, ficará V. Exa e os seus fiadores a pagar);
    2) Vá aos bens ou contas bancárias ou vencimentos, ou acções, ou carrinho ou avião particular do devedor (V. Exa.);
    3) Vá aos bens ou contas bancárias ou vencimentos, ou acções, ou carrinho ou avião particular do fiador (porque este também garante o pagamento daquela dívida).

E pronto, são estas as opções. Note-se contudo o seguinte: No caso do seu incumprimento, podem ir penhorar a casa da sua irmã e esta ser vendida... Ao fazer isto a sua irmã está também em incumprimento no que se refere ao seu crédito com a CGD e por isso entrarão também a matar por esse lado no que se refere aos seus bens.

Mesmo que não tenham absolutamente nada penhoráve na vida, a casa têm sempre e o Banco raramente sai a perder...
  15.  # 18

Colocado por: PBarata

Não sei é se temos essa sorte, pois a Alemanha por exemplo já disse que depois da Grécia não tira mais ninguém do buraco.
  16.  # 19

Já viram como é que "isto" está?! Já viram o numero de inscritos no Centro de Emprego?! Já repararam nas taxas de desemprego?? Assustem-se porque é caso para isso!
  17.  # 20

O problema é essencialmente de mentalidade. Sabem o que se faz nos Estados Unidos quando não se arranja emprego? Arrisca-se e cria-se o próprio emprego... Aqui em Portugal as pessoas têm menos atitude empreendedora, menos vocação para correr riscos, mais medos e mais passividade.

Sei que nãó é a regra, mas eu sei a dificuldade que existe em Portugal para arranjar mão de obra... sei que as pessoas querem tudo em pouco tempo e em pouco tempo num trabalho começam a falhar...

É a minha experiência... e nãos ei se existe falta de trabalho em Portugal. Pode é não haver trabalho numa área específica que se queira, mas é temporário e temos que aprender a fazer o que é possivel enquanto não surge o que se quer...

Acho que por isso é que os nossos emigrantes se dão tão bem no estrangeiro, ali são capazes de fazer TUDO e não há outra forma que não seja o esforço.

0.0199 seg. NEW