Nao é complexo, se nao tem possibilidades de pagar mais ;como eu disse mais açima eu sou o primeiro a concordar, e ainda digo mais essa advogada esquerdista que normalmente nos topicos que eu ja li escrito por ela ,deveria ser a primeira a dizer; ok se voce concorda em la meter uma familia com filhos que necessite de um apartamento , nessa altura eu nao defendo uma arrendataria que tem vencimentos anuais de 5 RBAC, mas nao como essa tipa tem euros diz vou-me ocupar deste assunto porque a tipa tem dinheiro para me pagar, acha isso decente? sao advogados desse genero os principais corruptos nesse Pais, e isso revolta-me imenso Cumprimentos
E é por estas e por outras que os senhorios não deveriam ter acesso á informação do ordenado dos inquilinos. O Sr. de jesus mendes só está indignado com a renda baixa que a senhora paga porque pelos vistos ela aufere de um bom ordenado e poderia pagar mais. Mas eu não conheço ninguém que na possibilidade de pagar menos por uma mesma coisa escolha pagar mais só porque pode. O senhor tem a alternativa de tirar de lá essa inquilina e meter outro a pagar uma renda que considera mais justa mas não me parece que possa obrigar a sua inquilina a não sair da casa e a pagar a renda que o sr. deseja, pelo menos até sair a nova lei do arrendamento. Parece-me que o sr. quer receber a renda que considera justa ( e atenção que na minha opinião 92€ é uma renda extremamente baixa e até os 300€ de renda do apartamento semelhante que referiu continua a ser um valor um pouco baixo á mesma - e isto na opinião de quem também mora em Setúbal e sabe os valores dos arrendamentos das casas que estão ai -) mas quer que seja a sua actual inquilina a pagá-la, ou seja, dá-me a ideia que não quer arriscar 'trocar' de inquilino porque ao menos esta já 'conhece' e sabe que recebe bem enquanto que um novo inquilino é sempre uma incógnita. Compreendo a sua situação mas não me parece que a sua inquilina esteja interessada em pagar o novo valor de renda.
Ola gf2011 Eu tambem sei fazer contas lol, mas nao estou disposto a dar um euro a tipos de essa raça, custe ou que custe!ESPERO Outubro e nessa altura ela ja nao goza mais comigo ,nem ela nem essa advogada que teve ainda o descaramento de me dizer ao telefone, voce ainda vai ter pena da minha cliente! lol agora hé muito façil que ela se vai embora e talvez mais depressa do que eu penso, o problema vai ser em que estado ela me vai deixar a casa, nessa altura eu apanho aqui um aviao e vou-me ai apresentar para ver o estado da casa. O Sarko segunda as informaçoes de colegas que se encontram na Belgica tem de encontrar outro trabalho! lol La se foi o casal Sarko Merkel! Um abraço a todos do forum
Ola Sisu boas Eu sei que em Setubal essa renda de 300euros é barata, mas digo-lhe francamente prefiro arrendar mais baixo a casais que teem problemas em pagar uma renda elevada, que pedir uma renda elevada e agravar o risco de incumprimento de pagamento, nesses apartamentos que arrendei pedi unicamente fiador nao pedi mes de calçao nem IRS dos arrendatarios, quanto a a essa tipa que la esta, ela que queira ou nao; se a Nova lei de Arrendamento for votada ela nao podera fugir mais anos a pagar uma renda indecente, como disse , se ella sair e penso que vai sair em Junho esse apartamento vou alugar pela mesma soma que alugeui os outros ou seja 300euros, se conhecer alguem que estaja interessado pode-me contactar 90m2 com possibilidade de alugar garagem individual na parte traseira do edidifiçio por 100euros, garagem de 20m2 acho que nao estou a pedir uma enormidade a esse nivel? Ha hoje fui ao portal do credito agricola e vi que ha agora seguros multi risco que cobram o imcumprimento das rendas, amanha ja vou tel para la Cumprimentos
Espero que a luz o ilumine. É que consegue estar mesmo tudo ao contrário do que diz... Cá vai:
1) Estamos cá todos para ver se o Novo Novo RAU entra em vigor em Outubro (talvez Outubro de 2013, com sorte);
2) Se, ao contrário do que eu penso, entrasse em vigor em Outubro, julga que vai aumentar a renda e já está? E o que o faz pensar que a inquilina aceita? Vai ter que pagar na mesma para que saia. Era bom que falasse disto com um advogado (pode ter a cor política que tiver, qualquer um lhe explica isto);
3) O que o faz pensar que a sua inquilina por poder pagar mais deva pagar mais? À contrario eu diria que se poderia dizer que, se o senhor ganha bem, ela não deveria era pagar nada por viver ali, porque o senhor não precisa (é ironia, mas é só para que perceba que uma coisa não tem absolutamente nada a ver com a outra, isso não é mais do que um contrato e um contrato é para cumprir, a não ser que se acorde de outra forma);
4) No que se refere ao acordo, já acima foi demonstrado que vai perder dinheiro, mas pelos vistos prefere perder dinheiro do que ganhar...
5) Não estou a ver onde é que o partido da advogada possa importar e confesso-lhe que quando se meteu a falar de comentários anteriores no forum, por parte da advogada, pensei que se poderia estar a referir a mim, o que não seria mais do que uma anedota :) Pois estou muito longe de ser do bloco de esquerda, mas, ainda que o fosse, não lhe perdoava o comentário pejorativo e despropositado.
6) Nada disto é crime. Pode haver (potencialmente) crime de dano, pode, um dia, eventualmente. Até lá falar de crime é injurioso (o que também é crime).
Esqueci-me ainda de um ponto importantíssimo, após ler novamente o projecto lei apresentado, e pegando no segundo ponto da princesa: Com a nova lei que vai entrar em vigor (seja lá quando for), para o inquilino sair, o senhorio terá de lhe pagar o equivalente a 60 rendas (a média entre o valor apresentado por um e contraproposto pelo outro).
Imagine o seguinte cenário jesus mendes: Você envia uma carta a propor 450 Euros; Ela responde que não paga mais que 100; A diferença são 350 Euros.
Para você obrigá-la a sair, terá de pagar 60 x 350 = 21.000 EUR
Nem percebo porque ela está a pedir 1500 EUR quando pode esperar uns meses para receber 21.000..... provavelmente ainda não leu a nova lei.... Assim, além dos 3900 euros de estimativa de prejuízo, pode ainda somar 21.000 EUR como estimativas...
Ola princesa Para que perceba bem este assunto, torno a explicar. Em 2010 Frevreiro, pedi uma avaliaçao para aumento da renda NRAU, para esse efeito ha certos criterios que a inquilina e o proprietario teem de respeitar, um dos quais transmissao de dados por parte da inquilina o seu estado civil o Nif esta escrito! enviei lhe uma carta registada para a informar da minha intençao de me transmitir esses dados obrigatorios. Nunca me respondeu, fui obrigado a dirigir-me ao serviço das Finanças para obter essas informaçoes, ja ai ha incumprimento flagrante por parte de essa arrendataria. 2- A vistoria foi efetuada , consta nessa vistoria feita por um arquiteto, que o apartamento esta em boas condiçoes, mas que tenho de efetuar uma pequena reparaçao tacos soltos a entrada( como se fosse eu o responsavel de esse facto) bom mando reparar esses tacos, custo 120euros!, pedi nova vistoria que foi feita em julho 2011, desta vez estava tudo ok , Estado BOM coeficiente 1 o que implica aumento da renda conforme o dispositivo do NRAU, 3-A inquilina decide contestar , contesta nao somente o nivel de conservaçao do apartamento e tambem o nivel de conservaçao do predio! 4-Em Outubro deslocam-se de novo 2 arquitetos para nova AVALIACAO de novo consta que o predio e o apartamento beneficiam de ESTADO BOM, COEFICIENTE 1 o que implica um aumento de renda isto é legal! 5-Tenho ja a nova avaliaçao tributaria que comuniquei a sua advogada, apos ter enviado 3 cartas registadas para que me seja comunicada a sua data de nascimento para efeitos do faseamento da renda( sabe perfeitamente que se tiver mais de 65anos o faseamento da renda sera feito em 10anos) venho de constatar e por tel que essa inquilina nao tem 65anos, Agora pergunto eu porque razao todos esses dados nao me foram comunicados, porque razao chegando ao final onde posso aumentar essa renda legalmente! ela ainda poe obstaculos ! nao de forma nenhuma eu ficarei de braços cruzados ou paga uma nova renda segundo a lei em vigor NRAU, ou se vai embora e mais nada!
Gostava era de ter a certeza que nos vai contar como isto termina. Para que os outros aprendam com o seu caso. Ao menos servirá de "case study".
E claro, boa sorte. Se decidir aceitar apostas eu aposto que fica a perder dinheiro mas a ganhar uma grande lição.
P.s. ninguém lhe tira a razão material. Mas há que saber como funciona a prática para tiorar proveito de uma situação deste género. E o senhor, na minha opinião, está a remar contra a maré, que está forte.
essa maré forte como diz é feita por uma grande parte de injustiça que nao funçiona nesse Pais. Desculpe mais uma vez, essa advogada deveria-me transmitir os dados necessarios para eu poder efetuar o faseamento da renda! nao somente nao me os transmite, mas tem o descaramento de me dizer se voçe for para o Procurador de Justiça em Estraburgo , isso para mim é figo! quando lhe referi os Art de lei que a sua cliente tem de respeitar, disse-me o seguinte mas voçe é advogado para poder dar-me liçoes de advogado ou para interpretar a lei!, agora pergunto eu por uma coisa tao simples é preciso sair das grandes escolas , e ter necessidade de contratar um advogado? Aqui numa situaçao identica nunca eu necessitaria de um advogado para finalizar uma situaçao que hé ligeferida por uma lei que para mim é bastante clara. Processo de avaliaçao feito faseamento de renda a efetuar, atiro a sua atençao que é a coisa mais simples da vida visto que conhecendo o estado e coefiçiente do apartamento, tendo a data de nascimento da arrendataria, o valor tributario do apartamento, o Vencimento anual da arrendataria vai, ao portal da habitaçao faz a simulaçao e encontra a nova renda a pagar , com o faseamento de 2, 5, ou 10anos, hé preçiso de um advogado para fazer esse calculo? bolas por essas diferentes razoes esses Srs advogados sao os prinçipais responsaveis de maioria das complicaçoes nesse Pais, e a populaçao esta tao feita aos dados de esses Srs que caem todos na ratoeira, ha um problema vou contactar o meu advogado lol lol..por essa razao os tribunais ai nao podem funçiona visto que o mais pequeno problema envolve um advogado sao os mestres do PAIS!
Certo. Não os contrate. Não servem para nada! Consegue ler e interpretar tão bem a lei que o que me parece estranho é não escrever uma linha com razão. O que acho dificil é interpretar a realidade tão mal. Nota-se que está a viver noutro país. Boa sorte!
(E estúpida sou eu de tentar ajudar quem não precisa da ajuda de ninguém).
Lei 1º o seu contrato e depois as leis. Se no seu contrato diz que por exemplo só tem que avisar com 2 meses de antecedência é porque o seu senhorio assim aceitou. E se for um contrato legal está tudo bem. Como digo leia 1º o seu contrato e depois compare com as leis
Nao tenho a intençao de ofender quem seja neste forum ao contrario se hoje conheço algo foi este forum que me tem procurado bastante informaçao, e obviamente os seus comentarios que leio com muita atençao, e a qual agradeço imensso a sua ajuda, mas neste caso , se essa arrendataria fosse uma pessoa de bom senso deveria haver acordo entre as duas partes; e se obviamente a feri pesso imensa desculpa, o que me desagrada neste assunto é essa advogada em vez de tentar encontrar uma soluçao para ambas as partes, sabe que essa arrentaria tem meios de pagar, e como nao deve desconheçer cada carta registada que me envia sao tantos euros que entram na sua algibeira , eu respeitei a lei do NRAU, entao essa arrendataria que respeite os meus direitos , é assim tao complicado? Cumprimentos e bom dia, mais uma vez agradeço imenso os seus comentarios e pesso imensa desculpa se fui incorreto nos meus comentarios
Pela minha parte digo-lhe que, sendo parcial e analisando (de forma gratuita) o que aqui descreve, eu aocnselharia a aceitar porque, e principalmente com a entrada em vigor do novo NRAU, sairá a perder (económicamente).
Se ela se arrepender de sair, o que me parece que pode acontecer a qualquer momento, também sairá a perder pois já se viu que esta arrendatária, não o interessa, nem a manutanção da relação em causa.
Por isso e não falando em bom senso, deve aceitar o que for melhor para si, sendo que, na minha humilde e gratuita opinião, o que é melhor para si é ver-se livre da arrendatária. Se for possível por essa quantia, eu não esperaria o arrependimento dela.
A parte da advogada`, acho que está a defender o interesse de quem a contratou, sem naturalmente ter consciência de tudo pois a proposta que lhe fez é, na minha opinião, muito muito abaixo do que qualquer advogada faria no lugar dela.
Não se trata de bom ou mau senso. Isso são outros campeonatos. Trata-se de encontrar a melhor solução para si.
Espero que no final de tudo nos venha contar como ficou tudo. Espero que seja sincero se um dia perceber que afinal, aqui a Princesa_ tinha razão, ao fazer isso vai fazer com que algumas pessoas não caiam no erro de achar que o que é justo é o que está na lei.
E sim, é para isto que servem os Advogados (por mais estranho que pareça, eles também nos ajudam a poupar dinheiro, quando são consultados a tempo e quando lhes dão ouvidos!) :)
No hard feelings e fico é à espera das novidades :)
Ola Pois aqui vao as novidades apertei com a advogada e com arrendataria, e disse-lhes que saiam ou nao saiam para mim é igual, somente teem de cumprir com o aumento da renda que vou efetuar visto ter o processo do NRAU, ja finalizado , e se nao cumpreem esse direito que me foi atribuido, iria para todas a vias judiçiais que estejam ao meu alcançe, resposta da arrendataria vai se em bora no final de junho, agora quanto ao estado ca casa ,se me a deixa num estado lamentavel, vou-me ocupar de essa situaçao, e deja la por onde dar , ela sera responsabilizada, como ve Princesa o facto de exigir o cumprimento da lei , as vezes funçiona, como ja expliquei se ela tem direitos eu tambem os tenho Cumprimento e agradço imenso o tempo que me dispendiou neste assunto
Prognósticos só depois do jogo. Já ouvi tanta gente dizer que vai embora, ou que depois paga, ou que vai embora de certeza ou que pagou ontem mas a transferência ainda não caiu, ou isto ou aquilo...
Boa sorte e vá informando como corre. :) Até agora a novidade não foi muita...
Aqui vai a novidade, pois vai sair, e sai mesmo, e se deixa a casa em mao estado , vai para tribunal, vao ser tiradas fotografias do estado da casa se nao correponder a um uso normal por parte da arrendataria , ela pagara , garanto que talvez isso demorara tempo em tribunal , mas ela sera responsabilizada de uma maneira ou de uma outra, eu venho aqui par partilhar estes factos como pessoas que se encontram na mesma situaçao, e segundo os dados ainda à cerca de 250.000 casas no Pais nas mesmas circonstançias que a minha, nao venho com a intençao de me armar em chico esperto, mas obviamente de trocar dados com pessoas que estao, ou se encontram na mesma situaçao. Cumprimentos
Eu também estive e estou em situações parecidas à sua, não percebe?
Mas sei avaliar o que é melhor para mim, realisticamente. Fico à espera das novidades, o seu prognóstico é muito positivo, quando perceber que para meter acções em Portugal é preciso pagar bem e no imediato e que. mesmo ganhando e tendo toda a razão do Mundo, se a pessoa não tiver nada (bens, salários, depósitos) quem fica a arder é o Senhor, vai perceber o que lhe estou a dizer (da pior maneira).
Estamos cá todos para ler as suas novidades (até agora os seus prognósticos são muito positivos). A experiência que tenho, pessoal e profissional é: Quando um arrendatário falha, é rezar para se ir embora DEPRESSA, o maior dano é que ele "vá ficando"...
Essa arrendatario tem que pagar, o vencimento anual do casal, arronda por cerca de 5 vezes o RBAC! se com esse vencimento anual me deixa a casa eu mao estado, eu trato-lhe da saude, isso é que era bom gente de este genero , irem se embora e deixarem a casa toda escavacada, e por çima ainda ficarem se a rir. evidentemente que farei o necessario para salvaguardar os meus direitos por via judiçial, demore o tempo que demorar , mas nao deixarei isso como ela pensa. Sei agora que esse casal é proprietario de um apartament tambem e que estava arrendado! penso eu que é o que motiva a sua saida! evidentemente com a renda que me pagava de 92euros , seguramente que tinha ai um bom negoçio,suponho que nessa zona o arrendamento do seu apartamento deveria ir para os 400 e tal euros, paga-me 92euros de arrendamento a mim; agora faça as contas lol , e deveria ficar com os braços cruzados perante esta situaçao? bolas! Vou dando notiçias sobre este assunto , obviamente penso que nao serei o unico com essa situaçao nesse Pais Cumprimentos
Pois aqui vai notiçia recebida hoje por carta registada da advogada da arrendataria Na sequençia da nossa conversa telefonica venho informa-lo de que a casa sera entregue em 15 de Junho. V Exa referiu-me que a unica condiçao que propoe para prescindir do prazo aque alude o Art 1098 do CC, seria a casa ser deixada em bom estado de conservaçao. Os meus clientes afirmam que efectivamente a casa esta em melhores condiçoes do que aquelas em que foi reçebida. Deste modo, queira V Exa informar-me por escrito a quem devera ser entregue a chave e quem se deslocara ao local para a vistoria. Dado que os meus clientes tem um mes de cauçao a renda de Maio ja nao sera paga! Continua a gozar comigo , a renda do mes de Maio nao sera paga, SAI EM 15 de Junho, nao fala da renda de Junho Entrou nesse apartamento novo ha 34 anos e diz-me que o apartamento encontra-se em melhor estado em que foi reçebido! é preciso ter uma grande lata para fazer afirmaçoes destas .Estou a chegar ao final deste filme. Darei mais informaçoes brevemente sobre o estado do apartamento . Cumprimentos