Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Comprei casa à cerca de 2 semanas, é um apartamento t2 no 2º andar, num prédio de 2010. Neste momento apenas habito eu e o meu vizinho de cima.
    Eu estava habituado a um apartamento situado numa zona de muito movimento e com muito barulho em redor, ainda para mais era no último andar...não ouvia nada por cima...

    Acontece que eu consigo ouvir :


    1. oiço os passos dos vizinhos de cima (o chão do apartamento é todo em pavimento flutuante excepto as wc e a cozinha).

    2. Oiço também o som da água do autoclismo (é daqueles embutidos na parede, apesar de eu não gostar mas não ia deixar de comprar a casa por causa disso).

    3. Oiço também o som do estores eléctricos a fechar.




    De resto ainda não ouvi nem conversas nem som de tv nem nada que se pareça.

    Isto é normal ? Será que estes ruídos quando o prédio estiver mais habitado fica menor ou vai piorar ? É que disseram-me que quando o prédio está vazio qualquer som parece maior do que realmente é e como os apartamentos estão vazios o som propaga-se mais ...
  2.  # 2

    Eu não sei sobre o caso geral mas no meu caso, quando morava num apartamento, tinha o prédio totalmente ocupado e ouvia os passos da vizinha (são as mais problemáticas pois usam saltos altos e não estão muito preocupadas), o autoclismo era igualmente audível ( esposo da senhora chegava à 01:00 e acordava-me com esse barulho) e sim, ouvia os estores.

    Tudo depende da qualidade de construção mas pelo que andei a estudar na altura é o "tipo de som" que é o problema.
    O som de conversas, tvs, etc é mais fácil de isolar que os sons que são transmitidos pela estutura (paredes, chão, etc).

    Digo-lhe apenas baseado na minha experiência que nunca se vai livrar do som dos passos dos vizinhos de cima. Poderá minimizar com um isolamento mas nunca vai conseguir eliminar (a não ser que consiga fazer um perfeito "casulo". Ou por outra, talvez se livre se o vizinho fizer obras na sua habitação colocando soluções mais "amigáveis para vizinho". Mas não o estou a ver a fazer isso ...

    No meu caso acabei por mudar de apartamento para casa.
  3.  # 3

    Mas sendo a casa nova e consequentemente dentro da garantia, não há nada que se possa fazer ?

    Sinceramente é mesmo ... é trabalhar, juntar dinheiro e esperar que o mercado recupere para vender esta e comprar uma vivenda, isolada de preferencia ...
  4.  # 4

    Eu estou em último andar (prédio de finais 2008) e ouço vindo de baixo (moro num sítio silencioso sem comércio ou circulação de veículos):
    águas a correr
    ventilação do wc
    estores
    saltos altos

    são barulhos normais para prédio. Há bem piores. E não pode usar a garantia para tratar deles.
    Assim que tiver mais vizinhos, irá ouvir mais barulhos (vão ser mais pessoas a usar as coisas e a fazer barulho). Não sei se o seu vizinho já tem a casa recheada. Se tiver quadros, tapetes e mobília, poderá abafar mais o som, mas irá ouvir sempre.
  5.  # 5

    Colocado por: el_zeus Neste momento apenas habito eu e o meu vizinho de cima.
    Eu estava habituado a um apartamento situado numa zona de muito movimento e com muito barulho em redor,

    A questão de ouvir «melhor» os sons não tem a ver com os outros apartamentos estarem vazios.

    O que você ouve actualmente (vindo do outro apartamento) é a diferença entre o ruído local e o «Ruído de Fundo».

    Como, provavelmente, o isolamento das janelas deste apartamento é muito melhor do que o do antigo, como o «ruído de fundo» é menor, você está muito mais sujeito a ouvir o vizinho de cima do que se morasse à beira de uma auto-estrada e o isolamento acústico das janelas fosse pior.

    O que fazer?
    1. notificar o construtor (carta registada com aviso de recepção);
    2. contactar uma entidade que faça medições de isolamento acústico para fazer uma avaliação.
  6.  # 6

    Luís, mas só pode reclamar com o construtor se os isolamentos descritos no projecto forem de facto diferentes dos que estão aplicados. Pois se o projecto estiver todo nos conformes não poderá reclamar que ouve os vizinhos. Ora bolas, toda a gente ouve os vizinhos. A questão é: Antes de comprar um apartamento devemo-nos informar dos isolamentos aplicados. Se estes estiverem correctos e mesmo assim se ouvirem os vizinhos, paciência. Deviamos ter procurado um apto com melhores isolamentos.
    É que no que toca a fiscalizações, é tudo muito deficiente. Aqui para cima, o "meu" construtor paga para deixarem passar as coisas que não estão em ordem. Mas se estiver tudo em ordem, não se pode reclamar de nada. A solução é a própria pessoa isolar da melhor maneira que conseguir, o seu apto.

    Esqueci-me de dizer que ouço a lâmina da barba do meu vizinho, a bater no lavatório muitas vezes seguidas lolololol, começa às 7 da manhã e são cerca de 10 min a fazer a barba e a bater no lavatório com a gilete. Mas é engraçado, não ouço vozes nem televisões. Irrita-me um bocado mas posso viver com isso.
  7.  # 7

    Colocado por: MartaDLuís, mas só pode reclamar com o construtor se os isolamentos descritos no projecto forem de facto diferentes dos que estão aplicados. Pois se o projecto estiver todo nos conformes não poderá reclamar que ouve os vizinhos. Ora bolas, toda a gente ouve os vizinhos. A questão é: Antes de comprar um apartamento devemo-nos informar dos isolamentos aplicados. Se estes estiverem correctos e mesmo assim se ouvirem os vizinhos, paciência. Deviamos ter procurado um apto com melhores isolamentos.
    É que no que toca a fiscalizações, é tudo muito deficiente. Aqui para cima, o "meu" construtor paga para deixarem passar as coisas que não estão em ordem. Mas se estiver tudo em ordem, não se pode reclamar de nada. A solução é a própria pessoa isolar da melhor maneira que conseguir, o seu apto.

    Esqueci-me de dizer que ouço a lâmina da barba do meu vizinho, a bater no lavatório muitas vezes seguidas lolololol, começa às 7 da manhã e são cerca de 10 min a fazer a barba e a bater no lavatório com a gilete. Mas é engraçado, não ouço vozes nem televisões. Irrita-me um bocado mas posso viver com isso.


    Mas agora com estas novas leis não existe nada que obrigue a que as construções novas cumpram requisitos ao nível de ruidos ?

    Bolas deixei de comprar um apartamento novo no último andar por apresentar sinais de infiltrações e humidades e agora acontece-me isto ?

    Eu não oiço televisões nem conversas, realmente os únicos que me incomodam são ouvir o meu vizinho a andar DESCALÇO em casa e a descarga do autoclismo...
  8.  # 8

    Ouve-se sempre qualquer coisa mesmo cumprindo os requisitos. Já viu, eu ouço estes barulhos todos vindos de BAIXO. Mas o meu prédio pode não estar de acordo com o projecto. Pois sabendo como é o construtor, não me admirava.
    É questão de averiguar se os isolamentos que dizem que tem, existem na realidade. Se os tais requisitos foram mesmo cumpridos.

    Eu ouço a água a correr nas torneiras dos lavatórios de baixo. Ainda é pior que o autoclismo. E também ouço quando carregam no interruptor para acender a luz ou para fazer trabalhar os estores. Além do barulho dos mesmos.
    Mas como disse, não ouço vozes.

    Pior era antes quando morava num prédio numa zona barulhenta com cafés e rateres de carros, ouvia os barulhos do exterior e ainda ouvia mais barulhos interiores, como pessoas a falar, coisas a arrastar, lavagens de louças, etc. O terror na terra lol, também só fiquei lá 1 mês e meio.
    •  
      FD
    • 26 abril 2010 editado

     # 9

    Colocado por: el_zeusMas agora com estas novas leis não existe nada que obrigue a que as construções novas cumpram requisitos ao nível de ruidos ?

    Há o Decreto-Lei n.o 129/2002: Regulamento Dos Requisitos Acústicos Dos Edifícios.
    Para si, pouca utilidade tem porque define valores que deverão ser cumpridos de que o comum mortal pouco entende.
    Arriscando dizer asneiras:

    No interior dos quartos ou zonas de estar dos fogos (recepção), o índice de isolamento sonoro a sons de percussão, LMn, w, proveniente de uma percussão normalizada sobre pavimentos dos outros fogos ou de locais de circulação comum do edíficio (emissão), deverá satisfazer a condição seguinte:
    LMn, w « 60 dB

    Isto quererá dizer que os passos do seu vizinho não deverão ultrapassar os 60dB. Para sua referência, segundo a Wikipedia, entre 40 e 60 dB é o som de uma conversa normal a 1m...

    A ideia é solicitar a fiscalização à Câmara Municipal e confirmar se esses valores são ou não cumpridos. Não sei se terá que pagar essa "fiscalização".
    Pelo que já ouvi da boca de uma proprietária de uma empresa de administração de condomínios, na vida dela enquanto tal, num universo de fiscalizações na ordem das poucas dezenas, nunca conheceu um caso em que os limites fossem ultrapassados...

    O que é que isto quer dizer na minha opinião? Que a lei estabelece os limites mas, aquilo que nos incomoda pelos vistos não se enquadra dentro desses limites. O ideal seria um silêncio total mas, tal é impossível num apartamento.

    Sei bem a desilusão que é chegar a uma casa nova e conhecer esses defeitos... :/
  9.  # 10

    Colocado por: MartaDOuve-se sempre qualquer coisa mesmo cumprindo os requisitos. Já viu, eu ouço estes barulhos todos vindos de BAIXO. Mas o meu prédio pode não estar de acordo com o projecto. Pois sabendo como é o construtor, não me admirava.
    É questão de averiguar se os isolamentos que dizem que tem, existem na realidade. Se os tais requisitos foram mesmo cumpridos.

    Eu ouço a água a correr nas torneiras dos lavatórios de baixo. Ainda é pior que o autoclismo. E também ouço quando carregam no interruptor para acender a luz ou para fazer trabalhar os estores. Além do barulho dos mesmos.
    Mas como disse, não ouço vozes.

    Pior era antes quando morava num prédio numa zona barulhenta com cafés e rateres de carros, ouvia os barulhos do exterior e ainda ouvia mais barulhos interiores, como pessoas a falar, coisas a arrastar, lavagens de louças, etc. O terror na terra lol, também só fiquei lá 1 mês e meio.


    Pois então quer dizer que o tipo de som que eu me queixo é o mais dificil de resolver que é o som das passadas dos vizinhos !!!!!

    Existe forma de minimizar isto, será que vale a pena falar com o construtor para tentar remediar a situação pela origem ?
  10.  # 11

    Não sou especializada nisso.
    Mas o seu vizinho de cima, andar sem sapatos, já ajuda. Imagine se andasse com sapatos...
    E ajuda também se tiver uns bons tapetes.
    Eu penso sempre no vizinho de baixo, também ando descalça e tenho tapetes. Mas por vezes é capaz de ouvir o meu filho, quando lhe dá para correr ou a minha cadela quando se mete aos pulos. Poderia isolar o seu tecto? Mas para isso mais vale mudar-se.
    Não me parece que o construtor o vá ajudar a isolar o apartamento de cima, e o seu. Se foi tudo feito como deve ser e dentro dos limites, ele não poderá ser responsabilizado.
    As pessoas têm que ter cuidado ao comprar aptos, bem sei que é complicado ver o que não está à vista. Só quando se mora lá é que se começa a "ver" o que não se viu.
    •  
      Mk Pt
    • 26 abril 2010 editado

     # 12

    Colocado por: el_zeus
    Pois então quer dizer que o tipo de som que eu me queixo é o mais dificil de resolver que é o som das passadas dos vizinhos !!!!!

    Existe forma de minimizar isto, será que vale a pena falar com o construtor para tentar remediar a situação pela origem ?


    O tipo de ruído mais fácil de isolar numa habitação é o ruído aéreo, o som de que se queixa é por vibração através da estrutura, bem mais complicado de solucionar...

    Pode tentar reclamar com o construtor, mas deve ser difícil ele mostrar vontade para resolver o problema.
    A solução 'mais fácil' para deixar de ouvir os passos dos vizinhos de cima seria revestir o pavimento do vizinho de cima com isolamento acústico apropriado. E arranjar maneira de isolar também os motores dos estores. Ainda assim o som dos autoclismos muito provavelmente iria continuar a ouvir visto que o ruído é transmitido via vibrações da parede onde está colocado para a laje..
    Pode tentar colocar um 'tecto falso' com isolamento acústico no seu apartamento, que provavelmente vai reduzir o ruído que ouve do vizinho de cima, mas em apartamentos os pilares e paredes costumam ser alinhados de um piso para outro, pelo que o tipo de ruído que ouve vai sempre passar...



    É por estas, que se um dia tiver um apartamento pretendo que seja sempre no ultimo piso...
  11.  # 13

    Colocado por: Mk Pt
    Colocado por: el_zeus
    Pois então quer dizer que o tipo de som que eu me queixo é o mais dificil de resolver que é o som das passadas dos vizinhos !!!!!

    Existe forma de minimizar isto, será que vale a pena falar com o construtor para tentar remediar a situação pela origem ?


    O tipo de ruído mais fácil de isolar numa habitação é o ruído aéreo, o som de que se queixa é por vibração através da estrutura, bem mais complicado de solucionar...

    Pode tentar reclamar com o construtor, mas deve ser difícil ele mostrar vontade para resolver o problema.
    A solução 'mais fácil' para deixar de ouvir os passos dos vizinhos de cima seria revestir o pavimento do vizinho de cima com isolamento acústico apropriado. E arranjar maneira de isolar também os motores dos estores. Ainda assim o som dos autoclismos muito provavelmente iria continuar a ouvir visto que o ruído é transmitido via vibrações da parede onde está colocado para a laje..
    Pode tentar colocar um 'tecto falso' com isolamento acústico no seu apartamento, que provavelmente vai reduzir o ruído que ouve do vizinho de cima, mas em apartamentos os pilares e paredes costumam ser alinhados de um piso para outro, pelo que o tipo de ruído que ouve vai sempre passar...



    É por estas, que se um dia tiver um apartamento pretendo que seja sempre no ultimo piso...


    Pois o último andar também eu queria(aliás já morava num e estava mal habituado pelos vistos...) mas agora a moda dos dulpex nos últimos encarece os apartamentos e já me saia fora do orçamento... Bom tou a ver que vou ter de arranjar terapia psicológica para "ignorar" estes barulhos ...
  12.  # 14

    Pela interpretação que faço da sua descrição, parecem-me barulhos normais de um apartamento. Mas às vezes tem a ver com o bom senso dos vizinhos. Não se fecham os estores à bruta (e não é saudavél), e ainda menos as 3 da manhã. há casos e casos.

    ja se falou aqui dos banhos, eu tive vizinhos de um dos lados apenas durante 6m ou um ano. E eram policias, penso que eram dois. Era frequente o meu filho de 4/5 anos acordar qd eles tomavam banho (wc encostada ao Quarto). e por causa dos turnos eram horas inconvenientes. Mas nunca foi barulho em excesso. E eu nao teria moral p lhes dizer nada, ate porque tomara a mim que eles nao se aborrecessem com as birras do filho, e qm trabalha por turnos sabe o que eu estou a dizer, nao ha nada pior que um miudo aos gritos, seja de dia ou de noite. (e ao deitar e ao levantar, e frequente haverem umas birras, e uns barulhos, ainda mais com filhos)

    Eu moro numa moradia geminada, e oiço os estores a abrirem e a fecharem, da casa ao lado. e são electricas.
    oiço o cão a ladrar na WC(caixas de ar).
  13.  # 15

    Pior, pior era se tivesse de ouvir os vizinhos a darem uma ... ou duas, ou três marteladas. (ihihihih)
  14.  # 16

    O barulho dos estores e wc até não é incomodativo, enfim tenho de viver com esses barulhos agora o que acho inadmissivel é uma casa NOVA, contrução 2010 ouvir os passos do vizinho de cima DESCALÇO, ou ele é um "cavalo a andar" (desculpem a expressão), ou o isolamento é mau ou inexistente, o que é estranho uma vez que até é pavimento flutuante... Estranho porque o barulhos dos passos não é uma pancada seca, o som faz eco.
  15.  # 17

    o som faz eco.

    uma palavra de esperança: provavelmente é por o prédio não estar todo habitado. Isso vai melhorar. :-)
  16.  # 18

    Bem, eu no meu antigo T1 ouvia:
    Televisão dos lados
    Vozes dos lados
    Autoclismo de cima
    Passos em cima
    Crianças a brincarem em cima/lado
    Vozes em cima
    Música de baixo
    Música de cima
    Vozes nas escadas
    Grandes cavalgadas de meia noite, em que a menina berrava tanto que devia acordar o prédio inteiro e ainda os prédios vizinhos

    Este apartamento embora tivesse apenas uns 8 anos quando o comprei e fama de boa construção, tinha umas paredes que eram tão eficientes como cartão.


    Num duplex que tenho, oiço:
    Passos a subir e descer escadas
    Vozes quando está a falar na sala colada àquela onde estou
    Abrir e fechar estores

    Este apartamento deveria ter melhor qualidade de construção que o outro. Não consigo avaliar como deve ser pois a vizinha está quase sempre fora e é muito silenciosa. Mas parece-me que de facto a construção é melhor.
    • cc121
    • 26 abril 2010 editado

     # 19

    Olhe tente o mais depressa possível ter a sua moradia isolada. É o que eu estou a fazer agora. Mas há 10 anos que oiço coisas desse tipo tb. Vivo numa zona sossegada e não oiço os carros, mas se for ao wc consigo ouvir as vozes dos vizinhos do lado, no quarto oiço-os quando estão na cozinha, pois a cozinha deles é encostada ao meu quarto. Quando fazem sopa então sei sempre, pois estou no quarto e ouve-se a varinha (às vezes de madrugada).. :D Se estou na sala oiço o de cima a andar, a arrastar móveis, uma noite destas até ligou o berbequim depois das 22h... é assim a vida de prédio, infelizmente. Mas pior ainda é quando os meus caríssimos vizinhos vão à caixa do correio e deitam para o chão a publicidade. Nem se dignam levar para dentro de casa. Depois aquilo vai acumulando à entrada do prédio e já dei por mim a despejar o lixo dos meus digníssimos vizinhos.. entre eles um polícia, um arquitecto da Câmara, uma advogada. Enfim... :D
  17.  # 20

    Colocado por: cc121Olhe tente o mais depressa possível ter a sua moradia isolada. É o que eu estou a fazer agora. Mas há 10 anos que oiço coisas desse tipo tb. Vivo numa zona sossegada e não oiço os carros, mas se for ao wc consigo ouvir as vozes dos vizinhos do lado, no quarto oiço-os quando estão na cozinha, pois a cozinha deles é encostada ao meu quarto. Quando fazem sopa então sei sempre, pois estou no quarto e ouve-se a varinha (às vezes de madrugada).. :D Se estou na sala oiço o de cima a andar, a arrastar móveis, uma noite destas até ligou o berbequim depois das 22h... é assim a vida de prédio, infelizmente. Mas pior ainda é quando os meus caríssimos vizinhos vão à caixa do correio e deitam para o chão a publicidade. Nem se dignam levar para dentro de casa. Depois aquilo vai acumulando à entrada do prédio e já dei por mim a despejar o lixo dos meus digníssimos vizinhos.. entre eles um polícia, um arquitecto da Câmara, uma advogada. Enfim... :D



    Já pensou em pegar no lixo desses seus vizinhos e colocar-lo à porta deles? Gostaria de lhe dizer que boa educação, civismo e higiene nada tem a ver com graus académicos ou actividades profissionais ;)
 
0.0237 seg. NEW