Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      Mk Pt
    • 26 abril 2010 editado

# 21

Colocado por: LuisFigueiredonão acha no mínimo estranho esse valor que lhe deram para o projecto?

Cumprimentos

Não deve ter achado estranho...
    Para o típico português que quer construir a 'sua casa', nada como poupar o máximo possível em tudo o seja 'rascunhos' e projectos. Afinal o primo do amigo é 'entendido em construção' [embora a sua real experiência seja zero] e dá umas dicas, e o empreiteiro é do melhor pois já tem imensa experiência e já constrói [sempre da mesma forma] à 30 anos ou mais..
    Ora se empreiteiro é experiente e de confiança, para quê gastar dinheiro em projectos como deve ser? Afinal arquitectos e outros projectistas não passam de uns chulos que cobram fortunas por uns rabiscos e cálculos, para fazer algo que o empreiteiro da esquina 'sabe fazer'...

E claro que o melhor lado para 'cortar despesas' é nos projectos. Para quê pagar um projecto decente [que permite poupar tempo, erros/omissões,....] quando se pode poupar 1000/2000/3000€ e ter um projecto tirado do fundo da gaveta?
    Até porque o empreiteiro é de plena confiança e nas obras, cá em Portugal, é impossível que ele cometa erros tão grandes que leva a um preço final superior a 1000€ face ao orçamentado [devido a erros/omissões de projecto,....] , ou pelo menos a um prazo de construção superior do esperado... E claro, que a qualidade de construção final é muita, apesar das omissões do projecto e da muito provável deficiente fiscalização...

/ironic

Será preferível ter uma casa com qualidade de vida [e de construção] pior mas com mais 3 ou 4 m2, do que ter uma casa decente, com bons projectos e bem fiscalizada durante a obra, mas com menos esses 3 ou 4 m2 [que é a diferença de custo de um projecto decente]....?????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
    • shok
    • 26 abril 2010

# 22

Achei um preço normal, pois por esta zona é o que se costuma pagar.
    A mesma pessoa que está a fazer este projecto também tem projectos feitos de 4 mil euros, e 5 mil, mas a arquitectara desses não tem nada a ver com a que eu aqui apresentei, pois estamos a falar de uma casa completamente simples.

Quando eu pago 2000€ por um projecto não espero que o arquitecto/engenheiro/projectista me desenhe um castelo todo xpto.

Quando abri este topico, foi devido a um outro topico que aí existia e no qual foi descutido a construção de uma casa com 100.000€, e como podem ver pelo que está aí colocado essa casa já foi construida, não essa mesmo aque aí está mas uma igual com algumas alteraçoes estéticas, mas nada de especial, na altura (1 ano atraz) o proprietario pagou os valores que eu aqui coloquei, ou seja:

projecto: arquitectura+especialidades =2500€
    construção : chave na mão (cozinha equipada, soalho flutuante nos quartos, recuperador de calor com agua quente + ar quente, radiadores nas divisoes todas) e arranjos do exterior (muro, passeios e um jardim).
  1.  # 23

Digo.lhe uma coisa, projectos para mim a 5.000 já é um preço escandalosamente baixo, anda tudo a deriva e então acabam para ir para valores que nem dignos dessas pessoas são.
    Portanto quando me diz que o preço é normal, não espere que haja aqui gente que não se ria se quando chegar à construção houver derrapagens e asneiras, se já com um belíssimo projecto às vezes há asneira quanto mais com 2000 euros de coisa nenhuma.

Cumprimentos e Boa Sorte

P.S - A culpa destes preços também é dos profissionais, não sou arquitecto mas conheço muitos a pedir o preço citado acima e próximos, o mesmo acontece na minha área.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  2.  # 24

Isto é um projecto de uma casa? Eu diria mais que é um desenho de um abrigo. Um projecto é muito mais que isto. Peço desculpa pela minha sinceridade, mas se não denunciarmos este tipo de coisas, a nossa profissão nunca será valorizada. Nunca me calarei em nome da "verdadeira arquitectura".
  3.  # 25

Às vezes dá-me vontade de ir buscar um saco de pipocas, uma mine e sentar-me à espera do desenrolar da acção... ;-)
  4.  # 26

Lobito, nem parece seu. Escusa de vir para aqui armar confusão. Toda a gente sabe que a mine liga com tremoços ou cacauhetes. Agora, pipocas?
  5.  # 27

Boas
    Colocado por: AugstHilla mine liga com tremoços ou cacauhetes

Com tiras de milho também casa bem, LOL.
    Mas realmente com amendoins salgadinhos, é uma maravilha.
    Cumprimentos
  6.  # 28

Colocado por: AugstHillLobito, nem parece seu. Escusa de vir para aqui armar confusão. Toda a gente sabe que a mine liga com tremoços ou cacauhetes. Agora, pipocas?

Tem toda a razão. Mas não consegui pensar em nada que me apetecesse beber com pipocas... e pipocas é o que se come no cinema, não é? Ainda pensei naqueles baldes de Fanta que agora também se leva para o cinema para beber por uma palhinha, mas também não me apeteceu. Reconheço, fiquei confusa.

(Acho que devíamos ir abardinar para outro sítio, mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa.)
  7.  # 29

Boas

Embora todos parecem partilhar a mesma opinião, há aqui algumas afirmações interessantes:

colocado por Antonio RC:

Quem lhe está a fazer o projecto está a incluir o projecto da Térmica (RCCTE)? Por um perito qualificado para que depois não tenha que andar atrás de um no final da obra e ter que "abrir os cordões à bolsa"?

Como é? Importa-se de explicar?

colocado por nunuazevedo

Nunca me calarei em nome da "verdadeira arquitectura".

Hoje estou para o cínico, pelo que vou deslindar o presente e adivinhar o futuro:
    - O presente: o nunuazevedo é ainda jovem
    -O futuro: as baixas temperaturas de uma frente fria associada ao mundo real vão arrefecer esse entusiasmo.

colocado por shok

Quando eu pago 2000€ por um projecto não espero que o arquitecto/engenheiro/projectista me desenhe um castelo todo xpto.

Não falta muito para que possa fazer isso, mas não é preciso; afinal de contas uma casa não passa mesmo disso, de uma casa. Nada de muito importante

colocado por lobito:

Às vezes dá-me vontade de ir buscar um saco de pipocas.

Americanices. Porque não uma sande (ou sandes?) de couratos.

cumps
    José Cardoso
  8.  # 30

j cardoso

Como se dirigiu a mim, sinto-me na obrigação de lhe responder. No PRESENTE, o nosso país tem uma paisagem sem qualidade, constantemente agredida por pseudo-arquitectos; no FUTURO, continuará na mesma, se continuar a pensar da mesma forma ("...afinal de contas uma casa não passa mesmo disso, de uma casa. Nada de muito importante"). E já agora, tenho idade e experiência mais que suficiente para saber do que falo.
  9.  # 31

Boas

E já agora, tenho idade e experiência mais que suficiente para saber do que falo.

Não ponho isso em causa. Já eu não posso dizer o mesmo, ou seja, embora ache que sei do que falo nem sempre consigo fazer-me perceber. Peço desculpa pelo fact mas cada um é para o que nasce:

afinal de contas uma casa não passa mesmo disso, de uma casa. Nada de muito importante"

Estava a tentar ser irónico.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 32

Colocado por: nunoazevedo. E já agora, tenho idade e experiência mais que suficiente para saber do que falo.
    Mas parece não ter a idade suficiente para saber quando os ainda mais velhos e experientes estão a ser irónicos ("...afinal de contas uma casa não passa mesmo disso, de uma casa. Nada de muito importante").

nunazevedo, estamos no Forum DA CASA ("nada de muito importante")!! LOL
  11.  # 33

Americanices. Porque não uma sande (ou sandes?) de couratos.

cumps
    José Cardoso

Eu sou do tempo em que, se alguém desembrulhava um rebuçado no cinema, a fila seguinte voltava-se em peso para trás a silvar "Shhhhhhh". Estava a fazer um esforço de modernização, mas a sande de couratos está acima das minhas forças.

Estou também aqui agarrada à cadeira a ver se não me meto nesta guerra. Mas já faltou mais.
  12.  # 34

Tenho de discordar com o j cardoso. Se é para acompanhar um evento que se vai desenrolar durante algum tempo, tipo um filme, um jogo de futebol, um torneio de sueca ou uma discussão do forum da casa (minutos preciosos que a lobito nunca terá de volta) a sande de couratos é contra-indicada, é coisa para se comer e não para ir comendo. Mantenho o que disse, tremoço ou amendoim. Já os caracóis também não servem, é coisa que exige demasiada concentração e destreza de mãos.
  13.  # 35

Tremoço também exige alguma concentração. Caju. Batatas fritas. Batatas fritas liga bem com mine. Caju já nem tanto, mas é bom.
  14.  # 36

Eu não tenho nada de arquitecto mas não vi nada de estranho na observação do nunoazevedo. Alguém me explica o que é que eu perdi? Até me pareceu algo louvável de se dizer...
    • shok
    • 26 abril 2010 editado

# 37

Ouve aqui um desvio do tópico no geral, pois estamos aqui para definir um projecto bem como os seus custos.

Os comentários que aqui foram apresentados eu já estava á espera deles, pois logicamente que não é fácil acreditar que o preço do m2 de construção comece nos 400€ e que possa chegar a alguns mil €, disso eu não tenho duvida nenhuma.

O que vocês se esqueceram de ponderar são os factores externos á construção no geral. Com isto estou a referir-me ao salário de 1 trolha, pedreiro, carpinteiro, etc...

Na vossa zona quanto vale esse trabalho?
    Qual é o salário de uma pessoa dessas?

Quando anteriormente disse que o construtor era conceituado na zona é porque é mesmo conceituado. Provavelmente dos melhores.
    Não estamos a falar de "patrão" que contrata pessoas de outras etnias ou raças e não lhe paga ao fim do mês, ou que lhe paga um salário muito baixo obrigando essa tal pessoa a não ter condições para viver com dignidade.

Aguardo comentários.

Obrigado
  15.  # 38

Boas

Ouve aqui um desvio do tópico no geral

não se preocupe, foi a pausa para o café. Voltando ao trabalho:

pois estamos aqui para definir um projecto bem como os seus custos.

Vou limitar-me ao preço da construção: e vou ser muito frontal.
    Qualidade de construção é uma coisa algo relativa, o que é bom para mim pode não o ser para si, e vice-versa. Há porém um mínimo a respeitar abaixo do qual uma habitação não pode ser considerada como aceitável. Referindo-me a este nível limite, e considerando o que disse sobre a postura da empresa sou até capaz de gritar-lhe aos ouvidos: não é possível fazer isso pelo preço que menciona e quem disser o contrário ou não percebe patavina do assunto, ou quer enganar, ou quer ser enganado. A não ser que qualquer coisa sirva, e mesmo assim ...

cumps
    José Cardoso
  16.  # 39

Colocado por: shok O que vocês se esqueceram de ponderar são os factores externos á construção no geral. Com isto estou a referir-me ao salário de 1 trolha, pedreiro, carpinteiro, etc...
    Na vossa zona quanto vale esse trabalho?
    Qual é o salário de uma pessoa dessas?
    1. MAIS DE METADE dos custos da construção de uma casa são em mão de obra (de pedreiro, servente, ladrilhador, carpinteiros de limpos e de cofragem, armadores de ferro e serralheiros, electricistas, estucadores, pintores, canalizadores, assentadores de pavimentos, etc., etc.).

Na sua opinião, quanto CUSTA UM DIA de operário que trabalha 21 dias por mês (8 horas por dia) e tem um ordenado mensal de 850,00euros?

2. Independentemente da qualidade do construtor (que, lembre-se, que depende principalmente da qualidade do PIOR dos seus colaboradores), suponho que sabe que lhe compete a SI, como Dono de Obra, contratar um Fiscal para a obra.
    E já combinou com o empreiteiro quem vai ser o responsável pela Segurança?
    (partindo do princípio que será o empreiteiro a designar o Director de Obra).

Tudo estes técnicos têm de ser pagos. Quanto vai gastar nos honorários destas pessoas?

3. Quanto aos 2000euros pelos projectos (incluindo o IVA?) dá uma média de quanto para cada projecto de especialidades?
    • shok
    • 26 abril 2010

# 40

Não sei qual o vosso conceito de boa construção, pois quando faço umas saídas pelo país fora e até mesmo pelo estrangeiro deparo-me com os mesmos problemas de construção que nós nos deparamos, arisco a dizer que mais para o centro do país a construção em geral é muito pior que a pior que aqui se faz, pois é só ver o telejornal todos os dias e ver as queixas da população, ou então ver o "nós por cá" que vai aparecendo com cada um que até dá para chorar.

Voltando ao tema, alguém sabe dizer o custo por exemplo de coisas materiais, como por exemplo, um saco de cimento, 1 m3 de areia, ou coisas do género? que segundo estes preços poderemos começar a tirar algumas conclusões.

Já agora que estamos a falar de preços, qual é o preço da hora de trabalho de um trolha?
    E qual é a formação desse trolha?

Não se limitem a dizer que as coisas são más só porque são baratas... descubram onde está a diferença de valor.
    Se pensarem um pouco no que toca á climatização de uma casa, já se imaginaram a viver no norte? a passarem um inverno com médias de 4º e a casa estar a 22º com um recuperador de calor que custa 400€??
    No apartamento em que estou a viver actualmente estou como descrevi acima. Gasto em lenha 150€ por ano... sim 100€ por ano em lenha, não são 150€ por mês é por ano (365 dias).

Na casa dos meus sogros, instalaram aquecimento com caldeira a gasóleo, ele por ano gasta 500€ de gasóleo, mas a casa tem 25 anos, foi feita por 4 curiosos, tem janelas de alumínio e vidro simples e no entanto a caldeia aquece a agua do aquecimento e a agua quente da canalização.

Duvidas??

Obrigado a todos

0.0244 seg. NEW