Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    "Gestor! não é um fulano que vai para a frente da EDP, ou da PT...gestor é o meu vizinho que com 1200 € líquidos sustenta uma casa e a família composta por ele a mulher e 3 filhos menores e a estudar. Este e gajos como este é que são uns filhos da mãe de uns excelentes gestores."

    Bem dito! Sempre vi a casa dos meus pais como uma PME excelentemente gerida (pela minha mãe) em que o ordenado de funcionário público do meu pai deu para dar um canudo a cada um dos 10 filhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Giba
  2.  # 142

    Colocado por: lobito"Gestor! não é um fulano que vai para a frente da EDP, ou da PT...gestor é o meu vizinho que com 1200 € líquidos sustenta uma casa e a família composta por ele a mulher e 3 filhos menores e a estudar. Este e gajos como este é que são uns filhos da mãe de uns excelentes gestores."

    Bem dito! Sempre vi a casa dos meus pais como uma PME excelentemente gerida (pela minha mãe) em que o ordenado de funcionário público do meu pai deu para dar um canudo a cada um dos 10 filhos.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Giba




    Lobito.. os canudos estavam em Saldos??

    :D (brincando) :)**
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  3.  # 143

    Colocado por: kostta
    Colocado por: maria carolina
    Colocado por: aspirante
    Colocado por: maria carolinaNeon

    Até tem razão em algumas coisas, mas não em todas. Eu já trabalhei na Segurança Social, tenho familiares que trabalharam lá toda a sua vida. E posso garantir-lhe, que ainda entra muita gente por factor C, assim como lhe garanto que as avaliações são uma farsa. Porque sei, porque vi :).

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo16062021,aquapego



    Como por ventura acontecerá em grandes empresas privadas... generalizar é fácil, e sim acredito que ainda exista factor C, mas também acredito que cada vez mais os chefes de divisões, departamentos e afins desejem estar rodeados de pessoas competentes mais do que primos de conhecidos.
    Eu entrei para a função publica por concurso publico, para uma câmara onde não conhecia ninguém (alias nem a cidade conhecia, sabia ser só na zona para onde gostaria de ir viver), prestei provas e fui avaliado tendo pessoas da terra também a concorrer, mas realmente acabei por ser o escolhido (e garanto que não houve factor C), mas acredito que em outros locais, ou outras vezes isso possa acontecer... como nas empresas privadas, mas não julgar o um pelo todo.

    Obrigado e tenham um bom dia


    Aspirante, mas nas empresas privadas, o problema é do patrão, não são os meus impostos que andam à frente. Já nas empresas públicas....
    Outra coisa que não referi é a "dança de cadeiras" cada vez que muda o partido político no governo. Sim.. quando muda o partido político, mudam as caras em determinados postos ;) são os célebres "jobs for the boys".


    lá está um dos problemas dos quais concordo - as chefias. As coisas correm bem ou correm mal de acordo com o tipo de chefia que se tem. O simples FP cumpre ordens, de alguem superior que é escolhido não por competência, mas sim por cartão politico.

    Cunhas, conhecimentos.... há nos 2 sistemas. por exemplo, em concursos nacionais de profs não há cunhas possiveis, já nos concursos locais tal j+a pode existir (depende de quem escolhe e da forma cmo manipula as informações). Mas isto também existe no privado, já lá trabalhei por conhecimentos e já dei empregos por conhecimentos.



    ...Então nas Câmaras Municipais...é uma vergonha...!
  4.  # 144

    Colocado por: kosttaCaro kostta, o sr. não se queria intrometer na conversa, mas já que respondeu e ainda bem, só lhe vou questionar o seguinte: a sua escola é diferente da minha?
    Tenho 47 anos e conheço o "sistema" de trás para a frente e da frente para trás..., ou seja progressões na carreira sempre as houve na função pública, portanto não me venha dizer que não há. Se não as teve terá que verificar o motivo que lhe está adjacente.

    não existe e não existia anteriormente. o que existia era uma progressão de 4 em 4 anos (+-) que estava dependente de formação (25 horas anuais) e de um relatorio, onde era necessário oter avaliação positiva.


    Em relação às férias deveria nem ter mencionado, pois vou-lhe apenas colocar outra questão: nas férias da Páscoa quantos dias esteve em casa? Por favor não me venha responder que só esteve a Sexta-Feira (santa?)..., e no Natal?...e nas férias de Verão?... Todos nós sabemos que após as reuniões de avaliação e alguns exames, já ninguém faz nada! Portanto os 25 dias de que fala fazem parte daquela parte do programa que ninguém cumpre!!!! Eu contra mim falo, mas sou daqueles que acho mal que isto só esteja ao alcance da nossa classe, ou será que não? Qualquer pessoa que se desloque a uma escola nos meses de Julho e Agosto, vai encontrar um "deserto", e se acham que não é verdade visitem as escolas nesses meses.

    Eu só tenho 25 dias que apenas posso marcar entre 19 de julho e 31 de agosto. o que existe são paragens lectivas, onde não existe trabalho lectivo, mas poderá existir outro tipo de trabalho, masi que não seja o trabalho individual. Podenso ser chamado à Escola de um dia para o outro. Estive em casa a semana a seguir À Páscoa, onde apesr de não ter trabalhado as 35 horas semanais, nem ter feito um horário rigido, trabalhei na prepração de aulas e de materiais. Também nas ultimas semanas de aulas trabalhei bem mais que as 35 horas e ninguem me pagou a mais. Mas há professores que estiveram na escola, uns porque estão na direcção, outros, por exemplo em braga, que andaram a mudar de instalações. Mas, neste ponto, em que é que somos diferentes do resto da Europa? Em nada. já agora: pq será que fiz o meu trabalho em casa e não na escola? pq será que tenho um local de trabalho onde não há condições de trabalho?



    Em relação às reformas, claro que quanto maior fôr o nosso vencimento maior será a nossa reforma. O que eu pretendi chamar a atenção foi para o facto de: Qual o motivo pelo qual, o sr. Mário Nogueira ( um autêntico FUNGO parasita) convocou uma GREVE às uns tempos atrás se bem se recordam, em que o ponto fulcral do desentendimento eram as célebres avaliações que tantos têm medo e com repercussões óbvias nas ditas reformas? Por que seria? Não me venham dizer que foi pelo facto do nosso ensino estar péssimo e que o culpado foi o anterior governo, porque é mentira. Todos nós que estudámos sabemos que o ensino anda de mal a pior desde o 25 de Abril de 1974! Então porquê só agora esta revolta da nossa classe? O problema é que ainda existem muitos pseudo-professores nas nossas escolas, pelo simples facto que quando se licenciaram não tiveram saída para a sua área e então a única saída era dar aulas, pois o que contava era o ordenado ao fim do mês e o resto logo se veria. São por estas e por outras que o nosso ensino chegou a este caos. Como é óbvio não sou generalista, mas existem muitos milhares que necessitavam de reforma antecipada, pois sou de opinião que os professores que vieram da via ensino têm outra preparação.
    Palavras de um professor que não quer o DEUS para ele e o DIABO para os outros...

    Não generalize. há pessoas d eoutras áreas óptimo professores e profs vindo da área d ensino que não o mereciam ser.


    ...Além de não responder às questões, conseguiu concordar comigo em quase tudo...! (esteve uma semana em casa)!...
    As férias nós todos sabemos como funciona...são 25 dias NO PAPEL..., os membros do conselho directivo, alguns estão lá mas quando querem e lhes apetece e não se esqueça que também ganham mais por isso! (Para lá estarem... além de leccionarem muitos poucas horas semanais). Em relação às greves ... "quem cala consente", portanto deve ter a mesma opinião que eu. OK, boas aulas.
  5.  # 145

    Colocado por: marco1se calhar existem milhares de pessoas que podiam desempenhar tão bem as funções de gestores como esses, o que me leva a pensar que são aspectos circunstanciais e manipulações sociais que os poem lá e que pretendem justificar que esses senhores vivam milhares de vezes acima dos pobres palhaços que somos e acima da realidade do pais em si.


    Vamos ver como fica o seu raciocínio aplicado a outra situação qualquer:

    Olhe, o Pablo Aimar, por exemplo:
    se calhar existem milhares de pessoas que podiam desempenhar tão bem as funções de gestores como esses jogadores como ele, o que me leva a pensar que são aspectos circunstanciais e manipulações sociais que os poem lá e que pretendem justificar que esses senhores vivam milhares de vezes acima dos pobres palhaços que somos e acima da realidade do pais em si.

    ..ou o José Rodrigues dos Santos, a Judite de Sousa, etc..:

    se calhar existem milhares de pessoas que podiam desempenhar tão bem as funções de gestores como esses jornalistas como eles, o que me leva a pensar que são aspectos circunstanciais e manipulações sociais que os poem lá e que pretendem justificar que esses senhores vivam milhares de vezes acima dos pobres palhaços que somos e acima da realidade do pais em si.

    Huuuummm....
  6.  # 146

    Somos pobres para umas coisas e merecemos o pouco que ganhamos e para outras ( ordenados chorudos) estamos ao mais alto nivel mundial?? onde está para si o mal então ?? tem de haver mal não ? pois será que com tão bons gestores e até mão de obra tão barata não deviamos estar ao nivel de uma alemanha por exemplo??


    Continuemos com exemplos que o marco compreenda: por acaso, 2 dos gestores tão criticados pelos seus bónus recentemente premiados por uma publicação como os melhores nos seus sectores de actividade, votados por um painel de mais de 1000 analistas de mercado. Mas passemos à frente: é uma evidência que temos sectores desenvolvidos e outros menos, gestores competentes e outros que nem tanto, etc.
    Claro que o mal, para mim, não é um, são vários, mas a infra-qualificação da mão-de-obra vem à cabeça, a par com a ganância do Estado.

    Essa sua fé cega no mercado ou que parece cega... não acha que uma correcta aferição do mesmo não devia equilibrar e gerar melhores resultados num pais no seu todo? ou acha que em Portugal o estado é que funciona mal e é o culpado pelo estado do pais? e que os privados ( os tais grandes) são perfeitos inocentes ??


    E o que é uma "correcta aferição do mesmo"?

    Os privados são bons e maus, como é óbvio. Mas em Portugal temos um Estado que asfixia quem queira fazer alguma coisa, e que se convence de que sabe onde é que os privados devem investir. E que retira recursos às empresas e cidadãos (via impostos) para os enterrar em projectos ridículos, ou para "apoiar" empresas, sem imaginar que por cada euro injectado numa empresa falida para "salvar" artificialmente um emprego está provavelmente a criar outro desempregado numa empresa que pague impostos.
  7.  # 147

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: marco1se calhar existem milhares de pessoas que podiam desempenhar tão bem as funções de gestores como esses, o que me leva a pensar que são aspectos circunstanciais e manipulações sociais que os poem lá e que pretendem justificar que esses senhores vivam milhares de vezes acima dos pobres palhaços que somos e acima da realidade do pais em si.


    Vamos ver como fica o seu raciocínio aplicado a outra situação qualquer:

    Olhe, o Pablo Aimar, por exemplo:
    se calhar existem milhares de pessoas que podiam desempenhar tão bem as funções degestores como essesjogadores como ele, o que me leva a pensar que são aspectos circunstanciais e manipulações sociais que os poem lá e que pretendem justificar que esses senhores vivam milhares de vezes acima dos pobres palhaços que somos e acima da realidade do pais em si.

    ..ou o José Rodrigues dos Santos, a Judite de Sousa, etc..:

    se calhar existem milhares de pessoas que podiam desempenhar tão bem as funções degestores como essesjornalistas como eles, o que me leva a pensar que são aspectos circunstanciais e manipulações sociais que os poem lá e que pretendem justificar que esses senhores vivam milhares de vezes acima dos pobres palhaços que somos e acima da realidade do pais em si.

    Huuuummm....


    Tem dúvida? (Aliás, se eu fosse um gestor de topo detestaria essa comparação...)

    Recomendo vivamente a leitura de um livro chamado "Outliers", de Malcolm Gladwell, ed. Penguin
  8.  # 148

    Por acaso, uns foram arrancados a ferros mais do que outros (um dos meus irmãos, p. ex., queria ser jogador profissional de bridge mas lá foi a ingenhêro, coisa que aliás nunca praticou porque deu em professor de matemática). Mas foi tudo a toque de caixa! ;-)

    Colocado por: maria carolinaLobito.. os canudos estavam em Saldos??

    :D (brincando) :)**

    Estas pessoas agradeceram este comentário:aquapego

  9.  # 149

    Colocado por: lobitoPor acaso, uns foram arrancados a ferros mais do que outros (um dos meus irmãos, p. ex., queria ser jogador profissional de bridge mas lá foi a ingenhêro, coisa que aliás nunca praticou porque deu em professor de matemática). Mas foi tudo a toque de caixa! ;-)

    Colocado por: maria carolinaLobito.. os canudos estavam em Saldos??

    :D (brincando) :)**

    Estas pessoas agradeceram este comentário:aquapego



    Lobito, eu ando desgostosa... ando há 2 anos a tentar convencer a minha cria a ser electricista (que dá Baldes de Dinheiro lool) mas ele só quer ser Bombeiro (pronto.. ajudar os outros, ser solidário.. até aqui tudo bem), mas o pior mesmo é que a minha criança diz que também quer ser (OMG) ÁRBITRO :O vejam só a minha sorte.

    Que hei-de fazer?!?!
  10.  # 150

    Colocado por: maria carolina
    Colocado por: lobitoPor acaso, uns foram arrancados a ferros mais do que outros (um dos meus irmãos, p. ex., queria ser jogador profissional de bridge mas lá foi a ingenhêro, coisa que aliás nunca praticou porque deu em professor de matemática). Mas foi tudo a toque de caixa! ;-)

    Colocado por: maria carolinaLobito.. os canudos estavam em Saldos??

    :D (brincando) :)**

    Estas pessoas agradeceram este comentário:aquapego



    Pois... o meu brother também tirou o canudo de ARQUITECTO a ferros loool
  11.  # 151

    aquapego, concordei em si em quÊ?
    O facto de estar em casa é diferente de estar de férias. está lá explicado.
    Greve por aumentos salariais, principalmente nos dias de hj, não faço, as outras depende.
    Tirando a greve, penso que o resto está respondido no post anterior.
  12.  # 152

    Colocado por: maria carolina
    Colocado por: lobitoPor acaso, uns foram arrancados a ferros mais do que outros (um dos meus irmãos, p. ex., queria ser jogador profissional de bridge mas lá foi a ingenhêro, coisa que aliás nunca praticou porque deu em professor de matemática). Mas foi tudo a toque de caixa! ;-)

    Colocado por: maria carolinaLobito.. os canudos estavam em Saldos??

    :D (brincando) :)**

    Estas pessoas agradeceram este comentário:aquapego



    Lobito, eu ando desgostosa... ando há 2 anos a tentar convencer a minha cria a ser electricista (que dá Baldes de Dinheiro lool) mas ele só quer ser Bombeiro (pronto.. ajudar os outros, ser solidário.. até aqui tudo bem), mas o pior mesmo é que a minha criança diz que também quer ser (OMG) ÁRBITRO :O vejam só a minha sorte.

    Que hei-de fazer?!?!


    Ele pelos vistos gosta é de fardas. Talvez consiga convencer algum electricista aqui do fórum a disfarçar-se? Por outro lado, canalizador também não é mau, e há sítios em que eles vestem aqueles fatos macaco muito cool, com imensos bolsos e ferramentas enormes a sair deles. Pode ser que lhe caia no goto.
  13.  # 153

    Colocado por: lobito
    Colocado por: maria carolina
    Colocado por: lobitoPor acaso, uns foram arrancados a ferros mais do que outros (um dos meus irmãos, p. ex., queria ser jogador profissional de bridge mas lá foi a ingenhêro, coisa que aliás nunca praticou porque deu em professor de matemática). Mas foi tudo a toque de caixa! ;-)

    Colocado por: maria carolinaLobito.. os canudos estavam em Saldos??

    :D (brincando) :)**

    Estas pessoas agradeceram este comentário:aquapego



    Lobito, eu ando desgostosa... ando há 2 anos a tentar convencer a minha cria a ser electricista (que dá Baldes de Dinheiro lool) mas ele só quer ser Bombeiro (pronto.. ajudar os outros, ser solidário.. até aqui tudo bem), mas o pior mesmo é que a minha criança diz que também quer ser (OMG) ÁRBITRO :O vejam só a minha sorte.

    Que hei-de fazer?!?!


    Ele pelos vistos gosta é de fardas. Talvez consiga convencer algum electricista aqui do fórum a disfarçar-se? Por outro lado, canalizador também não é mau, e há sítios em que eles vestem aqueles fatos macaco muito cool, com imensos bolsos e ferramentas enormes a sair deles. Pode ser que lhe caia no goto.


    Eu ainda andei esperançosa naquela fase em que ele adorava o Bob Construtor, mas ele agora deu-lhe para árbitro :s (lá terei de me habituar aos nomes feios )
  14.  # 154

    Como os senhores gestores que pulam da CGD para o BCP e do BCP para a GALP para a EDP, é tudo pela experiência e carácter, não tem nada a ver com cartões partidários...É tudo pela excelência de gestores que temos num país que não sabe gerir.


    Bom exemplo das vantagens de ter um Estado que mete o nariz em tudo.

    Aquilo que o Sr. plasmou foi no seguimento da intervenção de um outro participante onde lhe tentava fazer perceber que a extinção da FP terá as suas implicações. Não que os serviços publico são mais baratos que os privados. Assim ...não subverta.


    Ah, pois. O argumento é genial. Este sim, faz-me rir.

    Mas ainda lhe digo, que andamos todos cansados dos teóricos das sebentas que perseguem essas filosofias que o Sr e outros defendem, a busca cega do lucro, a ganância, a gestão optimizada, a produtividade. Cortar no supérfluo e no improdutivo...impulsionar o rentável...Tudo muito lindo á primeira vista Mas falta-vos a noção pratica da gestão...o maior activo de uma empresa ou instituição, estatal ou privada são AS PESSOAS.


    Deste lado, há quem esteja farto de conversas da treta como a sua, desde o "há vida para além do défice" a "isso é uma visão economicista das coisas", p.ex.

    Salários como os que eu referi, e outras misérias que já aqui foram referidas são uma ofensa á dignidade....querem produtividade e lucros paguem para isso caramba.


    Encontrou a solução. Só estranho ainda ninguém a ter aplicado. Aumentem-se os ordenados, que a produtividade vem a seguir. Você é um G-É-N-I-O !!!

    1.º Hoje em dia assistimos a uma desresponsabilização abismal dos serviços do estado;2.º Essa responsabilidade é transmitida a serviços de empresas privadas (dirigidas por indivíduos com os princípios do Luisvv)
    3.º Como tal essa empresas cobram-se desses serviços4.º O estado por sua vez cobra esses serviços aos particulares

    conclusão, a tendência de redução da despesa publica implica o pagamento pelos cidadãos de uma série de serviços...se isso implicar uma redução dos impostos será uma excelente medida...mas será correcta e justa?
    Além do facto de eu não acreditar na redução dos impostos...uma coisa tenho a certeza, só usufruem dos serviços quem tiver dinheiro para pagar, ou seja os ricos, os que gerem empresas e tem princípios como o do Luisvv
    Podia-lhe enumerar dezenas de exemplos mas fico-me com um- a entrega da distribuição da água a empresas geridas por fulanos com os seus princípios não tornou os nossos consumos de água mais baratos.


    O seu raciocínio é muito giro e tal, mas esquece-se de uma coisa: nunca em Portugal os cidadãos pagaram directamente os custos de captação e distribuição de água, o que não significa que não lhes tenham saído do bolso. Neste, como noutros casos, não faz ideia quanto custa fazer chegar água a sua casa. Portanto, é patético dizer que os seus consumos não ficaram mais baratos - porque simplesmente não faz ideia de quanto custava antes e quanto custa agora. Essa é aliás uma das causas de desperdício de recursos.

    Já aqui anteriormente referi que considero que o estado deve ser despesista, deve gastar e muito...o que as pessoas tem que exigir são bons serviços.


    Pois, mas para o Estado ser "despesista" e gastar muito, é preciso que possa chular alguém. E quanto mais o Estado chular, menos gente haverá para pagar impostos - porque os recursos são limitados , e se o Estado os desvia para fins improdutivos, não há milagres. E depois, vem FMI e toma conta de nós durante 10 anitos - e aí vem a conversa de "as pessoas não são números" e da "falta de solidariedade" e dos "sacrifícios sempre para os mesmos".

    Por exemplo acho que o estado deve ter uma componente social e dar emprego a pessoas diminuídas independentemente de elas não fazerem a ponta de um corno. Porque as empresas privadas são geridas por pessoas com os princípios do Sr. Luisvv a quem só recebem essas pessoas se tiverem subsidio...em bom português diz-se dão um chouriço a quem lhe der um porco.


    Olhe, eu sugiro que o neon ponha em prática as suas ideias. Mas de preferência, com dinheiro seu, em vez de querer chular o produto do trabalho dos outros. Experimente contratar e pagar um funcionário, independentemente do que ele produza.
  15.  # 155

    Tem dúvida? (Aliás, se eu fosse um gestor de topo detestaria essa comparação...) Recomendo vivamente a leitura de um livro chamado "Outliers", de Malcolm Gladwell, ed. Penguin


    Não, não tenho dúvidas. Simplesmente, mantendo o exemplo, o Benfica contratou o Aimar, por motivos que não apenas o seu vencimento - apesar de seguramente o ter tido em conta na avaliação das expectativas do seu rendimento. Há outros jogadores que possam render o mesmo ou mais, pelo mesmo preço, ou ainda por menos? Se calhar há, cabe ao Benfica encontrá-los. Por outro lado, se o Benfica lhe quiser pagar menos, é natural que ele queira "procurar novos desafios", como se diz em gíria futebolística.
  16.  # 156

    Claro. Entretanto as contas dos clubes de futebol estão florescentes... e as dos advogados que defendem os seus presidentes nos mais variadíssimos processos, com certeza também. Mas qual é o problema? The sky is the limit, tal como as dívidas públicas e outras. Enquanto houver otários a pagar...
    •  
      MRui
    • 3 maio 2010

     # 157

    Tanta conversa... Greve Geral já!
  17.  # 158

    PETIÇÃO PARA A REDUÇÃO DE DEPUTADOS NA ASSEMBLEIA DA RÉPUBLICA

    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=230180


    Eu ía para assinar, mas depois pensei, bahhh 50 inúteis para o desemprego (indemnizações + sub. de desemprego) ainda ficam mais caros. Mais vale estarem lá sussegaditos, assim pelo menos não vão tirar lugar a ninguém no privado. (a)
  18.  # 159

    Isto só lá vai com a oferta de uma bicicleta a alguns..
  19.  # 160

    Colocado por: luisvv
    Como os senhores gestores que pulam da CGD para o BCP e do BCP para a GALP para a EDP, é tudo pela experiência e carácter, não tem nada a ver com cartões partidários...É tudo pela excelência de gestores que temos num país que não sabe gerir.


    Bom exemplo das vantagens de ter um Estado que mete o nariz em tudo.


    Engraçado...as últimas 3 empresas são privadas mas tudo bem....LOL
 
0.0455 seg. NEW