Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Estou a pensar na construção de uma moradia, mas tenho algumas dúvidas.
    Aqui ficam as minhas dúvidas:
    - existe emprestimo habitação que englobe a aquisição do terreno?
    - Em que fase se faz o pedido de emprestimo, após projecto aprovado ou antes?
    - qual o valor € (aproximado) necessário ter para despesas que não serão cobertas pelo emprestimo para poder dar ínicio á obra?
    - se o terreno já estiver loteado, quais os proximos passos para começar a construção?

    Agradeço toda a ajuda que poderem dar.

    Obrigado

    Raquel
  2.  # 2

    Colocado por: rakelmOlá. Estou a pensar na construção de uma moradia, mas tenho algumas dúvidas.
    Aqui ficam as minhas dúvidas:
    - existe emprestimo habitação que englobe a aquisição do terreno?
    - Em que fase se faz o pedido de emprestimo, após projecto aprovado ou antes?
    - qual o valor € (aproximado) necessário ter para despesas que não serão cobertas pelo emprestimo para poder dar ínicio á obra?
    - se o terreno já estiver loteado, quais os proximos passos para começar a construção?

    Agradeço toda a ajuda que poderem dar.

    Obrigado

    Raquel


    Vou responder baseado na minha experiência pessoal:

    1 - Sim, há empréstimos para terreno e habitação mas acho que, para o terreno, o banco só empresta até cerca de 60-70%.

    2 - Antes de qualquer projecto. Para que há-de gastar dinheiro em projectos se não for para ir para a frente?

    3 - Paguei cerca de ~5000€ de IMI para aquisição de terreno (cerca de 100.000€). Acrescente aí, pelo menos, uns 2.500€ para projectos. Depois disso, conte com ~2.000€ de licenças camarárias se o terreno já tiver infra-estruturas ou ~5000€ se não tiver.

    4 - Fazer uma comunicação prévia à Câmara, já com todos os projectos elaborados e dados do construtor. Demora, teoricamente, 22 dias úteis.
  3.  # 3

    Colocado por: rakelmOlá. Estou a pensar na construção de uma moradia, mas tenho algumas dúvidas.
    Aqui ficam as minhas dúvidas:
    - existe emprestimo habitação que englobe a aquisição do terreno?
    - Em que fase se faz o pedido de emprestimo, após projecto aprovado ou antes?
    - qual o valor € (aproximado) necessário ter para despesas que não serão cobertas pelo emprestimo para poder dar ínicio á obra?
    - se o terreno já estiver loteado, quais os proximos passos para começar a construção?

    Agradeço toda a ajuda que poderem dar.

    Obrigado

    Raquel


    penso que os bancos só emprestam €€€€ para o terreno quando o mesmo já tem projecto aprovado
  4.  # 4

    Colocado por: sergyiopenso que os bancos só emprestam €€€€ para o terreno quando o mesmo já tem projecto aprovado


    Não.
    • shok
    • 27 abril 2010

     # 5

    o banco empresta dinheiro para o terreno, mas o mesmo tem de ter um valor superior a 30.000€.

    pelo menos a mim foi o que me disseram.
  5.  # 6

    E empretam até 80% da avaliação do terreno ou menos?
    Quer dizer que pelo menos 12000€/15000€ é preciso ter diponiveis para desembolsar... :(
    • cc121
    • 27 abril 2010 editado

     # 7

    A mim o banco só emprestou dinheiro para terreno com projecto aprovado.

    Então:

    - Dei um sinal ao dono do terreno e assegurei-me que ele aceitava esperar que o banco me emprestasse o dinheiro (já sabia que tinha condições para ter empréstimo quando sinalizei o terreno). (fiz CPCV com tudo discriminado e com uma cláusula que obrigava a que se ele quisesse vender a outra pessoa me teria que dar o dobro do sinal e se eu desistisse do terreno idem)

    Passos seguintes: procurei um arquitecto, dei entrada com o projecto na Câmara, o mesmo foi aprovado. Entreguei cópia da licença de construção no banco (já tinha previamente tratado de tudo o resto no banco) e só aí o banco liberou o empréstimo. Foi quando paguei o terreno.

    Terreno loteado é menos complicado, mas tem que dar estes passos todos que eu dei na mesma. Mas prepare-se que isto leva meses.
  6.  # 8

    pois... a min o que me disseram em mais que um banco, foi que só emprestavam para o terreno se o mesmo tivesse projecto aprovado... mas acredito que exista diferentes maneiras de trabalhar
    • cc121
    • 27 abril 2010 editado

     # 9

    Colocado por: rakelmE empretam até 80% da avaliação do terreno ou menos?
    Quer dizer que pelo menos 12000€/15000€ é preciso ter diponiveis para desembolsar... :(


    Presumo que vai pedir empréstimo para terreno e para construir tb, não? O que vai pedir é apenas um empréstimo no valor total que precisa (terreno+construção)e não dois, pois isso não faz sentido.
    Se assim for, a avaliação é feita sobre ambas as coisas, no mesmo momento: o projecto da casa + o terreno, que vai dar um valor final. Há bancos que emprestam 80% do valor da avaliação e bancos que emprestam 90%.

    Só precisa de ter algum dinheiro para sinalizar o terreno (no caso do vendedor aceitar as condições) e claro, tem que pagar o arquitecto(+especialidades) e a Câmara. Ah e o avaliador tb é você que paga.
  7.  # 10

    Uma dúvida:
    O banco empresta o valor pedido mediante avaliação e vai libertando o dinheiro com vistorias ou mediante facturas?
  8.  # 11

    Colocado por: sergyiopois... a min o que me disseram em mais que um banco, foi que só emprestavam para o terreno se o mesmo tivesse projecto aprovado... mas acredito que exista diferentes maneiras de trabalhar


    Resposta aqui:

    https://forumdacasa.com/discussion/1466/compra-de-terreno-e-construcao-de-casa/
  9.  # 12

    Colocado por: MikeMelgaAcrescente aí, pelo menos, uns 2.500€ para projectos.


    Este valor na minha opinião é muito baixo... quase surreal, eu diria. Se se refere a projecto de arquitecto + especialidades, eu diria que não chega nem para começar.
  10.  # 13

    Colocado por: cc121Este valor na minha opinião é muito baixo... quase surreal, eu diria. Se se refere a projecto de arquitecto + especialidades, eu diria que não chega nem para começar.


    Eu disse "no mínimo" porque vi algures um post com essa quantia. Eu paguei bem mais, certo é.
  11.  # 14

    Presumo que vai pedir empréstimo para terreno e para construir tb, não? O que vai pedir é apenas um empréstimo no valor total que precisa (terreno+construção)e não dois, pois isso não faz sentido.
    Se assim for, a avaliação é feita sobre ambas as coisas, no mesmo momento: o projecto da casa + o terreno, que vai dar um valor final. Há bancos que emprestam 80% do valor da avaliação e bancos que emprestam 90%.

    Só precisa de ter algum dinheiro para sinalizar o terreno (no caso do vendedor aceitar as condições) e claro, tem que pagar o arquitecto(+especialidades) e a Câmara. Ah e o avaliador tb é você que paga.

    O ARQUITECTO TENHO FACILIDADES DE PAGAMENTO, SINALIZAÇÃO NÃO PRECISO VISTO SEREM AMBOS (ARQUITECTA E ACTUAL PROPRIETARIA DO TERRENO) PESSOAS CHEGADAS, AGORA A CAMARA E AVALIADOR ESTAMOS A FALAR EM QUE VALORES?
    • cc121
    • 27 abril 2010 editado

     # 15

    Colocado por: rakelmPresumo que vai pedir empréstimo para terreno e para construir tb, não? O que vai pedir é apenas um empréstimo no valor total que precisa (terreno+construção)e não dois, pois isso não faz sentido.
    Se assim for, a avaliação é feita sobre ambas as coisas, no mesmo momento: o projecto da casa + o terreno, que vai dar um valor final. Há bancos que emprestam 80% do valor da avaliação e bancos que emprestam 90%.

    Só precisa de ter algum dinheiro para sinalizar o terreno (no caso do vendedor aceitar as condições) e claro, tem que pagar o arquitecto(+especialidades) e a Câmara. Ah e o avaliador tb é você que paga.

    O ARQUITECTO TENHO FACILIDADES DE PAGAMENTO, SINALIZAÇÃO NÃO PRECISO VISTO SEREM AMBOS (ARQUITECTA E ACTUAL PROPRIETARIA DO TERRENO) PESSOAS CHEGADAS, AGORA A CAMARA E AVALIADOR ESTAMOS A FALAR EM QUE VALORES?


    O avaliador é pago através do banco. Depende dos bancos mas custa entre 100 e tal euros... 200 euros... por aí. A Câmara tb não são valores por aí além, mas variam consoante o projecto e a Câmara.
  12.  # 16

    Colocado por: cc121A Câmara tb não são valores por aí além, mas variam consoante o projecto e a Câmara.


    Esses valores podem ir até 5.000/6.000€. Se isso "não é um valor por aí além".... então está bem.
  13.  # 17

    Colocado por: MikeMelga
    Colocado por: cc121A Câmara tb não são valores por aí além, mas variam consoante o projecto e a Câmara.


    Esses valores podem ir até 5.000/6.000€. Se isso "não é um valor por aí além".... então está bem.


    Devia ter usado a sua designação e colocado um valor "mínimo". Touché! :P

    Peço desculpa por ter dado uma informação não muito correcta.
  14.  # 18

    Colocado por: LuisPereiraUma dúvida:
    O banco empresta o valor pedido mediante avaliação e vai libertando o dinheiro com vistorias ou mediante facturas?


    Segundo me informaram em varios bancos e mediante vistorias, alguns so fazem duas ou tres e alguns um pouco mais.
  15.  # 19

    Colocado por: ca_silver
    Colocado por: LuisPereiraUma dúvida:
    O banco empresta o valor pedido mediante avaliação e vai libertando o dinheiro com vistorias ou mediante facturas?


    Segundo me informaram em varios bancos e mediante vistorias, alguns so fazem duas ou tres e alguns um pouco mais.


    Obrigado,

    Mas dessa forma não é um bocado a "olho"?
    O que acontece se o funcionário do banco avaliar numa das vistorias um valor abaixo do gasto?
    • shok
    • 28 abril 2010

     # 20

    1º Não é o funcionário do banco que faz a visita para ver o andamento da obra mas sim um avaliador.

    2º Esse avaliador só vem quando você o chama, passa no banco, pede para libertar mais outra parcela, o banco manda lá o avaliador e depois ele decide a percentagem de avanço (nunca o dinheiro).

    3º quanto á questão do empréstimo é simples, você pede um empréstimo para comprar um terreno e fazer uma casa, lógico que o banco não lhe interessa um terreno sem viabilidade de construção, logo é muito simples, alguma coisa tem de vir na frente, ou vem o dinheiro ou vem o projecto.
    No meu caso o que veio primeiro foi o dinheiro, mas só veio em forma fictícia, pois eu pedi um credito somente para a construção, pois tinha dinheiro para a compra do terreno, mas o valor do terreno está somado no custo da casa, ou seja, o banco vai emprestar para a casa e para o terreno sem saber e tb vai emprestar o dinheiro a 100%, mas para isto é preciso dar muita volva e fazer muitas contas, pois não é nada fácil dar a volta a este problema.
 
0.0224 seg. NEW