Colocado por: MartaenfBom dia
Espero que esta imagem ajude a esclarecer...
Colocado por: mitroskaEssas bombas estamos a falar de que preços?? Por exemplo para uma área de 240 m2.
Depende de muita coisa.. Qual a finalidade (para trabalhar com piso, radiadores, convectores, se somente ambientar o ar), a marca, etc.. Para além dos esquemas que anexou a Martaenf, tem também a geotermica (no caso de piso radiante hidráulico, radiadores etc..).
Eu só queira ter uma ideia relativamente aos preços. Seria adaptar a aquecimento com radiadores na zona de Gouveia perto da Serra da Estrela mas não na serra :-) num terreno com óptima exposição solar.Com estes dados não me conseguem dar um intervalo de preços.
:-)
Colocado por: DynamicNão é Sr. É senhora!
Colocado por: DynamicDepois depende do conceito de "bastante" seguido de um pouco mais de delicadeza.. ..
Colocado por: taunustenho lido sobre estes sistemas de aquecimento mas ainda entendi como funcionam estas bombas de calor ar/ar e ar/água. Alguém me explica qual é efectivamente a sua fonte de energia, consumo e rendimento?
Colocado por: DynamicEsse sistema funciona se tiver furo, nascente ou rio "que passe à porta"
Colocado por: DynamicO sistema aproveita a temperatura da água para fazer o aquecimento, o restante é reposto por uma resistência eléctrica. Consumo e rendimento NINGUÉM lhe sabe dizer!
Colocado por: DynamicDe qualquer forma, a bomba de calor geotérmica é a que tem melhor rendimento uma vez que utiliza a temperatura do subsolo que é constante e muito mais amena que o ar ou a água!
Colocado por: mitroskaEssas bombas estamos a falar de que preços?? Por exemplo para uma área de 240 m2.
Colocado por: MJPEREIRA5Boas.
Tenho 3 orçamentos para bombas de calor, para trabalhar em +/-220m2 com piso radiante.
Segundo o que me explicaram nos três orçamentos a unidade exterior é da daikin (super inverter).
O que difere são as hydro box:
airmat - 9.150 eur -20% + iva ------------------------------ cop 4.0 ------------13 kw
enat/avenir energie 10.770 eur -10% ---------------------- cop 4.0 ------------ 12 kw
altherma daikin 7.200 eur + iva -----------------------------cop 4.45 -------------- 14 kw
estes preços
não inclui bombas circuladoras
incluem montagem
Colocado por: MJPEREIRA5Boas.
Tenho 3 orçamentos para bombas de calor, para trabalhar em +/-220m2 com piso radiante.
Segundo o que me explicaram nos três orçamentos a unidade exterior é da daikin (super inverter).
O que difere são as hydro box:
airmat - 9.150 eur -20% + iva ------------------------------ cop 4.0 ------------13 kw
enat/avenir energie 10.770 eur -10% ---------------------- cop 4.0 ------------ 12 kw
altherma daikin 7.200 eur + iva -----------------------------cop 4.45 -------------- 14 kw
estes preços
não inclui bombas circuladoras
incluem montagem
Colocado por: DynamicEntão..? Amigos.. ..?? :)) Bandeira branca.. .. ;)
Colocado por: MJPEREIRA5Já agora sobre piso radiante, tenho orçamento para aquecimento e arrefecimento de três marcas
uponor 7618 eur - 30% + iva
roth 4932 eur -10 € + iva
tubo multicamada emmeti floor 4776eur -15 % + iva
não inclui bomba circuladora
inclui mantagem e testes
o que acham?
Colocado por: DynamicBom dia, tenho lido sobre estes sistemas de aquecimento mas ainda entendi como funcionam estas bombas de calor ar/ar e ar/água. Alguém me explica qual é efectivamente a sua fonte de energia, consumo e rendimento?
Boa noite;
Esse sistema funciona se tiver furo, nascente ou rio "que passe à porta". O sistema aproveita a temperatura da água para fazer o aquecimento, o restante é reposto por uma resistência eléctrica. Consumo e rendimento NINGUÉM lhe sabe dizer! Cada caso é um caso!, depende da temperatura que esteja, depende da temperatura que vai desejar, depende da frequência de utilização. De qualquer forma, a bomba de calor geotérmica é a que tem melhor rendimento uma vez que utiliza a temperatura do subsolo que é constante e muito mais amena que o ar ou a água!, logo vai ter uma menor necessidade de recorrer à energia eléctrica para repor a temperatura em falta.
Colocado por: dcerqueiraBoa tarde, fiquei curiosíssimo com a expressão "furo, nascente ou rio "que passe à porta", uma vez que vou começar dentro em breve a construir, não decidi ainda qual o sistema de climatização e tenho precisamente uma nascente a 20 m. Estava a pensar utiliza-la para águas sanitárias menos "exigentes", como autoclismos e rega, mas o comentário fez despertar aqui um sininho. É possível aproveitar esta água para climatização (aquecimento/arrefecimento)? Com uma bomba-de-calor? E estamos a falar de que género de eficiência? P.f. ajudem-me antes de adjudicar a obra! :D