Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde...

    Estou na fase de troca de ideias e opiniões com o meu arquitecto e neste momento estou num pequeno impasse. A área útil não pode ser alterada por causa da mancha de construção, mas acho o quarto dos rés-do-chão muito pequeno e tenho dúvidas que os quartos de cima (com excepção da suite) dêem para colocar a mobília típica num quarto.

    Gostava de ouvir as vossas sugestões/críticas/melhoramentos

    Obrigado
    JP
      Lote_10 P0.jpg
  2.  # 2

    Piso de cima
      Lote_10 P1.jpg
  3.  # 3

    editado por razões de reserva
  4.  # 4

    As medidas dos quartos de cima, permitem-lhe arrumar mobilia habitual, sem problemas. (cama casal 140x200 + 2 mesas cabeceiras, 40x60 + comoda 120x40)
    A IS acessivel no piso 0 é que não cumpre com a legislação, visto a porta abrir para dentro do circulo de 1.5m - coloque porta de correr, bem como a implantação da mesma não permite ter area de manobra necessária - 30 cm de gola do lado do puxador.
    O percurso entre a entrada, junto às escada e o resto da area social.. é tortuoso... :)
    Precisa de ser mais pensado.
    De resto não conhecendo mais do local e das condicionantes do projecto, é so isto q me apraz referir.
  5.  # 5

    Pois o Piso 0 já esteve assim e gostava mais, O problema era a casa de banho!
      Lote_10 P0(2).jpg
  6.  # 6

    olhe o seu arquitecto tem de "suar" mais um pouco, pois isso está mesmo tortuoso ou tortoso.

    onde é a entrada? se calhar ...ah é ali, tanto espaço para nada se depois estrangula num corredor com uma wc e um quarto de cada lado para depois chegar á sala. Enfim realmente é uma boa forma de entrar em casa.
    a wc mesmo assim não cumpre como já disse o Pedro não é só o circulo mas tambem há regras de circulação internas que essa não cumpre, enfim o seu "arquitecto" não sabe ler o decreto?
    e até se calhar trocando a zona de entrada pela wc resolvia o assunto, assim como o closet da suite merecia uma pequena entrada de luz. Outras coisas mais se podia dizer mas.
    Ao ser sincero acho que tem ai um mau estudo e umas caixinhas vistosas... no 3D
  7.  # 7

    Obrigado pela sinceridade.
    Realmente ainda não está como anseava. Mas devo continuar a dizer-lhe que ainda não está ao meu gosto? depois na questão das acessibilidades não vou ser eu a ensinar-lhe a fazer o trabalho dele.

    Tipo, digo-lhe "tem de estudar isso melhor que ainda não está como quero!"

    No caso do closet quando fala numa entrada de luz é superior, tipo clarabóia? É que as paredes vão estar ocupadas com os roupeiros.

    JP
  8.  # 8

    Já reparou que até a wc da suite está mal??
    afinal tem tanto vidro e quando for utilizar os lavatórios está a fazer sombra ou seja de costas voltadas para a luz.
    essa entrada de luz no closet pode ser zenital ( por cima, mas mais cara) assim como em vez de por em L os armários po-los paralelos á parede que dá para o quarto e assim libertar um pouco de parede entre os dois e meter lá a janela.
  9.  # 9

    talvez assim, e até ficava com mais área de armarios (acesso)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paionense
  10.  # 10

    Bom dia!

    Obrigado pela sugestão, vou certamente tê-la em consideração. De facto não faz muito sentido sempre que se vai à casa de banho ter de passar pelo closet e sendo assim ficava com uma porta para cada divisão.

    Agora a parte de baixo, estou farto de matutar a cabeça com isto e não sei como fazer. Tem mesmo de ser ele. Porque a mudar-se a IS as escadas também já não poderiam ser assim o que fazia com que o 1º andar tivesse novamente de sofrer alterações e eu até gosto dele assim. No entanto, confesso que não estou desperto para esses pormenores da luz, do facto de estar de costas para a janela, etc... Até posso estar a gostar de uma coisa que em termos de arquitectura está fraca

    JP
    • cc121
    • 1 maio 2010 editado

     # 11

    Colocado por: paionenseObrigado pela sinceridade.
    Realmente ainda não está como anseava. Mas devo continuar a dizer-lhe que ainda não está ao meu gosto? depois na questão das acessibilidades não vou ser eu a ensinar-lhe a fazer o trabalho dele.

    Tipo, digo-lhe "tem de estudar isso melhor que ainda não está como quero!"

    No caso do closet quando fala numa entrada de luz é superior, tipo clarabóia? É que as paredes vão estar ocupadas com os roupeiros.

    JP


    Sim, se ainda não está do seu gosto, deve dizê-lo. É você que está a pagar pelo serviço e é você que vai lá morar. Mas deve tentar ser específico e dizer o que lhe parece que está menos funcional.
    Depois... é claro que não lhe deve ensinar o trabalho dele mas se o projecto entrar assim na Câmara vai ser chumbado o que quer dizer que depois vai ter que ser corrigido, novamente dar entrada e ficar outra vez a aguardar que a Câmara se pronuncie. Em suma, vai causar mais atrasos.
  11.  # 12

    Colocado por: paionenseAté posso estar a gostar de uma coisa que em termos de arquitectura está fraca

    a questão em minha opinião, passa por trabalhar mais, está um bom inicio, mas faltam ai várias voltas e pormenores 2d 3d.
    agora não crucifique o arquitecto pelo contrario parece um bom inicio, peça é para desenvolver mais isso tem de ser mesmo.(não sei em que fase está o projecto)
    apagou os 3ds!?
  12.  # 13

    Ola, Fernando

    Não posso clarificar em que fase está o projecto porque também não as conheço. Mas este lote de terreno já tinha projecto aprovado e apenas tive um reunião com o arquitecto para ele adequar o projecto em bruto às nossas necessidades. Adorámos e achamo-lo extremamente aberto às nossas sugestões e àquilo que pretendíamos da casa.

    Entretanto, trocámos apenas uns e-mails e consequentes alterações.

    Sim, apaguei os 3D porque não sei até que ponto ele poderia levar a mal, o projecto estar aqui exposto. Se calhar nem devia ter posto as plantas sem a autorização dele. Não se ele poderá levar a mal e como convivem com uma situação destas. É-vos indiferente ou até agradecem a crítica construtiva?

    Resolvi recorrer às vossas opiniões porque já frequento o fórum há algum e rêem-me parecido sempre intervenções com grande qualidade, jamais com a ideia de tentar publicar um trabalho que não é meu e que decerto terá grande valor.

    JP
  13.  # 14

    se é um projecto base inicial, parece-me bem, falta é desenvolver como disse, se pode ou não mostrar, depende do arquitecto(pessoa) e da relação que tem com ele.
    muita gente importa-se, outra não.
    por mim eu deixo desde que haja uma honesta relação entre cliente e arquitecto, agora convém é avisar, o único problema que eu vejo é o cliente ouvir ideias, de isto ou aquilo e depois chegar ao arquitecto e transferir essas ideias, ideias essas que podem não ser possíveis e essa situação pode levar a mal entendidos, tem de existir uma boa relação.
    de resto se conseguir autorização coloque aqui os 3ds, percebe-se muito melhor a ideia.
    cumprimentos
  14.  # 15

    Bom dia a todos os colegas e utilizadores,

    O autor deste estudo sou eu mesmo.

    Fui hoje informado que as plantas e os estudo de volumetria foram colocados no fórum e, por essa mesma razão, senti a necessidade de vir aqui esclarecer alguns pontos.

    Em primeiro lugar o utilzador que vos apresentou o projecto não é meu cliente. Está sim a equacionar adquirir um lote ao construtor que nos encomendou o projecto, e entraram em contacto comigo para saber da possibilidade de alterar os desenhos para "ajustar" a estrutura do programa, bem como alguns pormenores, às suas expectativas, ao qual respondi positivamente sem pedir qualquer tipo de mais valia pelo tempo que essa situação me poderá consumir.

    Relativamente à questão das acessibilidades, o estudo foi desenvolvido ainda antes da entrada em vigor do decreto em questão, sendo que neste momento não estou preocuado em pormenores como a indicação em desenho da porta de correr no WC do piso 0, mas em perceber até que ponto é possível trabalhar o programa pretendido dentro da mancha de implantação que tenho disponivel e saber se sempre existe verdadeiro interesse em avançar ou não para a compra do lote.

    Como os colegas podem imaginar não posso investir muito do meu tempo em ajustes pormenorizados de plantas e alçados, antes de ter a certeza que de facto se irá avançar para a compra. Porque embora me tenha disponibilizado para fazer as alterações sem qualquer custo, não posso estar sujeito a fazê-lo cada vez que um novo interessado aparecer.

    Assim, a ideia é fazer um estudo em bruto (sem grande preocupações em termos de legislação) e depois de haver, de facto, uma concretização da compra, investir o meu tempo (pois considero que mesmo não tendo nenhuma mais valia financeira com isso, interessa antes de tudo salvaguardar um bom trabalho e proporcionar uma habitação que se enquadre nas expectativas e anseios de quem nela vai viver uma vida) para materializar e pormenorizar as alterações.

    Quanto ao estudo volumétrico pode colocá-lo à vontade e deixo desde já esclarecido que não me importo que comentem e critiquem o projecto, principalmente agora que estou a corrente do tópico e que por isso mesmo posso ir explicando e defendendo as opções que for tomando.

    Cumprimentos a todos,
    Luis Figueiredo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., AugstHill, mafgod, paionense, cc121
  15.  # 16

    Presumo então que as plantas apresentadas são um ajuste?
    Cada um tem os seus métodos de trabalho, mas eu por acaso das duas uma, ou fazia um estudo que funcionasse a titulo gratuito ( investimento) ou então onerava o mesmo (ao promotor), é que certos estudos são de uma ligeireza que podem ser uma pedra no sapato.
  16.  # 17

    sr. Arq.
    Penso que se algumas coisas estão menos bem, inclusivamente e especialmente no que se refere a cumprir a lei das acessibilidades, quer-me parecer que não estará a fazer favor algum em rever o projecto, dentro de limites é claro, sem solicitar qualquer mais-valia pelo tempo despendido. Até acho que como profissional só lhe fica bem, não me leve a mal.
  17.  # 18

    Por ficar bem enquanto profissional é que o estou a fazer :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cc121, t_s
  18.  # 19

    Gostei da postura do Ponto Cúbico.
  19.  # 20

    Colocado por: Ponto CúbicoPor ficar bem enquanto profissional é que o estou a fazer :)

    Estas pessoas agradeceram este comentário:cc121,t_s



    Nesse caso acho uma atitude louvável.
 
0.0230 seg. NEW