Iniciar sessão ou registar-se
    • romã
    • 1 maio 2010 editado

# 1

Gostaria de ter as vossas opiniões e sugestões quanto ao seguinte projecto.

obrigada
  1.  # 2

Pode desenvolver mais a sua questão? Tipo, onde fica, qual o seu programa, como é o seu agregado familiar, quais as orientações?
  2.  # 3

Olá!

Os quartos estão para sul. A vista é perviligiada na parte de trás da casa, á frente não tem grande coisa.

Gostaria de fazer uma moradia agradável, prática e funcional, para um agregado de 4 ou 5 pessoas (para já 4!). Contudo vai ser necessária uma certa contenção de custos, ainda para mais com a conjuntura, fico um pouco assustada :-(

Fica a norte do Porto.

Eu gosto deste estudo, mas há sp pormenores que a total falta de experiência da minha parte deixam escapar. Apesar de contar com um arquitecto.

Conto também com a vossa simpática colaboração, cujo olho crítico é bem mais sensível.

Mais uma vez obrigada.
  3.  # 4

e foi a româ que fez este estudo?'
    • romã
    • 2 maio 2010 editado

# 5

Não, foi um arquitecto!!
    Que acham das ideias deste projecto. Gostaria de contar com a vossa opinião!
  4.  # 6

Boas

1 - não consigo ler o texto e fico sem saber o destino de alguns compartimentos, nomeadamente na cave.
    2 - não sei o que considera contenção de custos, o que é contenção para si pode ser demasiado caro para mim. Isto a propósito da duplicação de espaços: com salas nos dois pisos fico com a ideia que a contenção de custos não é grande.
    3 - Acho a sala comum (piso superior) pequena. Acho a distribuição dos compartimentos confusa.
    4 - Acho - e desculpe a sinceridade - que se esse estudo foi feito por um arquitecto deve fazer contas com ele e partir para outro.

cumps
    José Cardoso
  5.  # 7

Penso que o projecto está desproporcional, principalmente nos vários percursos criados, o que cria uma grande confusão funcional da habitação.
    Precisava de ter uma melhor limpeza dos espaços e dos acessos.
    Não faz sentido termos portas de abrir na cozinha, deviam ser de correr para uma melhor fluidez e não compartimentação...
    Os armários dos quartos estão mal resolvidos... principalmente o "closet".
    E já para não falar na cave: essas iluminações/ventilações em cave fazem-me confusão, principalmente se os dois espaços simétricos em cave forem usados como quarto... para alem disso, os espaços estão "desconfortáveis".
    Os alçados tem bom aspecto mas as plantas... revia o projecto com o arquitecto.

PS: Pense em fazer áreas sociais em baixo e quartos no piso de cima... tem programa a menos para a área!...

Cumpts e felicidades para a construção!
    • P+V
    • 2 maio 2010

# 8

Quer uma opinião sincera? O projecto é muito fraco. Como disse o J. Cardoso, mande passear o "arquitecto"...
  6.  # 9

Ok... (ainda estou a Gurozan, desde o «encontro do Forum» de ontem). :-)

O que entende por contenção de custos?
    Isto é, o que diria se for para gastar mais de 300mil euros na construção da casa?

Gosto do óleo hall de entrada, por ser uma das maiores divisão desta casa. Como os restantes membros do Forum sabem, eu gosto imeeeenso de receber os amigos no hall.

Agora a sério. O que eu alteraria:
    - quase tudo, :-) mas se for para manter o que existe...
    - falta uma porta a separar a cave do r/c.
    - falta uma antecâmara entre a garagem e a "sala" na cave.
    - não vejo necessidade das 2 portas da sala para a cozinha (e a porta encostada às janelas não tem jeito nenhum).
    - eu não colocaria a parede entre a zona de dormir e o roupeiro na suite. Desta maneira, o quarto parece mais pequeno, e tem mais um corredor para contornar quando vai dormir (e paga mais 6m2 de parede, mais 12m2 de estuque, mais 5ml de rodapé, mais 12m2 de pintura...).
    - falta acesso à cobertura.

Como não vejo as dimensões, parece-me que a entrada de automóveis no estacionamento na cave é um bocado complicada. Mas se a distância entre o cunhal e o limite do terreno for 10m (é o que parece), talvez não.
  7.  # 10

româ

peço desculpa por "levar" por tabela, mas cansa um bocadinho ver estes estudos e outros que aqui aparecem ( acreditando que foram feitos por arquitectos) tão fracos. Fico deveras preocupado pela qualidade tão evidente que nem sei que lhe diga.
    Só aquela entrada diz logo tudo do que pode ser uma total ausencia de senso, ou seja bastava encurtar um pouco o corredor do hall e já não era necessário estar a duplicar as portas de entrada. Como já lhe disseram mude de arquitecto enquanto é tempo.
    Como não indentificou o seu arquitecto posso assim ter esta opinião e não estar a infringir os estatutos da ordem, já o mesmo não posso dizer do ...pois os estatutos dizem que os arquitectos devem promover um bom serviço aos clientes e á paisagem.
  8.  # 11

Boasss

Eu neste momento ando à procura de um arquitecto e se o arquitecto escolhido me desse esse projecto, ou "estudo de arquitectura", mudava de profissional na hora pois para isso fazia "eu" a minha casa...
    Como já aqui disseram profissionais da área... mude de projecto e de arquitecto...!
  9.  # 12

Colocado por: marco1

"os estatutos dizem que os arquitectos devem promover um bom serviço aos clientes e á paisagem".

Ora aqui está uma bela frase de remate do arqºMarco... ;)
  10.  # 13

Ora bem!

Eu sou totalmente leiga e inexperiente no assunto. A mim até me parecia bem. Gosto muito do aspecto exterior da casa. Já o interior não me fascina ssim tanto... por isso precisava do apoio aqui do´fórum. Mas o exterior não está interessante?

A casa vai ser construída em dois lotes, no total tenho 970m2.

Vamos ter que pedir aditamento para alterar a mancha de implantação. Foi opção nossa fazer rés-do-chão e temos que fazer cave porque o terreno é bastante inclinado. Mas eu gostava de ter na cave uma sala cómoda para lazer a dar para o jardim, já que tenho 20m compx 40 de largura de jardim atrás. Foi opção minha fazer sala ampla na cave. Não sei bem onde pôr a lavandaria e uns arrumos que são os dois compartimentos que aparecem na cave, oposta às janelas.

Quanto ao rés-do-chão o arquitecto disse-me que a orientação dos compartimentos é melhor assim, os quartos a sul ... não entendo porquê mas tenho que confiar...

De resto este projecto foi feito por um arquitecto conceituado na zona ( a sério!). Mas pelos vistos isto poderia ser bastante melhor! E eu já confio nas vossas opiniões há muito.

Quanto ao interior como redistribuirião?

Obrigada pelo olhar crítico e certeiro!

romã
  11.  # 14

Colocado por: romãMas o exterior não está interessante?
    Comecemos por aquela pala na cobertura.
    Para além de fazer «estilo», de ser mais uma parcela no orçamento, e de servir de abrigo a ninhos de pássaros, para que serve? (lembro que não vi qualquer acesso à cobertura).
    Confesso que há ali coisas nos alçados que não entendo

Não sei bem onde pôr a lavandaria e uns arrumos que são os dois compartimentos que aparecem na cave, oposta às janelas.
    Se é para pôr na cave, eu arranjaria uma maneira de ter uma «tulha» no r/chão de onde pudesse mandar a roupa suja directamente para a lavandaria na cave. Assim não teria o trabalho de descer com a roupa suja para a cave (só teria de subir com a roupa lavada).

Quanto ao rés-do-chão o arquitecto disse-me que a orientação dos compartimentos é melhor assim, os quartos a sul ... não entendo porquê mas tenho que confiar...
    Pois.
    Tendo em conta que não se pode ter sempre tudo, não está mal de todo. Os quartos deviam estar a nascente e (tirando parte da suite) estão a sul.
    As Salas a Poente e a Cozinha a Poente-Norte parecem-me bem.
    Mas parece-me que a fachada sul tem pouco sombreamento...
  12.  # 15

Mas o exterior não está interessante?

A arquitectura é feita SEMPRE a partir do interior para o exterior... esqueça o aspecto dos alçados pois o mais importante está longe de ser bem resolvido.

A casa vai ser construída em dois lotes, no total tenho 970m2.

Para um terreno como o seu, penso que está a aproveitar mal a relação da casa com o exterior. Uma questão: o loteamento obriga apenas à construção de cave e rés do chão?... A sua cave está totalmente desproporcional, mal resolvida e pouco funcional. Para alem disso, é uma solução que não vai de encontro à economia da construção e no final poderá dar muitos problemas de for mal executada!

Foi opção minha fazer sala ampla na cave. Não sei bem onde pôr a lavandaria e uns arrumos que são os dois compartimentos que aparecem na cave, oposta às janelas.

Claro que não sabe!... o seu arquitecto é que deveria saber e não ir de encontro ao que você pede - explicitamente!... Ir sim, de encontro ao programa, colocando esses espaços noutro sitio da habitação. (lavandaria anexo à cozinha? hun? ou em cave virado para um pátio exterior para estender a sua roupa e não ficar a cheirar a "mofo"? hun?)

A sul é uma boa orientação. É aquela que consegue apanhar o sol directo nas horas que são as melhores. De manhã até as 11h e a partir das 17h (mais ou menos e com palas de sombreamento!);

Quanto ao interior como redistribuirião?

Mude de projecto por favor... não faça cortes e costuras com cuspo
  13.  # 16

eu ja nao sei , sera o q os outros arquitectos fazem esta sempre mal
    ja gostaria de ver aqui projectos dos q dizem tao mal
    a ver q tal seriam
    cumps
  14.  # 17

ou se andam e a tentar arranjar clientes se for assim esta muito mal
  15.  # 18

Colocado por: jorgandeu ja nao sei , sera o q os outros arquitectos fazem esta sempre mal
    ja gostaria de ver aqui projectos dos q dizem tao mal
    a ver q tal seriam
    cumps
    jorgand,
    Criticar não é «dizer mal».

Nunca ouviu dizer que «quem te critica TEU AMIGO É»?

E reparou que uma boa parte das «críticas» são sugestões?
    •  
      FD
    • 3 maio 2010

# 19

Colocado por: jorgandeu ja nao sei , sera o q os outros arquitectos fazem esta sempre mal

Já por aqui se viram muitos projectos "bons". Mas esses, normalmente, não têm destaque porque como não há nada a dizer, não têm comentários e não sobem ao topo das discussões.
    Logo, pela lógica, há uma percepção de que só se vêem projectos maus porque são aqueles com mais destaque.
  16.  # 20

nao sei se sera bem como dis
    mas de todos modos ja estarei atento ao q se ira dizendo
    e q por qualquer coisa aranje outro arquitecto este nao serve nao me pareçe muito normal
    ai coisas sim q tem razao a outras q nao tera basta q o arquitecto tenha q fazer um pouco o q o cliente pede
    cumps

0.0246 seg. NEW