Iniciar sessão ou registar-se
    • TypeR
    • 5 maio 2010 editado

     # 1

    Oi malta!
    Estou a pensar construir uma moradia com 250m2 de rés-do-chão e cave parcial. Estou a planear ter várias zonas técnicas para as diferentes necessidades.
    Gostava de saber a opinião dos peritos sobre algumas dúvidas que tenho para soluções que tenciono implementar mas que são não-standard.
    No terreno em causa já existe poço. Ao projectar a rede de canalizações da casa, estou com ideia de criar pelo menos 4 redes independentes, águas quentes, águas frias sanitárias, rede de rega e rede de autoclismos. A ideia era na zona técnica ter 3 fontes de água a chegar (águas pluviais por aproveitamento em 2 depósitos com filtro que já possuo - 250L cada, água do poço e água da rede) e poder criar uma matriz de comutação e prioridades, para isso vou precisar de domótica (acho eu) daí que preciso de saber se é possivel criar essa rede.
    Gostava de ter a seguinte lógica implementada:
    Águas quentes sanítárias: dava prioridade a água da rede para aumentar a longevidade do equipamento e no caso de falha comutaria para água do poço
    Água fria sanitária: prioritariamente usaria água do poço no caso de falha comutaria para água da companhia
    Água dos autoclismos: prioritariamente depósito de águas pluviais no caso de acabar comutaria para água do poço´
    Água de rega: prioritariamente depósito de águas pluviais, no caso de falha comuta para água do poço

    Isto seria a primeira parte da "complicação"

    A segunda parte é que pretendo ter um set de paineis solares (ainda não defini quantos) para AQS e para ajuda na climatização da casa por piso radiante.

    Gostava de saber se existe algum sistema de domótica que dê para fazer o seguinte:
    Ter comportamentos diferentes durante o dia e conforme o tipo de água que for pedida ao sistema.
    Exemplo: o dia é de inverno e são 7h da manhã, e a temperatura da casa está 1º abaixo da temperatura de conforto, neste caso o sistema não deveria ligar a caldeira ou outro sistema de backup, mas sabendo que é de manhã deixar a casa aquecer por si. Por outro lado se o diferencial de temperatura for superior a 1.5º então o sistema já ligaria a caldeira ou o sistema de apoio escolhido.
    No entanto se esta situação acontecer por exemplo depois das 12h, já tendo passado o pico do sol, o sistema deverá ligar o backup para fazer face à subida de temperatura.
    Da mesma forma, poder definir durante o dia uma temperatura de conforto maior ou seja obrigar os paineis a aquecerem a casa ao máximo durante as alturas de inverno durante o dia, para que depois depois do fim da tarde (quando normalmente se chegar a casa) pelo menos a inércia do piso e da casa façam com que as necessidades de calor pelo sistema não solar seja menor. Ou seja por exemplo permitir que a casa chegue aos 23º caso o sol dê para isso, com uma temperatura de conforto definida para 20º. Mais do que isto, o sistema deve saber quais as fachadas que estão viradas ao sol e ir aproveitando o calor do mesmo durante o dia abrindo os estores das fachadas onde este está a incidir e fechando o das fachadas que estão já com sombra e onde o sol nõa irá indicir mais durante o dia.
    De forma contrária de verão deverá fazer o contrário, esse controlo e verão/inverno e comutação de cenários deverá ser feito de forma automática, através da informação do calendário, e de sensores de temperatura exterior e interior e de luminosidade...

    Outra complicação que gostava, era ter os interruptores todos ligados ao sistema de domótica e como a casa foi projectada para todas as divisões (tirando um corredor) terem luz natural, ter um sensor de luminosidade junto de cada janela (na fachada exterior) que permita definir um indice de luz solar, de forma a que quando entro numa divisão totalmente escura ou com pouca luz, mesmo que eu carregue no interruptor para ligar a luz, o que ele faça será abrir o estore até cima no caso de estar acima do limiar de luz exterior que eu defini, caso contrário liga a luz normalmente e não mexe no estore...no entanto de verão este comportamento deveria ser ignorado e o sistema deveria optimizar os estores para ter minimizar a temperatura interior da casa...

    Há alguém que venda um sistema de controlo destes e se sim os resultados são bons ou não valem o esforço?

    Obrigado desde já
  1.  # 2

    Boa tarde. Sistemas existem embora sejam um pouco dispendiosos. Tudo o que for eléctrico pode ser conectado a sistema domótica. Poderá aproveitar para o sistema para segurança (intrusão, gás, fugas de água, inundações) e inclusivamente ser avisado para o telemóvel. Siga este site Gira com todas as informações deste construtor alemão. Informações adicionais ou aplicações especificas irão ser adicionadas no meu site, na segunda-feira, dia 10 de Maio pelo que poderá me contactar através do meu site. Encontro-me a aguardar informação, catálogos técnicos, esquemas de aplicações e de conexão deste fabricante que serão disponibilizados na sexta-feira dia 7 de Maio.

    O meu site aqui
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta.
    No entanto o meu intuito para já é saber se estas ideias que tenho são execuives no sentido de saber se valem a pena ser implementadas e se realmente se tira partido delas, ou se o seu custo é muito maior que o seu benefício.
    Não estou interessado em domótica cosmética, camaras IP, ligações pelo telemóvel, etc, porque dessa infelizmente há muita por aí. Gostava de utilizar a domótica no sentido de ser mais eco-friendly e no sentido de poupança REAL de energia e custos, só assim para mim faz sentido, caso contrário não colocarei qualquer domótica, ou irei aos poucos fazer o meu próprio sistema. Começando para já por não colcoar os paineis, mas deixando a tubagem electrica preparada para colocar os sensores nas fachadas, tectos, paredes, etc. E apenas implemento o sistema de controlo de electro valvulas ou com um sistema comprado ou com uma placa de desenvolvimento para micros e meia duzia de relés num sistema DIY que já encontrei na net.
    Um outro requisito é que quero ser eu a ter possibilidade de parametrizar o sistema ao meu gosto, não quero um sistema fechado em que sempre que quiser efectuar alterações tenha que "pedir licença".
    Há alguém que tenha um sistema como o que peço no post acima? Seja proprietário de uma marca ou feito por si? Se sim qual o feedback de quem já usa? Valeu a pena, estavam à espera de melhores resultados, excedeu as expectactivas?

    Obrigado desde já.
  3.  # 4

    Peço desculpa TypeR mas não lhe posso dar respostas com 100% certeza. Só após consultar a documentação técnica que aguardo. Em minha opinião, prever a instalação para domótica no futuro enquanto efectua as obras. Em relação ao sistema de águas, penso que é exequível.
  4.  # 5

    Olá

    Quer uma opinião muito sincera?

    Quanto menos complexa for a casa melhor: para aquecimento compre uns aquecedores ou, quando muito, emissores térmicos (muito práticos e estécticos) para as divisões mais frias!
  5.  # 6

    Boa noite
    Hoje em dia quase que não há limites na construção e nas ideias, por vezes o limite é os euros disponíveis, que ao que parece são cada vez mais raros hoje em dia.
    Todas as suas ideias dão para executar, agora se tem vantagens em as executar isso já é outra historia
  6.  # 7

    Boa noite, TypeR

    As minhas opiniões:

    "No entanto o meu intuito para já é saber se estas ideias que tenho são execuives no sentido de saber se valem a pena ser implementadas e se realmente se tira partido delas, ou se o seu custo é muito maior que o seu benefício." São exequíveis e garanto que retira o partido delas mas o seu beneficio é a médio-longo prazo

    Não estou interessado em domótica cosmética, camaras IP, ligações pelo telemóvel, etc, porque dessa infelizmente há muita por aí. Gostava de utilizar a domótica no sentido de ser mais eco-friendly e no sentido de poupança REAL de energia e custos, só assim para mim faz sentido, caso contrário não colocarei qualquer domótica, ou irei aos poucos fazer o meu próprio sistema. É realmente ecofriendly e todas as possibilidades referidas anteriormente poderão ser contempladas num projecto de domótica tais como o accionamento dos estores através da luminosidade/temperatura exterior e interior/vontade do utilizador. Informo também que tem a possibilidade de conexão de video porteiro através de cabo coaxial ou canal AV nas televisões domésticas e mais umas infindáveis opções. É só saber o que quer.

    O meu site aqui
  7.  # 8

    Bom dia AlexMontenegro

    eu tb estou a pensar num projecto de domótica parecido com o do TypeR.

    Pergunto-lhe quantos projectos de domótica já implementou e se tem algum em fase de implementação que seja "visitável"

    obrigado
  8.  # 9

    Pois o problema da domótica não se ter vulgarizado é exactamente esse, como a malta quer ganhar o €€€ todo, depois acabam por inviabilizar o proveito económico que se tiraria das coisas, até porque acabam por acenar ao cliente com modificações de cosmética e não de conforto.
    Existem outros factores a ter em conta que gostava de acrescentar ao meu post de cima, no caso por exemplo dos estores gostaria de ter uma UPS lá ligada para o caso de falha de luz (uma UPS básica de 100€ resolve o problema), e também na programação da domótica, gostava de ter vários cenários conforme o tipo de clicks por exemplo nos interruptores.
    Do genero, no caso de entrar numa divisão e carregar no botão para ligar a luz e o sistema decidir que há luz externa suficiente e me abrir o estore, eu posso querer fazer um "override" a essa opção, para tal daria um duplo click no interruptor e passaria ao lado dessa feature automatica e ligaria a luz...
    Estes sistemas é que deviam existir já em standard com todas as opções pensadas para o cliente não o cliente a ter que pensar nelas, porque nelas é que está a verdadeira inteligência do sistema e conforto.
    A restante domotica das camaras IP e do controlo por telemovel, de se conseguirem ver as imagens do video porteiro em várias TVs etc, para mim não me chamam muito à atenção, porque essa não é a verdadeira domótica, essa é o "show para mostrar aos visitantes e amigos" mas no dia a dia real não têm nem de longe nem de perto tantas vantagens como o sistema que pretendo pedir para mim, e claro essa domótica cosmética contribui ZERO para a diminuição de custos de energia e pegada ambiental...


    Cumps!
  9.  # 10

    Concordo quando falam na Domotica para a redução de custos e gastos energéticos mas também pode ser utilizada para o conforto e para embelezamento da habitação.
    Conheço um sistema que alia tudo isto, Se poder é o que irei instalar na minha casa.
    Tem alguns pormenores deliciosos que mais nenhum fabricante os tem, como por exemplo:
    - os blackouts são completamente silenciosos (zero de ruído) tanto no arranque como na paragem e como no desenvolvimento do motor
    - o sistema de controlo dos blackouts é geo-referenciado e com a ajuda de sensores vai baixando e subindo cada um deles independentemente à medida que o sol se vai deslocando e que varia durante o ano. Por exemplo podemos ter uma janela de uma sala virada a sul a fechar ao longo da tarde e uma janela a Norte da mesma sala a abrir.
  10.  # 11

    Em resposta ao post do Gugas, ainda estou a começar e a conhecer o sistema. Quando se fala em domótica, tudo é possível e no caso específico dos estores, logicamente que poderá ser definido que os botões têm prioridade sobre o sistema, por exemplo quando se entra em casa, quando colocamos um determinado código num painel de acesso, etc. Para se efectuar um sistema de domótica, tem de se efectuar um projecto completo e detalhado e verificar as necessidades de cada cliente, projecto este, que se encontra incluído no orçamento para existir um compromisso entre as partes e para evitar conflitos, onde se encontra contabilizado todo o material necessário e a devida instalação, bem como requisitos técnicos a fornecer ao construtor para abertura de roços e montagem de tubagem, caixas técnicas, UPS, painéis de controlo, etc. No caso de falta de corrente, um estore eléctrico também não funciona, pelo que esse problema existe em relação à instalação eléctrica e não ao sistema de domótica especificamente, sendo que estes sistemas são totalmente independentes entre si, apesar de se complementarem. Em relação aos blackouts silenciosos, está dependente do fornecedor e instalador dos mesmos e da qualidade do material utilizado e também conheço sistemas silenciosos, apesar de não ter a ver com o fabricante do material de domótica.

    O sistema de domótica é uma instalação independente que poderá ser colocado em instalações existentes, apenas com a necessidade de roços específicos para este sistema e eventual colocação de caixa(s) técnica(s) ou mesmo aproveitando o quadro eléctrico existente.

    O meu site aqui
  11.  # 12

    Colocado por: AlexMontenegroEm resposta ao post do Gugas, ainda estou a começar e a conhecer o sistema. Quando se fala em domótica, tudo é possível e no caso específico dos estores, logicamente que poderá ser definido que os botões têm prioridade sobre o sistema, por exemplo quando se entra em casa, quando colocamos um determinado código num painel de acesso, etc. Para se efectuar um sistema de domótica, tem de se efectuar um projecto completo e detalhado e verificar as necessidades de cada cliente, projecto este, que se encontra incluído no orçamento para existir um compromisso entre as partes e para evitar conflitos, onde se encontra contabilizado todo o material necessário e a devida instalação, bem como requisitos técnicos a fornecer ao construtor para abertura de roços e montagem de tubagem, caixas técnicas, UPS, painéis de controlo, etc. No caso de falta de corrente, um estore eléctrico também não funciona, pelo que esse problema existe em relação à instalação eléctrica e não ao sistema de domótica especificamente, sendo que estes sistemas são totalmente independentes entre si, apesar de se complementarem. Em relação aos blackouts silenciosos, está dependente do fornecedor e instalador dos mesmos e da qualidade do material utilizado e também conheço sistemas silenciosos, apesar de não ter a ver com o fabricante do material de domótica.

    O sistema de domótica é uma instalação independente que poderá ser colocado em instalações existentes, apenas com a necessidade de roços específicos para este sistema e eventual colocação de caixa(s) técnica(s) ou mesmo aproveitando o quadro eléctrico existente.

    O meu siteaqui


    Pode indicar dados dos blackouts silenciosos que menciona? Marca e valores? É o senhor que os fornece e instala?
  12.  # 13

    Em relação aos Blackouts, forneço e instalo. Terá de me fornecer as medidas aproximadas das janela(s) onde serão instalados. São de fabrico nacional.
  13.  # 14

    Colocado por: AlexMontenegroEm relação aos Blackouts, forneço e instalo. Terá de me fornecer as medidas aproximadas das janela(s) onde serão instalados. São de fabrico nacional.


    Colocando os blackouts que refere consigo controlar os mesmos dependendo da luminosidade exterior? Qual o valor do ruído dos motores?
    Tive a demonstração de uma marca em que os motores eram completamente silenciosos e fiquei bastante impressionado, é estranho ver os blackouts a mexer e não ouvir ruído nenhum (e coloquei o ouvido junto do motor).
    Quais as características do tecido usado?
  14.  # 15

    Poderá controlar os blackouts independente da luminosidade exterior, o comando manual efectua sempre um override ao sistema. Amanhã poderei fornecer os dados específicos do material utilizado nos Blackouts.
  15.  # 16

    Colocado por: AlexMontenegroPoderá controlar os blackouts independente da luminosidade exterior, o comando manual efectua sempre um override ao sistema. Amanhã poderei fornecer os dados específicos do material utilizado nos Blackouts.

    E é possível ir baixando ou subindo os blackouts com o movimento do sol, ou seja, à medida que o sol vai baixando os blackouts vão acompanhando esse movimento? Questiono porque foi uma mais valia apresentada pela demo que me fizeram.
  16.  # 17

    Colocado por: LuisPereira
    Colocado por: AlexMontenegroPoderá controlar os blackouts independente da luminosidade exterior, o comando manual efectua sempre um override ao sistema. Amanhã poderei fornecer os dados específicos do material utilizado nos Blackouts.

    E é possível ir baixando ou subindo os blackouts com o movimento do sol, ou seja, à medida que o sol vai baixando os blackouts vão acompanhando esse movimento? Questiono porque foi uma mais valia apresentada pela demo que me fizeram.


    É possível colocando um sensor interior. Outra situação possível e imaginando que é uma vivenda, os estores encontram-se em posição aberta e alguém com más intenções, quebra um vidro de uma janela. O sistema poderá p. ex. baixar todos os estores da casa.

    Poderá também criar cenários
    Em caso de incêndio: levantar todos os estores, ligar a rega automática, acender as luzes (todas,algumas), comunicar para o 112 e mensagem para algum telemóvel e os accionar os aspersores do tecto. Como escrevi, "tudo" é possível com domótica, é só saber o que o cliente quer.
    Quando chega a casa (detecção através do accionamento do portão eléctrico da entrada): ligar luz da entrada, ligar rádio para música ambiente, acender luz exterior do jardim, desactivar alarme, ligar aquecimento da casa-de-banho.
    Cenário pânico (assalto): acender luzes da casa e/ou jardim, sirenes e luzes rotativas, chamada telefónica para 112 e/ou outros números. As possibilidades são ilimitadas.

    Informo que num futuro não muito distante, irão ser comercializados frigoríficos com ligação à internet por banda larga.Já existem em sistemas industriais, com ligação a computador, para relatórios sobre implementação do sistema HCCP. Só falta imaginar todos os electrodomésticos ligados em rede.


    O meu site aqui
  17.  # 18

    Eu sei que tudo é possível, mas o que quero saber é se realisticamente existe e o senhor tem um sistema para montar assim como descreve.
    Quanto aos blackouts o que pretendo saber é se o blackout consegue acompanhar o sol. Ou seja, não me interessa que estando sol feche e estando nuvens sobe, mas sim vá baixando aos poucos ao longo da tarde. Não vejo com um sensor de luminusidade conseguir fazer este controlo.
  18.  # 19

    Eu compreendi a sua ideia a sua ideia e afirmo que sim com um sensor de luminosidade, mede a quantidade de luz existente e executa o comando de descer o blackout. A regulação depende só da quantidade de luz captada pelo sensor e execução do comando. Mas em todo o caso, irei amanhã contactar a assistência técnica para lhe dar uma resposta mais concreta.
  19.  # 20

    Boa tarde Alex.

    Conseguiu saber alguma novidade referente a isto?
 
0.0271 seg. NEW